CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar
Conceito pioneiro no Transplante do Estado do Ceará
Black Green Blue Red Gold
RSS
  • Home PageHome
  • Dr. Márcio
  • Centro de Implante e Transplante Capilar

Posts Tagged ‘Vaidade’

Cabelos brancos – Relatos das mulheres sobre os fios brancos

Brasil, Cabelo, Cabelos Brancos, Problemas Capilares 0 Comment »
mulher-cabelo-branco

Elca se sente mais bonita e segura com os fios naturalmente brancos Foto: Arquivo pessoal

Veja por que ele não é mais sinônimo de envelhecimento, mas de atitude e segurança

Quem tem o cabelo branco precisa tingi-lo. Essa frase parece uma regra, certo? Pois não para um grupo de mulheres que, na contramão de quem insiste em afirmar que os fios prateados envelhecem, estão assumindo o tom natural cada vez mais cedo. Donas de personalidades fortes, elas encaram de forma pacífica a passagem de tempo e não querem esconder a idade – mas mostrá-la.

E foi a liberdade por trás da abolição da tinta que motivou a economista Elca Rubstein, 70 anos, a produzir o documentário Branco & Prata, que conta como é ser uma grisalha diante de tantos cabelos tingidos por aí. “Eu me descobri mais bonita e interessante de cabelo branco. Por isso, resolvi sair na rua procurando quem passava de cabeça erguida por quem pinta o cabelo”, ressalta.

A produtora conta que adotar este estilo ainda não é uma opção fácil, é preciso assumir e segurar a escolha. “Não somos totalmente aceitas. As pessoas vão nos dizer para não fazer isso, que vamos parecer mais velhas, menos interessantes. Que não vamos mais ficar desejáveis. Por isso precisamos matar no peito os riscos e mostrar que é tudo ao contrário do que se pensa”, pontua. Elca conta que, antes do novo look, chegava a retocar a raiz a cada 10 dias.

Elca afirma também que quando as mulheres mais jovens passarem a adotar os brancos, o tabu será quebrado. “Conheço mulheres interessantíssimas que estão com o cabelo branco aos 40 anos. Elas certamente serão exemplos para as outras mais jovens. Esses dias questionei uma mulher sobre sua opção de abandonar a tinta e ela se limitou a me responder: por vaidade. E prontamente a convidei para participar do meu filme”, contou, ressaltando que o documentário está em fase de pós produção.

Para a socióloga, mestre em ciências sociais aplicadas e consultora em desenvolvimento humano e profissional Alexandra Boeira, 45 anos, o tabu não está em assumir os cabelos brancos; o tabu está em envelhecer. “Contudo este ato é muito nobre. Este, talvez, seja o maior desafio das pessoas na atualidade”, reflete. Para Alexandra, vivemos de forma exagerada o excesso de valores pela beleza exterior.

“Fico feliz quando me deparo com pessoas que se aceitam, e que, afinal das contas, sabem respeitar o conselho dos anos. Saber se dimensionar hoje é extremamente necessário”, fala, completando que é bom e vantajoso ser belo, principalmente nesta sociedade de consumo excessivo, mas aceitar-se é libertador. “E a liberdade é um dos grandes valores que todos deveríamos buscar para ser feliz”, conclui.

Liberdade de escolha

Para Elca, as que deixam os fios brancos naturais incomodam tanto, que, de certa forma, denunciam aquelas que ainda pintam, confirmando a teoria do psicanalista Joel Birman, autor do livro O sujeito na contemporaneidade: “a atitude gera agressividade nas mulheres ligadas aos ideais de culto à juventude. As denunciadas se sentem desmascaradas diante do espelho”.

Além disso, a economista e produtora traz uma importante questão: cabelo branco nos homens os tornam mais charmosos e nobres – ou pelo menos é assim que as mulheres os veem. “Mas e quando os fios pratas aparecem na cabeça das mulheres, elas agem rápido para encobri-los, certo? Temos que mudar isso”.


julho 5th, 2016  
Tags: Cabelo branco, grisalha, Vaidade



Vaidade masculina – Implante capilar entre os homens está cada vez mais comum

Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Cirurgias, Fortaleza, Implante Capilar, Implante de Cabelo 0 Comment »

Quem disse que homem não é vaidoso? A cada dia que passa notamos o quanto os marmanjos investem na beleza própria, seja passando horas nas academias, escolhendo as roupas mais descoladas, arrumando as unhas ou mantendo os cabelos sempre cortados e com um penteado maneiro.

Pois é, a onda de cuidados com a beleza atinge homens de diferentes classes sociais e regiões, e sorte das mulheres, que agora podem passar mais tempo agarradas com seus amores e sem se preocupar se eles estarão mal vestidos ou desajeitados.

E entre os vários cuidados que os homens têm investido, o cabelo está entre os principais. Nenhum homem fica satisfeito quando começa a notar a queda de cabelo, algo muito comum, principalmente se já existe um histórico na família. Por muito tempo, a queda de cabelo entre homens foi visto como algo irreversível e que deveria ser encarado com mais naturalidade e conformismo, porém, hoje existem diversas maneiras para combater esse problema, e só fica careca quem quer, ou quem ainda acredita naquele velho ditado: “É dos carecas que elas gostam mais” (eu, particularmente, duvido).

Pensando em combater esse problema de perda de cabelo, diversos homens procuram médicos especialista no tratamento para queda de cabelo. Ponto positivo para aqueles que fazem isso, pois mesmo com tanta informação a nossa disposição, ainda existem aquelas pessoas que acham que a auto-medicação pode ser a melhor solução – muitos não sabem o perigo que está por trás de prática perigosa.

Aqueles que procuram um médico recebem como sugestão uma forma prática e rápida para recuperar a bela aparência e a auto-estima: o implante de cabelo! Essa solução é cada vez mais comum, e podemos encontrar diversas celebridades que já aderiram a essa técnica contra a queda de cabelo. Entre alguns nomes famosos, podemos destacar:

– Way Rooney;

– George Clooney;

– Tom Hanks;

– Mel Gibson;

– Marcos Pasquim.

Esses são apenas alguns exemplos de homens que venceram o preconceito e foram atrás de um tratamento eficiente para recuperar a bela “cabeleira”. E não se preocupe, pois o transplante de cabelo pode ser mais acessível financeiramente do que você imagina. O indicado é que você procure pelos profissionais da sua cidade, ou clínicas especializadas, e faça um orçamento sem compromisso. Veja as vantagens que cada lugar oferece e opte por aquele que lhe transmita mais segurança aliada com ótimas condições de pagamento.

A beleza está a disposição de todas as pessoas, basta você ir atrás daquilo que você julgue ser importante. Não deixe que a falta de cabelo faça com que você não viva normalmente. Procure um médico especialista em queda de cabelo e seja uma pessoa ainda mais realizada e com seus cabelos de novo na cabeça!


fevereiro 24th, 2012  
Tags: Cabelos, Homens, Implante de Cabelo, Perda de Cabelo, Queda de Cabelo, Vaidade, Vaidoso



Murilo Benício careca? Ator vai aparecer sem cabelo em seriado da globo

Ator, Cabelo, Calvície, Celebridades 0 Comment »


Murilo Benício vai abrir mão da vaidade capilar e aparecer calvo na nova temporada do seriado Força-Tarefa (Globo).

A informação é da coluna Controle Remoto, do jornal O Globo desta quarta-feira (6).

Murilo Benício volta em novela da Globo em 2012

Personagem de Benício, o coronel Wilson passará por um rápido processo de envelhecimento graças a três duros anos, de acordo com a coluna.

A terceira temporada do seriado terá oito novos episódios e tem previsão para estrear em setembro.

Fonte: R7


julho 7th, 2011  
Tags: Calvo, Capilar, foto, Imagem, Murilo Benício, Vaidade



Solução para calvície feminina – A perda de cabelo tem tratamento, com excelentes resultados

Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Ceará, Cirurgias, Fortaleza, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Queda de Cabelo, Transplante Capilar, Tratamento 0 Comment »

Várias causas estão na raiz do problema, ainda pouco conhecido entre as mulheres. A boa notícia é que a perda de cabelo tem tratamento, com excelentes resultados.

Símbolos de força e vaidade, os cabelos consomem grande parte do tempo da mulher. Mas o que fazer quando um dos maiores ícones da feminilidade começa a dar sinais de enfraquecimento e queda? A calvície feminina existe, mas felizmente pode ser tratada com eficiência.

O problema se caracteriza pela rarefação e perda definitiva dos cabelos, tem várias causas e pode acometer homens e mulheres. No entanto, elas representam apenas de 5 a 10% do público que procura a ciurgia para tratar a calvície. “Uma provável causa é a falta de informação de que é possível realizar o transplante capilar nelas. Essa pode ser a solução definitiva para quem já fez vários tratamentos clínicos sem o resultado esperado”, afirma o cirurgião plástico Márcio Crisóstomo, membro da International Society of Hair Restoration Surgery e membro da European Society of Hair Restoration Surgery.

Fonte Implante Capilar


maio 5th, 2010  
Tags: Cabelos, Calvície Feminina, Enfraquecimento, excelentes resultados, Perda de Cabelo, Queda, Rarefação, Solução, Tratamento, Vaidade



Vaidade com os cabelos – Ataque (discreto) aos fios brancos

Brasil, Cabelo, Ceará, Fortaleza, Mundo 0 Comment »

De uma hora para outra, aquele seu conhecido que exibia uns cabelos brancos aqui e ali surge com um monocromático tom acaju – o castanho-avermelhado que certos homens insistem em usar. Não é incomum que o novo visual vire alvo de chacota.

Certamente não há nada de errado em evitar o branco dos cabelos. O erro está na alteração repentina e gritante da cor. Convenhamos, só as mulheres gostam de ser notadas quando o assunto é a mudança de aparência (para melhor, é claro!). No caso dos homens, resultado bom é aquele que ninguém, mas ninguém mesmo, percebe. Segundo os cabeleireiros consultados por VEJA, são dois os segredos da tintura masculina correta. O primeiro: jamais pinte os cabelos de uma cor só. Tons mesclados disfarçam a idade e conferem aspecto mais natural. Segredo número dois: a pintura dos fios deve ser gradativa. “O ideal é começar com poucas mechas e ir aumentando levemente a quantidade”, diz o cabeleireiro Dario Beca, do Studio W, em São Paulo. Há uma boa notícia para os que estão aderindo agora à coloração dos brancos: recentemente, chegaram aos salões de beleza produtos profissionais formulados exclusivamente para homens, que passam longe do efeito artificial das colorações à venda em farmácias e supermercados. E o tempo de aplicação é rapidíssimo. Só para frisar: lugar de tintura masculina é no salão, com um bom profissional. Jamais se arrisque a fazer isso em casa. O resultado pode ser – e geralmente é – desastroso.

Coloração com pincel

A quem é indicada: a homens com até 10% dos fios grisalhos que, em geral, começam a aparecer nas têmporas

O que é: uma coloração um tom abaixo da cor natural dos cabelos, para disfarçar os primeiros fios brancos

Como é feita: com a ajuda de um pincel, o cabeleireiro passa a coloração apenas nas regiões em que há fios brancos. “É importante proteger a pele em volta com silicone em gel. Isso evita as manchas que a tintura pode
provocar”, diz Beca

Duração: vinte minutos

Reaplicação: a cada vinte dias ou a cada corte

O que dizem os especialistas: é o método mais indicado para esconder aqueles primeiros fios brancos que, embora comecem nas têmporas, depois vão se espalhando. “Uso sempre um
tom abaixo da cor natural, para não escurecer demais os fios”, afirma Celso Kamura, do C. Kamura, de São Paulo

Banho de coloração

A quem é indicado: aos que têm mais de 70% dos fios grisalhos. O branco agora se espalha pelo topo da cabeça, mas ainda há resquícios da cor original

O que é: um banho bem rápido de coloração para diminuir a predominância
do branco

Como é feita a lavagem: no lavatório, a coloração é despejada sobre os fios molhados. Em seguida, ela é emulsionada e logo retirada

Duração: de dois a cinco minutos

Reaplicação: a cada 45 dias

O que dizem os especialistas: “É uma das técnicas mais arriscadas. Mas, quando bem feita, deixa o cabelo em um tom cinza-chumbo similar ao usado pelo ator Richard Gere”, explica Nilton Tamba, do Tamba Salão Boutique, de São Paulo

Cobertura parcial dos fios

A quem é indicada: a homens que têm até 50% dos fios grisalhos. O branco se concentra nas laterais da cabeça

O que é: um gel sem amônia com quatro opções de nuance – castanho, castanho-escuro, castanho-claro e loiro escuro. Disfarça os fios brancos sem anular o efeito grisalho

Como é feita a aplicação: mistura-se o produto a um oxidante. Ele é espalhado sobre o cabelo seco com a ajuda de um pente. Em seguida, os fios são lavados com xampu

Duração: cinco minutos

Reaplicação: a cada vinte dias ou a cada corte

O que dizem os especialistas: é um dos métodos mais usados nos salões. “Esta técnica agrada porque não escurece totalmente os fios brancos. Além disso, a aplicação em gel evita que o produto escorra e é bem rápida”, diz Dario Beca. “Os homens odeiam esperar”

Reflexo inverso ou balayage

A quem é indicado: a homens que têm mais de 80% dos fios grisalhos. Nesse estágio, fica difícil identificar a cor original

O que é: uma técnica que apenas disfarça uma parte dos fios brancos. A outra metade é preservada

Como é feito: coloca-se uma touca com microfuros sobre a cabeça. Os fios são puxados com a ajuda de uma agulha bem fina e, em seguida, recebem a coloração. Dependendo do resultado desejado, puxam-se mais ou menos fios. Os cabelos são lavados assim que a touca é retirada

Duração: uma hora

Reaplicação: a cada vinte dias ou a cada corte

O que dizem os especialistas: a técnica requer cuidados. Se os furos da touca forem muito largos, haverá risco de manchar o couro cabeludo. “Quando isso acontece, o cliente fica parecendo uma zebra”, diz Beca. Alguns salões misturam um pigmento prata à coloração. “O fundo azul evita que os fios fiquem avermelhados”, explica Nilton Tamba

Barba e bigode, não!

Ao disfarçarem os cabelos grisalhos, muitos homens questionam se devem ou não fazer o mesmo com a barba e o bigode. A resposta é um redondo “não”. Pintar gradualmente os pelos do rosto, como seria o certo, é impossível. E tingi-los todos, por igual, fica estranho, artificial e chamativo.

Fonte Revista Veja


maio 2nd, 2010  
Tags: Cabeça, Cabelos, Cabelos Brancos, Couro Cabeludo, Especialistas, Fios, Fios Brancos, Homens, Masculina, Vaidade



Queda de cabelo têm tratamento: Transplante Capilar

Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Cirurgias, Dúvidas, Fortaleza, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Queda de Cabelo, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo, Tratamento 0 Comment »


Meia-idade é acompanhado por uma série de problemas, não apenas aqueles de natureza emocional ou intelectual, mas também as físicas. De todas as coisas que são afetadas pelo envelhecimento, o aspecto físico é o mais imediato e óbvio. Embora possa haver algumas diferenças entre os sexos, um dos problemas mais comuns experimentados na meia-idade é o da perda de cabelo. Os médicos determinaram que quase 50% da população experiência calvície masculina, contra apenas 20% das mulheres. Comumente, uma formação em forma de U de cabelos nas laterais e traseira do couro cabeludo acontece para os homens, enquanto as mulheres sofrem de uma diminuição gradual em sua contagem do cabelo em geral.

As evidências de estudos científicos sugerem que a perda de cabelo é mais comumente causado pelo envelhecimento, por uma mudança de hormônios e / ou pela genética. Obviamente, quanto mais cedo a perda de cabelo começa, mais profunda será a calvície. Ou por vaidade ou vergonha, as pessoas hoje estão buscando maneiras de resolver seus problemas de cabelo. Aqueles que não podem pagar os tratamentos apenas usar chapéus ou cabelo ou outros acessórios de cabeça, mas aqueles que podem dar ao luxo de gastar um pouco de dinheiro para comprar os tratamentos, como o minoxidil. Outros tem como opção o transplante de cabelo, um procedimento que tem sido realizado há mais de trinta anos.

De todas essas possibilidades, transplante de cabelo tem sido a abordagem mais moderna no sentido de evitar, se não eliminar, a perda de cabelo total. Este procedimento utiliza o cabelo existente, a remoção de plugues pequenos da pele com o cabelo das áreas onde o crescimento do cabelo é bom, e transplantar estas fichas para as áreas do couro cabeludo onde o cabelo foi perdido. Devido a isso, é imperativo que os pacientes devem ter algum cabelo saudável existentes, em especial nas laterais e traseira do couro cabeludo, como estas áreas servirão como fontes para o cabelo bom para ser transplantado. Como acontece com qualquer outro tipo de cirurgia é, um transplante de cabelo envolve algum risco que o paciente deve estar ciente. É importante falar as coisas através de cuidado com o seu cirurgião e um médico antes de decidir se submeter a qualquer tipo de cirurgia.

Antes da cirurgia real, os médicos geralmente analisar o tipo de cabelo que o paciente tem, a história da família do paciente, história médica do paciente, e assim por diante. Também é importante que você discuta o seu estilo de vida e as expectativas com o médico para que você fique bem informado sobre o efeito da cirurgia terá.

A anestesia é utilizada durante o transplante de cabelo, e é por isso que é importante para você ter alguém para te levar para casa. Cura leva alguns dias durante os quais você pode realmente sentir alguns queda do cabelo. Isto é bastante normal, e normalmente leva várias semanas antes do crescimento novo do cabelo se torna perceptível.

Transplante de cabelo pode variar em seus efeitos e são dependentes de uma série de fatores. Às vezes pode ter um número de sessões antes de os resultados desejados sejam alcançados. Além disso, os diferentes métodos de transplante de cabelo pode ser realizado, dependendo dos problemas específicos do paciente. É por isso que é importante ter uma discussão muito boa e clara com o cirurgião de transplante de cabelo de antemão.

Muitos cirurgiões hoje em dia são capazes de realizar transplantes de cabelo. Será apenas a você escolher o cirurgião quem você confia mais.


março 23rd, 2010  
Tags: cabelo saudável, calvície masculin, chapéus, Couro Cabeludo, Dinheiro, envelhecimento, físicas, gastar, Homens, Hormônios, intelectual, Médicos, Mulheres, natureza emocional, pagar, Perda de Cabelo, Problemas, Queda de Cabelo, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo, Tratamento, Vaidade, vergonha



Não é dos carecas que elas gostam mais – Transplante Capilar, saiba como combater a queda de cabelo

Alimentos, Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Ceará, Cirurgias, Dúvidas, Entrevista, Estudos, Fortaleza, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Queda de Cabelo, Técnicas, Transplante Capilar, Tratamento 5 Comments »

É dos carecas que elas gostam mais? Aparentemente, não. E eles, os homens, também não ficam na dúvida e partem para a defesa da cabeleira em nome do bem estar! Confira como o homem contemporâneo pode solucionar a calvície!

“O implante capilar quando bem indicado e realizado por uma equipe experiente, apresenta resultados absolutamente naturais, imperceptívies, diferentes do aspecto artificial de técnicas mais antigas”.

A queda de cabelo preocupa e até assusta muitas pessoas. Homens e mulheres, cada vez mais jovens, ficam de olho no espelho checando a baixa nos fios. Mas, o que fazer para evitar e até corrigir esse problema? Em se tratando da ala masculina, que geralmente teme e se preocupa mais com a calvície, a solução pode estar no “transplante de cabelo“, ou “transplante capilar” – nome mais adequado para o procedimento também conhecido como “implante”, conforme explica o médico cirurgião plástico Dr. Marcelo Pitchon, presidente da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC).

O objetivo é “recuperar cabelos da cabeça, da face ou do corpo, que foram perdidos de forma definitiva”, esclarece o médico. E as causas para essa perda capilar podem ser várias, desde causas genéticas, no caso da calvície comum ou alopécia androgenética, como doenças, queimaduras, acidentes ou medicamentos. “No caso da calvície genética, a calvície comum, masculina e feminina, a restauração capilar é um desejo estético, cultural, social, muitas vezes ligada à vaidade positiva, sem futilidade e que, na maioria das vezes, influencia positivamente na autoestima, pela melhora da autoimagem, da beleza e da jovialidade resgatadas pelo crescimento definitivo dos fios nas principais áreas em que eles foram perdidos”.

De acordo com o médico Márcio Crisóstomo, Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), “nos estágios iniciais de queda de cabelo, ou de rarefação, o paciente deve procurar inicialmente um médico dermatologista“. E, como na maioria das vezes a causa é genética, esse diálogo com especialista ajuda a esclarecer dúvidas e recomendar o melhor tratamento – alguns incluem loções, shampoos, suplementos vitamínicos e terapias a laser.
Se a calvície estiver avançada, o tratamento cirúrgico pode ser o melhor caminho, conforme indica Crisóstomo. Assim, o paciente deve buscar um médico cirurgião plástico especialista em transplante capilar.”O transplante é um tratamento definitivo, onde fios da região posterior da cabeça são retirados, preparados em microscópios e implantados na área calva. Após nascerem, não caem mais, pois mantém as características da área doadora”,diz o médico.

“A cirurgia da restauração capilar é o único tratamento que pode restaurar de maneira definitiva e permanente as regiões calvas, diferentemente do uso de loções e medicamentos, que também utilizamos para manutenção dos fios originais que ainda não caíram”, endossa o presidente da ABCRC.

Nesse caso, a recomendação do médico Crisóstomo, é de que “o paciente certifique-se que o cirurgião se dedica realmente à cirurgia de transplante capilar e que tem uma equipe especializada”. E “quando bem indicada e realizada por uma equipe experiente, apresenta resultados absolutamente naturais, imperceptívies, diferentes do aspecto artificial de técnicas mais antigas”.

Fique de olho:
A Asociação Brasileira Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC) promove o IV Congresso Brasileiro de Cirurgia da Restauração Capilar, em Belo Horizonte, de 18 a 21 de Agosto de 2010, com a participação de importantes palestrantes do Brasil e 20 palestrantes do exterior.
Saiba mais em: www.abcrc.com.br


fevereiro 15th, 2010  
Tags: Alopecia Androgenética, Autoestima, Cabeleira, Calvície, Carecas, combater, Equipe, Fios, Genética, Homens, Implante Capilar, loções, Mulheres, Naturais, Perda Capilar, Pessoas, Queda de Cabelo, Rarefação, Restauração Capilar, shampoos, Suplementos Vitamínicos, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo, tratamento cirúrgico, Vaidade



O ator John Travolta adere a implante capilar, diz site

Ator, Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Celebridades, Cirurgias, Fortaleza, Implante Capilar, Queda de Cabelo, Transplante Capilar, Tratamento 1 Comment »


De acordo com o “Celebslam”, o ator teria pago cerca de US$ 25 mil no tratamento de implante capilar

John Travolta está de visual novo. De acordo com o site “Celebslam”, o ator fez um implante capilar para amenizar a calvície. Tal vaidade teria custado cerca de US$ 25 mil. O resultado da transformação do ator de 56 anos, pode ser conferido nas imagens divulgadas na web.

Fonte Revista Quem


fevereiro 12th, 2010  
Tags: Ator, Calvície, imagens, Implante Capilar, John Travolta, Tratamento, US$ 25 mil, Vaidade, visual novo



Os ciclos de vida do cabelo

Alimentos, Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Ceará, Cirurgias, Dúvidas, Fortaleza, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Nutrientes, Queda de Cabelo, Remédio, Técnicas, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

Cabelo-Lindo-BonitoNo ser humano o cabelo é muito valorizado e sua importância ultrapassa o universo da estética. Os cabelos longos podem ter um significado religioso ou, como em alguns povos na antiguidade, ser símbolo de poder e força.

Em certas comunidades religiosas, raspar a cabeça é um sinal de renúncia às coisas materiais e vaidades do mundo, pelo fato de se desfazer de um atributo estético muito precioso. Através dos tempos, a importância e o significado social dos cabelos têm se mantido mais ou menos inalterados. Até mesmo em alguns outros mamíferos, cuja finalidade dos pêlos é a proteção, pode se observar o quanto a pelagem é importante para sua auto-estima e beleza.

Para os humanos, a perspectiva de uma calvície, principalmente precoce, é assustadora. Por isso, a perda dos cabelos tem um impacto emocional muito grande nas pessoas afetadas. As mulheres sofrem mais que os homens, pois na mulher os cabelos também são considerados um atributo da sensualidade feminina. A calvície na mulher, portanto, pode ser comparada ao sentimento da perda de uma mama.

Nas diferentes raças humanas existem variações quanto à ondulação, cor e espessura do fio. As características quanto as estruturas moleculares e o ciclo de vida dos cabelos, no entanto, são iguais para todos os povos e, de fato, todas as pessoas vão perder cabelos, algumas mais; outras menos.

Nos homens, o principal fator de perda dos cabelos é devido à alopecia androgenética
– andro = hormônio masculino
e genético = predisposição transmitida por genes – que provoca queda de cabelo crônica e difusa. A evolução da alopecia androgenética inicia-se por volta dos 17 ou 18 anos, com uma significativa queda diária dos fios.

Já nas mulheres, os fatores da calvície também podem ser hereditários, e devido ao uso excessivo de produtos e tinturas nos cabelos, problema de tireóide, entre outros, além das pílulas anticoncepcionais. Se a queda realmente ocorrer, o ginecologista deverá ser consultado para tentar substituir o anticoncepcional usado.

Mas, seja homem ou mulher e independentemente da raça e da idade, o cabelo tem um ciclo de vida que está dividido em três etapas distintas de desenvolvimento:

Fase Anágena: corresponde ao crescimento ativo do cabelo. Dura de três a seis anos.
Fase Catágena: é o período de regressão, ou seja, o cabelo começa a morrer. Dura três semanas.
Fase Telógena: dura aproximadamente três meses, onde o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno.

A nossa cabeleira possui de 80 a 90% de fios na fase Anágena, onde de 50 a100 fios de cabelos caem diariamente. O início da queda de cabelos varia da puberdade até a quarta década, com variações na intensidade e no ritmo, dependendo de como cuidamos dos cabelos para não afetar o seu ciclo. Em mulheres, pode ter início na sexta década, coincidindo geralmente com a menopausa. A calvície masculina, entretanto, é mais fácil identificar e raramente se confunde com outros quadros de alopecia.

O quadro clínico é característico, variando somente em extensão: de acentuado recuo na linha frontal e/ou rarefação no vértex, que com a evolução do quadro podem confluir, até a perda total dos cabelos nessa área. Nos homens há o agravante de uma enzima chamada 5-alfa-redutase, que transforma o hormônio testosterona em diidrotestosterona (DHT).

Este é o responsável pelo afinamento dos cabelos e diminuição progressiva dos novos folículos, que iriam gerar novos fios de cabelo. Com isso o ciclo de vida do cabelo é diminuído, a fase Telógena é antecipada e o resultado é a calvície masculina, chamada de alopecia androgenética.

Os homens, culturalmente respeitam mais o cabelo, pois realizam cortes periódicos, que por conta disso impedem a formação de pontas duplas e a quebra no comprimento do fio. Na comparação de um fio de cabelo masculino natural e um feminino com tratamento químico, sob a mira de um microscópio eletrônico, percebe-se que o fio masculino é geralmente mais espesso, as camadas estão coesas, bem compactadas e firmes.

O fio feminino é poroso, frágil e desvitalizado, totalmente propenso a quebra e desgaste.
Tratamento: O exame clínico realizado na clínica dermatológica é o tricograma, que tem valor indispensável para o diagnóstico preciso e a conduta terapêutica. Informações necessárias como antecedentes familiares, rapidez do fluxo seborréico película gordurosa, tipos de produtos capilares usados, grau de ansiedade e características do paciente, medicamentos utilizados, entre outros agravantes também são importantes para um diagnóstico preciso.

Há muitas opções de tratamentos que podem amenizar e, até mesmo, recuperar alguns fios já perdidos. Mas são imprescindíveis alguns exames para a escolha do melhor método. Sem dúvida nenhuma, o tratamento com mesoterapia, com finasterida, locação à base de minoxedil, acido retinóico e xampu à base de cetoconazol ainda são os mais indicados.

Há, porém, um tratamento a laser que indico muito. Ele atua na revitalização capilar de homens e mulheres com queda de cabelo, em grau inicial ou intermediário, além disso, ajuda também no combate à oleosidade do couro cabeludo e no crescimento dos fios. Outras causas que também levam à perda de cabelo: Pós-Parto: Quando a mulher está grávida ela perde menos cabelos do que perderia normalmente caso não estivesse nesse período.

No entanto, após o parto, muitos fios entram na fase de repouso do ciclo. Em aproximadamente 2 a 3 meses após o parto, algumas mulheres irão notar uma quantidade aumentada de fios em pentes e escovas. Este fato pode perdurar de um a seis meses, mas se resolve na maioria dos casos.

Dieta Inadequada em Proteínas:
Algumas pessoas que fazem dietas pobres em proteínas ou têm hábitos alimentares anormais podem desenvolver desnutrição protéica. O corpo irá economizar suas proteínas fazendo com que os fios que se encontrem na fase de multiplicação passe para a fase de repouso. Passando dois ou três meses pode haver uma queda maciça dos cabelos.

Tratamentos de Câncer:
alguns tipos de tratamentos para câncer farão com que as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos parem de se dividir. Os cabelos começam, então, a ficar mais finos e quebradiços. Isso ocorre de uma a três semanas após o início do tratamento. Pacientes podem perder mais de 90 % dos seus cabelos. No fim do tratamento, o crescimento capilar se inicia.

Baixo Nível de Ferro no Sangue: A deficiência de ferro pode também levar a queda de cabelo. Algumas pessoas não ingerem ou não absorvem bem o ferro. Mulheres que têm o período menstrual de volume ou duração prolongada também podem desenvolver esta deficiência. A detecção da redução do ferro no sangue é feita através de exames laboratoriais e pode ser corrigida pelo uso de comprimidos ou medicações que contenham ferro.

Alopécia Areata:
É o tipo de queda de cabelo que leva uma área pequena e arredondada totalmente sem cabelos (pelada) e do tamanho de uma moeda ou maior. Raramente, ocorre a perda completa dos cabelos do couro cabeludo e do corpo. Esta alteração pode acontecer em crianças e adultos de qualquer idade.

Por Monica Carvalho – Dermatologia

Fonte: Dieta da Saúde


julho 16th, 2009  
Tags: Adultos, Alopecia Androgenética, Alopecia Areata, Andro, Auto-Estima, Beleza, Cabeça, Cabeleira, Cabelos, Cabelos Longos, Calvície, Calvície Masculina, Câncer, Catágena, Cicli de Vida, Ciclos, Crianças, DHT, Didrotestosterona, Estético, Fase Anágena, Ferro, Fios, Folículos, Força, Genético, Ginecologia, Hereditários, Hormônio, Idade, Mama, Mulheres, Pelada, Poder, Precoce, Problema, Proteínas, Sangue, Sensualidade Feminina, Telógena, Tireóide, Tratamento, Vaidade, Vida



  • Posts recentes

    • Transplante de cabelo: quais cuidados devo tomar?
    • Batman careca? – Maldição do Batman? Ben Affleck e Robert Pattinson estão ficando carecas; veja
    • Quais são as causas que o seu cabelo para de crescer, fica fraco e acontece a queda dos fios
    • Dicas do Instituto Crisóstomo: Cuidados que você deve ter ao chegar em casa para se proteger da COVID-19
    • Em tempo de COVID-19 o Instituto Crisóstomo indica como lavar as mãos corretamente
  • Categorias

    • Alimentos
    • Alopecia
    • Alopecia universal
    • Anamnese
    • Apresentador de TV
    • Ator
    • Atriz
    • Brasil
    • Brasília
    • Cabelo
    • Cabelos Brancos
    • Cabelos Ressecados
    • Calvície
    • Calvície Esporádica
    • Calvície Feminina
    • Calvície Infantil
    • Cantor
    • Cantora
    • Caspa
    • Ceará
    • Celebridades
    • Cirurgias
    • Cútis Seca
    • Dermatite
    • Dúvidas
    • Empresário
    • Entrevista
    • Estresse
    • Estudos
    • Finasterida
    • Fortaleza
    • Fue – Folicular Unit Extraction
    • GIGASESSÃO
    • Hiperidrose
    • Implante Capilar
    • Implante de barba
    • Implante de Cabelo
    • Jogador de Basquete
    • Jogador de Futebol
    • Jogador de Futebol Americano
    • Minoxidil
    • Modelo
    • Mundo
    • Nutrientes
    • Oleosidade
    • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
    • Político
    • Pontas duplas
    • Presidente
    • Príncipe
    • Problemas Capilares
    • Queda de Cabelo
    • Queda dos Cabelos
    • Remédio
    • Repórter
    • Seborréia
    • Sobrancelha
    • Sobrancelhas
    • Técnicas
    • Tenista
    • Tiradentes
    • Transplante Capilar
    • Transplante de Cabelo
    • Tratamento
    • Tricotilomania
    • Tricotilomania
    • Uncategorized
    • vitaminas
  • Tags

    Alopecia Alopecia Androgenética Alopecia Areata Ator Cabelo Cabelos Cabeça Calvície Calvície Feminina Calvície Masculina Careca Carecas Causas Cirurgia Couro Cabeludo DHT Doença Dr. Márcio Crisóstomo Estresse Ferro Finasterida Fios Fios de Cabelo Folículos Capilares Folículos Pilosos foto Genética Homens Imagem Implante Capilar Implante de Cabelo Medicamentos Minoxidil Mulheres Perda de Cabelo Problema Queda Queda de Cabelo Queda de Cabelos Queda dos Cabelos Saúde Testosterona Transplante Capilar Tratamento Tratamentos
Categorias
  • Alimentos
  • Alopecia
  • Alopecia universal
  • Anamnese
  • Apresentador de TV
  • Ator
  • Atriz
  • Brasil
  • Brasília
  • Cabelo
  • Cabelos Brancos
  • Cabelos Ressecados
  • Calvície
  • Calvície Esporádica
  • Calvície Feminina
  • Calvície Infantil
  • Cantor
  • Cantora
  • Caspa
  • Ceará
  • Celebridades
  • Cirurgias
  • Cútis Seca
  • Dermatite
  • Dúvidas
  • Empresário
  • Entrevista
  • Estresse
  • Estudos
  • Finasterida
  • Fortaleza
  • Fue – Folicular Unit Extraction
  • GIGASESSÃO
  • Hiperidrose
  • Implante Capilar
  • Implante de barba
  • Implante de Cabelo
  • Jogador de Basquete
  • Jogador de Futebol
  • Jogador de Futebol Americano
  • Minoxidil
  • Modelo
  • Mundo
  • Nutrientes
  • Oleosidade
  • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
  • Político
  • Pontas duplas
  • Presidente
  • Príncipe
  • Problemas Capilares
  • Queda de Cabelo
  • Queda dos Cabelos
  • Remédio
  • Repórter
  • Seborréia
  • Sobrancelha
  • Sobrancelhas
  • Técnicas
  • Tenista
  • Tiradentes
  • Transplante Capilar
  • Transplante de Cabelo
  • Tratamento
  • Tricotilomania
  • Tricotilomania
  • Uncategorized
  • vitaminas
Dr. Márcio Crisóstomo
Médico formado há mais de 15 anos, com residência de cirurgia geral no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e Pós-graduação em Cirurgia Plástica no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (Rio de Janeiro), um dos centros de formação mais prestigiados do mundo... Continue lendo
Copyright © 2021 CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar All Rights Reserved XHTML CSS THEME by I SOFTWARE REVIEWS