CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar
Conceito pioneiro no Transplante do Estado do Ceará
Black Green Blue Red Gold
RSS
  • Home PageHome
  • Dr. Márcio
  • Centro de Implante e Transplante Capilar

Posts Tagged ‘Genes’

Calvície – Homens brancos e baixos têm mais chances de ficar calvos

Calvície, Mundo, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos 0 Comment »

Um maior risco de calvície prematura foi adicionado à lista de doenças e condições enfrentadas por homens baixos de ascendência europeia, de acordo com um estudo publicado na quarta-feira.

“Parece que os homens com uma altura relativamente menor têm uma possibilidade mais elevada de perder seu cabelo”, disse à AFP Stefanie Heilmann-Heimbach, da Universidade de Bonn, autora principal do estudo.

“Nossos dados indicam que alguns dos genes envolvidos na calvície estão associados, na média, com uma menor estatura”, acrescentou.
Pesquisas anteriores mostraram que os homens calvos também são estatisticamente mais propensos a sofrer de doença cardíaca e câncer de próstata, embora o risco adicional seja pequeno.
Um tamanho corporal reduzido e um início precoce da puberdade também estão ligados à perda de cabelo masculina.

Alguns dos mesmos genes que regulam a altura humana também parecem desempenhar um papel no surgimento dessas condições e doenças, indica o estudo.

Publicado na revista Nature Communications, o estudo identificou 63 variações genéticas “que aumentam o risco de perda de cabelo prematura”, disse Heilmann-Heimbach.
Os pesquisadores não se propuseram a encontrar uma ligação com a altura, nem quantificaram o risco relativo de calvície associado com diferentes estaturas, acrescentou.

“Estudos futuros que avaliem a perda de cabelo e a altura do corpo podem ser capazes de responder a essa pergunta”, disse a pesquisadora por e-mail.

Mas a ligação estatística é clara.

Em homens de origem europeia, a calvície geralmente começa por volta dos 30 anos. Até 80% dos homens europeus são afetados em alguma medida.
A perda de cabelo em asiáticos chega cerca de uma década mais tarde, e com uma frequência geral muito menor, afetando de 50% a 60% dos homens.

Há relativamente poucos dados sobre a calvície na África, mas a perda de cabelo masculino lá parece ser ainda menos frequente.
Algumas das variantes genéticas descobertas no estudo “podem ser alvos promissores para intervenções terapêuticas”, disse Heilmann-Heimbach.


março 9th, 2017  
Tags: baixos, Calvície, Genes, Homens, Homens brancos



Não é tão simples: estudo acha 287 genes que causam calvície

Cabelo, Calvície, Dúvidas, Estudos, Mundo, Problemas Capilares, Queda de Cabelo 0 Comment »

Os cientistas buscam há algum tempo fatores hereditários para a calvície, investigando a associação entre o problema e o código genético do indivíduo. Um recente estudo lança luz sobre quais seriam os genes que levam à perda de cabelo. A notícia, contudo, não é muito animadora para quem busca reverter a condição. De acordo com os pesquisadores, são ao menos 287 genes.

No estudo publicado na revista científica PLOS, pesquisadores da Universidade de Edimburgo analisaram o DNA de mais de 52 mil homens entre 40 e 60 anos. O objetivo era chegar a parâmetros que permitam prever a calvície. Diversos genes foram identificados como causadores da queda de cabelo.

Mas isso não quer dizer que possuir apenas alguns deles já signifique uma sentença de um futuro careca. Isso porque o efeito de um único gene em uma característica complexa do corpo como a perda de cabelos é muito pequena. Por isso, o estudo feito com muitos participantes permite rastrear com maior precisão a participação de cada gene em um conjunto de fatores que determinam a calvície.

Dos homens que participaram do estudo, 16.700 não tinham sofrido queda de cabelo. Outros 12 mil tiveram perda leve. Já 14 mil tiveram perda moderada e 9.800, calvície severa.

Os pesquisadores relacionaram o padrão genético de cada indivíduo com a tendência à calvície. Aqueles que possuíam uma quantidade menor que a média dos 287 genes associados com o problema tinham probabilidade menor de ficarem calvos –apenas 14% desse grupo eram calvos, e 39% não havia perdido cabelo. Já dentre os que possuíam maior quantidade dos 287 genes, 58% tinha calvície de moderada a severa.

Ainda não existe nenhuma técnica, como um exame de sangue, por exemplo, que permita determinar se alguém vai perder os cabelos.

Quer saber se vai ser calvo? Olhe para a sua mãe

O resultado do estudo contou com mais surpresas, além dos 287 genes identificados com a queda das madeixas. Você quer saber se vai ficar careca? Então para de olhar para a cabeça do seu pai e se preocupe com o genoma da sua mãe.

A influência da mãe na determinação da calvície deve-se ao fato de 40 genes identificados como ligados à queda de cabelos estarem no cromossomo X, que os homens herdam das mulheres que os trazem ao mundo.

A explicação da influência de genes do cromossomo X na perda capilar está na regulação hormonal promovida pelos hormônios sexuais. O fato de as proteínas da estrutura do cabelo interagirem com hormônios sexuais faz com que o cromossomo X, que determina a formação dos testículos nos homens e dos ovários nas mulheres, ter participação no futuro dos cabelos.


março 3rd, 2017  
Tags: Calvície, Cientistas, DNA, Genes, Perda de Cabelo



Tipos de cabelos – Por que os cabelos são diferentes?

Cabelo, Dúvidas, Nutrientes, vitaminas 0 Comment »

imagens-cabelo-liso-enrolado-crespo-foto

O tipo de cabelo (liso ou enrolado), assim como a cor dos fios são determinados pelos genes, códigos no interior das células. Eles são passados de pais para filhos e definem nossas características (entre elas, o aspecto das madeixas), como a gente vai ser e como tudo no nosso corpo vai funcionar.

O cabelo é formado principalmente por queratina (tipo de proteína). No interior dessa substância há átomos de enxofre (elemento químico). Quando dois desses átomos se unem, formam uma ligação chamada de dissulfeto. E quanto mais ligações, mais encaracolada é a cabeleira.

Outro fator determinante para os diferentes tipos de cabelos é o formato do óstio folicular, buraquinho no couro cabeludo por onde cresce o fio. Se ele for redondo, produzirá cabelo liso. Se for ovalado, as madeixas serão onduladas. Por fim, se o óstio for elíptico (como um círculo bem achatado), os fios serão ainda mais encaracolados.

Já a melanina (pigmento produzido por células chamadas melanócitos) é responsável por dar a coloração dos fios, além da cor dos olhos e da pele.

ron-harry-potter-cabelos-ruivosA eumelanina (tipo de melanina) é a substância que faz a cabeleira ser escura.
Quanto maior a quantidade dela, mais pretos os fios serão. Já quem nasceu com as madeixas claras tem pouquíssima eumelanina.

No caso dos ruivos – como o personagem Ron da saga Harry Potter – é a presença de feomelanina (outra classe de melanina) que dá o tom avermelhado.

A melanina também é responsável pelos fios brancos. Com o passar do tempo, a produção da substância diminui, e os cabelos, geralmente de quem é mais velho, começam a ficar branquinhos.

imagens-bebe-recem-nascido

RECÉM-NASCIDOS
Alguns bebês nascem bem cabeludos. Mas os fios podem cair em poucas semanas, e a criança fica carequinha. Isso porque dentro da barriga da mãe, hormônios agem no bebê de diversas formas, controlando até mesmo a quantidade de cabelos.

Assim que nasce e se separa do corpo da mãe, os hormônios param de agir, e a cabeleira começa a cair. Então, o organismo do nenê tem de aprender a produzir sozinho todos os hormônios que necessita para os fios crescerem novamente.

Saiba mais

O cabelo cresce, em média, 1 cm por mês. As pessoas têm cerca de 100 mil fios, e cada um pode ficar na cabeça por até oito anos. Quando cai, dá espaço para um novo nascer.

A cabeleira pode mudar com o tempo. Os fios nascem finos e vão engrossando ao longo dos anos. Os hormônios são os principais causadores dessa modificação.

A alimentação correta também ajuda a proteger as madeixas. Ingerir comidas saudáveis, como frutas, legumes e verduras faz com que os fios nasçam fortes e tenham aparência mais bonita.


abril 28th, 2014  
Tags: Cabelos, Células, eumelanina, Genes, melanina, Queratina, tipos



Genes neandertais de cabelo e pele persistem no homem moderno

Uncategorized 0 Comment »

cabelos-genes-neandertais-foto

Desde a descoberta, em 2010, de que os homens neandertais miscigenaram-se com os ancestrais das pessoas atuais, os cientistas tentam determinar como o ADN neandertal afeta os seres humanos. Agora, dois novos estudos rastrearam a história do ADN Neandertal e localizaram vários genes que podem ter importância médica.

Entre as descobertas estão pistas da evolução da pele e da fertilidade, assim como a susceptibilidade para doenças como a diabetes. O legado genético perdurou durante mais de 30 mil anos desde a extinção dos neandertais.

Na década de 1990, investigadores começaram a encontrar fragmentos de ADN neandertal em fósseis. Em 2010, eles tinham reconstruído a maior parte do genoma neandertal.

Quando os cientistas compararam-no com os genomas de cinco humanos vivos, encontraram semelhanças com pequenas partes do ADN de europeus e asiáticos. Os investigadores concluíram que os neandertais e os humanos modernos deveriam ter-se miscigenado.

Os humanos modernos evoluíram em África e depois migrara, para a Ásia e a Europa, onde viviam os neandertais. Os cientistas estimam que essa miscigenação ocorreu entre há 37 mil e 85 mil anos.

Sir Paul A. Mellars, arqueólogo das Universidades de Cambrige e de Ediburgo, disse que a evidência arqueológica sugere que as oportunidades de os humanos modernos acasalarem com neandertais teriam sido comuns depois de os humanos terem deixado África. «Eles encontrariam neandertais em qualquer esquina», brincou.

Recentemente, cientistas sequenciaram um genoma de elevada qualidade de um osso de pé de um neandertal. Cientistas da Escola de Medicina de Harvard e do Instituto Planck para Antropologia Evolucionária, na Alemanha, compararam esse genoma com os de 1.004 pessoas vivas e identificaram segmentos específicos do ADN Neandertal no genoma de cada pessoa. Os resultados foram publicados na revista Nature.

Os humanos vivos não têm muito ADN nandertal, concluíram, mas alguns genes tornaram-se comuns. Isto porque, com a seleção natural, os genes úteis sobrevivem conforme as espécies evoluem.


fevereiro 18th, 2014  
Tags: Genes, homem, Pele



Se o pai é um homem careca, o filho vai ficar careca também?

Cabelo, Dúvidas, Remédio 0 Comment »

Genes são responsáveis por 90% da perda de cabelo masculino

Embora hereditária, o traço pode ser mais influenciado pela mãe, sua família do que o seu pai. Assim, um olhar materno para o seu avô pode lhe dar uma melhor idéia sobre o futuro de vocês. calvície de padrão masculino começa frequentemente com recuo de cabelo nas têmporas, em seguida, a coroa, deixando um anel em forma de ferradura do cabelo em torno dos lados da cabeça. Medicamentos para retardar a perda de cabelo incluem Rogaine (minoxidil) e Propecia (finasterida).


outubro 27th, 2010  
Tags: Cabelo, Careca, Genes, Medicamentos, Minoxidil



Queda dos cabelos – A calvície e os seu tratamentos

Alimentos, Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Fortaleza, Implante Capilar, Queda de Cabelo, Transplante Capilar, Tratamento 0 Comment »

Queda-dos-cabelos-A-calvicie-e-os-seu-tratamentosCerca de dois bilhões de pessoas a redor do globo sofrem com o rareamento dos cabelos, o que representa quase um terço da população do planeta. “Nos homens, 80% dos casos se devem a fatores genéticos, que deflagram a chamada alopecia androgenética”, afirma o tricologista Luciano Barsanti, do Instituto do Cabelo, em São Paulo. Já no sexo feminino, até 20% das ocorrências podem estar relacionados à influência dos genes. Só no Brasil, cerca de dois milhões de mulheres apresentam calvície. Para ter uma ideia do tamanho da encrenca, por volta de 90% dos homens apresentam queda significativa do cabelo a partir dos 40 anos de idade, sendo que 50% já começam a enfrentar o estorvo aos 15.

A derrocada
O vilão da história atende pela sigla DHT. Em um processo natural, o hormônio masculino testosterona, que também é fabricado em menor quantidade nas mulheres, é transformado na tal substância. Até aí, tudo bem. O problema é que os genes de algumas pessoas fazem com que seu bulbo capilar—estrutura responsável pela fixação e nutrição do cabelo—tenha maior, digamos, afinidade pelo DHT. E é ali que ele provoca estragos. “Primeiro, promove um processo inflamatório na superfície do couro cabeludo. Aos poucos, ele progride até a matriz do cabelo, atrofiando-a”. É por isso que muitas pessoas notam que seus cabelos estão afinando, apesar de não encontrarem muitos fios espalhados pela casa.

O tratamento
Tomar uma providência precocemente é a melhor solução contra a alopecia androgenética. Isso porque uma vez que a raiz do cabelo estiver completamente atrofiada, não haverá mais solução, exceto o implante capilar. Mas há como evitar que o DHT cause tamanho estrago. Ou, pelo menos, dá para retardar a chateação. “Muitas vezes recorremos ao minoxidil, um produto de uso tópico que melhora a circulação nos vasos sanguíneos capilares e estimula a divisão celular, para que os fios voltem a crescer”, explica o tricologista Valcinir Bedin, do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, em São Paulo. “Nos homens, também podemos lançar mão da finasterida, droga que bloqueia a ação de uma enzima, a 5-alfa redutase, responsável por converter a testosterona em DHT”, completa Luciano Barsanti. Tratar a seborreia, evitar o tabagismo e fazer uma alimentação adequada colaboram para barrar a progressão do problema.

Fonte Terra


outubro 27th, 2009  
Tags: Alimentação, Alopecia Androgenética, Atrofia, Calvície, Couro Cabeludo, DHT, feminino, Finasterida, Genes, Genéticos, Homens, Hormônio Masculino, Minoxidil, Mulheres, Precocemnte, Queda dos Cabelos, Rareamentos dos Cabelos, Testosterona, Tratamentos, Tricologista



Calvície masculina na adolescência, pré-18 atinge até 10% dos homens

Alimentos, Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Nutrientes, Queda de Cabelo, Remédio, Tratamento, vitaminas 1 Comment »

Faz três anos que Felipe Xavier, 19, tomou um susto cabeludo ao sair do banho: o chão do box estava peludo. Ele começava a ficar calvo aos 16, poucos anos depois da puberdade. “Entrei em parafuso! Tinha algo de errado!”.

Não tinha nada de errado e nem era acontecimento único. Felipe faz parte dos 20% dos calvos (que são metade dos homens) cujos cabelos começam a cair antes da maioridade, segundo dermatologistas ouvidos pelo Folhateen.

Hoje, Felipe parou de arrancar os cabelos de nervosismo. Desistiu de achar na família quem “deu” os genes que fizeram sua franja rarear e anuncia a data de morte da cabeleira.

Acha que daqui a três anos já deve ter perdido a guerra contra as “entradas“. Mas afirma que lutou antes de desistir.

Primeiro, foi ao médico, que lhe receitou finasterida, o “remédio da vez”. A droga age nos hormônios e é usada também para combater o câncer de próstata, só que em doses cinco vezes maiores.

Os comprimidos diminuíram “um pouco” a queda, mas ele desistiu deles depois de um ano. Faltava disciplina para tomar a dose todos os dias (“era como pílula “de mulher'”).

Ele trocou, então, o remédio por uma solução cosmética. Ajeita os fios encaracolados ao redor das falhas para tapá-las.

Esse truque é chamado nos EUA de “combover” (“penteia por cima“) e tem adeptos como Donald Trump, apresentador de “O Aprendiz” americano.

Quando não der mais para disfarçar, Felipe diz que vai assumir as falhas.

Gostam mais?

Já o estagiário de publicidade Juliano Carregari, 21, conseguiu reverter a queda antes que ficasse só por alguns fios.

Assim que acordou e deu de cara com “um ratão de pelos” no travesseiro, há dois anos, correu para a dermatologista.

Na consulta, ouviu que sua queda era causada por estresse e má-alimentação e levava o nome de eflúvio telógeno.

Desde então, ele toma um complexo de vitamina E e enche o prato de legumes e de verduras. Parou com as comidas gordurosas e de usar cera no cabelo, mas não de se estressar.

Até porque foi do salário da agência de publicidade que tirou os R$ 250 gastos nas ações. Valeu a pena, garante. “Escapei de conferir, na prática, se é mesmo dos carecas de que elas gostam mais…”.

Fonte Folha Uol


julho 28th, 2009  
Tags: Adolescência, Cabelos, Calvície Masculina, Calvos, Câncer de Próstata, Carecas, Combover, Comprimidos, Dermatologistas, Eflúvio Telógeno, Entradas, Estresse, Finasterida, Fios, Genes, Homens, Hormônios, Legumes, Má-Alimentação, Maioridade, Médico, Puberdade, Queda, Remédios, Verduras, Vitamina E



Calvície – Cientistas identificam possível gene da queda de cabelo

Alopecia, Calvície, Calvície Feminina, Mundo, Queda de Cabelo 1 Comment »

HONG KONG – Pesquisadores do Japão identificaram um que parece determinar a queda cíclica de cabelos em ratos, e acham que isso pode ser responsável pela calvície humana

Em estudo publicado na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas descreveram como geraram uma linhagem de ratos sem o gene Sox21.

“Os ratos começaram a perder pelos do dia pós-natal 11, começando pela cabeça e progredindo para a região do rabo”, escreveram. “Entre os dias 20 e 25, esses ratos tinham já perdido todo o pelo corporal, inclusive os bigodes. Curiosamente, o renascimento do novo pelo começou dias depois, mas foi seguido por uma renovada perda de pelos.”

A chamada alopecia cíclica continuou por mais de dois anos, e os pesquisadores observaram que os ratos mutantes tinham glândulas sebáceas aumentadas em torno dos folículos pilosos, e uma camada mais grossa de células cutâneas durante o período de perda de pelos.

“O gene deve estar envolvido com a diferenciação das células-tronco que formam a camada externa do cabelo”, escreveram os pesquisadores, liderados por Yumiko Saga, da Divisão de Desenvolvimento de Mamíferos do Instituto Nacional de Genética do Japão, em Mishima.

Os cientistas também examinaram amostras de pele humana, onde encontraram sinais do mesmo gene.

“Isso confirma que o Sox21 também se expressa na cutícula do cabelo humano… Esses resultados indicam que o gene Sox21 poderia ser responsável por algumas condições de perda de cabelos em humanos”, concluíram os autores.

Fonte: Estadão


maio 25th, 2009  
Tags: Cabelos, Calvície, Descoberta, Genes, Queda de Cabelo, Tratamentos



Novos fatores genéticos da calvície são descobertos

Calvície, Calvície Feminina, Mundo, Queda de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

foto-calvicie-carecaNovos fatores genéticos de risco para a calvície foram identificados em dois estudos independentes publicados na edição on-line da revista Nature Genetics.

Um terço dos homens aos 45 anos são afetados, em diferentes níveis, pela alopécia androgênica (ou calvície masculina). O problema não tem apenas implicações sociais, mas até mesmo foi relacionado com problemas como doenças coronárias.

Estudos anteriores haviam identificado que variações no gene que codifica o receptor de androgênio (hormônio controlador do crescimento dos órgãos sexuais masculinos) contribuem para a suscetibilidade do problema, mas fatores genéticos de risco adicionais não haviam sido descobertos.

Nos artigos publicados agora, os dois grupos verificaram a estreita relação entre a calvície masculina e ocorrência de duas variantes no cromossomo 20. Segundo o estudo de Tim Spector, do King’s College de Londres, e colegas, o aumento do risco é muito expressivo.

As variantes estão próximas dos genes pax1 e foxa2. De acordo com o grupo, indivíduos com as duas variantes têm risco sete vezes maior de desenvolver calvície.

Embora a descoberta represente um importante avanço científico, os autores dos dois estudos apontam que ela não implica o desenvolvimento de novas formas de tratamento.

FONTE: Agência Fapesp


maio 7th, 2009  
Tags: Alopecia androgênica, Calvície, Fatores Genético, Genes, Queda de Cabelo



  • Posts recentes

    • ABCRC divulga resultados de pesquisa realizada com médicos no Brasil: Estudo mapeou a área de transplante capilar, que também envolve barba e sobrancelhas
    • Queda de Cabelos: Por que isso acontece?
    • Queda de cabelo nas mulheres – Causas principais
    • As 8 cirurgias plásticas mais procuradas pelos homens – Implante Capilar é uma delas!!!
    • Arrepios podem ajudar contra a calvície
  • Categorias

    • Alimentos
    • Alopecia
    • Alopecia universal
    • Anamnese
    • Apresentador de TV
    • Ator
    • Atriz
    • Brasil
    • Brasília
    • Cabelo
    • Cabelos Brancos
    • Cabelos Ressecados
    • Calvície
    • Calvície Esporádica
    • Calvície Feminina
    • Calvície Infantil
    • Cantor
    • Cantora
    • Caspa
    • Ceará
    • Celebridades
    • Cirurgias
    • Cútis Seca
    • Dermatite
    • Dúvidas
    • Empresário
    • Entrevista
    • Estresse
    • Estudos
    • Ex-presidente
    • Finasterida
    • Fortaleza
    • Fue – Folicular Unit Extraction
    • GIGASESSÃO
    • Hiperidrose
    • Implante Capilar
    • Implante de barba
    • Implante de Cabelo
    • Jogador de Basquete
    • Jogador de Futebol
    • Jogador de Futebol Americano
    • Minoxidil
    • Modelo
    • Mundo
    • Nutrientes
    • Oleosidade
    • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
    • Político
    • Pontas duplas
    • Presidente
    • Príncipe
    • Problemas Capilares
    • Queda de Cabelo
    • Queda dos Cabelos
    • Remédio
    • Repórter
    • Seborréia
    • Sobrancelha
    • Sobrancelhas
    • Técnicas
    • Tenista
    • Tiradentes
    • Transplante Capilar
    • Transplante de Cabelo
    • Tratamento
    • Tricotilomania
    • Tricotilomania
    • Uncategorized
    • vitaminas
  • Tags

    Alopecia Alopecia Androgenética Alopecia Areata Ator Cabelo Cabelos Cabeça Calvície Calvície Feminina Calvície Masculina Careca Carecas Causas Cirurgia Couro Cabeludo DHT Doença Dr. Márcio Crisóstomo Estresse Finasterida Fios Fios de Cabelo Folículos Capilares Folículos Pilosos foto Genética Homens Imagem Implante Capilar Implante de Cabelo Medicamentos Minoxidil Mulheres Perda de Cabelo Problema Queda Queda de Cabelo Queda de Cabelos Queda dos Cabelos Remédios Saúde Testosterona Transplante Capilar Tratamento Tratamentos
Categorias
  • Alimentos
  • Alopecia
  • Alopecia universal
  • Anamnese
  • Apresentador de TV
  • Ator
  • Atriz
  • Brasil
  • Brasília
  • Cabelo
  • Cabelos Brancos
  • Cabelos Ressecados
  • Calvície
  • Calvície Esporádica
  • Calvície Feminina
  • Calvície Infantil
  • Cantor
  • Cantora
  • Caspa
  • Ceará
  • Celebridades
  • Cirurgias
  • Cútis Seca
  • Dermatite
  • Dúvidas
  • Empresário
  • Entrevista
  • Estresse
  • Estudos
  • Ex-presidente
  • Finasterida
  • Fortaleza
  • Fue – Folicular Unit Extraction
  • GIGASESSÃO
  • Hiperidrose
  • Implante Capilar
  • Implante de barba
  • Implante de Cabelo
  • Jogador de Basquete
  • Jogador de Futebol
  • Jogador de Futebol Americano
  • Minoxidil
  • Modelo
  • Mundo
  • Nutrientes
  • Oleosidade
  • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
  • Político
  • Pontas duplas
  • Presidente
  • Príncipe
  • Problemas Capilares
  • Queda de Cabelo
  • Queda dos Cabelos
  • Remédio
  • Repórter
  • Seborréia
  • Sobrancelha
  • Sobrancelhas
  • Técnicas
  • Tenista
  • Tiradentes
  • Transplante Capilar
  • Transplante de Cabelo
  • Tratamento
  • Tricotilomania
  • Tricotilomania
  • Uncategorized
  • vitaminas
Dr. Márcio Crisóstomo
Médico formado há mais de 15 anos, com residência de cirurgia geral no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e Pós-graduação em Cirurgia Plástica no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (Rio de Janeiro), um dos centros de formação mais prestigiados do mundo... Continue lendo
Copyright © 2019 CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar All Rights Reserved XHTML CSS THEME by I SOFTWARE REVIEWS