CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar
Conceito pioneiro no Transplante do Estado do Ceará
Black Green Blue Red Gold
RSS
  • Home PageHome
  • Dr. Márcio
  • Centro de Implante e Transplante Capilar

Posts Tagged ‘Tratamento’

HairClone – Empresa britânica diz ter método para curar a calvície, será?

Uncategorized 0 Comment »

HairClone acredita que pode curar a calvície através da clonagem de folículos capilares. O tratamento pode começar ainda este ano.

A empresa britânica HairClone acredita que encontrou a solução para solucionar o problema da calvície e para isso está a armazenar folículos capilares. O objetivo é fundar um banco de folículos capilares para que, futuramente, estes sejam injetados no couro cabeludo e até clonados. O procedimento pode chegar já no próximo ano e tratar vários problemas relacionados com a queda de cabelo.

Segundo divulgou Bessam Farjo, diretor clínico da HairClone, “o objetivo destes tratamentos é rejuvenescer os fios de cabelo mais fracos e, eventualmente, gerar o cabelo que for necessário”. A HairClone crê que uma intervenção precoce facilitará o rejuvenescimento capilar, admitindo que o processo é dificultado consoante a idade do paciente.

Se houver histórico familiar de calvície é recomendado retirar os folículos por volta dos 20 anos. No futuro, quando o paciente começar a perder cabelo, poderá descongelar os folículos guardados. O diretor assegura que “o objetivo da clonagem capilar é criar vários cabelos, em qualquer momento, sem preocupar-nos com o futuro”.

Neste método, as células que se encontram dentro dos folículos são multiplicadas em laboratório e, quando o paciente começar a perder cabelo, são injetadas no couro cabeludo. Supostamente será possível também retirar folículos de outra parte do corpo em pacientes totalmente carecas.

Fácil assegura que o procedimento não é barato – pode custar mesmo milhões de euros – e será necessário repeti-lo várias vezes, entre 3 a 5 anos depois.

A empresa divulga que ainda não existe nenhum método parecido e afirma que “a HairClone está a desenvolver as aprovações regulamentares necessárias para que seja permitido o banco de folículos e a expansão das células”. Este tratamento ainda não foi experimentado em qualquer paciente, porém, caso seja bem sucedido, poderá gerar milhares de milhões de euros em receitas.


fevereiro 28th, 2019  
Tags: Calvície, Folículos Capilares, HairClone, Queda de Cabelo, Tratamento



Tão jovem e tão calvo. A alopécia antes dos 30 anos de idade

Alopecia, Alopecia universal, Cabelo, Calvície, Finasterida, Minoxidil, Mundo, Problemas Capilares, Tratamento 0 Comment »

Trinta por cento dos menores de trinta anos padecem de alopécia no mundo. São jovens carecas. Ela é devida a teu pai ou tua mãe por herança. Se há um calvo na família, é muito provável que não venha a ser o único, outros o seguirão. A probabilidade vai aumentando com a idade: aos 50 anos, 50% dos homens padecem de alopécia no mundo.

Para os jovens, a imagem é mais importante que para as demais pessoas. Aos 50 anos se toma a calvície como algo intrínseco, mas para os jovens lhes afetam muitíssimo. Não são raros os casos de depressão. Os bullying são constantes. Nessa idade prestamos muito mais atenção ao exterior do que no interior. Tentar escondê-la é muitíssimo pior. É melhor assumi-la com bom humor. Via de regra, os familiares são mais pesados que os amigos na hora das piadas inerentes à calvície.

O sinal para ir ao médico é o cabelo mais fino e não a queda.

O sinal de advertência para a alopécia é o cabelo ficando cada vez mais fino, quando a cabeça começa a apresentar mais e mais clareiras. A queda dos cabelos é normal para todo mundo, em média, perdemos algo como 100 fios de cabelos por dia, como regra a queda de cabelos não está ligada à alopécia.

Além disso, há boatos infundados sobre a medicação para a alopécia: o medicamento mais utilizado é a finasterida – também conhecido como Proscar, Propecia, Fincar, Finax, Finat, Finara ou Prosteride. Muitos acreditam que causa impotência, mas não é assim. Em baixas doses é utilizado, com razoáveis efeitos, para o tratamento da calvície. Em altas doses no tratamento de hiperplasia prostática benigna e câncer da próstata.

O boato parte da origem desse medicamento: foi desenhado para pessoas com problemas de próstata. Depois descobriram que melhorava o cabelo dos homens que tomavam o medicamento. Assim, desde 1997, é utilizado para tratar da alopécia. A finasterida pode ser receitada para quem tem de 18 anos aos 45 ou 50 anos. À partir de então é menos efetiva e se receita Minoxidil. É claro que o a consulta médica é obrigatória.


outubro 8th, 2018  
Tags: Alopecia, Calvície, Calvo, Carecas, Finara, Finasterida, Finat, Finax, Fincar, Homens, Impotência, Médico, Minoxidil, Propecia, Proscar, Prosteride, Tratamento



WAY-316606 cloridrato – Remédio para osteoporose pode ser a “cura” da calvície

Cabelo, Calvície, Estudos, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Mundo, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Tratamento 0 Comment »

Cientistas ingleses descobriram os efeitos inovadores do WAY-316606 cloridrato

Cientistas descobriram que a calvície pode ser combatida com um medicamento experimental originalmente desenvolvido para tratar a osteoporose, doença que deixa os ossos frágeis. Segundo o estudo realizado pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, a droga apresentou um efeito importante sobre os folículos capilares, estimulando-os a germinar pelos. Em nível molecular, o composto, conhecido como WAY-316606 cloridrato, tem como alvo uma proteína que atua como um “freio potente” no crescimento do cabelo e desempenha papel fundamental na calvície.

A descoberta, publicada na revista científica Public Library of Science Biology, ainda precisa passar por ensaios clínicos, mas representa uma nova abordagem no tratamento da perda de cabelo em homens e mulheres, acreditam os pesquisadores. “O fato desse novo agente, que nunca havia sido considerado no contexto da calvície, promover o crescimento do cabelo humano é excitante devido ao seu potencial de transformação. Claramente, porém, um ensaio clínico é necessário para nos dizer se a droga ou compostos semelhantes são eficazes e seguros em pacientes com perda de cabelo“, comenta o pesquisador Nathan Hawkshaw, principal autor do estudo, em comunicado enviado à imprensa.

Atualmente, apenas duas drogas – minoxidil e a finasterida – estão disponíveis no mercado para o “tratamento” da calvície masculina (alopécia androgenética), que é o tipo clássico de queda de cabelo nos homens. Ambas têm efeitos colaterais moderados e, geralmente, produzem resultados “decepcionantes”. A única opção amplamente usada por pacientes calvos é a cirurgia de transplante de folículo capilar.

Para chegar ao teste do remédio contra osteoporose no tratamento da calvície, os cientistas da Universidade de Manchester se basearam numa antiga droga imunossupressora, a ciclosporina A (CsA), usada desde a década de 1980 para prevenir a rejeição de órgãos transplantados e reduzir os sintomas de doenças autoimunes. Um efeito colateral bem conhecido da CsA é que ela aumenta o crescimento indesejado de pelos. Para tanto, ela reduz a atividade de uma proteína chamada SFRP1, um importante regulador de crescimento que afeta muitos tecidos, incluindo os folículos capilares.

No entanto, por causa de seus efeitos colaterais, a CsA seria bastante inadequada no tratamento da queda de cabelo. A equipe inglesa, então, passou a procurar outro agente que tivesse como alvo a SFRP1 e descobriu que o composto WAY-316606 cloridrato era ainda melhor na supressão da proteína.

Nos testes, os folículos, doados por mais de 40 pacientes submetidos à cirurgia de transplante capilar, foram tratados com o medicamento experimental durante seis dias. Os componentes do cabelo rapidamente entraram na fase ativa de crescimento e começaram a germinar os pelos. Após dois dias, a taxa de produção de haste capilar aumentou significativamente nos folículos tratados.

Nathan Hawkshaw afirma que a pesquisa é “clinicamente muito relevante”, já que a maioria dos estudos anteriores se baseava em culturas de células.


maio 9th, 2018  
Tags: Alopecia Androgenética, Calvície, Calvície Masculina, Cientistas, Finasterida, Folículos Capilares, Medicamento, Minoxidil, osteoporose, Perda de Cabelo, Tratamento, WAY-316606 cloridrato



Cantora Shakira faz tratamento contra a calvície nervosa

Cabelo, Cantora, Celebridades, Tratamento 0 Comment »

Problemas pessoais afetaram a cantora.

Segundo a revista Mujer Hoy, Shakira está sofrendo de calvície nervosa, e por isso começou a se submeter a um tratamento extremo para deixar de perder sua linda cabeleira.

De acordo com a publicação, a doença se agravou depois de todos os problemas pessoais que a cantora passou.

Além dos problemas fiscais na Espanha, ela tem também os problemas de saúde com suas cordas vocais e, inclusive, os rumores sobre uma suposta crise na sua relação com Gerard Piqué, que supostamente levaram a cantora a enfrentar essa situação.

A revista revela: “Shakira está indo a uma clínica de Barcelona para um tratamento chamado micro pigmentação capilar, que tenta atenuar e diminuir a queda de seus cabelos. Não se trata de um procedimento curativo, mas sim de uma técnica puramente estética. O tratamento, de duas sessões, procura imitar o folículo capilar ao criar uma sombra no couro cabeludo, onde impede que seja vista a parte com poucos cabelos”.

A cantora foi vista saindo da clínica após realizar a primeira sessão. Desta vez, a artista precisou comparecer sem Piqué, que está concentrado na Seleção Espanhola se preparando para a Copa do Mundo na Rússia.


abril 9th, 2018  
Tags: linda cabeleira., Queda de Cabelo, Shakira, Tratamento



Calvície – Dúvidas frequentes sobre a queda dos cabelos

Uncategorized 0 Comment »

A calvície é um dos maiores medos em termos estéticos. Lá pelos 30 anos, as famosas “entradas” ficam mais aparentes e o aspecto envelhecido e pouco saudável muitas vezes não faz jus à idade real. Mas o problema pode se manifestar muito antes, acometendo, inclusive, as mulheres.

São muitas as dúvidas que envolvem o tema, e quanto mais informação, mais cedo é possível iniciar algum tratamento e ter resultados positivos. Afinal, essa é uma questão que afeta diretamente a autoestima e pode levar até mesmo à depressão.

Confira, a seguir, as principais dúvidas sobre o assunto e as respostas para cada uma delas.

1- Quais são os seus tipos?

A maioria das pessoas confunde calvície e queda de cabelo. No caso da calvície masculina, ela é hereditária e implacável. Um detalhe interessante é que a ciência indica a herança por parte do avô materno, que passaria o padrão da disfunção conhecida como alopecia androgênica. Nesse caso, o problema envolve a raiz do cabelo, por isso, os fios caem e não crescem novamente.

Já a queda de cabelo ocorre por diferentes motivos, como estresse, disfunção hormonal ou medicações administradas para o tratamento de doenças. E como seria possível perceber a diferença entre os dois processos?

Além de observar o padrão capilar do avô materno, o indivíduo deve analisar se os fios estão caindo por inteiro e ficam pelo chão e pelas roupas, por exemplo. Na calvície hereditária, é a raiz que atrofia, então as evidências aparecem mais no couro cabeludo – como as famosas “entradas”. No entanto, apenas um dermatologista pode fazer a avaliação correta.

2- Mulheres podem ser afetadas pelo problema?

Sim. A calvície feminina é rara, mas ocorre em uma parcela da população. Como o problema está relacionado ao hormônio testosterona, também presente nas mulheres, a herança genética afeta esse grupo.

Na alopecia androgênica feminina, os fios ficam mais finos, diferentemente da queda de cabelo – a qual, como já dissemos, é ocasionada por fatores diversos. Como a redução da autoestima afeta o público feminino de forma mais cruel, o tratamento também é importante para manter a saúde mental em dia.

3- Calvície tem cura?

Quando a calvície é hereditária, há possibilidade de retardar os efeitos em longo prazo com o tratamento adequado desde cedo – cerca de 10 anos antes da queda acentuada. Por isso, é preciso ficar atento ao seu menor sinal de surgimento.

Mesmo quando a opção for realizar implantes ou transplantes, há todo um trabalho anterior e posterior ao procedimento, que deve ser seguido à risca. Já no caso da queda de cabelo, o tratamento adequado garante o retorno de fios uniformes e saudáveis.

4- Quais são os tratamentos disponíveis?

Os tratamentos para calvície se dividem em dois grandes grupos: os medicamentosos e os procedimentos de transplante e implante. Aconselha-se a primeira opção para retardar a queda, e a segunda quando a calvície já é mais evidente.


setembro 18th, 2017  
Tags: Alopecia androgênica, Autoestima, Calvície, Depressão, Entradas, informação, Mulheres, Tratamento



3 Causas principais da queda dos cabelos nas mulheres

Alimentos, Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Problemas Capilares, vitaminas 0 Comment »

Geralmente é difícil diagnosticar a queda de cabelo feminino, já que há um número maior de causas possíveis. Segundo especialistas, a origem do problema pode ser metabólica, hormonal, nutricional e até mesmo algum evento além das questões genéticas. E além disso, até recentemente, os tratamentos eram limitados. O primeiro medicamento tópico foi aprovado pela Anvisa apenas em final de 2014.

Não sofra por muito tempo, nem tenha vergonha. Isso é algo que acontece com muitas mulheres e é normal. Por isso, trazemos algumas das três principais causas da queda de cabelo feminino e como tratar:

– Causa 1: Gravidez e Parto
– Causa 2: Hormônios
– Causa 3: Genética

 

Gravidez e Parto

Quando as mulheres estão grávidas, seus níveis de estrogênio e progesterona ficam mais altos, o que fortalece o cabelo. Mas após o parto, as coisas mudam. Muitas mães reclamam o cabelo fica mais frágil e rarefeito, chegando até mesmo a deixar falhas visíveis. Isso acontece por conta da diminuição acentuada dos hormônios, que geralmente ocorre de dois a quatro meses após o nascimento. Além dessa queda de hormônios brusca, ainda há a soma das noites mal dormidas, o estresse e o gasto calórico e nutricional por conta da amamentação, o que gera falhas relevantes no cabelo. Mas não se preocupe, este é um problema transitório.

Como resolver:

Trate precocemente o problema, se alimentando bem e fortalecendo o cabelo. Durante os últimos três meses de gestação, é importante iniciar um acompanhamento nutricional para repor os nutrientes como ferro, zinco, cobre, selênio, biotina e cisteína. O tratamento deve continuar até após o parto, para garantir a saúde dos fios. A engenheira química Patrícia Hufnagel Toscani diz que: “Além dessa suplementação, trate-os com cosméticos ricos em aminoácidos e proteínas, que fortalecem os folículos”.

Hormônios

Para seus fios estarem saudáveis, é necessário que seus níveis de cortisol, hormônios THS, testosterona, progesterona e estrogênio estejam balanceados. Caso contrário, um problema similar que atinge as mulheres no pós-parto pode acontecer. Geralmente a causa do desequilíbrio hormonal está relacionado com problemas na tireoide, deficiência alimentar, ou ovários policísticos. Mulheres com este problema, começam a sentir que seus fios estão mais quebradiços, fracos e podem notar pequenas falhas que se não tratadas, podem evoluir.

Como resolver:

Primeiramente, você deve identificar o que está causando a alteração dos níveis de hormônio e equalizar esta taxa. Um médico poderá lhe auxiliar a diagnosticar o problema. Além disso, procure adicionar à rotina exercícios físicos e uma alimentação balanceada, isso deverá ajudar bastante. Mas, dependendo do caso, pode ser necessária uma suplementação adicional, como a reposição de hormônios.

Genética

Se você achava que apenas os homens sofriam de calvície, saiba que não! Cerca de 40%das mulheres do mundo irão desenvolver o quadro em algum momento da vida. Este é o resultado da testosterona somada a uma predisposição genética. O maior problema é que, neste tipo de queda, o cabelo não volta a crescer. Fique atenta se você possui casos na família, e tente evitar, o quanto antes você identificar, mais efeito terá o tratamento.

Geralmente as mulheres não notam o problema logo de início. Costuma ser uma queda e falha lenta e gradual. Geralmente o fio começa a afinar, na parte superior do couro cabeludo. O quadro pode evoluir até uma calvície extrema.

Como resolver:

O ideal é que seja diagnosticado o caso o quanto antes. Especialistas dizem que a calvície feminina possui 5 estágios, e que caso a paciente não trate, ele pode progredir até o final. É aconselhado também, realizar uma avaliação genética, caso você não tenha como averiguar casos anteriores na sua família. Com o diagnóstico, o médico poderá indicar o tratamento, que tem como objetivo retardar o quadro.

Conclusão, este não é um problema de outro mundo, basta você procurar ajuda tão logo note diferença no seu volume capilar.


agosto 31st, 2017  
Tags: biotina, cisteína, Cobre, estrogênio, Ferro, hormonal, metabólica, Mulheres, nutricional, progesterona, selênio, Tratamento, Zinco



Drogas experimentais, a RCGD423 e UK5099, conseguiram fazer crescer cabelos

Alopecia, Cabelo, Calvície, Estudos, Mundo, Queda de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

Um novo estudo acaba de renovar a esperança para todos os calvos, carecas, e jovens que estão a começar a perder os cabelos.

Cientistas da Universidade da Califórnia encontraram duas drogas experimentais, a RCGD423 e UK5099, que conseguiram fazer crescer cabelos. Foram testadas em cobaias, que recuperaram a capacidade de crescimento de pelos no corpo – o que aconteceu porque os fármacos conseguem activar as células dormentes dos folículos capilares.

Ao contrário do que acontece nos restantes órgãos e tecidos, nos quais as células estão em atividade constante, as células dos cabelos só são ativadas quando necessário. Elas escolhem “o momento certo para trabalhar”, e é apenas durante esse período que o cabelo de facto cresce.

Ter problemas nesse mecanismo do ciclo capilar prejudica a renovação dos cabelos, e faz com que a pessoa fique careca. Ao fim de alguns anos, o corpo deixa de conseguir ativar as células responsáveis por repor o volume capilar.

Após um novo estudo, publicado a semana passada na revista Cell Biology, uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia descobriu que o metabolismo destas células estaminais funciona de uma forma especial, diferente da que acontece em outras células da pele.

Quando nos alimentamos, a digestão “parte” os alimentos em partículas menores, que podem ser absorvidas pelas células, entre as quais a principal é a glicose, da qual as células retiram a energia que usam para crescer e se multiplicar.

Após produzir glicose, as células estaminais que estão nos folículos capilares podem por vezes gerar um subproduto – como se fosse um dejecto resultante do processo.

A substância, chamada ácido pirúvico, pode seguir dois caminhos: ou volta para a mitocôndria da célula, onde também se transforma em energia, ou se transforma em outro subproduto, o famoso ácido lático que as células musculares produzem quando se passa tempo demais a fazer exercício ou desporto.

Os cientistas resolveram então testar num grupo de cobaias a hipótese de que seja o ácido láctico a coordenar o processo. O primeiro passo foi bloquear a produção de ácido láctico nas células de alguns dos animais.

A mudança impediu a activação das células-tronco capilares, e o crescimento do pelo dos roedores – sinal de que efectivamente é o ácido láctico que coordena a função.

Isso foi comprovado em um outra experiência. Cobaias geneticamente modificadas para produzir mais ácido láctico, mantiveram as células capilares mais activas – como se esperava – e o crescimento de pelos mais constante.

Depois de desvendar todo o mecanismo, o desafio era encontrar um fármaco que tivesse o mesmo efeito. Os cientistas tiveram sucesso com dois deles: o RCGD423 e UK5099, que resolvem o problema de formas diferentes.

Enquanto o primeiro se foca em aumentar a produção de ácido lático, o segundo dá uma volta maior, bloqueando a entrada de piruvato nas mitocôndrias e forçando a célula a produzir a substância sozinha.

Apesar de ainda não terem sido testados em humanos, espera-se agora que estes fármacos sejam usados no futuro em medicamentos para tratamento de calvície ou alopecia – nome dado à perda de cabelo por envelhecimento ou factores como o stress, desequilíbrio hormonal e quimioterapia.


agosto 22nd, 2017  
Tags: Alopecia, Calvos, Careca, Carecas, desequilíbrio hormonal, Jovens, Medicamentos, Quimioterapia, RCGD423, Stress, Tratamento, UK5099



Dr. Márcio Crisóstomo, cirurgião plástico especializado em transplante capilar, explica tudo o que você precisa saber sobre a queda de cabelo

Alopecia universal, Brasil, Calvície, Ceará, Dúvidas, Entrevista, Fortaleza, Fue - Folicular Unit Extraction, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Técnicas, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

A Calvície é um assunto delicado para muitos homens. Não é raro ver, por aí, muita procura sobre tratamentos revolucionários – e muitas dúvidas sobre o tema.

Para resolver seus problemas, procuramos o Dr. Márcio Crisótomo, cirurgião plástico especializado em transplante capilar, para dar dicas para evitar a calvície – e entender um pouco melhor este fenômeno tão comum.

1. A maioria dos casos de calvície masculina é de origem hereditária, ou seja, vem dos pais. Se você tem histórico de carecas na família, deve se preocupar desde cedo com os primeiros sinais. O diagnóstico precoce e acompanhamento favorece muito ao tratamento.

2. Cerca de 100 a 150 fios caem por dia. Não é necessário se preocupar, pois o cabelo passa por um ciclo de crescimento, estabilidade (cerca de 6 anos) e queda temporária. Ou seja, estes fios retornarão. Se a queda for maior que este número, isto pode ser um sinal de alerta.

3. Aos primeiros sinais de calvície – como queda mais acentuada, aparecimento de “entradas” ou áreas de rarefação – o ideal é procurar um médico dermatologista, de preferência um profissional com mais interesse e foco na área capilar, para realizar alguns exames e iniciar o tratamento, se indicado.

4. No homem existem outros motivos para a queda de cabelo. São elas alterações hormonais, perda de peso importante, dietas muito restritivas, anemia, entre outros. Alguns exames podem ser solicitados para esclarecer a causa da queda.

6. Períodos de intenso estresse podem causar uma queda de fios de forma temporária, chamada de eflúvio. A boa notícia é que a grande maioria é reversível.

7. Nas clínicas médicas especializadas existem exames que medem a massa capilar, e microfotografias com análise em software específico que são capazes de detectar uma diminuição na quantidade de fios, mesmo antes que seja perceptível a olho nu. Isso ajuda na hora de trabalhar com tratamentos preventivos.

8. A cirurgia de transplante capilar pode ser muito eficaz para eliminar o risco da cabeça completamente lisa. Se realizada quando a calvície não for muito extensa, os fios implantados vão se misturar aos fios existentes e, quando o processo natural de queda dos fios não implantados acontecer, você não apresentará os sinais de calvície. Mas atenção: a cirurgia não impede e evolução natural da calvície.

9. A cirurgia de forma preventiva pode ser feita levando fios da região posterior da cabeça – que são definitivos – e implantando as raízes na área calva. Estes fios podem ser obtidos por dois métodos principais: a retirada de uma fina faixa de couro cabeludo para que os fios sejam separados ao microscópio (mais ou menos a usada por Donald Trump). No outro método, chamado de FUE, sigla em inglês para Follicular Unit Extraction, as unidades de cabelo são retiradas uma a uma da parte de trás da cabeça, deixando pequenas cicatrizes puntiformes.


junho 29th, 2017  
Tags: Calvície, Calvície Masculina, Dr. Márcio Crisóstomo, Estresse, Homens, massa capilar, microfotografias, Tratamento, tratamentos preventivos



Calvície e cabelos branco: Cientistas finalmente encontraram o mecanismo para combater a calvície e os cabelos grisalhos

Cabelo, Cabelos Brancos, Calvície, Estudos, Mundo, Problemas Capilares, Queda de Cabelo 0 Comment »

À medida que envelhecemos, muitos de nós lutamos com a dura realidade do nosso cabelo ficando cinza ou caindo. Mas apesar do quão comuns são esses problemas, os cientistas têm lutado para identificar sua causa biológica subjacente, o que significa que ficamos presos a correções rápidas, como pintar o cabelo para mascarar o problema.

Agora, os cientistas finalmente identificaram as células específicas que fazem crescer o cabelo e desenvolver pigmentos em camundongos – um grande passo para o desenvolvimento de um tratamento para cabelos grisalhos e calvície.

Os cientistas tropeçaram nessas “células progenitoras do cabelo” por acidente ao pesquisar uma desordem genética rara que faz com que os tumores cresçam nos nervos.

“Embora este projeto tenha sido iniciado em um esforço para entender como certos tipos de tumores se formam, acabamos aprendendo por que os cabelos ficam cinza e a identidade da célula que dá origem ao cabelo”, disse o pesquisador líder, Lu Le, do Centro Médico da Universidade do Sudoeste do Texas.

Os pesquisadores já sabiam que as células-tronco da pele contidas na protuberância na parte inferior dos folículos capilares estavam envolvidas no crescimento do cabelo, mas não tinham certeza do fato de as células da pele se transformarem em células ciliadas. Então eles não podiam começar a encontrar uma maneira de direcioná-los ou estimular seu crescimento.

Mas ao pesquisar a formação de tumores nas células nervosas, eles descobriram a proteína que separa essas células.

Chamada de KROX20, a proteína é mais comumente associada ao desenvolvimento nervoso. Mas em folículos pilosos em ratos, a equipe descobriu que ela se desloca em células da pele que se tornarão o eixo que faz crescer o cabelo.

A proteína faz com que essas células produzam uma proteína chamada fator de células-tronco (SCF), e quando ambas as moléculas são expressas em uma célula, elas se movem para cima do bulbo capilar, interagem com células de melanócitos produtoras de pigmento e se tornam saudáveis, além de colorir o cabelo.

Mas se um ou outro falta, o processo corre mal. Quando a equipe excluiu as células produtoras de KROX20, descobriram que nenhum cabelo cresceu e os camundongos ficaram calvos.
Quando eles eliminaram o gene SCF nessas células progenitoras de cabelo, o cabelo do animal ficou branco.

Esta pesquisa só foi realizada em ratos até agora. Embora tenhamos muitas semelhanças biológicas com os ratos, o estudo precisa ser repetido em seres humanos antes que possamos comemorar.

Le e sua equipe já estão trabalhando em um projeto que procure KROX20 e SCF em pessoas com cabelos grisalhos e desgastados, na tentativa de descobrir se ele está associado à calvície em seres humanos.

A esperança é que não só nos ensine sobre o motivo pelo qual nosso cabelo muda à medida que envelhecemos, mas também o envelhecimento em geral. E o fato de que a pesquisa poderia potencialmente levar a tratamentos que nos ajudem a parecer mais jovens por mais tempo também não prejudica.

A pesquisa foi publicada em Genes & Development.


junho 27th, 2017  
Tags: Bulbo Capilar, Cabelo, cabelos grisalhos, Calvície, Células, células ciliadas, Células-Tronco, Cinza, crescimento do cabelo, envelhecemos, fator de células-tronco, Folículos Capilares, KROX20, Melanócitos, nervos, pintar o cabelo, Proteína, SCF, Tratamento



Conheça as diferentes técnicas de implante capilar

Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Cirurgias, Fue - Folicular Unit Extraction, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Problemas Capilares, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

O procedimento de transferência capilar tem sido muito procurado por quem deseja sanar problemas de queda de cabelo, como a calvície. Mas, antes de realizar o tratamento, é importante você saber que existem diferentes técnicas para o procedimento, e conhecê-las pode te ajudar a escolher a melhor opção. Por isso, confira quais são os métodos mais utilizados atualmente:

FUT (Follicular Unit Transplantation)
Nesse método, os fios são retirados da área doadora com a ajuda de um bisturi. É realizado um corte linear e os fios são transplantados para a área receptora. Por esse motivo, no pós-operatório, o paciente pode sentir um certo incômodo.
Contudo, esse procedimento possui uma limitação: a área doadora só pode ser a região do couro cabeludo. A vantagem é que os fios retirados são longos, assim, será possível verificar o resultado final do procedimento em pouco tempo.

FUE (Follicular Unit Extraction)
Essa técnica é uma das mais utilizadas atualmente pelos centros de transplante capilar por ser mais segura e porque o paciente tem uma recuperação mais rápida. Nesse método, é utilizado um instrumento circular para retirar fio a fio de cabelo da região doadora, que, em sequência, serão lapidados com a ajuda de um microscópio para, depois, serem inseridos na área receptora.
Umas das principais vantagens desse método é que diferentes áreas do corpo podem ser utilizadas como doadoras, como o tórax e o rosto, por exemplo. Outro ponto positivo é a rápida cicatrização, já que são realizados pequenos furos na região da pele.

FUE com a ajuda de um robô
Por último, há ainda um método que está chegando no mercado. Trata-se da utilização de um robô para a realização do procedimento de transplante capilar. Este equipamento tem como objetivo auxiliar no procedimento cirúrgico do FUE e promete maior eficiência na retirada dos fios, além de melhor desempenho no processo de cicatrização.


dezembro 16th, 2016  
Tags: Área doadora, Calvície, equipamento, Fios, Queda de Cabelo, transferência capilar, Tratamento



Previous Entries
  • Posts recentes

    • Transplante de cabelo: quais cuidados devo tomar?
    • Batman careca? – Maldição do Batman? Ben Affleck e Robert Pattinson estão ficando carecas; veja
    • Quais são as causas que o seu cabelo para de crescer, fica fraco e acontece a queda dos fios
    • Dicas do Instituto Crisóstomo: Cuidados que você deve ter ao chegar em casa para se proteger da COVID-19
    • Em tempo de COVID-19 o Instituto Crisóstomo indica como lavar as mãos corretamente
  • Categorias

    • Alimentos
    • Alopecia
    • Alopecia universal
    • Anamnese
    • Apresentador de TV
    • Ator
    • Atriz
    • Brasil
    • Brasília
    • Cabelo
    • Cabelos Brancos
    • Cabelos Ressecados
    • Calvície
    • Calvície Esporádica
    • Calvície Feminina
    • Calvície Infantil
    • Cantor
    • Cantora
    • Caspa
    • Ceará
    • Celebridades
    • Cirurgias
    • Cútis Seca
    • Dermatite
    • Dúvidas
    • Empresário
    • Entrevista
    • Estresse
    • Estudos
    • Finasterida
    • Fortaleza
    • Fue – Folicular Unit Extraction
    • GIGASESSÃO
    • Hiperidrose
    • Implante Capilar
    • Implante de barba
    • Implante de Cabelo
    • Jogador de Basquete
    • Jogador de Futebol
    • Jogador de Futebol Americano
    • Minoxidil
    • Modelo
    • Mundo
    • Nutrientes
    • Oleosidade
    • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
    • Político
    • Pontas duplas
    • Presidente
    • Príncipe
    • Problemas Capilares
    • Queda de Cabelo
    • Queda dos Cabelos
    • Remédio
    • Repórter
    • Seborréia
    • Sobrancelha
    • Sobrancelhas
    • Técnicas
    • Tenista
    • Tiradentes
    • Transplante Capilar
    • Transplante de Cabelo
    • Tratamento
    • Tricotilomania
    • Tricotilomania
    • Uncategorized
    • vitaminas
  • Tags

    Alopecia Alopecia Androgenética Alopecia Areata Ator Cabelo Cabelos Cabeça Calvície Calvície Feminina Calvície Masculina Careca Carecas Causas Cirurgia Couro Cabeludo DHT Doença Dr. Márcio Crisóstomo Estresse Ferro Finasterida Fios Fios de Cabelo Folículos Capilares Folículos Pilosos foto Genética Homens Imagem Implante Capilar Implante de Cabelo Medicamentos Minoxidil Mulheres Perda de Cabelo Problema Queda Queda de Cabelo Queda de Cabelos Queda dos Cabelos Saúde Testosterona Transplante Capilar Tratamento Tratamentos
Categorias
  • Alimentos
  • Alopecia
  • Alopecia universal
  • Anamnese
  • Apresentador de TV
  • Ator
  • Atriz
  • Brasil
  • Brasília
  • Cabelo
  • Cabelos Brancos
  • Cabelos Ressecados
  • Calvície
  • Calvície Esporádica
  • Calvície Feminina
  • Calvície Infantil
  • Cantor
  • Cantora
  • Caspa
  • Ceará
  • Celebridades
  • Cirurgias
  • Cútis Seca
  • Dermatite
  • Dúvidas
  • Empresário
  • Entrevista
  • Estresse
  • Estudos
  • Finasterida
  • Fortaleza
  • Fue – Folicular Unit Extraction
  • GIGASESSÃO
  • Hiperidrose
  • Implante Capilar
  • Implante de barba
  • Implante de Cabelo
  • Jogador de Basquete
  • Jogador de Futebol
  • Jogador de Futebol Americano
  • Minoxidil
  • Modelo
  • Mundo
  • Nutrientes
  • Oleosidade
  • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
  • Político
  • Pontas duplas
  • Presidente
  • Príncipe
  • Problemas Capilares
  • Queda de Cabelo
  • Queda dos Cabelos
  • Remédio
  • Repórter
  • Seborréia
  • Sobrancelha
  • Sobrancelhas
  • Técnicas
  • Tenista
  • Tiradentes
  • Transplante Capilar
  • Transplante de Cabelo
  • Tratamento
  • Tricotilomania
  • Tricotilomania
  • Uncategorized
  • vitaminas
Dr. Márcio Crisóstomo
Médico formado há mais de 15 anos, com residência de cirurgia geral no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e Pós-graduação em Cirurgia Plástica no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (Rio de Janeiro), um dos centros de formação mais prestigiados do mundo... Continue lendo
Copyright © 2021 CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar All Rights Reserved XHTML CSS THEME by I SOFTWARE REVIEWS