CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar
Conceito pioneiro no Transplante do Estado do Ceará
Black Green Blue Red Gold
RSS
  • Home PageHome
  • Dr. Márcio
  • Centro de Implante e Transplante Capilar

Posts Tagged ‘Márcio Crisóstomo’

Referencia mundial em Transplante Capilar, o cirurgião plástico Márcio Crisóstomo alia a experiência médica à sintomia com os pacientes para ter bons resultados nos procedimentos

Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Cirurgias, Entrevista, Fortaleza, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo 0 Comment »

Sensibilidade precisa

REFERÊNCIA MUNDIAL EM TRANSPLANTE CAPILAR, O CIRURGIÃO PLÁSTICO MÁRCIO CRISÓSTOMO ALIA A EXPERIÊNCIA MÉDICA À SINTONIA COM OS PACIENTES PARA TER BONS RESULTADOS NOS PROCEDIMENTOS.

A preocupação estética é uma característica bastante evidente logo ao primeiro contato com o cirurgião plástico Márcio Crisóstomo. A começar pelo Instituto de Medicina Capilar que leva o nome dele, instalado em um prédio de decoração suntuosa e requintada em Fortaleza, com uma elegante sala de recepção construída em uma espécie de porão. Distribuídos pelo espaço estão os diversos diplomas nacionais e internacionais do médico; várias câmeras fotográficas antigas – referência a um dos Hobbies dele – cuidadosamente dispostas juntos de livros. além de diversas obras de arte, com destaque para as peças de Sérvulo Esmeraldo, de quem ele era amigo pessoal. Impecável no vestir e com a fala embalada pela música clássica que sonoriza toda a clínica, Crisóstomo é sempre preciso no que diz. “Eu sou, antes de mais nada, um médico. Ou seja, aquela pessoa que atende alguém com um sofrimento e que vai buscar ajudá-lo a melhorar ou pelo menos não piorar”, define.

Talvez mais que isso. Um dos poucos médicos no mundo com mestrado em transplante capilar para casos de calvície avançada, o Dr. Márcio Crisóstomo é autor da chamada Técnica Combinada de Transplante Capilar, na qual é possível levar um número maior de fios de cabelo para as regiões afetadas e, assim, reverter casos de calvície nos quais já havia sido colocado um ponto final. “O conhecimento que estamos criando aqui no Estado chama muita atenção em outros lugares, fora do País principalmente”, pontua ele, que viaja constantemente ao redor do mundo, participando de congressos e apresentando a técnica que desenvolveu.

O rigor estético e a precisão cirúrgica, contudo, convivem junto de uma preocupação constante no trabalho de Márcio – e que, certamente, define o diferencial dele: o empenho em “ler a alma” dos pacientes e, assim, alcançar o melhor resultado em cada procedimento médico. “A alteração anatômica é simples, a gente olha e já sabe o que fazer. Agora, saber se o que é pra ser feito tecnicamente é apropriado para aquela pessoa, você vai captar durante a consulta médica, que é o ato sagrado da relação médico-paciente”, estabelece, acrescentando que esse entendimento às vezes acontece nos cinco primeiros minutos de consulta, e às vezes precisa de três ou mais visitas à clínica.

“Qualquer procedimento de cirurgia, principalmente plástica, mexe muito com a alma da pessoa. Você tem que captar o perfeito timing da pessoa, porque uma cirurgia bem indicada em um momento errado pode trazer um resultado insatisfatório”, conclui, consciente de que a especialidade dele não é a que essencialmente salva vidas, mas as transforma por completo.

O DISCÍPULO E O MESTRE

Parte dessa sensibilidade para entender os pacientes foi herdada do convívio com o professor e também cirurgião plástico Ivo Pitanguy, referência internacional em cirurgia plástica e de quem Márcio foi discípulo, no Rio de Janeiro. “O professor Pitanguy era, além de um profissional completo, um ser humano diferenciado. Ele tinha o lado humanístico muito forte e, com isso, sabia ver a importância de casa pessoa”, diz, reproduzindo os ensinamentos que absorveu. Outro aprendizado com o professor foi sobre a urgência em partilhar conhecimento. “Ele sempre enfatizou a necessidade de, quem detém o conhecimento, ter a obrigação de repassar, porque assim você multiplica e permite que mais pessoas sejam beneficiadas daquele conhecimento partilhado”, lembra. Essa lição, aliás, não é apenas exercitada diariamente por Márcio, como já ganhou uma assinatura dele.

Há quase dez anos, o cirurgião recebe, na própria clínica, especialistas de vários países que buscam aprender sobre as técnicas de transplante capilar a partir do trabalho de Márcio. Este ano, inclusive, ele fez uma expansão em seu Instituto de modo a ampliar as salas de procedimentos, implantar uma biblioteca com auditório e áreas de convivência para quem participa do intercâmbio para médicos estrangeiros, ou fellowship “Naturalmente, isso foi se moldando dentro da minha atividade profissional, depois eu percebi a semelhança que tinha com o professor Pitanguy”, relaciona.

“Se há uma necessidade muito grande de mostrar algo diferente, a gente viaja para transmitir; se há uma necessidade de aprender, a gente procura receber; se essa necessidade se amplia, a gente amplia a estrutura para receber melhor, produz conteúdos, outras formas de apresentação.”

FRUTO DO TRABALHO

Se o legado do “professor Pitanguy’ é claro na carreira de Márcio Crisóstomo, o cirurgião plástico não reconhece com o mesmo peso a atividade que ele próprio vem realizando, desde a intensa agenda de cirurgias e acompanhamento de intercambistas, as viagens difundindo o conhecimento, até o aperfeiçoamento de técnicas e a constante pesquisa na área. “Não, não, eu estou apenas fazendo o meu trabalho”, ressalva. Trabalho esse que já foi publicado em três livros norte-americanos, apresentado em mais de 15 países e reconhecido, entre outras honrarias, com o prêmio de melhor trabalho científico da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar, durante um congresso mundial de transplante na Malásia, em 2014.

“A minha atividade é a cirurgia e dela decorrem esses desmembramentos. Se há uma necessidade muito grande de mostrar algo diferente, a gente viaja para transmitir ; se há uma necessidade de aprender, a gente procura receber; se essa necessidade se amplia, a gente amplia a estrutura para receber melhor, produz conteúdos, outras formas de apresentação. Mas tudo isso decorre da base, que é a cirurgia”, pondera ele, que é membro titular e especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

As abordagens aperfeiçoadas ou desenvolvidas pelo cirurgião são trabalhadas em dois contextos. Um deles é o das pesquisas controladas, quando é seguindo um protocolo para validar respostas a uma pergunta, a exemplo do que foi feito durante o mestrado de Márcio, quando ele pesquisou os meios de conservação e alterações celulares em cirurgias plásticas. “A outra maneira é que, com a atividade muito intensa, você tem uma necessidade sentida que te faz visualizar novos meios de solucionar problemas. Aí é a criatividade cirúrgica que faz a gente criar conhecimento novo’, explica ele, que realiza as maiores cirurgias de transplante capilar do País, considerando o número de fios.

Márcio, é, ainda, um dos cirurgiões que está participado da pós-graduação Surgical Leadership da Harvand Medical School, nos Estados Unidos. O treinamento de alto nível, ofertado pela primeira vez na universidade, é voltado para profissionais da área, oriundos de 23 países, e que ocupam cargos de liderança, como diretores de institutos e chefes de serviços.

No momento certo

Certa vez, ao chegar em um restaurante acompanhado da esposa, Dr. Márcio Crisóstomo foi surpreendido pelo garçom, que levou até a mesa deles uma garrafa de champanhe enviada por um cliente que estava sentado ali próximo. O cirurgião agradeceu a gentileza e, depois de jantar, foi falar com a pessoa que o havia presenteado. “Ele disse que tinha se consultado comigo há um ano, querendo fazer a cirurgia, e eu tinha dito que não era o momento de operar. Ele falou que aquilo o impactou de forma positiva, porque realmente não era a hora, ele estava com outras questões. Depois, mantivemos contato e, em janeiro, fiz a cirurgia dele, mas no momento certo”, conta o cirurgião.

A RAIZ NA CAPITAL

O currículo extenso e a experiência única de Márcio Crisóstomo o credenciam para atender não apenas os mais diversos tipos de pacientes, como em vários lugares – rotina que ele já segue. Além do consultório na Capital, ele atende regulamente em São Paulo e já fez consultas e cirurgias em Portugal, onde tem o diploma médico revalidado. “Mas eu sou muito família. Uma das razões para eu estar aqui em Fortaleza, inclusive, é que minha família é daqui”, revela ele, complementando que , nas viagens para os congressos, sempre que possível, leva junto a esposa – a requisitada dermatologista Manoela Crisóstomo, com quem ele divide o espaço da clínica-,  os dois filhos, o pai e a mãe. “O período que eu tenho mais aproveitamento com eles é nas viagens. Agora vai diminuir um pouco a possibilidade porque a Marina está numa idade escolar e não pode faltar tanto”, diz citando a filha mais velha, de seis anos.

A ligação familiar, aliás, vai além do laço afetivo e abrange o aspecto de inspiração: foi acompanhando as pesquisas do pai na área genética que Márcio começou a se interessar pela ciência, ainda na juventude. “Até hoje, a maioria dos escritos importantes que faço, capítulos de livro, meu pai revisa todos, faz sugestões da parte técnica. A experiência técnica e de vida é muito grande”, constata. Para os filhos, a preocupação do médico é estar presente, ainda que seja numa simples reunião escolar. “Todas as atividades na escolinha, eu faço o possível e o impossível, mas tudo isso encaixado dentro de uma agenda muito intensa”, esclarece, enquanto olha o relógio se apressando para ir encontrar a esposa na abertura de uma exposição de arte, e já checando com a secretária os pacientes do dia seguinte.

Nova Clínica – Referência Internacional na medicina do cabelo.
Para saber mais, clique no anúncio acima


fevereiro 29th, 2020  
Tags: Calvície, Clínica, Dr. Márcio Crisóstomo, Fios de Cabelo, Fortaleza, Instituto de Medicina Capilar, Ivo Pitanguy, Márcio Crisóstomo, Técnica Combinada, Transplante Capilar



Márcio Crisóstomo é destaque em congresso de Restauração Capilar

Brasil, Calvície, Ceará, Fortaleza, Implante Capilar, Implante de Cabelo 0 Comment »

Durante a última semana, o cirurgião plástico especialista em transplante capilar Márcio Crisóstomo, participou da 7ª edição do Congresso Brasileiro de Restauração Capilar, em Foz do Iguaçu. O evento aconteceu entre os dias 22 e 25 de agosto e, dentre os assuntos abordados pelo médico, o destaque foi para a evolução da Técnica Combinada de cirurgia para calvícies avançadas, método pioneiro criado por ele.

Com a agenda movimentada, Márcio Crisóstomo não para! Além das consultas mensais na cidade de São Paulo, o médico bate o ponto, de 10 a 15 de setembro, na Pós-graduação em Surgical Leadership da Harvard Medical School, em Boston e depois segue para o Perú, onde palestra na VII Jornada Peruana Brasileira de Cirurgia Plástica. Após os compromissos, ele recarrega as energias com a família em Machu Picchu.

Ah, após a temporada off, Márcio participa do 26º Congresso Mundial de Transplante Capilar, em Hollywood, no mês de outubro e, em novembro, marca presença no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, em Recife.


agosto 29th, 2018  
Tags: Cirurgião Plástico, Márcio Crisóstomo, Transplante Capilar



Dr. Márcio Crisóstomo descobre técnica inovadora para combater a clavície – made in Ceará – Follicular Unit Transplantation e o Follicular Unit Extraction

Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Cirurgias, Entrevista, Estudos, Fortaleza, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Mundo, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Técnicas, Tratamento 0 Comment »

Dr-Marcio-Crisostomo
Não adianta negar, homens e mulheres, embora em escalas diferentes, temem a perda de cabelos. No caso da calvície masculina, que se apresenta de forma mais agressiva, além da questão estética, o problema pode afetar também a autoestima e até alterar rotinas sociais. Fio a fio, a situação pode agravar-se em decorrência de fatores diversos, sendo o de origem androgenética o mais comum de todos. A boa notícia é que a ciência já avançou o suficiente e, hoje, a calvície não é mais considerada irreversível.

No Ceará, o doutor Márcio Crisóstomo, um dos mais respeitados cirurgiões plásticos e especialista na área, tornou-se referência pela eficácia dos transplantes capilares que realiza, bem como pela naturalidade do resultado ao final do procedimento.

À revista Balada In, Crisóstomo explica detalhes de sua revolucionário técnica; revela sua trajetória profissional; comenta acerca de sua intensa agenda de compromissos(incluindo consultas, conferências e congressos); fala sobre os desafios enfrentados por um cirurgião plástico e dos serviços oferecidos em seu Instituto de Medicina do Cabelo, localizado em Fortaleza.

Baiano de nascimento e cearense de coração, Márcio Crisóstomo nasceu em Salvador e veio com os pais para Fortaleza ainda criança. Mais tarde, após residir alguns anos em São Paulo e no Rio de Janeiro, retornou à capital cearense onde atua aplicando método, que ele próprio desenvolveu, para tratamento da calvície. Por conta do caráter simples e inovador do procedimento, o método é frequentemente convidado para apresentar sua descoberta, a Técnica Combinada, em vários países da Europa, como Áustria, Alemanha, Itália, Portugal, dentre outros.

TRAJETÓRIA

Discípulo de Ivo Pitanguy, com quem trabalhou por três anos, Crisóstomo segue os passos de seu mentor. O que poucos sabem é que, apesar do sucesso alcançado na Medicina, Dr. Márcio chegou a cogitar uma carreira como arquiteto. ” Quase fiz o curso de Arquitetura. Mas, tenho um tio médico e me espelhei nele. Às vésperas do vestibular, decidi pela área de saúde, embora continuasse gostando de arquitetura. Talvez pelo fato de ser um trabalho que determina a forma como as pessoas vão viver. Sem falar que sempre tive uma “veia” para as ciências exatas, recorda o médico. “Depois de cursar Medicina, veio a cirurgia plástica que, de certa forma, tem similaridades com a arquitetura”, pondera.
Na carreira, começou com cirurgia geral, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará(UFC), na qual atuou por dois anos. Seguiu depois para o Rio de Janeiro onde se formou em cirurgia plástica sob a orientação do professor Ivo Pitanguy. O exemplo do mestre, aliado à expertise, o levou à filantropia. Assim, por seis anos, operou na cidade de Redenção, interior do Ceará, deixando sua marca transformadora na vida de dezenas de pessoas. Atuou ainda como professor de cirurgia plástica na UFC por cinco anos.

A prática constante da Medicina o aproximou da pesquisa. Aliás, o interesse por novos conhecimentos aflorou cedo, enquanto acompanhava o pai, João Crisóstomo, engenheiro agrônomo PhD em Genética, durante o seu doutorado. “Mais tarde percebi que muito ainda poderia ser feito na minha área. Eu era insatisfeito com as possibilidades que tínhamos e a vocação para a pesquisa e as ciências exatas me conduziram, com certa facilidade, para a Técnica Combinada. Para usá-la é necessário uma precisão muito grande, além de lidar com números. Tem que haver uma visão bem particular da questão”, reitera.

Até tornar-se a referência que é hoje no País, o cirurgião dedicou-se ao estudo minucioso de sua área. Conquistou, por exemplo o título de Especialista em Transplante Capilar, conferido pelo American Board of Hair Restoration Surgery(ABHRS), nos Estados Unidos. Atualmente, apenas dois profissionais no Brasil possuem a referida titulação.

TÉCNICA REVOLUCIONÁRIA

Depois que Crisóstomo mostrou pela primeira vez, em 2011, a sua técnica inovadora, foram incontáveis os convites que recebeu pra apresentar sua descoberta aos profissionais do setor. Desde então, já ministrou aulas em diversos países. “A primeira apresentação foi em Roma. Continuei focando nessa área, nas calvícies mais extensas”, explica.
Embora as opções de tratamento e cirurgias sejam abrangentes, com o sucesso da Técnica Combinada, sua demanda foi sendo direcionada para a correção de calvícies amplas, principalmente para as declaradas “sem possibilidade de correção” por outros especialistas. Com isso, a realidade de sua agenda mudou.

Apesar de sempre atingir uma qualidade considerável em suas cirurgias, o médico confessa que ainda estava insatisfeito porque as técnicas vigentes tinham um limite de fios que podiam ser retirados por sessão. Quando a calvície era muito extensa, o paciente tinha que fazer três, quatro ou, às vezes, até mais procedimentos para obter o resultado satisfatório.

Segundo o médico, na Técnica Combinada, ele utiliza dois métodos: o Follicular Unit Transplantation e o Follicular Unit Extraction, nos quais as unidades(porção de fios) são retiradas, uma a uma, da área doadora, evitando-se uma incisão e a cicatriz linear da técnica clássica, que não era muito popular. A equipe que optava por um método, geralmente, não realizava o outro. Foi então que Márcio Crisóstomo teve a ideia de combinar os dois procedimentos numa mesma cirurgia. Esse novo método permite o implante de um número muito maior de fios do que qualquer outra técnica isolada. O sucesso representou um “divisor de águas”. Reconhecida mundialmente, hoje a Técnica Combinada é adotada por diversos profissionais do Brasil e do exterior. O know-how brasileiro também ganhou espaço na publicação de dois livros médico-científicos nos Estado Unidos.

Por ser referência máxima na área, atualmente, entre 50% a 60% dos seus pacientes para transplantes são provenientes de outros Estados e até de outros países. Apesar de ter clientes mulheres, claro, 95% de sua agenda é composta por homens.

ATENDIMENTO:

O Instituto de Medicina do Cabelo oferece, além de todas as técnicas atuais em transplante capilar, diagnóstico de alterações do cabelo e couro cabeludo, incluindo queda de fios; tratamentos clínicos; tratamento complementares e dermatologia do cabelo(realizada pela dermatologista Marília Crisóstomo).

 

EQUIPE:

Completa e bem treinada, conta com 15 integrantes, entre cirurgiões, anestesistas e instrumentadores altamente qualificados. É a maior do Brasil, atendendo a demanda de inúmeras técnicas.

 

SERVIÇO:

INSTITUTO DE MEDICINA DO CABELO – MÁRCIO CRISÓSTOMO
Rua Leonardo Mota, 2429
Dionísio Torres
Contato: 85 3032.2020

 

SITE:

www.implantecapilar.med.br


setembro 5th, 2016  
Tags: Androgenética, Autoestima, Ceará, cirurgiões plásticos, Márcio Crisóstomo, Perda de cabelos



  • Posts recentes

    • Transplante de cabelo: quais cuidados devo tomar?
    • Batman careca? – Maldição do Batman? Ben Affleck e Robert Pattinson estão ficando carecas; veja
    • Quais são as causas que o seu cabelo para de crescer, fica fraco e acontece a queda dos fios
    • Dicas do Instituto Crisóstomo: Cuidados que você deve ter ao chegar em casa para se proteger da COVID-19
    • Em tempo de COVID-19 o Instituto Crisóstomo indica como lavar as mãos corretamente
  • Categorias

    • Alimentos
    • Alopecia
    • Alopecia universal
    • Anamnese
    • Apresentador de TV
    • Ator
    • Atriz
    • Brasil
    • Brasília
    • Cabelo
    • Cabelos Brancos
    • Cabelos Ressecados
    • Calvície
    • Calvície Esporádica
    • Calvície Feminina
    • Calvície Infantil
    • Cantor
    • Cantora
    • Caspa
    • Ceará
    • Celebridades
    • Cirurgias
    • Cútis Seca
    • Dermatite
    • Dúvidas
    • Empresário
    • Entrevista
    • Estresse
    • Estudos
    • Finasterida
    • Fortaleza
    • Fue – Folicular Unit Extraction
    • GIGASESSÃO
    • Hiperidrose
    • Implante Capilar
    • Implante de barba
    • Implante de Cabelo
    • Jogador de Basquete
    • Jogador de Futebol
    • Jogador de Futebol Americano
    • Minoxidil
    • Modelo
    • Mundo
    • Nutrientes
    • Oleosidade
    • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
    • Político
    • Pontas duplas
    • Presidente
    • Príncipe
    • Problemas Capilares
    • Queda de Cabelo
    • Queda dos Cabelos
    • Remédio
    • Repórter
    • Seborréia
    • Sobrancelha
    • Sobrancelhas
    • Técnicas
    • Tenista
    • Tiradentes
    • Transplante Capilar
    • Transplante de Cabelo
    • Tratamento
    • Tricotilomania
    • Tricotilomania
    • Uncategorized
    • vitaminas
  • Tags

    Alopecia Alopecia Androgenética Alopecia Areata Ator Cabelo Cabelos Cabeça Calvície Calvície Feminina Calvície Masculina Careca Carecas Causas Cirurgia Couro Cabeludo DHT Doença Dr. Márcio Crisóstomo Estresse Ferro Finasterida Fios Fios de Cabelo Folículos Capilares Folículos Pilosos foto Genética Homens Imagem Implante Capilar Implante de Cabelo Medicamentos Minoxidil Mulheres Perda de Cabelo Problema Queda Queda de Cabelo Queda de Cabelos Queda dos Cabelos Saúde Testosterona Transplante Capilar Tratamento Tratamentos
Categorias
  • Alimentos
  • Alopecia
  • Alopecia universal
  • Anamnese
  • Apresentador de TV
  • Ator
  • Atriz
  • Brasil
  • Brasília
  • Cabelo
  • Cabelos Brancos
  • Cabelos Ressecados
  • Calvície
  • Calvície Esporádica
  • Calvície Feminina
  • Calvície Infantil
  • Cantor
  • Cantora
  • Caspa
  • Ceará
  • Celebridades
  • Cirurgias
  • Cútis Seca
  • Dermatite
  • Dúvidas
  • Empresário
  • Entrevista
  • Estresse
  • Estudos
  • Finasterida
  • Fortaleza
  • Fue – Folicular Unit Extraction
  • GIGASESSÃO
  • Hiperidrose
  • Implante Capilar
  • Implante de barba
  • Implante de Cabelo
  • Jogador de Basquete
  • Jogador de Futebol
  • Jogador de Futebol Americano
  • Minoxidil
  • Modelo
  • Mundo
  • Nutrientes
  • Oleosidade
  • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
  • Político
  • Pontas duplas
  • Presidente
  • Príncipe
  • Problemas Capilares
  • Queda de Cabelo
  • Queda dos Cabelos
  • Remédio
  • Repórter
  • Seborréia
  • Sobrancelha
  • Sobrancelhas
  • Técnicas
  • Tenista
  • Tiradentes
  • Transplante Capilar
  • Transplante de Cabelo
  • Tratamento
  • Tricotilomania
  • Tricotilomania
  • Uncategorized
  • vitaminas
Dr. Márcio Crisóstomo
Médico formado há mais de 15 anos, com residência de cirurgia geral no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e Pós-graduação em Cirurgia Plástica no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (Rio de Janeiro), um dos centros de formação mais prestigiados do mundo... Continue lendo
Copyright © 2021 CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar All Rights Reserved XHTML CSS THEME by I SOFTWARE REVIEWS