CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar
Conceito pioneiro no Transplante do Estado do Ceará
Black Green Blue Red Gold
RSS
  • Home PageHome
  • Dr. Márcio
  • Centro de Implante e Transplante Capilar

Posts Tagged ‘Folículos Pilosos’

Inovação da calvície usa “fazendas capilares impressas em 3D” para cultivar novos folículos pilosos

Cabelo, Calvície, Mundo, Transplante Capilar, Tratamento 0 Comment »

A estrutura impressa em 3D pode pela primeira vez crescer folículos pilosos humanos inteiramente em um prato de laboratório (Crédito: Christiano laboratório / Columbia University Irving Medical Center )

Um avanço emocionante de pesquisadores da Universidade de Columbia demonstra uma nova maneira de crescer folículos pilosos humanos usando moldes impressos em 3D. Esta é a primeira vez que as células do folículo piloso humano foram cultivadas completamente em condições de laboratório, abrindo uma fonte potencialmente ilimitada de folículos capilares para futuros procedimentos cirúrgicos de restauração capilar.

Nas últimas décadas, a cirurgia de transplante capilar evoluiu rapidamente, tornando-se mais sofisticada e bem-sucedida, mas o processo ainda dependia fundamentalmente dos folículos pilosos serem redistribuídos de uma parte do corpo para outra. O crescimento de folículos capilares humanos em condições de laboratório tem se mostrado um desafio para os pesquisadores, limitando a eficácia da cirurgia de restauração capilar, especialmente em pacientes sem o cabelo já presente que podem ser enxertados.

Este novo avanço reúne algumas inovações recentes. Primeiro, os pesquisadores criaram um molde plástico exclusivo usando impressoras 3D. Os moldes são projetados para se assemelhar a um micro-ambiente natural estimulando o crescimento do folículo capilar através de minúsculas extensões de apenas meio milímetro de largura.

“Técnicas de fabricação anteriores foram incapazes de criar projeções tão finas, então este trabalho foi muito facilitado por inovações na tecnologia de impressão 3D”, explica o primeiro autor do estudo, Erbil Abaci.

A segunda inovação demonstrada na pesquisa mostrou que um coquetel de novos fatores de crescimento encontrados pode efetivamente estimular o crescimento do cabelo. Depois que a pele humana foi cultivada em torno do molde impresso em 3D, os pesquisadores semearam o dispositivo com células de folículos pilosos de voluntários. Um dos principais ingredientes estimulantes no coquetel de fator de crescimento usado pelos pesquisadores é uma molécula projetada para inibir uma via chamada JAK-STAT. Um estudo anterior revelou que esta via recentemente descoberta mantém as células estaminais do cabelo dormentes, e os inibidores recentemente desenvolvidos podem reavivar este caminho adormecido, estimulando o crescimento dos folículos capilares.

O processo global é reivindicado para ser capaz de crescer folículos capilares a uma taxa que acabaria por permitir um suprimento ilimitado de folículos, sem a necessidade de enxertos de cabelo de doadores.

“O que mostramos é que basicamente podemos criar uma fazenda capilar: uma grade de cabelos que são modelados corretamente e projetados para que possam ser transplantados para o couro cabeludo do mesmo paciente”, diz Angela Christiano, principal autora da pesquisa.

Mais trabalho é necessário para otimizar e comercializar o processo antes que ele se torne clinicamente disponível, mas as implicações da inovação são incrivelmente amplas. Esse desenvolvimento não apenas ajudará os homens que buscam soluções para o cabelo ralo, mas o método permitirá testes clínicos mais rápidos de drogas de crescimento capilar, usando o sistema para projetar grandes volumes de folículos capilares humanos para experimentos. Christiano também sugere que a inovação ajudará uma grande variedade de pacientes diferentes que precisam de cirurgia de restauração capilar.

“[O novo método] expande a disponibilidade de restauração capilar para todos os pacientes – incluindo 30 milhões de mulheres nos Estados Unidos que experimentam queda de cabelo e homens jovens cujas linhas de cabelo ainda estão diminuindo”, diz Christiano. “A cirurgia de restauração capilar não seria mais limitada pelo número de pelos de doadores.”

A pesquisa do inibidor de JAK foi publicada na revista Cell Stem Cell .

A pesquisa de moldes impressos em 3D foi publicada na revista Nature Communications .

Fonte: Centro Médico da Universidade de Columbia Irving


junho 26th, 2019  
Tags: Cabelo, Folículos Pilosos, Restauração Capilar, Transplante Capilar



Arrepios podem ajudar contra a calvície

Uncategorized 0 Comment »

Arrepios não só fazem com que os cabelos fiquem em pé, eles também podem ajudá-los a crescer.

Os nervos e músculos que causam arrepios também estimulam as células-tronco da pele a produzirem folículos pilosos e a crescer o cabelo.

Dra. Ya-Chieh Hsu, um pesquisador de células-tronco da Universidade de Harvard, relatou as descobertas na reunião conjunta da Sociedade Americana de Biologia Celular e da Organização Européia de Biologia Molecular.

Ter arrepios quando está frio pode encorajar a pele dos animais a ficar mais espessa, disse Hsu.

Nervos que fazem parte do sistema nervoso simpático – que controla a dilatação da pupila, frequência cardíaca e outros processos automáticos – se localizam ao lado de células-tronco que irão criar folículos pilosos.

Geralmente os nervos são envoltos em uma camada protetora chamada mielina, como fios elétricos revestidos de plástico. Mas o grupo de Hsu descobriu que as extremidades dos nervos estavam nuas, onde eles encontram células-tronco do folículo piloso, como fios desnudados nas pontas para fazer contatos com nós elétricos.

Os nervos secretam o hormônio noradrenalina. Esse hormônio é necessário para o crescimento do cabelo, descobriram os pesquisadores. Essas descobertas podem ajudar a explicar por que a perda de cabelo é um efeito colateral dos medicamentos conhecidos como betabloqueadores, que interferem na ação da norepinefrina.

Os nervos simpáticos próximos aos folículos pilosos também são envolvidos por músculos minúsculos eretores de pêlos, que se contraem para fazer com que as células ciliadas fiquem em pé, causando arrepios.

Ratos com mutações que impediam os músculos de crescer também não tinham os nervos simpáticos e não desenvolviam o cabelo normalmente.

Homens com calvície também não têm músculos eretores do pêlo em seus couros cabeludos, disse Hsu, sugerindo que os nervos simpáticos e os músculos arrepiantes também podem ser importantes nesse tipo de calvície. Restaurar os nervos e músculos pode levar ao crescimento de novos cabelos, disse a pesquisadora.

Fonte: American Society for Cell Biology


dezembro 18th, 2018  
Tags: Arrepios, Cabelo, Calvície, Folículos Pilosos



Sandalore – Uma nova solução para a calvície pode ter sido encontrada: um produto químico usado na produção de perfumes que imita o cheiro do sândalo

Cabelo, Calvície, Estudos, Mundo, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos 0 Comment »

É uma descoberta muito precoce mas que pode ser uma nova esperança para quem sofre deste problema

Um novo estudo conduzido por investigadores ingleses dá conta de que um produto químico, o Sandalore, criado para imitar o cheiro do sândalo – muito utilizado para fazer perfumes e sabonetes, por exemplo – também estimula o crescimento de cabelo em humanos.

Na pesquisa, publicada na revista científica Nature Communications, foram utilizados tecidos de couro cabeludo testados apenas em laboratório, mas os investigadores já estão a realizar ensaios em voluntários reais para perceberem, realmente, qual é a eficácia deste produto, e esperam ter resultados motivadores até ao início do próximo ano.

Ao The Independent, Ralf Paus, investigador na Universidade de Manchester, na Inglaterra, e autor principal da pesquisa, diz que esta foi a “primeira vez que se demonstrou que a reconstrução de um mini-órgão humano como são os fios de cabelo pode ser regulada por um aroma amplamente utilizado na cosmética” e que esta descoberta é “bastante surpreendente”.

Os investigadores concentraram-se num receptor denominado OR2AT4, que pode ser encontrado na camada mais externa dos folículos pilosos do cabelo e que é estimulado pelo Sandalore.

O que descobriram foi que, ao aplicarem este químico no tecido do couro cabeludo, o crescimento do cabelo era estimulado e a morte das células dos folículos pilosos abrandava.Os resultados sugerem que os folículos humanos podem, de certa forma, “cheirar”, já que utilizam receptores olfativos antigos para controlar funções como o crescimento.

Os investigadores acreditam agora, que não estão longe de levar esta descoberta para as clínicas de tratamento da calvície.


setembro 19th, 2018  
Tags: Calvície, Couro Cabeludo, Crescimento, Descoberta, Fios de Cabelo, Folículos Pilosos, OR2AT4, Pesquisa, produto químico, sândalo, Sandalore



Alimentando os cabelos – Conquiste cabelos poderosos por meio da alimentação

Alimentos, Cabelo, Nutrientes, vitaminas 0 Comment »

cabelos-fortes-imagem

O segredo para um cabelo forte, nutrido e cheio de brilho pode não estar nas prateleiras de farmácias e perfumarias, mas sim no supermercado mais próximo. De acordo com o site Health.com, uma dieta variada e nutritiva pode trazer os cabelos dos sonhos. Confira 5 deles.

alimento-cabelo-carne

1. Ferro e zinco
Ferro e zinco podem ajudar os folículos pilosos a crescer. Deve comer carne vermelha magra, que é rica em ambos os nutrientes, duas vezes por semana. Para quem não é muito adepto da carne, a dica é apostar em soja e lentilhas, junto com o consumo da laranja, que é rica em vitamina C e ajuda na absorção do ferro.

alimento-cabelo-vitamina-d

2. Vitamina D
Muitos estudos apontam a vitamina D como um aliado no crescimento capilar. No entanto, esta é uma vitamina mais difícil de se obter por meios naturais, uma vez que poucos alimentos a contém. Uma dica é tomar um pouco de sol todos os dias, pois isso ajuda o corpo a produzir mais dessa vitamina. Para quem não dispõe deste tempo, vale correr atrás de uma suplementação, mas sempre mediante recomendação médica.

 

alimento-cabelo-proteinas

3. Proteínas
As proteínas são importantes para o funcionamento do corpo e também impulsionam o crescimento dos cabelos.
A recomendação é que as mulheres consumam pelo menos 46 g por dia.

alimento-cabelo-omega-3

4. Ômega 3
Comer peixes gordurosos como o salmão pelo menos duas vezes por semana ajuda a manter o cabelo hidratado. Uma alternativa é também usar a suplementação. Além de um cabelo mais bonito e saudável, este tipo de alimento pode aliviar a depressão e manter um coração mais saudável.

alimento-cabelo-biotina-ovo

5. Biotina
Os ovos são ricos em biotina, uma vitamina essencial par o crescimento dos fios – além do fato de serem uma excelente fonte de proteína, colina e vitamina D.


dezembro 26th, 2013  
Tags: Alimentação, Alimentando, Cabelos, crescimento capilar., Ferro, Folículos Pilosos, laranja, lentilhas, soja, suplementação, Vitamina C, vitamina D



Tratamento da Calvície – Cientistas americanos renovam as esperanças para os carecas

Cabelo, Calvície, Cirurgias, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

foto-calvicie-carecaApós anos de insucessos, cientistas conseguiram fazer o cabelo voltar a crescer cultivando em laboratório células humanas da derme papilar, trazendo novas esperanças para o tratamento da calvície, segundo um estudo publicado esta segunda-feira.

Durante cerca de quarenta anos, os cientistas tentaram sem sucesso clonar folículos pilosos, a fábrica dos cabelos, utilizando células da derme papilar. Até o presente, os tratamentos só conseguiam retardar a perda de cabelos, mas não estimulavam o crescimento de novos fios.

Nesta nova pesquisa, as células humanas, depois de cultivadas, foram reimplantadas na pele de camundongos, permitindo a produção de folículos pilosos.

“Este método permite desenvolver um grande número de folículos ou regenerar os folículos existentes, utilizando as células da derme papilar provenientes de uma centena de doadores de cabelos”, explicou a doutora Angela Christianio, professora de dermatologia da Universidade de Columbia, em Nova York, principal co-autora desta pesquisa, publicada nas Atas da Academia Americana de Ciências (PNAS).

“Esta técnica poderia tornar o implante capilar acessível às pessoas com um pequeno número de folículos, tanto homens quanto mulheres, ou em indivíduos que sofreram queimaduras”, acrescentou.

Nas cobaias, as células puderam ser facilmente recuperadas e reimplantadas na pele de outro animal.

Isto se explica sobretudo pelo fato de que, ao contrário dos humanos, as células papilares destes roedores se aglutinam espontaneamente nas culturas de laboratório. Isto lhes permite interagir e reprogramar a pele onde são implantados para produzir novos folículos, deduziram os pesquisadores.

Para esta pesquisa, as células papilares provenientes de sete pessoas foram cultivadas em laboratório, onde tiveram sua agregação induzida de forma a criar as condições necessárias para o crescimento dos cabelos, explicou a doutora Claire Higgins, da Universidade de Columbia, outra autora do trabalho.

Depois de alguns dias, as células papilares inseridas entre a derme e a epiderme de um fragmento de pele humana foram inseridas nas costas dos camundongos.

Em cinco dos sete testes, o enxerto produziu cabelos novos durante pelo menos seis semanas.

Um exame de DNA mostrou que os novos folículos pilosos eram humanos e geneticamente similares aos dos doadores das células papilares.

Segundo os autores do estudo, no entanto, é necessário fazer mais trabalhos antes que esta técnica possa ser testada em humanos.

Os cientistas ainda precisam determinar as origens das propriedades intrínsecas dos novos cabelos, como cor, ângulo de crescimento, localização na cabeça e textura.


outubro 22nd, 2013  
Tags: Calvície, Carecas, DNA, Folículos Pilosos, Tratamento



O cabelo fala por você – A natureza criou os fios da cabeça para ajudar você a sobreviver. Mas a cultura os transformou em sinal de beleza e meio de expressão.

Cabelo, Calvície, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos 0 Comment »

Quando o ser humano ainda vivia em cavernas, os cabelos tinham uma função vital: proteger o cérebro do calor do sol. Nas regiões quentes e secas do planeta, eles tendiam a ser mais crespos e mais armados, formando uma cobertura protetora. Nas áreas frias e úmidas, os cabelos lisos ajudavam a escorrer a água das chuvas. A civilização, com seus chapéus e guarda-chuvas, aposentou as funções originais do cabelo, que viraram, então, símbolo de beleza, marca de identidade grupal e meio de expressão. Do corte rente dos militares às trancinhas dos aficionados do reggae, pode-se manifestar muita coisa apenas com o estilo do cabelo.

Os cerca de 100 000 fios que cobrem a cabeça são uma fração dos 5 milhões de pelos espalhados pelo seu corpo. São uma herança dos antepassados do homem, que precisavam deles para aquecer a pele e se proteger da chuva. Os pelos nascem em estruturas em forma de tubo, os folículos pilosos. Constituídos como células vivas, já estão mortos ao chegar à flor da pele. Por isso, você não sente dor na hora de cortá-los.

A juba do homem

As barbas, como a do judeu ortodoxo, nunca tiveram uma utilidade prática, ao contrário dos cabelos e das unhas. Até aonde a ciência consegue explicar, elas servem apenas como um símbolo de identidade sexual que ajuda a diferenciar os homens das mulheres. São como a juba que distingue o leão da leoa

Quando eles vão embora

Entenda como e por que a calvície acontece.

Uma cabeça sem cabelos pode ser considerada um charme para jogadores de futebol, mas para a maioria dos homens é um tremendo problema. A calvície está ligada a um desacerto dos hormônios masculinos. Esses hormônios estimulam as glândulas sebáceas, que passam a produzir mais sebo. O excesso de gordura no cabelo facilita a sua queda. Ao mesmo tempo, o sebo interrompe o crescimento de novos fios, atuando diretamente sobre a raiz. A calvície é quase sempre genética.

Da raiz para o mundo

Assim como a unha, o pelo também cresce a partir de uma raiz. Cada fio se desenvolve dentro de um folículo piloso, um tubo encravado na pele. Na base do folículo está o bulbo. É lá que as novas células vão nascendo. Quando vêm à tona, elas já estão mortas. A cor depende da quantidade de melanina produzida pelo bulbo. Os cabelos pretos contêm muita melanina e os louros, pouca. O tipo (crespo, liso ou ondulado) depende do formato do folículo. O fio cresce durante dois a seis anos, e depois “descansa” por alguns meses, nos quais o folículo pára de produzir novas células. Os cabelos caem e ficam uma temporada sem crescer. Você não percebe porque isso acontece de forma aleatória. Os fios não “descansam” todos de uma só vez. Enquanto uns crescem, outros permanecem parados.

Quem sabe é super

Os cabelos ruivos têm essa cor em conseqüência de um gene especial, responsável pela produção de um pigmento avermelhado. Esse pigmento, diferente da melanina, também torna o indivíduo mais vulnerável ao sol do que os demais.

Estandarte

O cabelo comprido dos Beatles escandalizou o mundo nos anos 60. Mas eles só seguiam uma prática muito antiga: a de usar os cabelos para expressar a adesão a um determinado grupo. O corte ou penteado pode indicar a etnia, como fazem as tribos indígenas, a classe social (os cachos dos aristocratas europeus do século XVIII) ou uma postura diante do mundo – um punk inglês, em Londres, e uma moradora de Salvador, Bahia, onde é muito forte o movimento de afirmação das raízes africanas.

Fonte: Revista Superinteressante


julho 29th, 2013  
Tags: Cabelo, Cabelos Lisos, Crespos, Fios, Folículos Pilosos, homem



Por que os cabelos caem? Prevenir queda do cabelo e como tratar o problema

Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Ceará, Cirurgias, Dúvidas, Fortaleza, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Remédio 0 Comment »

Calvície atinge cerca de 30% das mulheres adultas. Saiba o que fazer para prevenir queda e como tratar o problema

Ninguém deseja ficar calvo, muito menos as mulheres. Mas a calvície pode, sim, atingir o público feminino. Chamada de alopecia androgênica, esta doença atinge cerca de 30% das mulheres adultas e se apresenta em diversos estágios de evolução. O principal fator é genético, isto é, a calvície é herdada do pai ou da mãe.

No caso das mulheres, diferentemente dos homens, os cabelos não caem aos montes, mas sofrem um processo de enfraquecimento e se tornam menores, mais finos e escassos. O quadro é mais comum depois da menopausa, pois os hormônios femininos têm sua produção diminuída. O desequilíbrio hormonal está diretamente ligado à queda.

Isso porque o afinamento e o enfraquecimento dos cabelos são resultados da combinação da enzima 5-alfa-redutase com a testosterona, um hormônio mais comum nos homens, mas também presente nas mulheres. A combinação dos dois resulta no DHT (di-hidrotestosterona), que age sobre as estruturas que fixam os cabelos na cabeça, os chamados folículos pilosos.

Geralmente, para que a calvície avance, é necessário que ocorra desequilíbrio hormonal, que pode ser causado por problemas da tireóide, gravidez, menopausa, uso de anticoncepcionais e ovário policístico, por exemplo. Ao notar a queda, a mulher deve procurar um médico, que vai pedir exames e descobrir a causa da calvície.

“O principal resgate é o da autoestima. O tratamento reverte o processo e pode ser feito via oral ou com loções, dependendo do caso. Além disso, é feito o estímulo de crescimento com suplementação vitamínica e substâncias de uso local”.

É importante que o tratamento seja levado à sério, sem interrupção, pois os hormônios masculinos voltam a agir e o cabelo volta a cair.

Em casos avançados, o resultado pode variar, mas há também a possibilidade de transplante. Em todos os casos, deve-se evitar alguns fatores que contribuem para a queda de cabelos, como fumo, uso excessivo do secador, escova e chapinhas.

Já o medicamento finasterida, utilizado contra queda capilar em homens, não é indicado para mulheres.


outubro 25th, 2011  
Tags: Cabelos, Cair, Calvície, desequilíbrio hormonal, DHT, Enfraquecimento, Finasterida, Folículos Pilosos, Genético, Menopausa, Mulheres, Testosterona, Tireóide



Calvície: medicina tem boas notícias para quem está em busca dos fios de cabelos perdidos

Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Cirurgias, Dúvidas, Estudos, Fortaleza, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo, Tratamento 1 Comment »

A popular marchinha de Carnaval escrita em 1942 por Roberto Roberti e Arlindo Marques Jr. pregava que “é dos carecas que elas gostam mais”. Mesmo que a frase seja simpática, pouco adianta para amenizar o efeito da calvície na autoestima masculina. A verdade é que é difícil encontrar um homem que se contente ao ver seu patrimônio capilar rarear.

Muitos, para disfarçar as falhas no couro cabeludo, fazem verdadeiros malabarismos tentando redistribuir as madeixas remanescentes. E a notícia não é nada animadora: invariavelmente, metade dos homens ficará calvo entre a puberdade e os 50 anos. Destes, 10% se incomodam tanto com a característica que saem em busca de tratamentos e poções miraculosas. Alternativas não faltam. Vão desde:

– Comprimidos;
– Aplicações de laser;
– Loções;
– E transplante capilar.

O problema ataca também as mulheres. Elas têm o problema na mesma proporção, porém em menor intensidade do que se pode ver nos homens.

— Elas não chegam a ficar completamente carecas, apenas com menos cabelos .

A explicação é que a mulher é protegida por uma enzima do couro cabeludo chamada aromatase, que não permite que a testosterona disponível no organismo se transforme em dihidrotestosterona, hormônio que faz com que os folículos pilosos geneticamente propensos se debilitem à medida que passam mais tempo expostos a essa substância. Por consequência, os cabelos duram menos tempo e crescem cada vez mais fracos, até que a raiz morra.

— Os medicamentos preventivos atuam bloqueando a ação da dihidrotestosterona,permitindo que os cabelos durem mais .

Nem todo careca pode ser chamado de calvo. Calvície é a alopecia androgenética, que está ligada a fatores hereditários. Existem outras causas que também podem derrubar os fios temporariamente. Uma das mais comuns está ligada ao estresse.

— Quem passa por um estresse intenso e tem perda de cabelo, se não tiver o gene para a calvície, recupera todo os fios perdidos

Um dos medicamentos mais adotados por quem trata do problema é uma loção que provoca vasodilatação do couro cabeludo e melhora em 30% dos casos: o aporte sanguíneo na região, tornando mais efetivo o transporte de nutrientes. Há ainda opções com medicações orais, injeções na cabeça (intradermoterapia), uso de laser frio no couro cabeludo para estimular a circulação, xampu para oleosidade. Geralmente, espera-se que em dois anos surta algum efeito no tratamento.

Segundo especialistas, apesar de não haver métodos cem por cento eficazes de prevenção, quanto mais cedo se procura ajuda, mais chances têm de minimizar a evolução do quadro.

— A raiz que morreu não pode ser mais recuperada, exceto com transplante capilar. O tratamento é para toda a vida — alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Gustavo Pinto Corrêa.

Transplante é boa alternativa

Método existente há mais de sete décadas, a cirurgia de transplante capilar já foi alvo de desapontamentos ao longo dos anos pela aparência nada natural que conferia aos pacientes. De 10 anos para cá, aprimoramentos na técnica permitem copiar a natureza e reabastecer a careca de forma sutil, numa espécie de artesanato, onde os fios são aplicados um a um.

— Antigamente, faziam retalhos para implantar e ficava aquela aparência de cabeça de boneca ou plantação de cebola. Agora não há mais necessidade de levantar o couro cabeludo para aplicar o cabelo.

Dentre as cirurgias plásticas, essa é a mais artesanal e a mais distante da perfeição. Ela pode ser feita em ambos os sexos, mas não sem antes avaliar a progressão da calvície. É a segunda cirurgia plástica mais realizada no homem. A primeira é a lipoaspiração.


setembro 13th, 2011  
Tags: Alopecia Androgenética, Alternativas, Área doadora, aromatase, Autoestima, Calvície, Calvo, Capilar, Careca, Carecas, Cirurgia Plástica, Couro Cabeludo, Dihidrotestosterona, enzima, Estresse, Folículos Pilosos, homem, Hormônio, Masculina, Mulheres, Perda de Cabelo, Testosterona, Transplante Capilar



Calvície nos homens – Queda do cabelo pode estar relacionada com células estaminais

Brasil, Calvície, Ceará, Fortaleza, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos 0 Comment »

As células estaminais desempenham um papel determinante no desenvolvimento da calvície nos homens, revela um novo estudo publicado na revista “Journal of Clinical Investigation”.

Os investigadores da University of Pennsylvania School of Medicine, nos EUA, analisaram amostras celulares de homens submetidos a transplante capilar e compararam os folículos pilosos, observando que, na mesma pessoa, as áreas de calvície e as regiões com cabelos normais tinham o mesmo número de células estaminais.

No entanto, nos folículos do couro cabeludo calvo, o número de outro tipo de células mais maduras, designadas por células progenitoras, foi significativamente reduzido. Conforme explicou o líder da investigação, George Cotsarelis, em comunicado enviado à imprensa, um problema na activação das células estaminais trava a sua conversão em células progenitoras nas áreas calvas.

A calvície, segundo esta investigação, não está associada a um menor do número de células estaminais nos folículos, mas a uma menor activação destas células.

Actualmente, os investigadores ainda não sabem o que impede a conversão das células estaminais em células progenitoras. “No entanto, o facto de existir um número normal de células estaminais no couro cabeludo calvo dá-nos esperança de que, ao reactivar estas células, seja possível a produção de cabelo normal “, constata Cotsarelis.

Estudos futuros estão a ser planeados para investigar as populações de células estaminais e progenitoras noutros tipos de perda de cabelo, incluindo a calvície feminina. Os investigadores também pretendem identificar os responsáveis pela conversão das células estaminais em células progenitoras, de forma a desenvolver um tratamento que permita o crescimento e desenvolvimento do cabelo.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.


janeiro 13th, 2011  
Tags: amostras celulares, cabelos normais, cabeludo calvo, Calvície, células estaminais, células progenitoras, Folículos, Folículos Pilosos, Homens, Queda dos Cabelos, Transplante Capilar



Queda de cabelo? Descubra se o problema não é a sua saúde

Brasil, Cabelo, Ceará, Fortaleza, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Tricotilomania 0 Comment »

Não são só as folhas da árvore de caem. Os cabelos também. Mas, segundo os dermatologistas especialistas em medicina capilar (tricologia), esse é um processo natural, relacionado às mudanças climáticas que ocorrem com a mudança das estações e acabam modificando o ciclo dos cabelos.

Na verdade, não há como prevenir a queda de cabelo que se acentua a cada mudança de estação. O processo depende de fatores climáticos que interferem no ritmo de produção e secreção dos hormônios de cada ser humano e também na forma como as estruturas que originam os cabelos (folículos pilosos) se comportam.

Quando se fala de uma queda normal de cabelos, uma mulher perde, em média, de 50 a 120 fios por dia, mas, geralmente, a reposição capilar ocorre naturalmente. O problema é quando essa queda começa a ser motivo de preocupação, incômodo ou motivo da diminuição do volume de cabelo ou falha no couro cabeludo.

Dermatologistas acrescentam que a queda capilar não se limita a fatores genéticos ou a quadros de estresse. Problemas de saúde como a deficiência de ferro, desnutrição, tireóide, sífilis e até mesmo câncer, também são algumas das causas da queda. Por isso, é preciso procurar um dermatologista logo que perceber que a queda está fora do normal.

Uma investigação mais profunda feita com a ajuda de um médico pode ajudar, e muito, na descoberta dessas possíveis causas, eliminá-las. Mesmo os casos de calvície podem ser revertidos caso não tenha havido destruição ou atrofia completa dos folículos que dão origem aos cabelos. Quando a causa é o estresse físico ou psíquico, a recuperação é ainda mais fácil.

Quedas hormonais, provocadas por doenças ou com alterações na saúde do couro cabeludo, são mais difíceis de recuperar, mas, para tudo existe um tratamento. Por esse motivo, os especialistas insistem em dizer: quanto antes o problema for tratado, melhor.


dezembro 7th, 2010  
Tags: Couro Cabeludo, Estresse, Folículos Pilosos, Problema, Queda de Cabelo, Tricologia



Previous Entries
  • Posts recentes

    • Transplante de cabelo: quais cuidados devo tomar?
    • Batman careca? – Maldição do Batman? Ben Affleck e Robert Pattinson estão ficando carecas; veja
    • Quais são as causas que o seu cabelo para de crescer, fica fraco e acontece a queda dos fios
    • Dicas do Instituto Crisóstomo: Cuidados que você deve ter ao chegar em casa para se proteger da COVID-19
    • Em tempo de COVID-19 o Instituto Crisóstomo indica como lavar as mãos corretamente
  • Categorias

    • Alimentos
    • Alopecia
    • Alopecia universal
    • Anamnese
    • Apresentador de TV
    • Ator
    • Atriz
    • Brasil
    • Brasília
    • Cabelo
    • Cabelos Brancos
    • Cabelos Ressecados
    • Calvície
    • Calvície Esporádica
    • Calvície Feminina
    • Calvície Infantil
    • Cantor
    • Cantora
    • Caspa
    • Ceará
    • Celebridades
    • Cirurgias
    • Cútis Seca
    • Dermatite
    • Dúvidas
    • Empresário
    • Entrevista
    • Estresse
    • Estudos
    • Finasterida
    • Fortaleza
    • Fue – Folicular Unit Extraction
    • GIGASESSÃO
    • Hiperidrose
    • Implante Capilar
    • Implante de barba
    • Implante de Cabelo
    • Jogador de Basquete
    • Jogador de Futebol
    • Jogador de Futebol Americano
    • Minoxidil
    • Modelo
    • Mundo
    • Nutrientes
    • Oleosidade
    • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
    • Político
    • Pontas duplas
    • Presidente
    • Príncipe
    • Problemas Capilares
    • Queda de Cabelo
    • Queda dos Cabelos
    • Remédio
    • Repórter
    • Seborréia
    • Sobrancelha
    • Sobrancelhas
    • Técnicas
    • Tenista
    • Tiradentes
    • Transplante Capilar
    • Transplante de Cabelo
    • Tratamento
    • Tricotilomania
    • Tricotilomania
    • Uncategorized
    • vitaminas
  • Tags

    Alopecia Alopecia Androgenética Alopecia Areata Ator Cabelo Cabelos Cabeça Calvície Calvície Feminina Calvície Masculina Careca Carecas Causas Cirurgia Couro Cabeludo DHT Doença Dr. Márcio Crisóstomo Estresse Ferro Finasterida Fios Fios de Cabelo Folículos Capilares Folículos Pilosos foto Genética Homens Imagem Implante Capilar Implante de Cabelo Medicamentos Minoxidil Mulheres Perda de Cabelo Problema Queda Queda de Cabelo Queda de Cabelos Queda dos Cabelos Saúde Testosterona Transplante Capilar Tratamento Tratamentos
Categorias
  • Alimentos
  • Alopecia
  • Alopecia universal
  • Anamnese
  • Apresentador de TV
  • Ator
  • Atriz
  • Brasil
  • Brasília
  • Cabelo
  • Cabelos Brancos
  • Cabelos Ressecados
  • Calvície
  • Calvície Esporádica
  • Calvície Feminina
  • Calvície Infantil
  • Cantor
  • Cantora
  • Caspa
  • Ceará
  • Celebridades
  • Cirurgias
  • Cútis Seca
  • Dermatite
  • Dúvidas
  • Empresário
  • Entrevista
  • Estresse
  • Estudos
  • Finasterida
  • Fortaleza
  • Fue – Folicular Unit Extraction
  • GIGASESSÃO
  • Hiperidrose
  • Implante Capilar
  • Implante de barba
  • Implante de Cabelo
  • Jogador de Basquete
  • Jogador de Futebol
  • Jogador de Futebol Americano
  • Minoxidil
  • Modelo
  • Mundo
  • Nutrientes
  • Oleosidade
  • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
  • Político
  • Pontas duplas
  • Presidente
  • Príncipe
  • Problemas Capilares
  • Queda de Cabelo
  • Queda dos Cabelos
  • Remédio
  • Repórter
  • Seborréia
  • Sobrancelha
  • Sobrancelhas
  • Técnicas
  • Tenista
  • Tiradentes
  • Transplante Capilar
  • Transplante de Cabelo
  • Tratamento
  • Tricotilomania
  • Tricotilomania
  • Uncategorized
  • vitaminas
Dr. Márcio Crisóstomo
Médico formado há mais de 15 anos, com residência de cirurgia geral no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e Pós-graduação em Cirurgia Plástica no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (Rio de Janeiro), um dos centros de formação mais prestigiados do mundo... Continue lendo
Copyright © 2021 CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar All Rights Reserved XHTML CSS THEME by I SOFTWARE REVIEWS