CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar
Conceito pioneiro no Transplante do Estado do Ceará
Black Green Blue Red Gold
RSS
  • Home PageHome
  • Dr. Márcio
  • Centro de Implante e Transplante Capilar

Posts Tagged ‘Proteína’

Calvície e cabelos branco: Cientistas finalmente encontraram o mecanismo para combater a calvície e os cabelos grisalhos

Cabelo, Cabelos Brancos, Calvície, Estudos, Mundo, Problemas Capilares, Queda de Cabelo 0 Comment »

À medida que envelhecemos, muitos de nós lutamos com a dura realidade do nosso cabelo ficando cinza ou caindo. Mas apesar do quão comuns são esses problemas, os cientistas têm lutado para identificar sua causa biológica subjacente, o que significa que ficamos presos a correções rápidas, como pintar o cabelo para mascarar o problema.

Agora, os cientistas finalmente identificaram as células específicas que fazem crescer o cabelo e desenvolver pigmentos em camundongos – um grande passo para o desenvolvimento de um tratamento para cabelos grisalhos e calvície.

Os cientistas tropeçaram nessas “células progenitoras do cabelo” por acidente ao pesquisar uma desordem genética rara que faz com que os tumores cresçam nos nervos.

“Embora este projeto tenha sido iniciado em um esforço para entender como certos tipos de tumores se formam, acabamos aprendendo por que os cabelos ficam cinza e a identidade da célula que dá origem ao cabelo”, disse o pesquisador líder, Lu Le, do Centro Médico da Universidade do Sudoeste do Texas.

Os pesquisadores já sabiam que as células-tronco da pele contidas na protuberância na parte inferior dos folículos capilares estavam envolvidas no crescimento do cabelo, mas não tinham certeza do fato de as células da pele se transformarem em células ciliadas. Então eles não podiam começar a encontrar uma maneira de direcioná-los ou estimular seu crescimento.

Mas ao pesquisar a formação de tumores nas células nervosas, eles descobriram a proteína que separa essas células.

Chamada de KROX20, a proteína é mais comumente associada ao desenvolvimento nervoso. Mas em folículos pilosos em ratos, a equipe descobriu que ela se desloca em células da pele que se tornarão o eixo que faz crescer o cabelo.

A proteína faz com que essas células produzam uma proteína chamada fator de células-tronco (SCF), e quando ambas as moléculas são expressas em uma célula, elas se movem para cima do bulbo capilar, interagem com células de melanócitos produtoras de pigmento e se tornam saudáveis, além de colorir o cabelo.

Mas se um ou outro falta, o processo corre mal. Quando a equipe excluiu as células produtoras de KROX20, descobriram que nenhum cabelo cresceu e os camundongos ficaram calvos.
Quando eles eliminaram o gene SCF nessas células progenitoras de cabelo, o cabelo do animal ficou branco.

Esta pesquisa só foi realizada em ratos até agora. Embora tenhamos muitas semelhanças biológicas com os ratos, o estudo precisa ser repetido em seres humanos antes que possamos comemorar.

Le e sua equipe já estão trabalhando em um projeto que procure KROX20 e SCF em pessoas com cabelos grisalhos e desgastados, na tentativa de descobrir se ele está associado à calvície em seres humanos.

A esperança é que não só nos ensine sobre o motivo pelo qual nosso cabelo muda à medida que envelhecemos, mas também o envelhecimento em geral. E o fato de que a pesquisa poderia potencialmente levar a tratamentos que nos ajudem a parecer mais jovens por mais tempo também não prejudica.

A pesquisa foi publicada em Genes & Development.


junho 27th, 2017  
Tags: Bulbo Capilar, Cabelo, cabelos grisalhos, Calvície, Células, células ciliadas, Células-Tronco, Cinza, crescimento do cabelo, envelhecemos, fator de células-tronco, Folículos Capilares, KROX20, Melanócitos, nervos, pintar o cabelo, Proteína, SCF, Tratamento



Calvície – Por quê algumas pessoas ficam carecas?

Alimentos, Alopecia, Cabelo, Calvície, Estudos 0 Comment »

calvicie-foto-imagem
A situação é conhecida por muitos: a quantidade de cabelos que fica na escova ou no pente começa a ficar maior do que a que está na cabeça e aí a pessoa começa a temer a calvície.
Não há uma cura e talvez o mais injusto é que este é um sinal de envelhecimento que não atinge a todos.

Mas a ciência parece estar mais próxima de uma solução pois pela primeira vez foi detectado o mecanismo desencadeado pelo envelhecimento e que faz com que o cabelo fique mais fino e, com o passar do tempo, caia.

As pesquisas sugerem que as culpadas são as células-tronco dos folículos capilares. Quando estas células ficam danificadas devido ao envelhecimento, elas se transformam em pele.
Com o tempo cada vez mais células-tronco se transformam até que os folículos capilares se encolhem e desaparecem.

Ao contrário das células-tronco de outras partes do corpo, as do cabelo se regeneram em ciclos: uma fase de crescimento é seguida por uma latente, na qual deixam de produzir cabelo.

DNA e colágeno

A descoberta foi feita por Emi Nishimura e sua equipe na Faculdade de Medicina da Universidade de Tóquio, no Japão.
De acordo com o estudo o DNA danificado pela idade desencadeia a destruição da proteína colágeno 17A1 o que, por sua vez, gera a transformação das células em queratinócitos, células predominantes na pele.

Para chegar a estes resultados, publicados na revista especializada Science, os cientistas primeiro estudaram o comportamento do cabelo em ratos e depois em humanos de idades entre 22 e 70 anos.

Os pesquisadores descobriram que os folículos das pessoas com mais de 55 anos de idade eram menores e tinham menos colágeno 17A1.
“Assumimos que estes processos e mecanismo explicam a perda de cabelo em humanos pelo envelhecimento”, disse Nishimura.

A especialista acrescenta que o colágeno 17A1 pode ser usado para desenvolver tratamentos contra a calvície. Mas também afirmou que a transformação das células-tronco pode ser apenas um dos fatores que leva uma pessoa a ficar careca.

O estudo se concentrou na calvície que ocorre com o envelhecimento. Mas existem outras razões para a perda dos cabelos como infecções no couro cabeludo, traumas ou doenças autoimunes.

Comentando a pesquisa japonesa, o biólogo Maksim Plikus, da Universidade da Califórnia, afirmou na revista Science que os resultados do trabalho são “interessantes” pois mostram como estas células danificadas “mudam seu destino” ao invés de serem destruídas.


fevereiro 15th, 2016  
Tags: 17A1, Cabelos, Células-Tronco, ciência, colágeno, DNA, envelhecimento, Folículos Capilares, Proteína



Fim da calvície? descobriram uma pista biológica para a calvície que poderia levar à descoberta de um tratamento para interromper ou até mesmo reverter o afinamento dos cabelos.

Cabelo, Calvície, Mundo 2 Comments »

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriram uma pista biológica para a calvície que poderia levar à descoberta de um tratamento para interromper ou até mesmo reverter o afinamento dos cabelos.

Em análises com homens calvos e ratos de laboratório, os cientistas americanos descobriram uma proteína que leva à perda de cabelos.

Segundo os pesquisadores, drogas que seguem esse caminho já estão em desenvolvimento.

O estudo, publicado na revista especializada Science Translational Medicine, poderia levar a um creme para tratar a calvície.

Proteína identificada

A maioria dos homens começa a perder os cabelos na meia-idade. Até os 70 anos, 80% dos homens enfrentam alguma perda de cabelo.

O hormônio sexual masculino testosterona tem um papel importante no processo, assim como os fatores genéticos.

Eles provocam a diminuição dos folículos capilares, até que eles se tornem tão pequenos que parecem invisíveis, levando à aparência da calvície.

Os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia analisaram quais genes são ativados quando os homens começam a perder os cabelos.

Eles verificaram que os níveis de uma proteína-chave chamada prostaglandina D sintetase são elevados nas células dos folículos capilares localizados em áreas calvas do couro cabeludo.
Testes clínicos

Camundongos criados para ter níveis altos da proteína ficaram completamente calvos. Cabelos humanos transplantados também pararam de crescer ao receber a proteína.

A inibição do crescimento do cabelo seria ativada quando a proteína se liga a um receptor nas células dos folículos capilares.

“Essencialmente, mostramos que a proteína prostaglandina era elevada no couro cabeludo calvo dos homens e que ela inibia o crescimento capilar. Então identificamos um alvo para o tratamento da calvície masculina”, afirma o dermatologista George Cotsarellis, coordenador do estudo.

“O próximo passo será procurar compostos que afetam esse receptor e também descobrir se bloquear esse receptor poderia reverter a calvície ou somente preveni-la. Esta é uma questão que poderá levar um tempo para ser respondida”, diz.

Segundo ele, várias drogas que seguem essa pista já foram identificadas e algumas já estão na fase de testes clínicos.

Fonte: BBC News


março 22nd, 2012  
Tags: afinamento dos cabelos, Calvície, Cientistas, Dermatologista, desenvolvimento, Drogas, Estados Unidos, fatores genéticos, Folículos Capilares, Homens, homens calvos, Pensilvânia, Perda de cabelos, prostaglandina D, Proteína, Reverter, Testosterona, Tratamento



Novas descobertas da calvície e cabelos brancos – Estudo inédito de células-tronco capilares descobre proteína responsável pelo crescimento e coloração dos cabelos.

Ator, Cabelo, Calvície, Celebridades, Mundo, Nutrientes, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Tratamento 0 Comment »


Há décadas cientistas sabem que as células-tronco dos folículos capilares e dos melanócitos (células produtoras de pimento) interagem de alguma forma para produzir cabelo colorido. Até agora, no entanto, ninguém sabia exatamente como.

Em um trabalho publicado na Cell, uma das mais importantes revistas científicas do mundo, a Dra. Mayumi Ito, da Universidade de Nova York, descobriu que uma proteína chamada Wnt é essencial nesse processo.

O estudo feito em ratos mostrou exatamente como os caminhos sinalizadores da proteína Wnt permitem que as células-tronco dos folículos e dos melanócitos trabalhem juntas para gerar o crescimento capilar e produzir pigmentos.

A pesquisa mostrou que a anormalidade ou a ausência de Wnt inibe o surgimento de novos fios e impede a formação de cor. Além de indicar uma possível forma de tratamento para calvície e fios grisalhos, o estudo também pode ajudar a combater doenças realmente graves, como o câncer.

O corpo humano tem vários tipos de células-tronco com potencial de regenaração. Os métodos por trás da comunicação das presentes nos fios de cabelo podem dar pistas importantes para regenerar outros órgãos mais complexos. Além disso, ajudam a compreender doenças nas quais os melanócitos estão envolvidos- entre elas, os melanomas.

Fonte: Info Abril


junho 17th, 2011  
Tags: cabelo colorido, Cabelos, Cabelos Brancos, Calvície, Câncer, capilares, Células-Tronco, coloração, complexos, Crescimento, crescimento capilar., Doenças, Estudo, Fios de Cabelo, Grisalhos, Inédito, Melanócitos, Novas descobertas, novos fios, Pigmentos, Proteína, regenerar, Tratamento, Wnt



Como previnir a queda de cabelo

Uncategorized 0 Comment »


Muitas pessoas sofrem com a queda de cabelo. Em geral, os efeitos aparecem mais nos homens, mas as mulheres também estão predispostas a terem este problema. Apesar da cabeleira, Michel do BBB 10 afirmou ainda dentro da casa, fazer tratamento para prevenir a queda de cabelos. Vaidade? Nem sempre, o que mais vale é a saúde do seu cabelo.

Mais do que a hereditariedade, os fatores externos são grandes contribuintes na queda dos fios como: produtos químicos, alergias, estresse, bebida alcoólica, medicamentos, entre outros. Para cada um deles, é preciso um tratamento diferente, basta descobrir o que influencia para começar a retardar a queda.

Se você tem medo de fazer alisamentos, escovas progressivas, permanentes e utilizar essas e outras químicas, não se preocupe tanto assim. Isto colabora com a queda de cabelo? Não exatamente. Alguns desses produtos até hidratam o cabelo, só estragaria mesmo se o procedimento for feito incorretamente, com um grande volume de formol. Mas se o seu cabelo caiu, houve a quebra do fio e não a retirada por completo, portanto, não tenha medo de ficar careca!

A gravidez influencia muito, principalmente pós-parto. “A mulher muda todo o seu metabolismo, a posição dos órgãos, o estress pós-parto, a rotina, o cansaço físico, tudo isso pode contribuir para a queda de cabelo e até o emagrecimento”, explica De La Lastra. Então, procure saber qual é o motivo da queda dos cabelos para acabar de vez com este problema.


setembro 29th, 2010  
Tags: Alopecia, Calvície, Couro Cabeludo, Homens, motivos, Mulheres, Proteína, Queda dos Cabelo



Causas da Calvície

Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Calvície Infantil, Ceará, Cirurgias, Dúvidas, Estudos, Fortaleza, GIGASESSÃO, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Nutrientes, Queda de Cabelo 2 Comments »

A calvície, ou alopecia, é uma doença que faz com que nossos fios de cabelo se tornem mais finos com o tempo e parem de nascer, o resultado disso é o surgimento da famosa careca. Embora é muito mais comum aos homens, graças a variação androgenética dessa doença (quando ela é de origem hereditária e ligada ao hormônio masculino), a calvície também possui outros agentes causadores e pode se instaurar também em mulheres.

Na maioria dos casos se tratada em seu começo a calvície não progride muito, porém caso ela já tenha se alastrado para além de pequenas entradinhas, formando uma área sem cabelos no centro da cabeça de proporções significativas, para que o tratamento surta efeito ele deverá ser associado também a microcirurgias de transplante capilar, que embora sejam bem efetivas e sem riscos, são consideravelmente caras.

Graças a esse motivo, se você se importa em não se tornar calvo, é aconselhável conhecer melhor essa doença e suas causas para que você possa se precaver e evitar que ela atinja graus muito elevados que teriam um alto custo para serem revertidos, se possível.

Causa Hormonal

Esta é a mais comum e mais difícil de evitar causa da calvície, qualquer pessoa (enfase nos homens) com ascendentes tanto do lado materno quanto do paterno que sofreram dessa doença pode herdar do gene responsável pela tendencia a ser calvo.

A alopecia hormonal é ligada ao hormônio testosterona, mas não é causada diretamente por ele, senão todos os homens se tornariam calvos. O que ocorre é que em pessoas que herdaram um certo gene existe uma produção excessiva de uma enzima chamada 5-alpha-reductase, ela por sua vez transforma a testosterona em dihidrotestosterona (DHT), que é um hormônio responsável pela atrofia da raízes dos cabelos.

Como mulheres geralmente possuem apenas uma quantidade mínima de testosterona, mesmo possuindo excesso de 5-alpha-reductase elas não desenvolvem calvícies sérias. Mulheres que por algum motivo venham a produzir muito DHT podem também desenvolver condições bem inconvenientes de calvície, por isso fizemos um artigo específico para elas, “Calvície Feminina”.

Oleosidade e Caspas

Embora algumas pessoas digam que caspas não “entopem” o poro por onde sairia o fio de cabelo logo não são causadoras de calvícies, isso é apenas uma meia verdade. A oleosidade e a caspa realmente não “entopem” nenhum poro de forma a impedir o crescimento do pelo, porém são sim responsáveis por agravar a progressão da calvície.

Isso ocorre pelo fato que a oleosidade da cabeça acumula muito DHT, fazendo com que as células das raízes dos cabelos fiquem muito tempo em contato com este hormônio que as causam atrofia.

Várias coisas ditas em nosso artigo “Pele Oleosa” são válidas também para o coro cabeludo, a exposição dele a excesso de sujeira (o que inclui produtos como géis ou tinturas) ou o ressecamento devido ao excesso de banhos quentes faz com que seu organismo produza muito cebo na tentativa de eliminar estes problemas, tornando a cabeça mais oleosa ainda.

Devido a isso deve-se evitar o abuso de gel fixador ou outros produtos e sempre manter a cabeça limpa, mas sem ressecá-la com excesso de banhos ou secador de cabelo.
Falta ou Excesso de Nutrientes

A anemia (falta de ferro) ou a falta de proteínas são dois fatores que contribuem com o enfraquecimento da raiz capilar, com isso a alopecia se instaura muito mais rapidamente. Devido ao baixo índice de ferro na maioria dos vegetais é aconselhável a pessoas que por algum motivo se privam de alimentos de origem animal ingiram uma quantidade boa de folhas escuras e leguminosas (como o feijão), vegetais com concentração significante de ferro, embora nem tanto como carnes. É sempre aconselhável uma dieta variada com um pouco de tudo se possível.

A vitamina A é outro fator de importância pois é essencial para a reprodução das células de nosso corpo, sua falta causa dezenas de problemas, incluindo o enfraquecimento do cabelo. Curiosamente seu excesso também causa danos de proporções catastróficas indo desde quedas de cabelo até lesões hepáticas, logo deve-se consumi-la apenas de forma natural para evitar excesso. Consuma vitamina A via suplementos apenas se receitado por um médico.
Medicamentos e Doenças

Alguns medicamentos, principalmente que causam descontrole hormonal agravam a queda de cabelo. Mulheres que têm predisposição a queda de cabelo podem sofrer um pouco durante a gravidez ou ao tomarem pílulas anticoncepcionais.

Em geral ocorre queda de cabelo temporária apenas durante medicações, um bom exemplo são os tratamentos de câncer no qual os pacientes perdem quase toda a cobertura de cabelo, mas voltam a crescer após algumas semanas do término do tratamento. Como esse comportamento varia de remédio a remédio cabe ao médico lhe informar caso estiver te prescrevendo algo que cause algum problema do tipo. Algumas doenças fortes também podem causar queda temporária, porem tudo se resolve uma vez o problema tratado.


setembro 22nd, 2010  
Tags: Alopecia, Calvície, Couro Cabeludo, Homens, motivos, Mulheres, Proteína, Queda dos Cabelo



Queda dos cabelos, quais os motivos?

Alimentos, Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Nutrientes, Queda de Cabelo, Transplante Capilar, Tratamento 0 Comment »

Cuidado com seus cabelos

Preste atenção à saúde de seu cabelo. Calvície e Alopecia podem ser minimizados

A sociedade tem dado muito valor social e cultural aos cabelos e seus penteados. Se os cabelos forem ficando escassos ou ralos, tanto homens quanto mulheres se tornam preocupados. Sem entenderem o porquê da queda dos cabelos acabam recorrendo às chamadas “poções mágicas”, vitaminas, massagens no couro cabeludo e até tratamentos elétricos com o objetivo de estimular o crescimento dos cabelos. Queda de cabelo é um fato comum e uma alta porcentagem apresenta esta queixa. Para se ter uma idéia, um estudo mostrou que em cada três homens, aproximadamente dois desenvolvem alguma forma de calvície ao longo de suas vidas.

Crescimento normal dos cabelos

Aproximadamente 90% dos cabelos do couro cabeludo encontram-se em fase de crescimento, sendo que esta tem duração de cerca de dois a seis anos. O restante, 10%, encontra-se em fase de repouso, cuja duração aproximada é de dois a três meses. O cabelo cai ao atingir o fim desta fase. É normal que caiam de 50 a 100 fios por dia. Sempre que um fio cai ele é substituído por outro no mesmo folículo dando início a um novo ciclo de crescimento. Os cabelos crescem, aproximadamente, 1cm por mês. À medida que o indivíduo envelhece, o crescimento dos cabelos tende a ser mais lento.Cabelos naturalmente louros geralmente apresentam-se em maior número (140.000 fios) do que aqueles de cor escura (105.000 fios) e ruivos (90.000 fios).O cabelo é formado, em sua maior parte, por uma proteína que também é encontrada nas unhas. Todos deveriam ingerir uma quantidade adequada de proteínas para manter normal a produção dos cabelos. As proteínas são encontradas em carnes vermelhas, frango, peixe, ovo, alguns queijos, grãos, castanhas, tofu e feijão.

O que causa a perda excessiva de cabelos?

A queda excessiva de cabelo pode ter muitas causas diferentes. A pessoa que perceber que seus cabelos estão caindo em grande quantidade depois de penteá-los ou lavá-los, ou que estes estão se tornando mais finos ou escassos deveria consultar seu dermatologista. É importante descobrir a causa e se o problema responderá ao tratamento médico ou não. Dermatologistas, médicos especializados no tratamento de alterações no cabelo e na pele, irão avaliar o problema do paciente buscando informação sobre sua dieta, uso de medicamentos, inclusive vitaminas tomadas nos últimos 6 meses, história familiar, alguma doença recente e cuidados habituais com os cabelos. No caso de mulheres que apresentem esta queixa, o médico deve perguntar sobre ciclo menstrual, gravidez e menopausa.Após o exame do couro cabeludo pode-se checar o fio de cabelo ao microscópio.
Testes laboratoriais podem ser indicados incluindo biópsia do couro cabeludo.Dentre as principais causas podemos citar:

Pós-parto

Quando a mulher está grávida ela perde menos cabelos do que perderia normalmente caso não estivesse neste período. No entanto, após o parto, muitos fios entram na fase de repouso do ciclo. Em aproximadamente 2 a 3 meses após o parto, algumas mulheres irão notar uma quantidade aumentada de fios em pentes e escovas. Este fato pode perdurar de 1 a 6 meses, mas se resolve completamente na maioria dos casos.

Febre alta, infecção grave e resfriado forte

Em um período que varia de 4 semanas a 3 meses após o desenvolvimento destes quadros pode haver queda de cabelo que, no entanto, se corrige espontaneamente.

Doenças da tireóide

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem ser causas de queda de cabelo. Estas alterações da tireóide podem ser diagnosticadas através de exames laboratoriais. O tratamento correto das doenças da tireóide pode corrigir a perda capilar.

Dieta inadequada em proteína

Algumas pessoas que fazem dietas pobres em proteínas ou têm hábitos alimentares anormais podem desenvolver desnutrição protéica. O corpo irá economizar suas proteínas fazendo com que os fios que se encontrem na fase de multiplicação passem para a fase de repouso. Passados 2 ou 3 meses pode haver uma queda maciça dos cabelos. Devido ao enfraquecimento dos pelos arrancá-los juntamente com suas raízes torna-se mais fácil. Essa condição pode ser prevenida e revertida com quantidades adequadas de proteínas na dieta.

Medicamentos

Algumas drogas prescritas podem causar queda de cabelos temporariamente em um pequeno grupo de pessoas. Exemplos dessas drogas incluem alguns medicamentos usados no tratamento de gota, artrite, depressão, problemas cardíacos, hipertensão arterial e anemia. O excesso de vitamina A também pode levar à queda de cabelo.

Tratamentos de câncer

Alguns tipos de tratamentos para câncer farão com que as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos parem de se dividir. Os cabelos começam, então, a ficar finos e quebradiços. Isto ocorre cerca de 1 a 3 semanas após o início do tratamento. Pacientes podem chegar a perder mais de 90% dos seus cabelos. Após terminado o tratamento, o crescimento capilar se reinicia. Alguns pacientes optam pelo uso de perucas antes do término do tratamento.

Pílulas anticoncepcionais

Mulheres que apresentam queda de cabelos enquanto estão em uso de pílulas anticoncepcionais, geralmente já apresentam uma tendência prévia a terem menor quantidade de cabelos. Se esta queda realmente ocorrer, a usuária deverá consultar seu ginecologista na tentativa de substituir o anticoncepcional usado. Quando a mulher interrompe o uso do anticoncepcional ela poderá perceber que a queda do cabelo inicia-se 2 a 3 meses após esta interrupção podendo permanecer até 6 meses. O fato ocorre à semelhança das mulheres no pós-parto.

Baixo nível de ferro no sangue

A deficiência de ferro também pode levar à queda de cabelo. Algumas pessoas não ingerem ou não absorvem bem o ferro. Mulheres que têm período menstrual de volume ou duração prolongada, também podem desenvolver esta deficiência. A detecção da redução do ferro no sangue é feita através de exames laboratoriais e pode ser corrigida pelo uso de comprimidos ou medicações que contenham ferro.

Grandes cirurgias e doenças crônicas

Qualquer pessoa que se submeta a uma cirurgia de grande porte (estresse para o organismo) pode perceber queda dos cabelos 1 a 3 meses após o procedimento cirúrgico. Esta condição se reverte espontaneamente em poucos meses, o que não ocorre nos casos de doenças crônicas.

Alopécia Areata

É o tipo de queda de cabelo que leva a uma área pequena e arredondada totalmente sem cabelos (“pelada”) e do tamanho de uma moeda ou maior. Raramente, ocorre a perda completa dos cabelos do couro cabeludo e do corpo. Esta alteração pode acometer crianças e adultos de qualquer idade. A causa da alopécia areata ainda é desconhecida. As pessoas apresentam excelente saúde física fora este sinal. Em alguns casos os cabelos podem voltar a crescer espontaneamente. Dermatologistas podem tratar muitas pessoas com esta condição através de medicações tópicas ou, em alguns casos, sistêmicas.

Calvície hereditária

É a causa mais comum, sendo que esta tendência pode ser herdada tanto do lado materno quanto do lado paterno da família. Mulheres com este “traço” desenvolvem cabelos ralos, não se tornando completamente carecas. Essa condição é chamada de alopécia androgenética e pode começar na adolescência, aos 20 ou 30 anos. Não há cura, porém tratamentos medicamentosos têm se tornado disponíveis recentemente. Um dos tratamentos envolve a aplicação de uma loção, minoxidil, 2 vezes ao dia no couro cabeludo. Alguns penteados podem esconder a região com menos cabelos. E o transplante de cabelos pode redistribuir os fios que permaneceram.

Infecção por fungos

Inicialmente formam-se pequenas áreas de descamação que podem se estender e resultar em áreas de fios quebradiços, eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e infiltração. Essa infecção é contagiosa e mais comum em crianças. Tratamento com medicação oral leva à cura.

Cosméticos e cuidados inapropriados

Muitos homens e mulheres usam tratamentos químicos em seus cabelos, incluindo tinturas, água oxigenada, descolorantes, alisantes, permanentes e outros. Esses, raramente, danificam os cabelos se forem usados corretamente. No entanto, se usados com muita freqüência ou deixados por tempo prolongado, os cabelos podem tornar-se fracos e quebradiços. Também o uso de mais de um tipo de produto simultaneamente ou descolorantes em cabelos já previamente descoloridos pode danificar os cabelos. Se por estes motivos os cabelos se tornarem frágeis, o melhor é interromper o uso até o crescimento de novos fios.Lavar, pentear e escovar muito freqüentemente pode danificar os fios tornando-os quebradiços. Condicionadores e creme rinse podem ser usados após o xampu para facilitar o penteado. Quando o cabelo está molhado, é mais frágil, devendo-se evitar pentes, escovas e fricção intensa com toalhas. Não siga a antiga instrução de “dar 100 escovadas por dia”. Use sempre pentes e escovas macias. Evite os penteados que tracionem intensamente os cabelos, como “rabo de cavalo” e tranças. Estes, quando usados, devem ser alternados com os cabelos soltos, pois presos constantemente podem levar a quedas.


setembro 21st, 2010  
Tags: Alopecia, Calvície, Couro Cabeludo, Homens, motivos, Mulheres, Proteína, Queda dos Cabelo



Queda capilar – Ataque de células do sistema imune pode estar ligado à calvície

Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Dúvidas, Estudos, Fortaleza, Tratamento 0 Comment »

Estudo divulgado por uma equipe de cientistas da Universidade Columbia, em Nova York, constatou que uma doença que faz pessoas perderem os cabelos é provocada pelo ataque de células do sistema imune contra folículos capilares. A descoberta é o resultado de pesquisas em que genomas de mais de mil indivíduos, com alopecia areata, foram comparados a genomas de pessoas sem as doenças.

Segundo a Folha Online, como seria esperado de uma doença auto-imune, na qual o sistema imune se volta contra tecidos sadios do próprio organismo, todos os genes encontrados participam do controle de crescimento e multiplicação de células do sistema imunológico. A ligação mais forte foi com um gene chamado ULBP. Ele codifica uma proteína que é um poderoso ativador de células NK (“Natural Killers”, “assassinas natas” na tradução do inglês). Quando ativadas, as células NK atacam vírus e outros patógenos.

O grupo espera que as descobertas abram novos caminhos para o tratamento da doença.


julho 12th, 2010  
Tags: Alopecia Areata, auto-imune, Cabelos, Calvície, Células, células NK, Doença, Estudo, Folículos Capilares, genomas, imune, Proteína, queda capilar, Tratamento, ULBP



As principais causas da queda de cabelo

Alimentos, Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Implante Capilar, Nutrientes, Transplante Capilar 0 Comment »

A sociedade tem dado muito valor social e cultural aos cabelos e seus penteados. Se os cabelos forem ficando escassos ou ralos, tanto homens quanto mulheres se tornam preocupados. Sem entenderem o porquê da queda dos cabelos acabam recorrendo às chamadas “poções mágicas“, vitaminas, massagens no couro cabeludo e até tratamentos elétricos com o objetivo de estimular o crescimento dos cabelos. Queda de cabelo é um fato comum e uma alta porcentagem apresenta esta queixa. Para se ter uma idéia, um estudo mostrou que em cada três homens, aproximadamente dois desenvolvem alguma forma de calvície ao longo de suas vidas.

Crescimento normal dos cabelos
Aproximadamente 90% dos cabelos do couro cabeludo encontram-se em fase de crescimento, sendo que esta tem duração de cerca de dois a seis anos. O restante, 10%, encontra-se em fase de repouso, cuja duração aproximada é de dois a três meses. O cabelo cai ao atingir o fim desta fase.
É normal que caiam de 50 a 100 fios por dia. Sempre que um fio cai ele é substituído por outro no mesmo folículo dando início a um novo ciclo de crescimento. Os cabelos crescem, aproximadamente, 1cm por mês. À medida que o indivíduo envelhece, o crescimento dos cabelos tende a ser mais lento.
Cabelos naturalmente louros geralmente apresentam-se em maior número (140.000 fios) do que aqueles de cor escura (105.000 fios) e ruivos (90.000 fios).
O cabelo é formado, em sua maior parte, por uma proteína que também é encontrada nas unhas. Todos deveriam ingerir uma quantidade adequada de proteínas para manter normal a produção dos cabelos. As proteínas são encontradas em carnes vermelhas, frango, peixe, ovo, alguns queijos, grãos, castanhas, tofu e feijão.

O que causa a perda excessiva de cabelos?
A queda excessiva de cabelo pode ter muitas causas diferentes. A pessoa que perceber que seus cabelos estão caindo em grande quantidade depois de penteá-los ou lavá-los, ou que estes estão se tornando mais finos ou escassos deveria consultar seu dermatologista. É importante descobrir a causa e se o problema responderá ao tratamento médico ou não.
Dermatologistas, médicos especializados no tratamento de alterações no cabelo e na pele, irão avaliar o problema do paciente buscando informação sobre sua dieta, uso de medicamentos, inclusive vitaminas tomadas nos últimos 6 meses, história familiar, alguma doença recente e cuidados habituais com os cabelos. No caso de mulheres que apresentem esta queixa, o médico deve perguntar sobre ciclo menstrual, gravidez e menopausa.
Após o exame do couro cabeludo pode-se checar o fio de cabelo ao microscópio. Testes laboratoriais podem ser indicados incluindo biópsia do couro cabeludo.
Dentre as principais causas podemos citar:

Pós-parto
Quando a mulher está grávida ela perde menos cabelos do que perderia normalmente caso não estivesse neste período. No entanto, após o parto, muitos fios entram na fase de repouso do ciclo. Em aproximadamente 2 a 3 meses após o parto, algumas mulheres irão notar uma quantidade aumentada de fios em pentes e escovas. Este fato pode perdurar de 1 a 6 meses, mas se resolve completamente na maioria dos casos.

Febre alta, infecção grave e resfriado forte
Em um período que varia de 4 semanas a 3 meses após o desenvolvimento destes quadros pode haver queda de cabelo que, no entanto, se corrige espontaneamente.

Doenças da tireóide
Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem ser causas de queda de cabelo. Estas alterações da tireóide podem ser diagnosticadas através de exames laboratoriais. O tratamento correto das doenças da tireóide pode corrigir a perda capilar.

Dieta inadequada em proteína
Algumas pessoas que fazem dietas pobres em proteínas ou têm hábitos alimentares anormais podem desenvolver desnutrição protéica. O corpo irá economizar suas proteínas fazendo com que os fios que se encontrem na fase de multiplicação passem para a fase de repouso. Passados 2 ou 3 meses pode haver uma queda maciça dos cabelos. Devido ao enfraquecimento dos pelos arrancá-los juntamente com suas raízes torna-se mais fácil. Essa condição pode ser prevenida e revertida com quantidades adequadas de proteínas na dieta.

Medicamentos
Algumas drogas prescritas podem causar queda de cabelos temporariamente em um pequeno grupo de pessoas. Exemplos dessas drogas incluem alguns medicamentos usados no tratamento de gota, artrite, depressão, problemas cardíacos, hipertensão arterial e anemia. O excesso de vitamina A também pode levar à queda de cabelo.

Tratamentos de câncer
Alguns tipos de tratamentos para câncer farão com que as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos parem de se dividir. Os cabelos começam, então, a ficar finos e quebradiços. Isto ocorre cerca de 1 a 3 semanas após o início do tratamento. Pacientes podem chegar a perder mais de 90% dos seus cabelos. Após terminado o tratamento, o crescimento capilar se reinicia. Alguns pacientes optam pelo uso de perucas antes do término do tratamento.

Pílulas anticoncepcionais
Mulheres que apresentam queda de cabelos enquanto estão em uso de pílulas anticoncepcionais, geralmente já apresentam uma tendência prévia a terem menor quantidade de cabelos. Se esta queda realmente ocorrer, a usuária deverá consultar seu ginecologista na tentativa de substituir o anticoncepcional usado. Quando a mulher interrompe o uso do anticoncepcional ela poderá perceber que a queda do cabelo inicia-se 2 a 3 meses após esta interrupção podendo permanecer até 6 meses. O fato ocorre à semelhança das mulheres no pós-parto.

Baixo nível de ferro no sangue
A deficiência de ferro também pode levar à queda de cabelo. Algumas pessoas não ingerem ou não absorvem bem o ferro. Mulheres que têm período menstrual de volume ou duração prolongada, também podem desenvolver esta deficiência. A detecção da redução do ferro no sangue é feita através de exames laboratoriais e pode ser corrigida pelo uso de comprimidos ou medicações que contenham ferro.

Grandes cirurgias e doenças crônicas
Qualquer pessoa que se submeta a uma cirurgia de grande porte (estresse para o organismo) pode perceber queda dos cabelos 1 a 3 meses após o procedimento cirúrgico. Esta condição se reverte espontaneamente em poucos meses, o que não ocorre nos casos de doenças crônicas.

Alopécia Areata
É o tipo de queda de cabelo que leva a uma área pequena e arredondada totalmente sem cabelos (“pelada”) e do tamanho de uma moeda ou maior. Raramente, ocorre a perda completa dos cabelos do couro cabeludo e do corpo. Esta alteração pode acometer crianças e adultos de qualquer idade.
A causa da alopécia areata ainda é desconhecida. As pessoas apresentam excelente saúde física fora este sinal. Em alguns casos os cabelos podem voltar a crescer espontaneamente. Dermatologistas podem tratar muitas pessoas com esta condição através de medicações tópicas ou, em alguns casos, sistêmicas.

Calvície hereditária
É a causa mais comum, sendo que esta tendência pode ser herdada tanto do lado materno quanto do lado paterno da família. Mulheres com este “traço” desenvolvem cabelos ralos, não se tornando completamente carecas.
Essa condição é chamada de alopécia androgenética e pode começar na adolescência, aos 20 ou 30 anos. Não há cura, porém tratamentos medicamentosos têm se tornado disponíveis recentemente. Um dos tratamentos envolve a aplicação de uma loção, minoxidil, 2 vezes ao dia no couro cabeludo. Alguns penteados podem esconder a região com menos cabelos. E o transplante de cabelos pode redistribuir os fios que permaneceram.

Infecção por fungos
Inicialmente formam-se pequenas áreas de descamação que podem se estender e resultar em áreas de fios quebradiços, eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e infiltração. Essa infecção é contagiosa e mais comum em crianças. Tratamento com medicação oral leva à cura.

Cosméticos e cuidados inapropriados
Muitos homens e mulheres usam tratamentos químicos em seus cabelos, incluindo tinturas, água oxigenada, descolorantes, alisantes, permanentes e outros. Esses, raramente, danificam os cabelos se forem usados corretamente. No entanto, se usados com muita freqüência ou deixados por tempo prolongado, os cabelos podem tornar-se fracos e quebradiços. Também o uso de mais de um tipo de produto simultaneamente ou descolorantes em cabelos já previamente descoloridos pode danificar os cabelos. Se por estes motivos os cabelos se tornarem frágeis, o melhor é interromper o uso até o crescimento de novos fios.
Lavar, pentear e escovar muito freqüentemente pode danificar os fios tornando-os quebradiços. Condicionadores e creme rinse podem ser usados após o xampu para facilitar o penteado. Quando o cabelo está molhado, é mais frágil, devendo-se evitar pentes, escovas e fricção intensa com toalhas. Não siga a antiga instrução de “dar 100 escovadas por dia”. Use sempre pentes e escovas macias. Evite os penteados que tracionem intensamente os cabelos, como “rabo de cavalo” e tranças. Estes, quando usados, devem ser alternados com os cabelos soltos, pois presos constantemente podem levar a quedas.

Transplante de cabelos
Homens e mulheres que apresentam calvície podem considerar o transplante de cabelo como uma alternativa. Qualquer pessoa que tenha apresentado queda irreversível de cabelo pode ser um candidato ao transplante. As pessoas que serão beneficiadas por esse tratamento incluem:
– Homens com formas hereditárias de calvície
– Algumas mulheres com áreas de fios reduzidos
– Pessoas que tenham perdido alguns, não todos, os cabelos devido a queimaduras ou outros acidentes em couro cabeludo, sobrancelhas ou até cílios
O procedimento de transplante envolve a mudança de cabelos de uma área doadora (que contenha fios normais) para a receptora (careca ou com poucos cabelos). Pelo fato de ser um procedimento cirúrgico e, por isso, requerer tempo e dinheiro, este não é um tratamento usado rotineiramente.
A escolha do procedimento a ser realizado dependerá do tipo de queda de cabelo e o dermatologista poderá indicar qual é o melhor método em cada caso.


janeiro 19th, 2010  
Tags: alguns queijos, Cabelos, Calvície, carnes vermelhas, castanhas, Couro Cabeludo, Crescimento, cultural, escassos, feijão, Fios, Folículo, frango, grãos, Homens, Massagens, Mulheres, ovo, peixe, penteados, poções mágicas, Proteína, Queda dos Cabelos, Ralos, tofu, valor social, vitaminas



Alimentação – Dieta do Cabelo – Oligoelementos

Alimentos, Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Nutrientes, Queda de Cabelo, vitaminas 0 Comment »

Cabelos-Nutrientes-DietaVeja quais nutrientes são indispensáveis para ter fios lindos e fortes.

Permanentes, relaxamentos, tinturas, alisamentos, é comum as mulheres procurarem tratamentos químicos para os cabelos em busca de estética. Fica lindo. Mas se não houver manutenção adequada, depois de algum tempo os fios tornam-se quebradiços e ressecados, o que enfraquece as raízes e aumenta a queda.

Processos químicos resultam em desmineralização dos fios de cabelo, o que significa a perda de oligoelementos essenciais como o silício, envolvido no processo de regeneração e vitalidade capilar. Oligo… o que? Calma, a gente explica.

Oligoelementos

Eles protegem a superfície do fio e são importantes para a aparência dos cabelos. Unidos aos aminoácidos (proteína), regeneram e hidratam, resultando em cabelos maleáveis, com brilho e volume controlados. Alguns oligoelementos minerais são vitais nesse processo:

– Cálcio: a deficiência em cálcio faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço. Sua ação é essencial para as proteínas do cabelo.

– Manganês: atua na cutícula do cabelo, na sua lubrificação e proteção ideal. Existem vários trabalhos que relacionam sua deficiência à existência da alopécia, isto é, queda de cabelo.

– Silício: um dos componentes mais importantes para o cabelo, participa da sua reconstituição e luta contra o envelhecimento. É primordial para a obtenção de brilho.

– Zinco: fundamental para a oxigenação, nutrição e reconstituição das células, e no tratamento de cabelos enfraquecidos. É reconhecido como essencial para o fortalecimento capilar.

A beleza e saúde capilar estão estritamente relacionadas à hidratação do fio. A perda da água provoca descamações, rupturas, perda de brilho e pontas quebradas. A proteína forma um filme protetor, mantém a água no fio e os aminoácidos levam a água para dentro do cabelo, sendo um importante reparador.

Alimentação saudável

Para ter e manter os cabelos saudáveis, hidrate-se e alimente-se bem, de forma variada, com o intuito de alcançar as recomendações diárias dos diversos nutrientes citados.

Fonte Expresso MT


novembro 9th, 2009  
Tags: Alimentação Saudável, Alisamentos, Cabelos, cabelos saudáveis, Cálcio, envelhecimento, Fios de Cabelo, fios lindos, fortalecimento capilar, fortes, Manganês, Mulheres, Nutrientes, Oligoelementos, Processos Químicos, Proteína, Quebradiços, Queda, Raízes, relaxamentos, ressecados, saúde capilar, Silício, Tinturas, Tratamentos quimicos, Zinco



Previous Entries
  • Posts recentes

    • Transplante de cabelo: quais cuidados devo tomar?
    • Batman careca? – Maldição do Batman? Ben Affleck e Robert Pattinson estão ficando carecas; veja
    • Quais são as causas que o seu cabelo para de crescer, fica fraco e acontece a queda dos fios
    • Dicas do Instituto Crisóstomo: Cuidados que você deve ter ao chegar em casa para se proteger da COVID-19
    • Em tempo de COVID-19 o Instituto Crisóstomo indica como lavar as mãos corretamente
  • Categorias

    • Alimentos
    • Alopecia
    • Alopecia universal
    • Anamnese
    • Apresentador de TV
    • Ator
    • Atriz
    • Brasil
    • Brasília
    • Cabelo
    • Cabelos Brancos
    • Cabelos Ressecados
    • Calvície
    • Calvície Esporádica
    • Calvície Feminina
    • Calvície Infantil
    • Cantor
    • Cantora
    • Caspa
    • Ceará
    • Celebridades
    • Cirurgias
    • Cútis Seca
    • Dermatite
    • Dúvidas
    • Empresário
    • Entrevista
    • Estresse
    • Estudos
    • Finasterida
    • Fortaleza
    • Fue – Folicular Unit Extraction
    • GIGASESSÃO
    • Hiperidrose
    • Implante Capilar
    • Implante de barba
    • Implante de Cabelo
    • Jogador de Basquete
    • Jogador de Futebol
    • Jogador de Futebol Americano
    • Minoxidil
    • Modelo
    • Mundo
    • Nutrientes
    • Oleosidade
    • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
    • Político
    • Pontas duplas
    • Presidente
    • Príncipe
    • Problemas Capilares
    • Queda de Cabelo
    • Queda dos Cabelos
    • Remédio
    • Repórter
    • Seborréia
    • Sobrancelha
    • Sobrancelhas
    • Técnicas
    • Tenista
    • Tiradentes
    • Transplante Capilar
    • Transplante de Cabelo
    • Tratamento
    • Tricotilomania
    • Tricotilomania
    • Uncategorized
    • vitaminas
  • Tags

    Alopecia Alopecia Androgenética Alopecia Areata Ator Cabelo Cabelos Cabeça Calvície Calvície Feminina Calvície Masculina Careca Carecas Causas Cirurgia Couro Cabeludo DHT Doença Dr. Márcio Crisóstomo Estresse Ferro Finasterida Fios Fios de Cabelo Folículos Capilares Folículos Pilosos foto Genética Homens Imagem Implante Capilar Implante de Cabelo Medicamentos Minoxidil Mulheres Perda de Cabelo Problema Queda Queda de Cabelo Queda de Cabelos Queda dos Cabelos Saúde Testosterona Transplante Capilar Tratamento Tratamentos
Categorias
  • Alimentos
  • Alopecia
  • Alopecia universal
  • Anamnese
  • Apresentador de TV
  • Ator
  • Atriz
  • Brasil
  • Brasília
  • Cabelo
  • Cabelos Brancos
  • Cabelos Ressecados
  • Calvície
  • Calvície Esporádica
  • Calvície Feminina
  • Calvície Infantil
  • Cantor
  • Cantora
  • Caspa
  • Ceará
  • Celebridades
  • Cirurgias
  • Cútis Seca
  • Dermatite
  • Dúvidas
  • Empresário
  • Entrevista
  • Estresse
  • Estudos
  • Finasterida
  • Fortaleza
  • Fue – Folicular Unit Extraction
  • GIGASESSÃO
  • Hiperidrose
  • Implante Capilar
  • Implante de barba
  • Implante de Cabelo
  • Jogador de Basquete
  • Jogador de Futebol
  • Jogador de Futebol Americano
  • Minoxidil
  • Modelo
  • Mundo
  • Nutrientes
  • Oleosidade
  • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
  • Político
  • Pontas duplas
  • Presidente
  • Príncipe
  • Problemas Capilares
  • Queda de Cabelo
  • Queda dos Cabelos
  • Remédio
  • Repórter
  • Seborréia
  • Sobrancelha
  • Sobrancelhas
  • Técnicas
  • Tenista
  • Tiradentes
  • Transplante Capilar
  • Transplante de Cabelo
  • Tratamento
  • Tricotilomania
  • Tricotilomania
  • Uncategorized
  • vitaminas
Dr. Márcio Crisóstomo
Médico formado há mais de 15 anos, com residência de cirurgia geral no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e Pós-graduação em Cirurgia Plástica no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (Rio de Janeiro), um dos centros de formação mais prestigiados do mundo... Continue lendo
Copyright © 2021 CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar All Rights Reserved XHTML CSS THEME by I SOFTWARE REVIEWS