CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar
Conceito pioneiro no Transplante do Estado do Ceará
Black Green Blue Red Gold
RSS
  • Home PageHome
  • Dr. Márcio
  • Centro de Implante e Transplante Capilar

Posts Tagged ‘hormonal’

3 Causas principais da queda dos cabelos nas mulheres

Alimentos, Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Problemas Capilares, vitaminas 0 Comment »

Geralmente é difícil diagnosticar a queda de cabelo feminino, já que há um número maior de causas possíveis. Segundo especialistas, a origem do problema pode ser metabólica, hormonal, nutricional e até mesmo algum evento além das questões genéticas. E além disso, até recentemente, os tratamentos eram limitados. O primeiro medicamento tópico foi aprovado pela Anvisa apenas em final de 2014.

Não sofra por muito tempo, nem tenha vergonha. Isso é algo que acontece com muitas mulheres e é normal. Por isso, trazemos algumas das três principais causas da queda de cabelo feminino e como tratar:

– Causa 1: Gravidez e Parto
– Causa 2: Hormônios
– Causa 3: Genética

 

Gravidez e Parto

Quando as mulheres estão grávidas, seus níveis de estrogênio e progesterona ficam mais altos, o que fortalece o cabelo. Mas após o parto, as coisas mudam. Muitas mães reclamam o cabelo fica mais frágil e rarefeito, chegando até mesmo a deixar falhas visíveis. Isso acontece por conta da diminuição acentuada dos hormônios, que geralmente ocorre de dois a quatro meses após o nascimento. Além dessa queda de hormônios brusca, ainda há a soma das noites mal dormidas, o estresse e o gasto calórico e nutricional por conta da amamentação, o que gera falhas relevantes no cabelo. Mas não se preocupe, este é um problema transitório.

Como resolver:

Trate precocemente o problema, se alimentando bem e fortalecendo o cabelo. Durante os últimos três meses de gestação, é importante iniciar um acompanhamento nutricional para repor os nutrientes como ferro, zinco, cobre, selênio, biotina e cisteína. O tratamento deve continuar até após o parto, para garantir a saúde dos fios. A engenheira química Patrícia Hufnagel Toscani diz que: “Além dessa suplementação, trate-os com cosméticos ricos em aminoácidos e proteínas, que fortalecem os folículos”.

Hormônios

Para seus fios estarem saudáveis, é necessário que seus níveis de cortisol, hormônios THS, testosterona, progesterona e estrogênio estejam balanceados. Caso contrário, um problema similar que atinge as mulheres no pós-parto pode acontecer. Geralmente a causa do desequilíbrio hormonal está relacionado com problemas na tireoide, deficiência alimentar, ou ovários policísticos. Mulheres com este problema, começam a sentir que seus fios estão mais quebradiços, fracos e podem notar pequenas falhas que se não tratadas, podem evoluir.

Como resolver:

Primeiramente, você deve identificar o que está causando a alteração dos níveis de hormônio e equalizar esta taxa. Um médico poderá lhe auxiliar a diagnosticar o problema. Além disso, procure adicionar à rotina exercícios físicos e uma alimentação balanceada, isso deverá ajudar bastante. Mas, dependendo do caso, pode ser necessária uma suplementação adicional, como a reposição de hormônios.

Genética

Se você achava que apenas os homens sofriam de calvície, saiba que não! Cerca de 40%das mulheres do mundo irão desenvolver o quadro em algum momento da vida. Este é o resultado da testosterona somada a uma predisposição genética. O maior problema é que, neste tipo de queda, o cabelo não volta a crescer. Fique atenta se você possui casos na família, e tente evitar, o quanto antes você identificar, mais efeito terá o tratamento.

Geralmente as mulheres não notam o problema logo de início. Costuma ser uma queda e falha lenta e gradual. Geralmente o fio começa a afinar, na parte superior do couro cabeludo. O quadro pode evoluir até uma calvície extrema.

Como resolver:

O ideal é que seja diagnosticado o caso o quanto antes. Especialistas dizem que a calvície feminina possui 5 estágios, e que caso a paciente não trate, ele pode progredir até o final. É aconselhado também, realizar uma avaliação genética, caso você não tenha como averiguar casos anteriores na sua família. Com o diagnóstico, o médico poderá indicar o tratamento, que tem como objetivo retardar o quadro.

Conclusão, este não é um problema de outro mundo, basta você procurar ajuda tão logo note diferença no seu volume capilar.


agosto 31st, 2017  
Tags: biotina, cisteína, Cobre, estrogênio, Ferro, hormonal, metabólica, Mulheres, nutricional, progesterona, selênio, Tratamento, Zinco



Calvície atinge até 50% das mulheres

Alimentos, Brasil, Cabelo, Calvície Feminina, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Nutrientes, Queda de Cabelo, Tratamento, vitaminas 0 Comment »

Estatísticas apontam que 50% das mulheres de qualquer idade podem apresentar algum nível de calvície, seja de origem metabólica, hormonal ou auto-imune. Para as que têm tendência genética para o problema – estima-se que sejam 5% das mulheres – a queda pode começar a partir de 17 anos. “Além das causas genéticas, as mulheres podem perder cabelo por diversas razões como a dermatite seborréica, carência de ferro, hipotireoidismo, danos químicos nos cuidados com o cabelo, entre outros fatores”.

Atenção aos sinais

Todas as mulheres precisam ficar atentas a qualquer sinal de queda, principalmente aquelas que se submetem a tinturas, alisamentos e outras químicas capilares. “Quanto antes a paciente começar o tratamento, mais chances ela tem de prevenir a queda de outros fios. Além de loções e xampus manipulados, o especialista pode receitar vitaminas e outras substâncias que contribuem par ao tratamento”.


agosto 28th, 2010  
Tags: Alisamentos, Cabelo, Calvície, Cuidados, Ferro, Fios, hormonal, Idade, metabólica, Mulher, Mulheres, Problema, queda capilar, Queda do Cabelo, químicas capilares, sinal, Tendência Genética, testes, Tinturas, Tratamento



Calvície – Veja quais são os tipos de alopecia

Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Fortaleza 2 Comments »

A calvície também conhecida como alopecia (termo médico) é caracterizada pela redução parcial ou total de cabelos, ou a ausência de pelos em uma determinada área da pele. A calvície é geralmente mais perceptível no couro cabeludo, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo que haja pelos. O termo alopecia deriva do grego “alopex” que significa raposa (Este animal apresenta com frequência queda de pelos).

Existem vários tipos de calvície ocasionada por diferentes motivos. A maioria das pessoas perde entre 50 a 100 fios de cabelos por dia, o que é normal. Sempre que um fio cai, ele é substituído por outro no mesmo folículo, dando início a um novo ciclo de crescimento. Porém, com o passar da idade, principalmente na velhice o crescimento dos cabelos tende a ser mais lento e até mesmo parar, o que resulta em calvície. Outros fatores como mudança hormonal, dieta, medicamentos, estresse, hereditariedade, gravidez, cuidados impróprios com os cabelos e certas doenças podem causar a queda de cabelo.

A calvície é mais comum em homens do que em mulheres. Uma das principais causas da calvície nos homens é quando o hormônio masculino testosterona é convertido para dihidrotestosterona (DHT). Este age no folículo capilar reduzindo a produção de cabelo e produzindo fios mais finos e mais fracos, contribuindo para que a produção nos folículos cesse. A denominação deste tipo de calvície é alopecia androgenética ou calvície de padrão masculino. Não só por questões hormonais, como também a condição hereditária, contribuem para o aparecimento deste tipo de calvície, caracterizada pela queda de cabelo nas áreas frontais e na coroa do couro cabeludo.

Outro tipo de calvície é a alopecia areata. Esse transtorno é caracterizado pela perda repentina de cabelo em uma área particular, que cresce de volta depois de alguns meses. A causa exata desse tipo de calvície é desconhecida. Muitos acreditam ser devido a uma desordem auto-imune.

A alopecia tóxica (calvície tóxica) pode ocorrer após uma febre alta ou doença grave. Também é ocasionada devido a doses excessivas de algumas drogas que contenham tálio, vitamina A e retinóides. O pós- parto e doenças da tireóide podem desencadear a calvície tóxica. Este tipo de calvície é caracterizado pela perda de cabelo temporária.

Áreas contendo cicatrizes de queimaduras, ferimentos, infecções por bactérias ou fungos podem impedir o crescimento de pêlos em volta. Este tipo de calvície é chamado de alopecia cicatricial.

A alopecia universal é o tipo mais agressivo de calvície, onde há perda de todo o cabelo e de toda a pilificação do corpo, o que causa muitos transtornos emocionais no indivíduo. Muitas vezes, a assistência de um conselheiro profissional pode ser útil para lidar com tal situação.

Infelizmente a maioria dos tipos de calvície não tem cura. O uso de injeções de corticóide tem sido útil como forma de tratamento da alopecia areata. Certos medicamentos como o minoxidil e finasterida têm sido usados para estimular o crescimento do cabelo, dando resultados em uma pequena porcentagem de indivíduos. Há ainda pessoas que recorrem ao transplante de cabelo.


Maio 30th, 2010  
Tags: Alopecia, Alopecia Areata, Alopecia Cicatricial, Cabelos, Calvície, Couro Cabeludo, DHT, Dieta, Estresse, fios de cabelos, Folículo, Gravidez, Hereditariedade, hormonal, Medicamentos, Médico, Pêlos, Queda de Cabelo



Enfrentando a Calvície: Calvície Genética

Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Mundo, Queda de Cabelo, Remédio, Sobrancelhas, Tratamento 0 Comment »

A quase totalidade dos casos de calvície masculina é de origem genética e hormonal, sendo chamada de alopécia androgenética masculina ou calvície masculina. A calvície masculina pode-se iniciar logo após a puberdade, sendo mais evidente após os 25-30 anos.

A característica básica é o afinamento progressivo dos fios de cabelo na área acometida (entradas, topo e coroa) e cabelos normais nas áreas não afetadas (região lateral e posterior cabeça). Nos locais atingidos pela calvície os cabelos podem apresentar menor volume ou diminuição na velocidade de crescimento, ou ainda importante afinamento dos fios de cabelo (miniaturização do cabelo). O principal fator da calvície masculina é a presença do hormônio sexual masculino DHT (dihidrotestosterona) agindo sobre um cabelo geneticamente susceptível. O DHTcausa um lento e progressivo afinamento. Este processo de calvície ocorre somente nas áreas susceptíveis do couro cabeludo, poupando assim as laterais e a região posterior do couro cabeludo.

Outras doenças podem dar queda de cabelo sem se tratar de calvície, por exemplo: alopécia areata ou pelada (áreas ovaladas sem cabelo podem surgir em qualquer local do cabelo, barba, sobrancelhas ou até em outras partes do corpo), alguns tipos de micoses no couro cabeludo como a tinha do couro cabeludo (o fungo “quebra” a haste do cabelo originando áreas de cabelo muito curto), infecções bacterianas do couro cabeludo e doenças inflamatórias (como lupus, esclerodermia) que quando muito severas podem evoluir com cicatrizes, deixando áreas cicatriciaais sem crescimento de cabelo. Acidentes e queimaduras também podem deixar área cicatricial sem cabelo.

Importante: diagnóstico exige exame dermatológico criterioso para diferenciar entre todos esses quadros. Por isso não faça auto medicação sem conhecer a causa do seu problema.


Abril 29th, 2010  
Tags: afinamento progressivo dos fios de cabelo, Alopecia Androgenética, Alopecia Areata, auto medicação, Barba, Cabelo, Calvície Masculina, Causa, coroa, Couro Cabeludo, Genética, hormonal, Pelada, Problema, Sobrancelhas



  • Posts recentes

    • Cantora Shakira faz tratamento contra a calvície nervosa
    • Transplante de barba, procura cresce 40% em dois anos
    • Técnica de implante capilar poderia ter evitado a careca do príncipe
    • Calvície – O ator Rodrigo Santoro chama atenção em evento
    • Calvície masculina: tudo que você precisa saber
  • Categorias

    • Alimentos
    • Alopecia
    • Alopecia universal
    • Anamnese
    • Apresentador de TV
    • Ator
    • Atriz
    • Brasil
    • Brasília
    • Cabelo
    • Cabelos Brancos
    • Cabelos Ressecados
    • Calvície
    • Calvície Esporádica
    • Calvície Feminina
    • Calvície Infantil
    • Cantor
    • Cantora
    • Caspa
    • Ceará
    • Celebridades
    • Cirurgias
    • Cútis Seca
    • Dermatite
    • Dúvidas
    • Empresário
    • Entrevista
    • Estresse
    • Estudos
    • Ex-presidente
    • Finasterida
    • Fortaleza
    • Fue – Folicular Unit Extraction
    • GIGASESSÃO
    • Hiperidrose
    • Implante Capilar
    • Implante de barba
    • Implante de Cabelo
    • Jogador de Basquete
    • Jogador de Futebol
    • Jogador de Futebol Americano
    • Minoxidil
    • Modelo
    • Mundo
    • Nutrientes
    • Oleosidade
    • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
    • Político
    • Pontas duplas
    • Presidente
    • Príncipe
    • Problemas Capilares
    • Queda de Cabelo
    • Queda dos Cabelos
    • Remédio
    • Repórter
    • Seborréia
    • Sobrancelha
    • Sobrancelhas
    • Técnicas
    • Tenista
    • Tiradentes
    • Transplante Capilar
    • Transplante de Cabelo
    • Tratamento
    • Tricotilomania
    • Tricotilomania
    • Uncategorized
    • vitaminas
  • Tags

    Alopecia Alopecia Androgenética Alopecia Areata Ator Cabelo Cabelos Cabeça Calvície Calvície Feminina Calvície Masculina Careca Carecas Causas Cirurgia Couro Cabeludo DHT Doença Dr. Márcio Crisóstomo Estresse Finasterida Fios Fios de Cabelo Folículos Capilares Folículos Pilosos foto Genética Homens Imagem Implante Capilar Implante de Cabelo Madeixas Medicamentos Minoxidil Mulheres Perda de Cabelo Problema Queda Queda de Cabelo Queda dos Cabelos Remédios Saúde Testosterona Transplante Capilar Tratamento Tratamentos
Categorias
  • Alimentos
  • Alopecia
  • Alopecia universal
  • Anamnese
  • Apresentador de TV
  • Ator
  • Atriz
  • Brasil
  • Brasília
  • Cabelo
  • Cabelos Brancos
  • Cabelos Ressecados
  • Calvície
  • Calvície Esporádica
  • Calvície Feminina
  • Calvície Infantil
  • Cantor
  • Cantora
  • Caspa
  • Ceará
  • Celebridades
  • Cirurgias
  • Cútis Seca
  • Dermatite
  • Dúvidas
  • Empresário
  • Entrevista
  • Estresse
  • Estudos
  • Ex-presidente
  • Finasterida
  • Fortaleza
  • Fue – Folicular Unit Extraction
  • GIGASESSÃO
  • Hiperidrose
  • Implante Capilar
  • Implante de barba
  • Implante de Cabelo
  • Jogador de Basquete
  • Jogador de Futebol
  • Jogador de Futebol Americano
  • Minoxidil
  • Modelo
  • Mundo
  • Nutrientes
  • Oleosidade
  • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
  • Político
  • Pontas duplas
  • Presidente
  • Príncipe
  • Problemas Capilares
  • Queda de Cabelo
  • Queda dos Cabelos
  • Remédio
  • Repórter
  • Seborréia
  • Sobrancelha
  • Sobrancelhas
  • Técnicas
  • Tenista
  • Tiradentes
  • Transplante Capilar
  • Transplante de Cabelo
  • Tratamento
  • Tricotilomania
  • Tricotilomania
  • Uncategorized
  • vitaminas
Dr. Márcio Crisóstomo
Médico formado há mais de 15 anos, com residência de cirurgia geral no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e Pós-graduação em Cirurgia Plástica no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (Rio de Janeiro), um dos centros de formação mais prestigiados do mundo... Continue lendo
Copyright © 2018 CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar All Rights Reserved XHTML CSS THEME by I SOFTWARE REVIEWS