CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar
Conceito pioneiro no Transplante do Estado do Ceará
Black Green Blue Red Gold
RSS
  • Home PageHome
  • Dr. Márcio
  • Centro de Implante e Transplante Capilar

Posts Tagged ‘Folículos Capilares’

Cosbeauty LLLT – Xiaomi inventa boné inteligente que trata calvície

Mundo, Queda de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

Tecnologia do Cosbeauty LLLT obteve resultado positivo em 80,9% dos pacientes.

A Xiaomi lançou pela Youpin, plataforma de financiamento coletivo, uma touca que promete um crescimento de cabelo saudável em 12 semanas. O produto leva o nome de Cosbeauty LLLT e tem o design parecido com um boné. No esquema de crowdfunding, a gigante chinesa propõe que os consumidores interessados em participar da captação de recursos desembolsem a quantia de 1.499 yuans, equivalente a R$ 1.060 no câmbio de hoje.

O motivador a iniciativa foi uma pesquisa realizada pela Comissão de Saúde da China, que revelou que o número de pessoas com queda de cabelo na China ultrapassou 250 milhões. Na prática, 1 em cada 6 pessoas tiveram queda de cabelo.

A tecnologia teve certificação do Conselho de Estilistas da América do Norte e do órgão de controle norte-americano, a Administração de Alimentos e Remédios (FDA em inglês). Estes são indicadores da credibilidade do produto, já que atende totalmente aos requisitos técnicos para dispositivos médicos usados em tratamentos para crescimento capilar.

Numa rodada de testes feitos num hospital de Pequim, 80,9% dos pacientes conseguiram crescimento significativo de cabelo.

O wearable conta com 81 feixes de luz a laser para obter uma cobertura total do couro cabeludo, e opera em duas formas: pelo bloqueio de andrógenos que destroem os folículos capilares e através do fornecimento de moléculas de energia para reativar esses mesmos folículos.

Na primeira etapa, a conversão da dihidrotestosterona (DHT) do hormônio masculino, principal fator da calvície, é feita pela tampa que protege os cabelos, bloqueando a ligação da DHT ao receptor de folículos capilares, evitando o processo de danificação.

O wearable em formato de boné conta com 81 feixes de luz a laser — Foto: Reprodução/GizmoChina

O segundo momento é voltado para os folículos em si. Eles são divididos naturalmente em fases de crescimento, degenerativa e repouso. Mais uma vez, a tampa de crescimento capilar a laser Cosbeauty LLLT age, usando um laser médico de 650 nm para alcançar com precisão as raízes dos folículos capilares de 3-5mm e assim ativar os folículos capilares nas fases degenerativa e de repouso e entrar novamente na fase de crescimento saudável.

O produto está disponível via financiamento coletivo no Xiaomi Youpin. Tem disponibilidade para compra apenas na China e, até então, não há informações sobre chegada do boné ao mercado brasileiro.

Nova Clínica – Referência Internacional na medicina do cabelo.
Para saber mais, clique no anúncio acima


março 26th, 2020  
Tags: Boné, Cabelo, Calvície, Cosbeauty LLLT, Couro Cabeludo, crescimento capilar., DHT, Dihidrotestosterona, Folículos Capilares, Queda de Cabelo, Xiaomi



HairClone – Empresa britânica diz ter método para curar a calvície, será?

Uncategorized 0 Comment »

HairClone acredita que pode curar a calvície através da clonagem de folículos capilares. O tratamento pode começar ainda este ano.

A empresa britânica HairClone acredita que encontrou a solução para solucionar o problema da calvície e para isso está a armazenar folículos capilares. O objetivo é fundar um banco de folículos capilares para que, futuramente, estes sejam injetados no couro cabeludo e até clonados. O procedimento pode chegar já no próximo ano e tratar vários problemas relacionados com a queda de cabelo.

Segundo divulgou Bessam Farjo, diretor clínico da HairClone, “o objetivo destes tratamentos é rejuvenescer os fios de cabelo mais fracos e, eventualmente, gerar o cabelo que for necessário”. A HairClone crê que uma intervenção precoce facilitará o rejuvenescimento capilar, admitindo que o processo é dificultado consoante a idade do paciente.

Se houver histórico familiar de calvície é recomendado retirar os folículos por volta dos 20 anos. No futuro, quando o paciente começar a perder cabelo, poderá descongelar os folículos guardados. O diretor assegura que “o objetivo da clonagem capilar é criar vários cabelos, em qualquer momento, sem preocupar-nos com o futuro”.

Neste método, as células que se encontram dentro dos folículos são multiplicadas em laboratório e, quando o paciente começar a perder cabelo, são injetadas no couro cabeludo. Supostamente será possível também retirar folículos de outra parte do corpo em pacientes totalmente carecas.

Fácil assegura que o procedimento não é barato – pode custar mesmo milhões de euros – e será necessário repeti-lo várias vezes, entre 3 a 5 anos depois.

A empresa divulga que ainda não existe nenhum método parecido e afirma que “a HairClone está a desenvolver as aprovações regulamentares necessárias para que seja permitido o banco de folículos e a expansão das células”. Este tratamento ainda não foi experimentado em qualquer paciente, porém, caso seja bem sucedido, poderá gerar milhares de milhões de euros em receitas.


fevereiro 28th, 2019  
Tags: Calvície, Folículos Capilares, HairClone, Queda de Cabelo, Tratamento



WAY-316606 cloridrato – Remédio para osteoporose pode ser a “cura” da calvície

Cabelo, Calvície, Estudos, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Mundo, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Tratamento 0 Comment »

Cientistas ingleses descobriram os efeitos inovadores do WAY-316606 cloridrato

Cientistas descobriram que a calvície pode ser combatida com um medicamento experimental originalmente desenvolvido para tratar a osteoporose, doença que deixa os ossos frágeis. Segundo o estudo realizado pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, a droga apresentou um efeito importante sobre os folículos capilares, estimulando-os a germinar pelos. Em nível molecular, o composto, conhecido como WAY-316606 cloridrato, tem como alvo uma proteína que atua como um “freio potente” no crescimento do cabelo e desempenha papel fundamental na calvície.

A descoberta, publicada na revista científica Public Library of Science Biology, ainda precisa passar por ensaios clínicos, mas representa uma nova abordagem no tratamento da perda de cabelo em homens e mulheres, acreditam os pesquisadores. “O fato desse novo agente, que nunca havia sido considerado no contexto da calvície, promover o crescimento do cabelo humano é excitante devido ao seu potencial de transformação. Claramente, porém, um ensaio clínico é necessário para nos dizer se a droga ou compostos semelhantes são eficazes e seguros em pacientes com perda de cabelo“, comenta o pesquisador Nathan Hawkshaw, principal autor do estudo, em comunicado enviado à imprensa.

Atualmente, apenas duas drogas – minoxidil e a finasterida – estão disponíveis no mercado para o “tratamento” da calvície masculina (alopécia androgenética), que é o tipo clássico de queda de cabelo nos homens. Ambas têm efeitos colaterais moderados e, geralmente, produzem resultados “decepcionantes”. A única opção amplamente usada por pacientes calvos é a cirurgia de transplante de folículo capilar.

Para chegar ao teste do remédio contra osteoporose no tratamento da calvície, os cientistas da Universidade de Manchester se basearam numa antiga droga imunossupressora, a ciclosporina A (CsA), usada desde a década de 1980 para prevenir a rejeição de órgãos transplantados e reduzir os sintomas de doenças autoimunes. Um efeito colateral bem conhecido da CsA é que ela aumenta o crescimento indesejado de pelos. Para tanto, ela reduz a atividade de uma proteína chamada SFRP1, um importante regulador de crescimento que afeta muitos tecidos, incluindo os folículos capilares.

No entanto, por causa de seus efeitos colaterais, a CsA seria bastante inadequada no tratamento da queda de cabelo. A equipe inglesa, então, passou a procurar outro agente que tivesse como alvo a SFRP1 e descobriu que o composto WAY-316606 cloridrato era ainda melhor na supressão da proteína.

Nos testes, os folículos, doados por mais de 40 pacientes submetidos à cirurgia de transplante capilar, foram tratados com o medicamento experimental durante seis dias. Os componentes do cabelo rapidamente entraram na fase ativa de crescimento e começaram a germinar os pelos. Após dois dias, a taxa de produção de haste capilar aumentou significativamente nos folículos tratados.

Nathan Hawkshaw afirma que a pesquisa é “clinicamente muito relevante”, já que a maioria dos estudos anteriores se baseava em culturas de células.


maio 9th, 2018  
Tags: Alopecia Androgenética, Calvície, Calvície Masculina, Cientistas, Finasterida, Folículos Capilares, Medicamento, Minoxidil, osteoporose, Perda de Cabelo, Tratamento, WAY-316606 cloridrato



Cientistas japoneses anunciam novo método contra calvície

Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície 0 Comment »

Cientistas japoneses apresentaram um novo método que desenvolveram para estimular o crescimento de folículos capilares. O estudo realizado pela equipe usa dois tipos de células que são inseridas em pequenos recipientes de silicone para cultivar “germes de folículos pilosos“, fonte de pequenas calvícies, onde o cabelo nasce e se alimenta.

Essa maneira de estimular o crescimento de folículos é extremamente rápida e, segundo os cientistas, este método pode ser a cura para a calvície, além de evitar a perda de cabelos em decorrência da quimioterapia e de algumas doenças. Para se ter uma ideia, a equipe da Universidade Nacional de Yokohama, dirigida por Junji Fukuda, conseguiu cultivar 5.000 desses “germes” em apenas alguns dias.

De acordo com os cientistas, o novo método é um grande passo nas técnicas que são utilizadas atualmente, em que é possível criar cerca de 50 “germes” em uma única vez. No entanto, para os próximos cinco anos, ainda não há previsão de quando serão realizados testes em humanos. Apesar disso, os cientistas estão convencidos que a nova técnica poderá ser usada para reconstituir de forma abundante as mechas capilares.

Hoje em dia, existem algumas clínicas que já disponibilizam tratamentos específicos e utilizam recursos de ponta para combater a calvície, como a técnica de implantar o cabelo da nuca nas zonas frontais e métodos que desaceleram a queda de cabelo, porém, nenhuma dessas técnicas são capazes de reverter o processo, ou curar totalmente a calvície. Junji Fukuda, diretor da equipe da Universidade Nacional de Yokohama, afirma que esta nova técnica pode estar disponível em dez anos.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a calvície pode atingir cerca de 50% dos homens em algum momento de suas vidas. Médicos já constataram que a principal causa da calvície vem da origem genética, uma condição que se manifesta em várias idades e quanto mais cedo, mais difícil para o paciente lidar com suas consequências.

O implante capilar acaba sendo a solução que a maioria dos pacientes recorre. A técnica é estudada e aprimorada desde o ano de 1958, no qual os folículos capilares transplantados de uma região doadora para uma área calva se comportam como se estivessem em seu local de origem, e assim, criam raízes e voltam a crescer.

A técnica de implante capilar é um método cirúrgico pouco invasivo e oferece resultados satisfatórios para diversos pacientes. Por existir há muitos anos, o implante capilar, atualmente, possui um alto nível de qualidade e excelente precisão que é capaz de entregar um resultado duradouro e imperceptível.

A cirurgia é feita para seguir com exatidão todas as características do cabelo natural do paciente, dessa forma, por esse e outros motivos esta técnica é considerada avançada e se tornou uma das mais realizadas para tratar a calvície. Os médicos orientam seus pacientes a irem a uma consulta para confirmar o diagnóstico e, a partir daí, escolher o melhor tratamento com profissionais responsáveis.


abril 25th, 2018  
Tags: Cabelo, calvícies, Cientistas japoneses, Doenças, Folículos Capilares, Junji Fukuda, Perda de cabelos, Quimioterapia, Técnicas, Yokohama



Germes do folículo capilar(HFGs) – Novo tratamento para a perda de cabelo?

Alopecia, Alopecia universal, Cabelo, Estudos, Mundo, Problemas Capilares 0 Comment »

Tecnologia prática de regeneração do cabelo
Os pesquisadores desenvolvem um método para a preparação em larga escala de tecidos para produção de cabelo

Encontro: 1º de fevereiro de 2018
Fonte: Universidade Nacional de Yokohama
Resumo: Os pesquisadores desenvolveram um método para a preparação em massa de agregados celulares, também conhecidos como “germes do folículo capilar (HFGs)”, que podem levar a um novo tratamento para a perda de cabelo.

Embora a perda de cabelo não ameace a vida, isso dificulta um número substancial de indivíduos em todo o mundo, particularmente nas sociedades em envelhecimento. A medicina regenerativa do cabelo surgiu como uma nova terapia para combater o problema. A terapia envolve a regeneração de folículos capilares, os minúsculos órgãos que crescem e sustentam o cabelo. Um dos obstáculos mais desafiadores para a medicina regenerativa do cabelo tem sido a preparação de germes do folículo capilar, a fonte reprodutiva de folículos capilares, em grande escala.

O artigo, publicado na revista Biomaterials , reporta a preparação bem-sucedida de até 5000 HFGs simultaneamente e relata o crescimento novo do cabelo dos HFG após o transplante em camundongos.

“A chave para a produção em massa de HFGs foi uma escolha de materiais de substrato para vasos de cultura”, diz o autor correspondente, Junji Fukuda, professor da Universidade Nacional de Yokohama. “Utilizamos o dimetilpolisiloxano permeável ao oxigênio (PDMS) no fundo do vaso de cultura, e funcionou muito bem”.

O grupo de pesquisa avaliou ainda mais a viabilidade deste método, transferindo as HFG preparadas de uma matriz fabricada com aproximadamente 300 miculotes, chamada “HFG chip”, para gerar folículos pilosos e cabelos no corpo do camundongo. O grupo confirmou a geração de cabelo preto nos locais de transplante de costas e couro cabeludo. O cabelo regenerado exibiu o típico ciclo capilar do cabelo murino.

“Este método simples é muito robusto e promissor. Esperamos que esta técnica melhore a terapia regenerativa do cabelo humano para tratar a perda de cabelo, como a alopecia androgênica“, acrescenta Fukuda. “Na verdade, temos dados preliminares que sugerem a formação de HFG humana usando queratinócitos humanos e células de papila dérmica”.

Fonte: https://www.sciencedaily.com/releases/2018/02/180201142853.htm


fevereiro 6th, 2018  
Tags: Alopecia androgênica, Folículos Capilares, Junji Fukuda, Perda de Cabelo, regeneração de folículos capilares



Calvície – Segundo dados, 25% das brasileiras entre 35 e 40 anos sofrem algum grau de calvície

Alopecia, Alopecia universal, Brasil, Calvície Feminina, Ceará, Fortaleza, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos 0 Comment »

A alopecia feminina é uma condição que atinge 5% das mulheres. Segundo dermatologistas, a doença pode ser causada por hipersensibilidade dos receptores hormonais no couro cabeludo, e por genética. Apesar de esses serem alguns dos fatores mais comuns, muitos outros podem desencadear a calvície, que tem como característica afinar os fios de cabelo até obstruir completamente os folículos capilares.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, 25% das mulheres brasileiras entre 35 e 40 anos e 50% das que já possuem idade acima dos 40 anos sofrem algum grau de calvície. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a calvície não afeta somente os homens.

Estudos feitos em pacientes mostram que nas mulheres a calvície se comporta de modo diferente, começa a faltar fios na parte de cima da cabeça, na região da testa, e, dependendo do grau, é possível ver o couro cabeludo. As áreas não chegam a ficar completamente calvas, os fios ficam finos e não crescem como antes.

É comum notar que devido a calvície em mulheres não chamar a atenção, e nem ser percebida tão facilmente quanto a calvície masculina, muitas vezes, as mulheres não buscam tratamento antes de o grau piorar. Porém, a perda dos fios pode representar um sofrimento para as mulheres, pois os cabelos estão diretamente ligados à autoestima.

Os dados apontam que a calvície feminina começa a se manifestar por volta dos 30 anos e também após a menopausa. Em 20% dos casos o principal fator é o genético, herdado de um familiar do sexo feminino. O primeiro sinal da alopecia feminina é o afinamento do cabelo, quando os fios criam transparência, permitindo a visão do couro cabeludo e ficam frágeis e quebradiços, revelando que a calvície já está em progresso.

Os cabelos vão diminuindo de maneira lenta e progressiva. A enzima 5-alfa redutase transforma o hormônio masculino (testosterona), que toda mulher tem, em di-hidrotestosterona (DHT), substância responsável pela rarefação dos fios. Entre as mulheres, a condição atinge uma porcentagem baixa, e por esse motivo é possível controlar a doença e até mesmo reverter um quadro de alopecia, segundo os dermatologistas.

Profissionais especializados em tratamentos de calvície indicam que o estresse e a ansiedade também podem ser fatores que provocam a queda dos cabelos em excesso. Assim como penteados que fazem uma forte amarração nos fios e tendem a deixá-los mais fracos e propensos a quebra e queda em grandes quantidades. Em contrapartida, alguns casos de queda de cabelo excessiva em mulheres podem não ser quadros de alopecia feminina . Por esse motivo, ao notar uma grande perda de cabelo, recomenda-se passar por uma avaliação profissional para diagnosticar o problema e as possíveis causas.  Há diversos tratamentos inovadores disponíveis para calvície feminina e masculina, somente após a avaliação ser feita e o grau de alopécia diagnosticado, é que se identifica o tratamento mais adequado para cada paciente.


agosto 3rd, 2017  
Tags: Alopecia Feminina, Autoestima, Calvície, Dermatologistas, DHT, di-hidrotestosterona, enzima 5-alfa-redutase, Folículos Capilares, frágeis, Homens, Mulheres, Quebradiços, Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, transparência



Calvície e cabelos branco: Cientistas finalmente encontraram o mecanismo para combater a calvície e os cabelos grisalhos

Cabelo, Cabelos Brancos, Calvície, Estudos, Mundo, Problemas Capilares, Queda de Cabelo 0 Comment »

À medida que envelhecemos, muitos de nós lutamos com a dura realidade do nosso cabelo ficando cinza ou caindo. Mas apesar do quão comuns são esses problemas, os cientistas têm lutado para identificar sua causa biológica subjacente, o que significa que ficamos presos a correções rápidas, como pintar o cabelo para mascarar o problema.

Agora, os cientistas finalmente identificaram as células específicas que fazem crescer o cabelo e desenvolver pigmentos em camundongos – um grande passo para o desenvolvimento de um tratamento para cabelos grisalhos e calvície.

Os cientistas tropeçaram nessas “células progenitoras do cabelo” por acidente ao pesquisar uma desordem genética rara que faz com que os tumores cresçam nos nervos.

“Embora este projeto tenha sido iniciado em um esforço para entender como certos tipos de tumores se formam, acabamos aprendendo por que os cabelos ficam cinza e a identidade da célula que dá origem ao cabelo”, disse o pesquisador líder, Lu Le, do Centro Médico da Universidade do Sudoeste do Texas.

Os pesquisadores já sabiam que as células-tronco da pele contidas na protuberância na parte inferior dos folículos capilares estavam envolvidas no crescimento do cabelo, mas não tinham certeza do fato de as células da pele se transformarem em células ciliadas. Então eles não podiam começar a encontrar uma maneira de direcioná-los ou estimular seu crescimento.

Mas ao pesquisar a formação de tumores nas células nervosas, eles descobriram a proteína que separa essas células.

Chamada de KROX20, a proteína é mais comumente associada ao desenvolvimento nervoso. Mas em folículos pilosos em ratos, a equipe descobriu que ela se desloca em células da pele que se tornarão o eixo que faz crescer o cabelo.

A proteína faz com que essas células produzam uma proteína chamada fator de células-tronco (SCF), e quando ambas as moléculas são expressas em uma célula, elas se movem para cima do bulbo capilar, interagem com células de melanócitos produtoras de pigmento e se tornam saudáveis, além de colorir o cabelo.

Mas se um ou outro falta, o processo corre mal. Quando a equipe excluiu as células produtoras de KROX20, descobriram que nenhum cabelo cresceu e os camundongos ficaram calvos.
Quando eles eliminaram o gene SCF nessas células progenitoras de cabelo, o cabelo do animal ficou branco.

Esta pesquisa só foi realizada em ratos até agora. Embora tenhamos muitas semelhanças biológicas com os ratos, o estudo precisa ser repetido em seres humanos antes que possamos comemorar.

Le e sua equipe já estão trabalhando em um projeto que procure KROX20 e SCF em pessoas com cabelos grisalhos e desgastados, na tentativa de descobrir se ele está associado à calvície em seres humanos.

A esperança é que não só nos ensine sobre o motivo pelo qual nosso cabelo muda à medida que envelhecemos, mas também o envelhecimento em geral. E o fato de que a pesquisa poderia potencialmente levar a tratamentos que nos ajudem a parecer mais jovens por mais tempo também não prejudica.

A pesquisa foi publicada em Genes & Development.


junho 27th, 2017  
Tags: Bulbo Capilar, Cabelo, cabelos grisalhos, Calvície, Células, células ciliadas, Células-Tronco, Cinza, crescimento do cabelo, envelhecemos, fator de células-tronco, Folículos Capilares, KROX20, Melanócitos, nervos, pintar o cabelo, Proteína, SCF, Tratamento



T- regulatórias( ou Tregs) – Calvície pode ser explicada por mecanismos celular que envolve célula imunológicas

Alopecia universal, Cabelo, Calvície, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos 0 Comment »

Células imunológicas conhecidas como T-regulatórias (ou Tregs) têm, na pele, uma função que vai além do controle da inflamação: elas estimulam diretamente células-tronco que promovem o crescimento dos pelos. Este mecanismo de “simbiose” entre células imunológicas e tronco foi revelado nesta quinta-feira por cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF), nos Estados Unidos, em pesquisa publicada no periódico “Cell“.

A descoberta do importante papel das Tregs neste processo resultou de experimentos em camundongos, onde foi constatado que, sem a “parceria” destas células, as células-tronco não conseguem regenerar os folículos — levando, por exemplo, à calvície.

— Nossos folículos capilares estão se reciclando constantemente; quando um fio de cabelo cai, todo o folículo do cabelo tem que crescer de novo — explica Michael Rosenblum, professor na UCSF e um dos autores do estudo. — Pensou-se que este era um processo inteiramente dependente da célula, mas a verdade é que as Tregs são essenciais. Se você desliga este tipo de célula imunológica, o cabelo simplesmente não cresce mais.

O estudo sugere que falhas nas Tregs podem ser responsáveis pela alopecia areata, um tipo comum de doença autoimune que leva à queda de cabelo, além da calvície masculina.

Normalmente, as Tregs funcionam como “negociadores da paz” e diplomatas: informam ao resto do sistema imunológico sobre amigos e inimigos que adentram o corpo. Como a maior parte das células imunológicas, as Tregs ficam alocadas nos linfonodos — mas, como no caso da pele, algumas delas residem permanentemente em outros tecidos, onde aparentemente evoluíram de forma a dar assistência em funções metabólicas, além de cumprir seu papel principal, o anti-inflamatório.

LINHA DIRETA ENTRE CÉLULAS

Imagem microscópica da pele de um camundongo mostra as Tregs (na cor vermelha) em volta de folículos de cabelo (verde) – Rosenblum lab / UCSF

Imunologista e dermatologista, Rosenblum, em conjunto com seus colegas, desenvolveu uma técnica para remover temporariamente as Tregs da pele. Uma vez que eles rasparam os pelos dos camundongos, disseram uma descoberta surpreendente.

— Rapidamente, notamos que os blocos de pelos cortados nuncam mais cresceram, e pensamos: ‘Hmm, isso é interessante — lembra Rosenblum.

Análises a partir de imagens microscópicas revelaram também que as Tregs e células-tronco se comunicam por um sistema de comunicação celular conhecida como o Via de sinalização Notch.

— É como se as células-tronco da pele e as Tregs tivessem evoluído juntas, de modo que as Tregs não apenas protegem as células-tronco contra a inflamação, mas também participam do seu trabalho regenerativo — aponta Rosenblum. — Agora, as células-tronco dependem totalmente das Tregs para saber qual é o momento de começar a regeneração.


maio 25th, 2017  
Tags: Alopecia Areata, Calvície, Calvície Masculina, Cell, células imunológicas, Células-Tronco, fio de cabelo, Folículos, Folículos Capilares, Pêlos, Queda de Cabelo, simbiose, T-regulatórias, Tregs



Proteínas KROX20 – Cientistas acham células ‘culpadas’ pela calvície e fios brancos

Cabelos Brancos, Calvície, Mundo, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos 0 Comment »

Proteínas presentes nos folículos capilares podem ser a chave para se combater a queda e descoloração dos fios

Pesquisadores americanos descobriram quais células são responsáveis pela calvície e por deixar os fios de cabelos brancos. O estudo, publicado nesta sexta feira na revista científica Genes & Development, descreve o mecanismo com o qual as células percursoras das proteínas KROX20, associada ao desenvolvimento dos nervos, e ‘fator célula tronco’ (SCF, na sigla em inglês) produzem fios de cabelo nos folículos capilares e os colorem, respectivamente. Com a descoberta, os cientistas esperam desenvolver compostos que possam corrigir a calvície e o branqueamento dos fios.

A descoberta aconteceu por acidente, quando cientistas do Southwestern Medical Center, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, tentavam identificar como a neurofibromatose tipo I, uma rara doença genética, pode causar tumores nos nervos. Ao manipular a proteína KROX20, ligada à patologia, em ratos, os pesquisadores verificaram que ela também está associada à produção de pelos. A substância ativa as células da pele responsáveis pelo nascimento dos fios que, por sua vez, também produzem a SCF, essencial para a pigmentação capilar.

Ao suprimir a SCF no camundongo da esquerda, seus cabelos ficaram grisalhos e, em seguida, brancos (University of Texas Southwestern Medical Center/Divulgação)

Em um experimento do estudo, o gene responsável pela produção de SCF foi deletado nos roedores e, como resultado, a pelagem do animal ficou branca. Já quando as células produtoras de KROX20 foram deletadas, nenhum pelo nasceu e os animais ficaram pelados. Os pesquisadores também concluíram que se as células produtoras de KROX20 e SCF estiverem funcionando, elas interagem com os melantócitos – células produtoras de melanina, que pigmentam os fios, e produzem cabelos ‘coloridos’.

Já se sabia que células tronco contidas em áreas de folículos capilares estavam envolvidas na fabricação e pigmentação dos cabelos. No entanto, o que acontece com essas células nos folículos e quais delas produzem o SCF era desconhecido. Além de descreverem esse processo, os cientistas também descobriram quais células produzem a proteína KROX20.

“Com este conhecimento, esperamos no futuro para criar um composto tópico ou um mecanismo que leve o gene necessário para os folículos capilares, de modo a corrigir a calvície e o branqueamento dos fios”, disse o dermatologista Lu Le, do Southwestern Medical Center, um dos autores do estudo.


maio 9th, 2017  
Tags: branqueamento dos fios, Calvície, fator célula tronco, Fios Brancos, Folículos Capilares, KROX20, neurofibromatose tipo I, Proteínas, SCF



Cura da calvície? Ciência acredita que sim

Alopecia, Cabelo, Calvície, Mundo, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos 0 Comment »

cura-da-calvicie-foto-imagem-homem-careca

A perda de cabelo é um dos maiores dramas dos homens e das mulheres em todo o mundo, mas um estudo do Centro Médico da Universidade da Columbia, nos Estados Unidos, vem revelar que a calvície pode ter os dias contados.

Uma equipa de investigadores do Centro Médico da Universidade da Columbia, nos Estados Unidos, descobriu aquele que pode ser o fim da calvície. Trata-se de um fármaco que estimula o crescimento de fios de cabelo em pessoas com alopecia, uma doença auto-imune que provoca a perda de cabelo e pelos.

Como revela o Medical News Today, os investigadores norte-americanos conseguiram provar que o fármaco ‘ruxolitinib’ foi capaz de promover um “crescimento significativo de cabelo”. A conclusão surgiu após mais de três anos de estudo acerca do tema.

Em 2013, a mesma equipa de cientistas já tinha realizado com sucesso alguns testes em ratos, tendo acontecido na altura um crescimento de pelo na ordem dos 30%.

Agora, e de uma forma mais aprofundada, o estudo teve por base a análise do impacto deste fármaco em 12 pacientes com alopecia (moderada ou severa), tendo-se verificado uma taxa de eficácia na ordem dos 75% dos casos, sendo que em cada um deles a taxa de crescimento de cabelo foi de cerca de 92%.

Em causa, explica a publicação, está a atuação eficaz deste medicamento no bloqueio da via imunológica que é responsável pelo ataque do sistema imunológico aos folículos capilares. O ruxolitinib (administrado nos Estados Unidos em algumas pessoas com um determinado tipo de cancro no sangue) é descrito como um inibidor da via JAK (‘jakibns’), tal como o tofacitinib (usado para o tratamento de artrite reumatóide).

Embora o estudo tenha sido realizado junto de uma amostra reduzida de pessoas, assume-se como uma esperança, especialmente pelo facto de serem já duas investigações a apontar para o sucesso (primeiro em ratos de laboratório, depois em humanos). Até hoje, apenas uma investigação foi ao encontro de resultados promissores, mas sem grande sucesso até agora.

As conclusões desta nova fase da investigação norte-americana foram publicas no Journal of Clinical Investigation/Insight.


setembro 27th, 2016  
Tags: Alopecia, Calvície, Crescimento, cura, Estados Unidos, fármaco, Folículos Capilares, Medical News Today, Pêlos, Perda de Cabelo, ruxolitinib



Previous Entries
  • Posts recentes

    • Transplante de cabelo: quais cuidados devo tomar?
    • Batman careca? – Maldição do Batman? Ben Affleck e Robert Pattinson estão ficando carecas; veja
    • Quais são as causas que o seu cabelo para de crescer, fica fraco e acontece a queda dos fios
    • Dicas do Instituto Crisóstomo: Cuidados que você deve ter ao chegar em casa para se proteger da COVID-19
    • Em tempo de COVID-19 o Instituto Crisóstomo indica como lavar as mãos corretamente
  • Categorias

    • Alimentos
    • Alopecia
    • Alopecia universal
    • Anamnese
    • Apresentador de TV
    • Ator
    • Atriz
    • Brasil
    • Brasília
    • Cabelo
    • Cabelos Brancos
    • Cabelos Ressecados
    • Calvície
    • Calvície Esporádica
    • Calvície Feminina
    • Calvície Infantil
    • Cantor
    • Cantora
    • Caspa
    • Ceará
    • Celebridades
    • Cirurgias
    • Cútis Seca
    • Dermatite
    • Dúvidas
    • Empresário
    • Entrevista
    • Estresse
    • Estudos
    • Finasterida
    • Fortaleza
    • Fue – Folicular Unit Extraction
    • GIGASESSÃO
    • Hiperidrose
    • Implante Capilar
    • Implante de barba
    • Implante de Cabelo
    • Jogador de Basquete
    • Jogador de Futebol
    • Jogador de Futebol Americano
    • Minoxidil
    • Modelo
    • Mundo
    • Nutrientes
    • Oleosidade
    • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
    • Político
    • Pontas duplas
    • Presidente
    • Príncipe
    • Problemas Capilares
    • Queda de Cabelo
    • Queda dos Cabelos
    • Remédio
    • Repórter
    • Seborréia
    • Sobrancelha
    • Sobrancelhas
    • Técnicas
    • Tenista
    • Tiradentes
    • Transplante Capilar
    • Transplante de Cabelo
    • Tratamento
    • Tricotilomania
    • Tricotilomania
    • Uncategorized
    • vitaminas
  • Tags

    Alopecia Alopecia Androgenética Alopecia Areata Ator Cabelo Cabelos Cabeça Calvície Calvície Feminina Calvície Masculina Careca Carecas Causas Cirurgia Couro Cabeludo DHT Doença Dr. Márcio Crisóstomo Estresse Ferro Finasterida Fios Fios de Cabelo Folículos Capilares Folículos Pilosos foto Genética Homens Imagem Implante Capilar Implante de Cabelo Medicamentos Minoxidil Mulheres Perda de Cabelo Problema Queda Queda de Cabelo Queda de Cabelos Queda dos Cabelos Saúde Testosterona Transplante Capilar Tratamento Tratamentos
Categorias
  • Alimentos
  • Alopecia
  • Alopecia universal
  • Anamnese
  • Apresentador de TV
  • Ator
  • Atriz
  • Brasil
  • Brasília
  • Cabelo
  • Cabelos Brancos
  • Cabelos Ressecados
  • Calvície
  • Calvície Esporádica
  • Calvície Feminina
  • Calvície Infantil
  • Cantor
  • Cantora
  • Caspa
  • Ceará
  • Celebridades
  • Cirurgias
  • Cútis Seca
  • Dermatite
  • Dúvidas
  • Empresário
  • Entrevista
  • Estresse
  • Estudos
  • Finasterida
  • Fortaleza
  • Fue – Folicular Unit Extraction
  • GIGASESSÃO
  • Hiperidrose
  • Implante Capilar
  • Implante de barba
  • Implante de Cabelo
  • Jogador de Basquete
  • Jogador de Futebol
  • Jogador de Futebol Americano
  • Minoxidil
  • Modelo
  • Mundo
  • Nutrientes
  • Oleosidade
  • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
  • Político
  • Pontas duplas
  • Presidente
  • Príncipe
  • Problemas Capilares
  • Queda de Cabelo
  • Queda dos Cabelos
  • Remédio
  • Repórter
  • Seborréia
  • Sobrancelha
  • Sobrancelhas
  • Técnicas
  • Tenista
  • Tiradentes
  • Transplante Capilar
  • Transplante de Cabelo
  • Tratamento
  • Tricotilomania
  • Tricotilomania
  • Uncategorized
  • vitaminas
Dr. Márcio Crisóstomo
Médico formado há mais de 15 anos, com residência de cirurgia geral no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e Pós-graduação em Cirurgia Plástica no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (Rio de Janeiro), um dos centros de formação mais prestigiados do mundo... Continue lendo
Copyright © 2021 CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar All Rights Reserved XHTML CSS THEME by I SOFTWARE REVIEWS