Conforme os homens deixam para trás a ideia de que não devem investir em produtos e técnicas na sua rotina de cuidados com os cabelos, surgem dúvidas sobre como tratá-los da melhor maneira. Interessados em saber mais sobre o assunto, muitos homens acabam enfrentando um grande problema que são as informações falsas das sobre o que devem fazer. Há uma série de mitos que giram em torno dessa questão e que muitas pessoas acreditam. Pensando nisso, listamos seis mitos e verdades sobre os cuidados com os cabelos. Confira!
1. A ALIMENTAÇÃO TEM IMPACTO DIRETO NA APARÊNCIA E SAÚDE DO SEU CABELO
Verdade. A sua alimentação tem um papel muito importante para a saúde e consequentemente a afeta os seus fios capilares. Adotar uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes consegue garantir um cabelo hidratado, bom crescimento e melhor textura. Assim como dietas restritivas demais e o consumo de itens gordurosos, açucarados e processados tendem a torná-los mais frágeis.
2. PRECISA TROCAR A MARCA DO SHAMPOO E CONDICIONADOR USADO PERIODICAMENTE
Mito. Você já deve ter ouvido falar que é importante substituir de tempo em tempo os produtos utilizados para a higienização capilar, porque eles ficam menos eficazes conforme os fios se acostumam. Mas não existe nenhuma comprovação sobre isso. Um bom motivo para trocar o seu shampoo e/ou condicionador pode ser o clima ou a situação dos seus fios, ou seja, trocar o que você está acostumado por outro que atenda melhor às necessidades naquele momento.
3. ESFOLIAR O COURO CABELUDO AJUDA A MANTER A REGIÃO SAUDÁVEL E AJUDA NO CRESCIMENTO DOS FIOS
Verdade. A esfoliação é uma técnica fundamental na rotina de cuidados com o cabelo. Ela consegue a remover as células mortas e resíduos indesejados que ao acumularem podem entupir os poros e causar uma série de problemas, como caspa e excesso de oleosidade. Além disso, fazer uma higienização mais profunda deixa os folículos livres e facilita o nascimento de novos fios.
4. USAR BONÉ PODE PROVOCAR A CALVÍCIE DE UMA HORA PRA OUTRA
Mito. Muitos homens sentem medo de usar chapéus no seu dia a dia por acreditarem que o seu uso pode causar calvície imediata, mas não é bem assim. Apenas o uso desse acessório não é capaz de deixar nenhuma pessoa calva, porque isso é problema que tem como um dos principais fatores a disfunções da tireoide e a propensão genética. O uso deles pode causar apenas o atrito e resultar no acúmulo de umidade e sujeira, irritando a região e provocando a queda capilar, intensificando a situação.
5. A QUEDA DE CABELO NEM SEMPRE INDICA CALVÍCIE
Verdade. A perda de fios capilares costuma causar desespero na maioria dos homens por acreditarem que é sinal evidente da calvície. Em média perdemos cerca 50 a 100 fios por dia, apenas quando o número é superior a esse que de devemos nos preocupar. A melhor hora para analisar isso é na hora que pentear o cabelo para perceber se a queda é brusca ou normal. Na dúvida, sempre consulte uma dermatologista.
6. CORTAR O CABELO COM FREQUÊNCIA FAZ ELE CRESCER MAIS RÁPIDO
Mito. Homens que estão deixando o cabelo cresce tendem a ouvir muito falar que diminuir os intervalos entre cortes acelera o crescimento, mas não é verdade. O que acontece é que aos remover as pontas finas e duplas cria-se uma ilusão de um cabelo mais volumoso. Recomenda-se aparar frequentemente os fios para evitar o frizz e o aspecto de desleixo durante o processo.