CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar
Conceito pioneiro no Transplante do Estado do Ceará
Black Green Blue Red Gold
RSS
  • Home PageHome
  • Dr. Márcio
  • Centro de Implante e Transplante Capilar

Posts Tagged ‘Mitos’

Mitos e verdades sobre os cabelos!!!

Brasil, Cabelo 0 Comment »

A lavoura influência no crescimento dos cabelos?
Não. No passado, as pessoas acreditavam na existência de ciclos parecidos entre crescimento de plantas e os fios. Mas, na verdade, os cabelos têm uma fase de crescimento, que dura de 2 a 6 anos. Depois, ficam de duas a trÊs semanas sem crescer e de dois a seis meses em queda.

Lavar o cabelo com água quente acelera a queda?
Sim. A água quente aumenta a oleosidade e piora a seborreia, o que faz os fios caírem. A temperatura ideal da água a para lavar as madeixas deve girar em torno dos 22 graus.

Lavar cabelo todo dia acelera a queda?
Não. Fios caem com frequência, e quem lava os cabelos todos os dias percebe mais a queda.

Arrancar fio branco faz com que nasçam dois no lugar?
Não. O que pode acontecer é a pessoa adquirir uma doença chamada tricotilomania, caracterizada por uma vontade inconsciente de arrancar os fios.

Uso de apliques pode fazer o cabelo cair?
Sim, pois o fio fica mais fino e fraco.

Estresse faz cabelo cair?
Sim. O organismo tende a focar no combate ao descontrole emocional e deixa de suprir o cabelo com os nutrientes necessários para se manter saudável.

Uso de boné faz cabelo cair?
Não. Apenas em casos extremos de uso constante com o cabelo molhado podem aumentar a seborreia e, consequentemente, a queda.

Cortar as pontas do cabelo ajuda no crescimento?
Não. Os fios já são proteínas mortas. O corte traz apenas a ilusão de ótica que os cabelos estão mais cheios e saudáveis por tirar a parte mais agredida.

Dormir com o cabelo molhado pode ocasionar quedas?
Sim, pois aumenta a seborreia.

Escova de cabelo pode transmitir doenças?
Sim, principalmente por fungos.

Caspa se passa?
Não. A chamada dermatite seborreica é algo do próprio organismo. Quando mais oleoso o couro cabeludo, maior a tendência. É algo que não tem cura, mas tem tratamento.

Tesouras e lâminas podem transmitir hepatite?
Sim, pois se trata de objetos cortantes


junho 6th, 2018  
Tags: apliques, Cabelos, Caspa, Estresse, Mitos, Queda, Verdades



Mitos sobre a calvície – Muito do que se diz sobre os carecas não passa de mito

Alimentos, Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Dúvidas, Estresse, Mundo, Problemas Capilares 0 Comment »

Muito do que se diz sobre os carecas não passa de mito.

São muitas as explicações encontradas para o facto de os homens se tornarem, a dada altura da vida, carecas. Muitas dessas explicações não passam, afinal, de mitos. Desvendamos-lhe cinco, com a ajuda da Men’s Health.

A culpa é do teu avô

É comum pensar-se que se o pai da mãe de um homem é careca, esse homem não escapará ao destino e sê-lo-á também careca um dia. Acontece que isso não é verdade. Quem o diz é Joshua Zeichner, especialista em cosmética e dermatologia de um hospital de Nova Iorque. E a razão é simples: O cabelo é algo poligenético, ou seja, são os genes de mais de uma pessoa da família a influenciar o que vai acontecer.

Homens carecas têm mais testosterona

É comum dizer-se que os homens carecas são ‘vítimas’ dos níveis elevados de testosterona. Na realidade, estudos têm mostrado que os homens que ficam carecas e os que não ficam têm o mesmo nível dessa hormona. A questão prende-se mais com o quão sensíveis são os folículos capilares à influencia das hormonas. E o que é que determina essa sensibilidade? Genética.

Apanhar muito sol pode estar a ‘queimar’ o cabelo

Apesar de as radiações serem nocivas à pele, como se sabe, elas não são exatamente culpadas da calvície. O que acontece é que depois de uma temporada na praia, com o cabelo exposto ao sol e ao mar, o cabelo enfraquece e fica mais quebradiço. Isto acontece mais às raparigas mas não é razão para não usar um chapéu e um protetor solar para cabelos.

Usar boné muito tempo ‘sufoca’ o cabelo

E por falar em usar chapéu. Os carecas tendem a usar mais vezes bonés e chapéus para esconderem a careca. Ou seja, serem carecas não é uma consequência do uso do boné, mas sim uma resposta a essa condição. A não ser que se use um chapéu muito apertado, permanentemente, não há qualquer motivo de preocupação, refere Zeichner.

O stress faz o cabelo cair

A última coisa com a qual se deve preocupar é… em preocupar-se. É verdade que certos episódios traumáticos – doenças ou passar por um período da vida realmente difícil, ou perda ou ganho de peso – podem levar a perda de cabelo. Mas de acordo com o mesmo especialista, estas são fases temporárias, ou seja, não levam a que alguém fique efetivamente careca.


abril 10th, 2017  
Tags: bonés, Calvície, Careca, chapéus, Genética, Homens, Mito, Mitos



Mitos desmistificados sobre os cabelos

Cabelo, Calvície Feminina, Dúvidas, Mundo, Nutrientes, Problemas Capilares 0 Comment »

mitos-sobre-os-cabelos
Existem uma série de preconceitos sobre o cabelo. Alguns correspondem à verdade, enquanto outros não passam de meras fantasia.

A revista Elle desmistificou alguns desses mitos:

1. Deve lavar o cabelo todos os dias

Se tem por hábito lavar o seu cabelo diariamente, é melhor parar imediatamente. “Ao lavar o cabelo diariamente, está a remover os seus óleos naturais e as suas proteínas, tornando-o mais seco”, explica o criador da marca de produtos de beleza Rahua, Fabian Lliguin.

O ideal é lavá-lo duas vezes por semana.

2. O stress deixa o seu cabelo mais grisalho

Uma frase que quase se tornou ditado popular, mas pode ter algum fundamento. A Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque publicou um estudo que prova que as hormonas de stress podem contribuir para o aparecimento do cabelo grisalho graças ao complicado sistema das células estaminais. O único senão é que o estudo foi feito em ratos e pode haver outros factores a contribuír como a genética ou doenças.

3. Se retirar um fio de cabelo branco, crescem outros dois

Outro clássico relacionado com cabelos… mas que não é verdade. “Cada folículo capilar só consegue produzir um fio de cabelo, independentemente da sua cor”, refere Lliguin. Mas puxar um fio de cabelo não é uma boa ideia: ao arrancar cabelos sempre no mesmo sítio pode causar peladas.

4. Prender o cabelo muitas vezes pode provocar queda de cabelo

Quem é que não gosta de usar rabo-de-cavalo ou fazer uma trança? Pode continuar a fazê-lo desde que não seja regularmente. A Academia Americana de Dermatologia aconselhou a não usar de uma forma contínua tranças, rabos-de-cavalo e extensões, uma vez que podem causar tensão capilar e, consequentemente, ‘fracturar’ o cabelo.

5. Pode ficar doente se sair à rua, quando está frio, com o cabelo molhado

Da próxima vez que estiver doente e se martirizar por não ter secado o cabelo antes de sair de casa, lembre-se disto: “as gripes são causadas por bactérias e vírus. Não vai ficar doente por estar na rua, ao frio, com o cabelo molhado”, garante o médico James Choi.

6. Não pode pintar o cabelo quando está grávida

Pode ficar descansada, não vai ter de deixar de fazer madeixas ou de pintar o cabelo quando estiver grávida. A médica e especialista Cynthia Gyamfi-Bannerman garante que é seguro pintar o cabelo mas têm de ser tintas recentes, uma vez que as mais antigas contêm formaldeído. Ainda que este produto químico seja pouco comum nas tintas, é melhor evitá-lo.

Se pintar o cabelo em casa, a especialista aconselha a fazê-lo com luvas, numa área ventilada.


novembro 25th, 2014  
Tags: Cabelos, Mitos



Mitos sobre cuidados com os cabelos

Brasil, Cabelo, Caspa, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Seborréia, Tratamento 0 Comment »

Os cabelos “acostumam” com o xampu: MITO

“Quem acostuma com o xampu é você, não os seus cabelos. Se enjoar do perfume ou da textura de um produto, mude, mas não acredite que o xampu perde o efeito se você não variar”.

A lavagem a seco é eficiente para a limpeza dos fios: MITO

“A função desses produtos é cosmética. O xampu a seco promove apenas um efeito de ‘visual limpo’, mas não lava. Talcos e sprays também podem ser úteis para cabelos oleosos em situações de emergência, mas não devem ser encarados como xampus de uso cotidiano”.

Lavagens frequentes aumentam o ressecamento: MITO

“Lavar os cabelos todos os dias não resseca nem enfraquece os fios. O problema não é a lavagem em si, mas sim o uso exagerado do secador: você pode lavar os seus cabelos até mais de uma vez por dia, se for necessário, mas não deve secá-los com secador ou chapa sempre”.

Se os cabelos estão caindo muito, é melhor lavar menos: MITO

“Não existe nenhuma ligação entre a lavagem e a queda dos cabelos. Pelo contrário, o excesso de oleosidade favorece a perda de fios”.

Dormir com os cabelos molhados prejudica o couro cabeludo: MITO

“Você pode lavar os cabelos e dormir sem secá-los, desde que eles não estejam abafados por uma touca ou toalha – isso pode favorecer o aparecimento de fungos e micoses, e é ainda mais contraindicado para quem tem tendência à formação de caspa. Se você for dormir logo depois do banho, tome apenas um cuidado essencial: enxugue os fios com uma toalha bem seca para tirar o máximo de umidade”.

Cortar os cabelos em certas fases da lua faz toda a diferença: MITO

“Os cabelos não vão crescer mais rapidamente ou ganhar volume se o corte acontecer na semana em que a lua está cheia, e também não vão minguar só porque a lua está assim no céu. Independentemente das fases da lua e das estações do ano, os fios sempre crescem, em média, um centímetro por mês, e o ideal é que você corte, ou pelo menos apare as pontas, a cada dois ou três meses”.

Arrancar os fios brancos estimula o aparecimento de mais fios brancos: MITO

“Tire um, ganhe sete, diz a lenda. E é lenda mesmo! Da raiz de um fio nasce apenas um novo fio. Mas saiba que o novo cabelo também será branco, pois a raiz do fio arrancado vai continuar produzindo fios sem pigmento”.


novembro 28th, 2011  
Tags: Cuidados com os cabelos, Fios Brancos, Lavar, Mitos, oleosidade, Ressecamento, Xampu



Mitos e verdades sobre a calvície

Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Queda de Cabelo, Remédio, Tratamento 0 Comment »

Estresse provoca queda de cabelos.
Verdade. O estresse, seja físico ou emocional, provoca alterações hormonais que podem levar à queda dos fios.

Lavar os cabelos diariamente aumenta a queda.
Mito. A detergência do xampu pode ressecar os fios, mas jamais levar à queda.

O que leva à perda de cabelo é o excesso de testosterona; logo os carecas são mais potentes.
Mito. Infelizmente, para os calvos, a perda de cabelo não é provocada por um aumento na produção de hormônios masculinos, mas sim pela quantidade maior da enzima 5-alfa-redutase, que é determinada geneticamente e não tem nada a ver com virilidade.

Usar gel causa queda de cabelo.
Mito. Usar gel não favorece a queda dos fios, mas é bom evitar dormir com gel nos cabelos, pois ficam endurecidos e podem quebrar com mais facilidade.

Os cabelos caem mais no inverno.
Verdade. Nos meses frios, sensores de luz localizados na pele recebem menos luminosidade. Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. O resultado: além de os fios caírem mais rápido, eles também nascem mais devagar. É também nessa época de mudanças climáticas que aumenta a incidência de dermatite seborréica – a caspa.

O secador e uso da “chapinha” aumentam a queda.
Mito. A queda de cabelo está relacionada a problemas no couro cabeludo. O que pode acontecer é a quebra do fio devido à alta temperatura dos aparelhos.

Alguns esportes danificam os cabelos e levam à queda.
Mito. Atletas que tiverem tendência à calvície ficarão calvos independentemente do esporte ou atividade física.

A caspa favorece a queda.
Mito. Ela pode ser um coadjuvante da queda, mas não a desencadeadora. A confusão se dá porque cerca de 70% dos calvos têm dermatite seborréica (oleosidade e descamação do couro cabeludo).

Os cabelos crescem mais rápido no verão.
Verdade. O sol estimula a atividade de alguns hormônios, como a prolactina e a melatonina, que induzem o bulbo capilar a “trabalhar” mais, acelerando o crescimento dos fios.

Cortar os cabelos interfere na queda dos fios.
Mito. Cortar o fio do cabelo não interfere em nada com o seu crescimento e nem provoca a sua alteração. As causas de queda de cabelo de origem hormonal ou hereditária abrangem apenas a parte das raízes, onde o cabeleireiro não exerce influência.

Usar boné faz cair os cabelos.
Mito. O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode interferir em algumas pessoas que exageram no uso do boné. Pois pode agravar doenças como a dermatite seborréica, que pode ser um coadjuvante da queda.

Perco mais cabelos se penteá-los ou escová-los.
Mito. Caem apenas os cabelos que já completaram o seu ciclo de vida. Sendo assim, não faz diferença se isso ocorre durante a escovação ou mais tarde, espontaneamente.

Condicionador pode causar a queda dos cabelos.
Mito. O condicionador não causa a queda de cabelos, o que ocorre é que os fios que já estão na fase de queda cairão com mais facilidade. Mas o ideal é que o condicionador seja utilizado apenas nos fios e não diretamente no couro cabeludo, pois pode agravar a dermatite seborréica e favorecer a queda.

Técnicas de alisamento e tingimento podem causar queda dos fios.
Mito. A tintura e alisamento agem nos fios e não na raiz dos cabelos, e quando usadas corretamente e com intervalos de 30 dias, não influenciam na queda. O que pode ocorrer é o enfraquecimento da haste dos cabelos, resultando fios mais fracos, ressecados, com pontas duplas e com tendência a quebra.

Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido.
Mito. O uso de hormônios femininos não faz os cabelos crescerem mais rápido, muito menos desta maneira, pois a absorção dos hormônios, se ocorrer, será mínima.

Os cabelos caem mais após o parto.
Verdade. Cerca de quatro meses após o parto (ou outro tipo de estresse físico ou emocional), muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda, levando à perda de mais fios por dia do que o normal. Chama-se eflúvio
telógeno e estes pêlos voltarão a crescer normalmente após algum tempo.

Cortar os cabelos os faz ganhar força.
Mito. O fato de cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento.

Cortar os cabelos durante a lua crescente os faz crescer mais rápido.
Mito. O fato de cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento.

Calvície tem tratamento.
Verdade. Quanto mais cedo começar o tratamento contra calvície, melhor. Somente o dermatologista poderá prescrever o tratamento mais adequado.

Fonte Terra


julho 15th, 2010  
Tags: Calvície, Calvos, Carecas, Caspa, Dermatite Seborréica, Estresse, Hormônios Masculinos, Mitos, Queda de Cabelos, Queda dos fios, raiz, ressecar, Seborréica, Testosterona, Verdades



Dúvidas de como cuidar dos cabelos – Verdades e mitos sobre a queda capilar

Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Nutrientes, Queda de Cabelo 2 Comments »

Quem não tem uma dúvida, por menor que seja, sobre a melhor maneira de cuidar das madeixas?? Nós sabemos que os cabelos chamam muito a atenção, podemos dizer que moldam o nosso rosto, e um cabelo mal tratado acaba com qualquer visual… Hoje vou trazer para vocês alguns mitos e verdades sobre os cabelos. Mas será que mandamos bem em tudo??

Vamos saber a seguir:

Usar bonés e prender o cabelo pode agravar a queda: EM PARTE. Se você usar o boné com os cabelos úmidos, ele tende a agravar a queda devido a proliferação de fungos. Mas, se você usá-los da maneira correta e com cautela, não vai causar dano. Lembre que o boné e o elástico não devem ser muito apertados para não quebrar o fio.

Dormir com o cabelo molhado facilita a queda: VERDADE. A umidade dos fios facilita a proliferação de fungos e, consequentemente, a queda de cabelos.

O cabelo cresce mais durante a gravidez: VERDADE. Graças aos hormônios em ebulição, o cabelo tende a crescer mais rápido durante a gravidez.

O estresse estimula a queda capilar: VERDADE. Eu que o diga, tive uma queda grande de cabelo devido ao estresse, pois os cabelos também sofrem com esse estado, da mesma maneira que o resto do corpo. cada pessoa manifesta os efeitos do estresse de uma maneira, mas fique tranquila, geralmente a queda de cabelo causada por estresse não é definitiva e o cabelo volta a crescer (o meu voltou direitinho!!!)

Cortar o cabelo na lua cheia acelera o crescimento: MITO. As fases da lua não estimulam o crescimento capilar. Na verdade, o cabelo é uma pilha de queratina. Tudo o que acontece com ele está na parte interior do couro cabeludo, a três ou quatro milímetros de profundidade. Nossos cabelos nada mais são do que células mortas impregnadas de queratina. Portando, não há uma conexão entre o crescimento dos cabelos com as fases da lua.

A caspa favorece a queda: VERDADE. A caspa se caracteriza por uma oleosidade excessiva no couro cabeludo, seguida por inflamação e depois descamação. A inflamação produz uma vermelhidão e atinge as camadas superficiais do couro cabeludo. Já a descamação pode variar de finas escamas à intensa. Esse processo inflamatório, mesmo sendo superficial, pode acabar atingindo as células tronco do cabelo, podendo acelerar a perda capilar quando não tratado adequadamente.

Se um fio branco for arrancando, outro nascerá com a cor natural: MITO. O cabelo fica branco quando as células próximas das raízes não conseguem fabricar o pigmento melanina, que dá cor aos fios. Em geral, a presença de cabelos brancos é uma condição geneticamente determinada.

A água do mar é boa para os cabelos oleosos: VERDADE. Sendo na medida certa, tanto a água do mar como o sol ajudam a diminuir a oleosidade, mas não interferem na queda.

Cortar regularmente evita a queda: MITO. O cabelo curto modifica o visual, mas não influi na queda. Os fios são um pouco mais grossos na base, perto da raiz, do que na ponta, o que pode deixar o cabelo mais volumoso, temporariamente, depois do corte.

Lavar os cabelos todo dia aumenta a queda: MITO. Na verdade, a lavagem apenas ajuda a soltar os fios que já estão em fase de queda e que vão cair de qualquer forma. Vale lembrar que existem fases em que o cabelo cai mais e em outras menos – elas integram o processo natural de renovação capilar.

A caspa favorece a queda: VERDADE. A caspa se caracteriza por uma oleosidade excessiva no couro cabeludo, seguida por inflamação e depois descamação. A inflamação produz uma vermelhidão e atinge as camadas superficiais do couro cabeludo. Já a descamação pode variar de finas escamas à intensa. Esse processo inflamatório, mesmo sendo superficial, pode acabar atingindo as células tronco do cabelo, podendo acelerar a perda capilar quando não tratado adequadamente.

Alguns esportes danificam os cabelos: MITO. Atividades esportivas só trazem benefícios. Atletas com tendência à calvície ficarão calvos, independentemente do esporte ou atividade física. Os esportes aquáticos tendem a ressecar os cabelos, mas é só caprichar na hidrataão dos fios para mantê-los saudáveis e brilhantes.


maio 24th, 2010  
Tags: bonés, Cabelos, Calvície, Caspa, Couro Cabeludo, crescimento capilar., Cuidar, Descamação, Dúvidas, Estresse, fio branco, Hormônios, Madeixas, Mitos, oleosidade, Perda Capilar, proliferação de fungos, queda capilar, Queratina, raiz, renovação capilar, Verdades



Acabe com os mitos de beleza sobre cuidados com o cabelo

Brasil, Cabelo, Calvície Feminina, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Técnicas 0 Comment »

Dermatologista fala sobre crendices populares que podem interferir nos cuidados diários e manutenção dos fios.

Considerados a moldura do rosto, os fios capilares fazem a diferença na estética e por isso recebem atenção especial durante os rituais de beleza. Entretanto, junto com o hábito de se cuidar, seguem as crenças passadas de geração a geração. Lavar os cabelos todos os dias apodrece a raiz? “Caspa” (seborréia) passa de uma pessoa para outra através da escova? O uso de boné ou chapéu faz cair cabelos? Pintar os cabelos faz aumentar a queda?

A dermatologista e cirurgiã Maria Angélica Muricy Sanseverino esclarece: “lavar os cabelos todos os dias não apodrece a raiz. “A água não tem a capacidade de penetrar na raiz dos fios, que está localizada a 0,5 cm de profundidade”. Segundo Maria Angélica, na verdade é aconselhável para as pessoas que tem tendência à oleosidade, lavar os cabelos todos os dias para retirar o sebo que prejudica a oxigenação dos poros.

A  caspa (seborréia) não passa de uma pessoa para a outra. “Ela não é transmissível”, diz. “A seborréia ocorre nas pessoas que tem predisposição genética para desenvolverem a mesma. É um excesso de oleosidade do couro cabeludo por produção aumentada de sebo pelas glândulas sebáceas”.

Entre os fatos e boatos o uso de boné ou chapéu ganha destaque. Há os que acreditam que pode causar calvície. Todavia, a pessoa que não tem predisposição genética para queda, não ficará calva pelo uso de boné.  “O uso frequente pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo e causar falta de oxigenação adequada dos folículos capilares”.

Também existe uma preocupação no que tange o uso de tinturas.“A tinta age nos fios e não na raiz. Pintar os cabelos não faz aumentar a queda. O que pode ocorrer é o enfraquecimento da haste dos fios, resultando em cabelos mais fracos, ressecados, com pontas duplas e com tendência a quebra”. Essa técnica pode ter em um efeito contrario do esperado que era mostrar um cabelo sedoso.

Vale ressaltar apenas, que nem tudo o que diz a crendice popular é mito. Banhos muito quentes deixam, sim, os cabelos mais oleosos. E, o uso do condicionador após o xampu também é recomendado pelos especialistas. “Os fios dos cabelos têm cargas elétrica. Os xampus têm carga negativa, por isso abrem a cutícula permitindo a limpeza. Os condicionadores têm carga positiva, fechando a cutícula”.

Fonte Abril


abril 16th, 2010  
Tags: Beleza, Boné, Cabelo, Cabelos, Caspa, Cuidados, Estética, fios capilares, manutenção dos fios, Mitos, Queda, raiz, Seborréia



Saúde capilar – Mitos dos Cabelos

Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Nutrientes, Queda de Cabelo, Remédio, vitaminas 1 Comment »

Queda-cabelos-Tratamentos-cuidado-prevencaoHidratar o rosto e fazer uma limpeza de pele passam por capricho na rotina da maioria das mulheres. Mas pense nos seus hábitos dos últimos dois dias: secador, xampu e condicionador especiais, além de um leave-in, provavelmente, são tão comuns à rotina quanto escovar os dentes. Os cuidados com os fios são parte importante da agenda de beleza feminina e é raro encontrar quem não tenha uma receita infalível para melhorar a saúde e a aparência do cabelo. Difícil, mesmo, é confiar numa dica que realmente funcione.

Dormir com o cabelo molhado apodrece a raiz?

Não. A raiz não apodrece, mas dormir com os cabelos molhados traz riscos para saúde. Com a região úmida e quente do couro cabeludo, podem surgir fungos e micoses, principalmente nas pessoas com tendência à formação de caspa.

Cortar o cabelo na fase certa da lua faz com que ele cresça?

Não. O cabeleireiro afirma que a lua não interfere na beleza dos fios. Apesar do misticismo em volta da Lua, até hoje ninguém conseguiu provar a verdade dele. O ideal é cortar o cabelo a cada três meses, não importa a estação do ano ou a fase da Lua.

O cabelo se acostuma com o xampu depois de 6 meses de uso?

Não. Quem causa prejuízo para o cabelo não é o xampu, mas o modo com que você lava os fios. O xampu limpa e pronto. Mas algumas pessoas não retiram totalmente os produtos do cabelo nas lavagens, ficando com a impressão de que o xampu não funciona mais.

Lavar o cabelo todos os dias causa a queda?

Não. Não existe nenhuma ligação entre lavar os cabelos todos os dias e a queda dos fios, como explica o cabeleireiro da Condor. O certo, realmente, é lavar todos os dias, a não ser que você tenha algum problema, como ferimentos no couro cabeludo.

Arrancar os fios brancos colabora com o aparecimento de outros?

Não. Se você arrancar um fio branco, pode ficar tranqüila, não vão nascer mais sete. Os fios brancos aparecem sendo arrancados ou não, o fato de arrancar um cabelo branco só vai contribuir com a dor, pois a raiz desse fio irá imediatamente produzir outro fio com as mesmas características.

Água fria deixa os fios mais bonitos e saudáveis?

Sim. A água fria não abre as cutículas dos fios, deixando uma aparência mais bonita para o cabelo. A temperatura da água fria danifica menos os fios porque ela não consegue abrir as cutículas. Com isso, o brilho fica mais evidente além de ressecar menos e de não deixar os cabelos oleosos demais.

Condicionador na raiz deixa os cabelos mais oleosos e dá caspa?

Sim. O condicionador colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa. Existem cabelos que possuem raiz oleosa e o condicionador aumenta ainda a produção de sebo. Já a caspa pode aparecer em casos avançados, já que o condicionador apenas irá fazer o couro cabeludo ficar com excesso de umidade, tampando os poros capilares.

Esfregar as pontas com shampoo faz com que elas fiquem mais ressecadas?

Não. O cabelo deve ser lavado por inteiro. Se for feito com cuidado, podemos esfregar as pontas, sem riscos de prejudicar a beleza dos fios. A lavagem deve ser feita por partes, começando pela raiz, descendo até o comprimento e, por último, chegando às pontas, mas essa esfregação deve ser feita com a palma das mãos, sem colocar as unhas.

Colocar anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer mais rápido?

Não. Os hormônios desses remédios são sintetizados, ou seja, precisam entrar na corrente sanguínea para serem absorvidos. Postos no xampu, isso não chega a acontecer. O máximo é ter irritação no couro cabeludo.

O stress provoca queda de cabelo?

Sim. O estresse pode levar até mesmo à calvície, já que absorve a energia do corpo, como explica o cabeleireiro oficial da condor. O stress absorve as energias que estão estocadas para outras atividades, além de liberar radicais livres que matam nossas células. Como o cabelo necessita de uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais para permanecer em bom estado, ele sofre quando há uma queda desses nutrientes, começa a enfraquecer e a cair.

Fonte Folha OnLine


outubro 8th, 2009  
Tags: Cabelos, Cabelos Molhados, Cabelos Oleosos, Calvície, Capilar, Caspa, Células, Couro Cabeludo, Estresse, Fios, Hidratar, Hormônios, Lavar, Limpa, Mitos, Mulheres, Nutrientes, Poros Capilares, Queda, Queda dos fios, Radicais livres, Remédios, Saúde, Sebo, Stress, Xampu



Queda de cabelo – Mitos e verdades, tira aqui suas dúvidas!!!

Alopecia, Brasil, Cabelo, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Queda de Cabelo 0 Comment »

Stress causa a queda de cabelos?
A resposta é talvez. Para que o stress cause uma queda significativa de seus cabelos, você teria que estar sob condições emocionais extremas durante meses consecutivos. Preste atenção: nós estamos falando de condições emocionais extremas. E assim mesmo isto não é verdade para todos já que muitas pessoas passam por situações muito estressantes e não ficam carecas.

As pessoas tendem a justificar a queda dos cabelos primeiramente culpando o stress. Porém, mesmo que esta possa ser uma causa, se você é homem e tem entre 20 e 30 anos, as chances são de quase 100% que o stress não é a causa principal de sua queda.

Má circulação causa a queda de cabelos?
Isso é muito duvidoso. Massagear o couro cabeludo é um ato inútil. Não existe hoje em dia evidência científica suficiente para poder afirmar que a má circulação é uma causa da queda de cabelo. Lembre-se de que a má circulação pode ser uma causa quando associada a uma condição médica específica, porém em condições normais esta causa é duvidosa.

Sebo e Suor nos cabelos causam a sua queda?
Pode ser um fator contribuinte mas também não existem provas suficientes para considerá-los uma das causas principais. Sebo é o óleo natural presente no seu couro cabeludo, e alguns falam que sua produção excessiva pode matar os folículos capilares. Outros dizem que se você suar muito você irá ficar careca. Está Errado! Lavar a cabeça todos os dias é recomendado para reduzir o sebo/suor do couro cabeludo, e é claro que isto só poderá ajudar. Mas não considere o sebo ou suor como causa principal da queda.

Chapéu causa a queda dos cabelos?
Você pode usar chapéu todos os dias por vários anos consecutivos que você não irá perder mais cabelo por causa disso. Não escute aqueles que dizem que o uso do chapéu irá fazer você ficar careca.

Cabelo comprido (peso) / Rabo de cavalo (puxar) causa a queda dos cabelos?
O peso de seu cabelo não está enfraquecendo-o assim como a tração dos fios decorrente do rabo de cavalo não pode ser considerada uma causa principal da queda de cabelo.

Verdades:
* Banhos e secadores muito quentes ajudam na queda de cabelo
* Boné, aquece o cabelo causando o excesso de oleosidade, ajudando o cabelo a cair
* Lavar a cabeça com água fria ajuda a não cair o cabelo
* Fumar aumenta a queda de cabelo

Mitos:
* Lavar a cabeça diariamente enfraquece os fios
* Cortar regularmente o cabelo evita a queda
* Dormir com o cabelo molhado faz cair o cabelo
* Tomar sol no couro cabeludo faz cair o cabelo
* Raspar a cabeça faz engrossar os fios de cabelos


julho 23rd, 2009  
Tags: Água fria, Boné, Cabelos, Cabelos Molhado, Carecas, Couro Cabeludo, Dúvidas, Fios, Folículos Capilares, Fumar, Mitos, Queda de Cabelo, Raspar, Sebo, Secadores, Sol, Stress, Suor, Verdades



Conheça mitos e verdades sobre a queda de cabelo

Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Ceará, Cirurgias, Dúvidas, Entrevista, Fortaleza, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Queda de Cabelo, Remédio, Técnicas, Tratamento 0 Comment »

foto-mitos-verdade-calvicie-queda-de-cabeloApesar da evolução no tratamento da calvície, ainda hoje existem vários mitos sobre o assunto. Quando se ouve falar de uma solução cirúrgica, por exemplo, muitos ainda acreditam que os resultados não compensam. A opção da maioria é arranjar um jeito próprio de conviver com o problema, utilizando-se de inúmeros artifícios, sem nunca enfrentar o problema com o apoio de um especialista.

Essa é a razão pela qual muitas pessoas descuidam da higiene, porque acham que quanto mais lavam os cabelos, mais os cabelos caem. Puro mito. O dermatologista Valcinir Bedin, especialista em tricologia (estudo dos cabelos), diz que não existe relação entre as duas coisas, mas aconselha a não ir para a cama com os cabelos molhados, pois isso faz mal à saúde em geral.

Quanto aos xampus antiqueda, esclarece o especialista, “são apenas coadjuvantes do tratamento, pois é impossível reverter um quadro de queda só com esses produtos. Mas eles são bons para manter o couro cabeludo estável e limpo, especialmente quando se verifica a presença de dermatite seborréica ou caspa“.

Outro mito muito difundido é o de que a calvície, na verdade, é uma herança materna. Sim e não. Realmente, a alopécia tem causas genéticas. Entretanto, ela é o resultado de uma espécie de mix genético do tipo dominante e por isso pode ser herdada de ambos os pais, mesmo que eles não apresentem tendência à queda de cabelos. Às vezes, “na árvore genealógica da calvície, ela está ligada à pessoa por causa de um tio, um bisavô ou um tataravô”, esclarece o professor de dermatologia Jerry Shapiro, chefe da Clínica de Doenças do Cabelo e do Couro Cabeludo da Universidade de Nova York.

Mulheres não ficam carecas?

Para os que pensam que as mulheres estão livres do problema, Bedin dá uma péssima notícia: “Temos uma perspectiva de aumento de 10% ao ano no número de casos de diminuição de cabelos em mulheres“. “Não podemos chamar de calvície, uma vez que este termo só se aplica a diminuição (rarefação) capilar devido a problemas genéticos. Mas é uma perda de cabelos”.

Entre as causas, o estilo de vida moderno: o estresse provoca no corpo alterações que levam à perda de cabelos e, mesmo que indiretamente, mudanças hormonais consequentes a esse estado podem potencializar a queda. Isso acontece porque o estresse aumenta a produção de estradiol, um hormônio que impede o crescimento dos cabelos”, conclui.

Na opinião de Shapiro, porém, as situações estressantes que podem causar essa perda são “fatos drásticos como luto, divórcio ou falência“.

Efeito cabeça de boneca

Outra ideia comum no que se refere ao tratamento da calvície com transplantes é o chamado “aspecto de cabeça de boneca”. Bedin diz que para se obter um resultado estético adequado, deve-se esperar ao menos seis meses. “Apesar desse tempo de espera, quase não existe preconceito em relação à técnica, e a dúvida recorrente é fazer ou não fazer”.

“A solução cirúrgica é indicada nos casos em que outros tratamentos não foram satisfatórios, e é realizada com anestesia local sob sedação (o paciente dorme durante o procedimento)”, comenta o especialista. “Segue-se a retirada de uma porção do couro cabeludo na área da nuca; os fios são separados um a um e inseridos onde há escassez. O tempo de espera para o crescimento é de dois meses. A partir daí, os cabelos crescem um centímetro a cada mês”, conclui.

Veja o argumento dos especialistas em relação a outros mitos comuns:

Remédio para tratamento de calvície causa disfunção erétil
FALSO. Apesar de determinadas remédios apresentarem esse efeito na bula, o fato costuma ser muito raro. Os especialistas afirmam que quando o paciente é bem orientado, raramente sofre o sintoma.

Uma vez iniciada a queda, ela é permanente e irreversível
PARCIALMENTE VERDADEIRO. O cabelo pode voltar a crescer se a queda estiver relacionada ao estresse ou doenças (como câncer e lúpus). Nos casos mais comuns (para homens e mulheres), quanto mais cedo for o tratamento, melhores serão os resultados.

Homens calvos são menos viris
FALSO. A origem da crença se relaciona a Sansão, o personagem bíblico que teve sua virilidade questionada depois que Dalila lhe cortou os cabelos. Além disso, homens de sucesso, fortes e poderosos, continuam a ser representados por meio de modelos com belos cabelos. Entretanto, não existem evidências científicas que comprovem uma relação entre calvície e virilidade. O que existe é uma menor satisfação com a imagem corporal e a convicção de que aparentam ser mais velhos.

Homens calvos são mais potentes
FALSO. Queda de cabelo nos homens não tem relação com a produção de testosterona, mas com uma sensibilidade genética a uma espécie de testosterona modificada no organismo, a dihidrotestosterona (DHT).

O tipo de penteado pode pode causar queda
VERDADEIRO. Coques e rabos com o amarrado muito forte, especialmente nos casos de pessoas afro-descendentes, pode causar uma espécie de queda de cabelo denominada alopécia de tração.

A queda acontece de forma aleatória no couro cabeludo
FALSO. Normalmente ocorre no topo da cabeça e, em geral, começa na região da coroa ou frontal (pode ser nas duas ao mesmo tempo). Essa região frontal é também conhecida como região das entradas.

Não há nada que se possa fazer em relação à calvície
FALSO. Atualmente existem vários tratamentos disponíveis, incluindo medicamentos e procedimentos cirúrgicos.

Cortar ou raspar o cabelo afeta crescimento e textura dos fios
FALSO. Nada do que se faça no fio e que não interfira no couro cabeludo causará mudanças na raiz. Logo, cortar e raspar pouco influenciam.

Para se ter bom cabelo é preciso comer proteína
VERDADEIRO. De 60% a 90% da composição capilar é aminoácido. Portanto, uma alimentação rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixar os cabelos mais fortes.

É normal perder 100 fios de cabelos todos os dias
PARCIALMENTE VERDADEIRO. É considerado normal perder 100 fios se eles estiverem sendo repostos. Se há perda de 300 e reposição de 300, há um equilíbrio que não evolui para calvície ou rarefação capilar. Porém, se a pessoa estiver perdendo 30 e repondo 20, o balanço negativo se estabelece e a falta de cabelo começará a aparecer.

O número de folículos pode ser aumentado com tratamento ou medicamentos
PARCIALMENTE VERDADEIRO. O número de folículos é determinado na formação do indivíduo, quando na fase de feto, no útero materno. Esse número não poderá ser aumentado com tratamentos, exceção feita à terapia com células tronco que permita a proliferação dos folículos. A partir daí, poderiam ser implantados, aumentando os folículos do indivíduo em vida.

No outono os cabelos caem mais
VERDADEIRO. A explicação para esse fato é que existem em nossa pele sensores de luminosidade, que recebem mais estímulos no verão, fazendo com que os cabelos cresçam mais e caiam menos nessa estação. Com a chegada do outono, os fios que não caíram começam a cair e dão a impressão de uma queda mais intensa.

Secador e chapinha causam queda
PARCIALMENTE VERDADEIRO. Chapinha e secador aquecem os cabelos e, se não aplicados corretamente, podem danificar a haste capilar. Entretanto, uma frequência máxima compreendendo dia sim, dia não, pode ser aceita.

Cosméticos como tintura, gel, mousse, e produtos sem enxágue podem causar calvície
FALSO. Esses produtos podem ressecar ou diminuir o brilho dos fios, mas não interferem na queda de cabelos. Saber a origem, a marca e quem é o fabricante, é importante para saber quem consultar sobre a qualidade e conteúdo dos produtos em caso de acidentes.

Anabolizantes e vitaminas causam queda
VERDADEIRO. Esteroides podem causar queda de cabelo nas pessoas geneticamente predispostas. Em relação às vitaminas, em geral elas não ajudam e, em excesso, podem causar queda.

Fontes: dermatologistas Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo (SBEC); Jerry Shapiro, da Universidade de Nova York e Ademir Jr., professor de Anatomia e Fisiologia da pele do curso de pós-graduação em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruzdo Uol


junho 26th, 2009  
Tags: Alopecia, Antiqueda, Cabelos Molhados, Calvície, Cama, Caspa, Dermatite Seborréica, DHT, Dihidrotestosterona, Disfunção Erétil, Efeito Boneca, Especialista, Estudo, Genética, Herança Materna, Higiene, Lavar os cabelos, Mitos, Proteína, Queda de Cabelo, Remédios, Resultados, Saúde, Solução Cirúrgica, Tratamento da Calvície, Tricologia, Verdade, Xampus



  • Posts recentes

    • ABCRC divulga resultados de pesquisa realizada com médicos no Brasil: Estudo mapeou a área de transplante capilar, que também envolve barba e sobrancelhas
    • Queda de Cabelos: Por que isso acontece?
    • Queda de cabelo nas mulheres – Causas principais
    • As 8 cirurgias plásticas mais procuradas pelos homens – Implante Capilar é uma delas!!!
    • Arrepios podem ajudar contra a calvície
  • Categorias

    • Alimentos
    • Alopecia
    • Alopecia universal
    • Anamnese
    • Apresentador de TV
    • Ator
    • Atriz
    • Brasil
    • Brasília
    • Cabelo
    • Cabelos Brancos
    • Cabelos Ressecados
    • Calvície
    • Calvície Esporádica
    • Calvície Feminina
    • Calvície Infantil
    • Cantor
    • Cantora
    • Caspa
    • Ceará
    • Celebridades
    • Cirurgias
    • Cútis Seca
    • Dermatite
    • Dúvidas
    • Empresário
    • Entrevista
    • Estresse
    • Estudos
    • Ex-presidente
    • Finasterida
    • Fortaleza
    • Fue – Folicular Unit Extraction
    • GIGASESSÃO
    • Hiperidrose
    • Implante Capilar
    • Implante de barba
    • Implante de Cabelo
    • Jogador de Basquete
    • Jogador de Futebol
    • Jogador de Futebol Americano
    • Minoxidil
    • Modelo
    • Mundo
    • Nutrientes
    • Oleosidade
    • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
    • Político
    • Pontas duplas
    • Presidente
    • Príncipe
    • Problemas Capilares
    • Queda de Cabelo
    • Queda dos Cabelos
    • Remédio
    • Repórter
    • Seborréia
    • Sobrancelha
    • Sobrancelhas
    • Técnicas
    • Tenista
    • Tiradentes
    • Transplante Capilar
    • Transplante de Cabelo
    • Tratamento
    • Tricotilomania
    • Tricotilomania
    • Uncategorized
    • vitaminas
  • Tags

    Alopecia Alopecia Androgenética Alopecia Areata Ator Cabelo Cabelos Cabeça Calvície Calvície Feminina Calvície Masculina Careca Carecas Causas Cirurgia Couro Cabeludo DHT Doença Dr. Márcio Crisóstomo Estresse Finasterida Fios Fios de Cabelo Folículos Capilares Folículos Pilosos foto Genética Homens Imagem Implante Capilar Implante de Cabelo Medicamentos Minoxidil Mulheres Perda de Cabelo Problema Queda Queda de Cabelo Queda de Cabelos Queda dos Cabelos Remédios Saúde Testosterona Transplante Capilar Tratamento Tratamentos
Categorias
  • Alimentos
  • Alopecia
  • Alopecia universal
  • Anamnese
  • Apresentador de TV
  • Ator
  • Atriz
  • Brasil
  • Brasília
  • Cabelo
  • Cabelos Brancos
  • Cabelos Ressecados
  • Calvície
  • Calvície Esporádica
  • Calvície Feminina
  • Calvície Infantil
  • Cantor
  • Cantora
  • Caspa
  • Ceará
  • Celebridades
  • Cirurgias
  • Cútis Seca
  • Dermatite
  • Dúvidas
  • Empresário
  • Entrevista
  • Estresse
  • Estudos
  • Ex-presidente
  • Finasterida
  • Fortaleza
  • Fue – Folicular Unit Extraction
  • GIGASESSÃO
  • Hiperidrose
  • Implante Capilar
  • Implante de barba
  • Implante de Cabelo
  • Jogador de Basquete
  • Jogador de Futebol
  • Jogador de Futebol Americano
  • Minoxidil
  • Modelo
  • Mundo
  • Nutrientes
  • Oleosidade
  • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
  • Político
  • Pontas duplas
  • Presidente
  • Príncipe
  • Problemas Capilares
  • Queda de Cabelo
  • Queda dos Cabelos
  • Remédio
  • Repórter
  • Seborréia
  • Sobrancelha
  • Sobrancelhas
  • Técnicas
  • Tenista
  • Tiradentes
  • Transplante Capilar
  • Transplante de Cabelo
  • Tratamento
  • Tricotilomania
  • Tricotilomania
  • Uncategorized
  • vitaminas
Dr. Márcio Crisóstomo
Médico formado há mais de 15 anos, com residência de cirurgia geral no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e Pós-graduação em Cirurgia Plástica no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (Rio de Janeiro), um dos centros de formação mais prestigiados do mundo... Continue lendo
Copyright © 2019 CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar All Rights Reserved XHTML CSS THEME by I SOFTWARE REVIEWS