CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar
Conceito pioneiro no Transplante do Estado do Ceará
Black Green Blue Red Gold
RSS
  • Home PageHome
  • Dr. Márcio
  • Centro de Implante e Transplante Capilar

Posts Tagged ‘Estresse’

Quais são as causas que o seu cabelo para de crescer, fica fraco e acontece a queda dos fios

Alimentos, Alopecia, Alopecia universal, Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Nutrientes, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, vitaminas 0 Comment »

Preocupado com a queda de cabelo? A genética e o envelhecimento podem desempenhar um papel na determinação do crescimento do cabelo. Calvície hereditária, estresse físico ou psicológico, alterações hormonais repentinas, problemas da tireóide, deficiências nutricionais, penteados prejudiciais, infecções no couro cabeludo, alopecia areata e certos medicamentos também podem prejudicar o crescimento do cabelo.

Seu cabelo cresce cerca de meia polegada em um mês. Todo o ciclo de crescimento de um fio de cabelo varia entre 3 e 5 anos.

Quem não gostaria de uma juba linda de cabelos longos e grossos? Mas, às vezes, pode parecer uma tarefa hercúlea fazer o cabelo crescer. Alguns de nós também precisam considerar queda de cabelo ou queda de cabelo. Se você já se perguntou por que o cabelo para de crescer, temos a vantagem desse fenômeno desconcertante.

Normalmente, o cabelo no couro cabeludo não cresce continuamente. Cada folículo piloso passa por uma fase de crescimento conhecida como fase anágena, durante a qual se torna mais longa e depois entra na fase telógena, onde repousa. Geralmente, um cabelo permanece na fase anágena por qualquer período entre 2 a 4 anos e depois na fase telógena por cerca de 2 a 4 meses antes de cair. A qualquer momento, cerca de 85-90% dos cabelos da cabeça de uma pessoa estão na fase anágena ou em crescimento e o restante na fase telógena. Esse ciclo normalmente resulta em uma pessoa perdendo cerca de 100 cabelos em um dia. Cada folículo piloso passa por essa fase de crescimento antes de fazer uma pausa e se tornar inativo por um curto período de tempo. O ciclo é retomado novamente. Mas muitos fatores podem perturbar esse equilíbrio e impedir que seu cabelo cresça normalmente. Vamos dar uma olhada em alguns deles.

Genética
Como a cor do cabelo, o comprimento e a espessura do seu cabelo também são governados por seus genes. Em algumas pessoas, o cabelo naturalmente tem uma fase de crescimento mais longa, enquanto em outras deixa de crescer mais cedo. Então, se você ganhou na loteria genética, seu cabelo pode crescer mais. 3 Por exemplo, os asiáticos geralmente têm uma fase anágena ou de crescimento mais longa do que os caucasianos, enquanto os afro-caribenhos têm uma taxa de crescimento que é metade da dos caucasianos.

Envelhecimento
O envelhecimento muda seu cabelo. Obviamente, todos sabemos que isso faz com que seu cabelo perca pigmento e fique grisalho. Mas também pode diminuir a taxa de crescimento do cabelo e fazer com que os fios se tornem menores. Muitos folículos capilares também podem parar de crescer novos cabelos com a idade.

Alopecia Areata
A alopecia areata é uma condição auto-imune em que seu sistema imunológico ataca por engano as células dos folículos capilares, resultando em queda de pelos nos remendos. Em alguns casos, o cabelo pode cair completamente (alopecia total). Pensa-se que a genética desempenha um papel no desenvolvimento dessa condição. Também foi descoberto que pessoas com febre do feno, vitiligo, síndrome de Down, anemia perniciosa, doença da tireóide e asma têm maior risco de contrair alopecia areata. Em mais de 90% dos casos, o cabelo cresce para trás e as manchas carecas desaparecem por conta própria dentro de 12 meses. Medicamentos ou fototerapia também podem ser recomendados pelos médicos para tratar essa condição.

Calvície hereditária de padrão
A calvície hereditária é considerada o motivo mais comum de perda de cabelo. É causada por uma combinação do processo de envelhecimento, níveis hormonais e genética. Em pessoas com essa condição, o ciclo normal de crescimento capilar é alterado devido à influência do hormônio masculino testosterona, resultando em cabelos mais finos e mais curtos. Com o tempo, o crescimento do cabelo pode parar completamente em algumas partes do couro cabeludo. Nos homens, isso resulta no padrão típico de queda de cabelo na parte superior ou na linha de frente recuada, enquanto nas mulheres a queda de cabelo pode ser mais difusa.

Estresse físico ou psicológico
Choques físicos ou psicológicos podem desencadear uma condição conhecida como eflúvio telógeno. Nas pessoas com essa condição, mais cabelos são prematuramente empurrados para a fase telógena. Quando isso acontece, geralmente cerca de 30% do seu cabelo para de crescer e passa para a fase de repouso (em oposição aos 10% em condições normais). Estresse psicológico grave ou outros fatores que estressam seu corpo, como cirurgia, trauma físico significativo, perda extrema de peso, infecção grave, febre alta ou doença, podem desencadear eflúvio telógeno. A condição normalmente não dura mais de 6 meses.

Alterações hormonais
Mudanças hormonais repentinas, como as observadas durante a gravidez e a menopausa, também podem desencadear eflúvio telógeno. Mas a perda de cabelo associada a esses eventos geralmente desaparece em 6 a 24 meses.
As flutuações hormonais associadas à síndrome do ovário policístico também podem levar à queda de cabelo.

Problemas de tireoide
Problemas na tireoide também podem fazer com que o cabelo fique mais fino. Sua glândula tireóide produz o hormônio tireoidiano que regula muitas atividades, incluindo o seu metabolismo. Tanto os hormônios tireoidianos insuficientes (hipotireoidismo) quanto os hormônios tireoidianos excessivos (hipertireoidismo) podem afetar o crescimento do cabelo e resultar em perda de cabelo. Você também pode notar outros sintomas associados à doença da tireóide, se estiver na raiz da sua perda de cabelo. O hipertireoidismo pode causar perda de peso, batimentos cardíacos irregulares, ansiedade, aumento da transpiração, diarréia e fraqueza muscular, enquanto o hipotireoidismo pode resultar em lentidão, constipação, sensação de frio, menos transpiração, ganho de peso, voz rouca e rosto inchado.

Certos medicamentos
Muitos medicamentos, incluindo pílulas anticoncepcionais, bloqueadores dos canais de cálcio, retinóides, betabloqueadores, certos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), certos antidepressivos etc., podem prejudicar o crescimento do cabelo e resultar em queda de cabelo. Se você achar que seu cabelo está afinando após iniciar um novo medicamento, fale com seu médico para descobrir se o medicamento pode estar causando o problema.

Deficiências nutricionais em ferro, proteína, zinco ou biotina
As deficiências nutricionais também podem dificultar o crescimento do cabelo. E pesquisas indicam que a deficiência de ferro pode ser um desses fatores que leva à perda de cabelo. Se você tiver uma deficiência de ferro, também poderá sentir sintomas como unhas quebradiças, rachaduras nos cantos da boca, fadiga, falta de ar e mãos e pés frios. Uma deficiência de zinco, biotina ou proteína também pode levar à perda de cabelo. Essas deficiências são geralmente observadas em pessoas que fazem dietas restritivas ou têm alguns problemas médicos que levam à má absorção de nutrientes.

Infecções no couro cabeludo
Infecções fúngicas do couro cabeludo podem fazer com que o cabelo se rompa na superfície do couro cabeludo e resultar em queda de cabelo irregular. Você também pode ter comichão, inchaço e áreas avermelhadas no couro cabeludo se tiver uma infecção por fungos. Isso pode ser tratado com medicação antifúngica.

Danificar penteados e tratamentos
Usar tranças, tranças, extensões de cabelo e até rabos de cavalo apertados pode puxar o cabelo e fazer com que ele se solte. O uso a longo prazo desses penteados pode até danificar os folículos capilares e levar à perda permanente de cabelo. Produtos químicos agressivos e calor extremo também podem danificar o cabelo e causar a sua quebra antes que cresça em todo o seu comprimento.


maio 6th, 2020  
Tags: Alopecia Areata, Alterações Hormonais, envelhecimento, Estresse, Genética, Infecções, Medicamentos, Queda de Cabelo, Tireóide, Tratamentos



Saúde dos cabelos – Conheça as razões e tratamentos mais comuns para queda de cabelos

Alimentos, Cabelo, Calvície, Cirurgias, Finasterida, Fue - Folicular Unit Extraction, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Minoxidil, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

Perder mais de cem fios por dia é considerado excessivo e, para esses casos, uma consulta de avaliação com dermatologista deve ser marcada.

Os fios estão caindo mais que o normal? Não se apavore. Em caso de queda de cabelo excessiva, a primeira coisa a fazer é ir ao dermatologista para que ele faça uma avaliação e indique a melhor forma de tratamento, que pode ser feita com uma alimentação mais adequada ou com o uso de produtos específicos para tratar a causa.

A perda de cabelo é um processo natural, porém é considerada excessiva quando superior a 100 fios por dia, que pode ser percebida durante o banho, ao pentear ou ao notar uma quantidade enorme de cabelo no travesseiro.

O problema pode acontecer devido a vários fatores, sendo os mais frequentes alterações hormonais, estresse e anemia.

Para não provocar a queda de cabelo, é importante evitar ações que possam danificar os fios, como alisamentos, fazer rabos de cavalo com os cabelos molhados e/ou usar secador muito próximo à raiz. Também são indicados cuidados como hidratar os cabelos com frequência para proteger os fios da ação do sol, frio e vento.

O tratamento para a queda de cabelo depende da causa e deve ser feito de acordo com orientações de um dermatologista. Veja algumas possibilidades:

1. Alimentação
Aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro, zinco, ômega-3 e betacaroteno, por exemplo, diminui a queda dos fios. Os nutrientes desses alimentos fortalecem e garantem a integridade dos cabelos. Melhorar a alimentação é uma das opções de tratamento no pós-parto, durante terapias de reposição hormonal, traumas físicos ou emocionais, doenças da tireoide, deficiências nutricionais ou dietas muito restritivas.

2. Suspensão de medicamentos
Alguns medicamentos têm como efeito colateral a perda de cabelos. Alguns casos mais comuns são a varfarina, heparina, carbimazol, vitamina A, lítio ou as anfetaminas, por exemplo. Por isso, a melhor forma de tratar a queda de cabelo causada pelo uso desses medicamentos é consultar o médico que fez a receita do remédio e pedir que eles sejam trocados ou suspensos, substituindo-os por opções que não possuam este tipo de efeito colateral.

3. Transplante de cabelo
O transplante de cabelo é uma das opções de tratamento para a calvície masculina. Consiste em um procedimento cirúrgico em que há a retirada de cabelo de uma determinada área, geralmente nuca, peito ou costas, e a implantação na área em que não há cabelo.

Apesar do transplante capilar ser uma opção de tratamento para a calvície, há procedimentos menos invasivos que estimulam o crescimento dos fios, como a aplicação de minoxidil ou tomar finasterida, por exemplo.

4. Uso de antifúngicos
Normalmente, o uso de antifúngicos é indicado quando a queda de cabelo está relacionada com a presença de fungos, causando micose ou tinha, por exemplo. O dermatologista geralmente recomenda o uso de comprimidos de griseofulvina ou terbinafina, além de shampoo de selênio a 2,5% ou de cetoconazol.


novembro 10th, 2019  
Tags: anemia, Dermatologista, Estresse, Hormonais



Mitos e verdades sobre os cabelos!!!

Brasil, Cabelo 0 Comment »

A lavoura influência no crescimento dos cabelos?
Não. No passado, as pessoas acreditavam na existência de ciclos parecidos entre crescimento de plantas e os fios. Mas, na verdade, os cabelos têm uma fase de crescimento, que dura de 2 a 6 anos. Depois, ficam de duas a trÊs semanas sem crescer e de dois a seis meses em queda.

Lavar o cabelo com água quente acelera a queda?
Sim. A água quente aumenta a oleosidade e piora a seborreia, o que faz os fios caírem. A temperatura ideal da água a para lavar as madeixas deve girar em torno dos 22 graus.

Lavar cabelo todo dia acelera a queda?
Não. Fios caem com frequência, e quem lava os cabelos todos os dias percebe mais a queda.

Arrancar fio branco faz com que nasçam dois no lugar?
Não. O que pode acontecer é a pessoa adquirir uma doença chamada tricotilomania, caracterizada por uma vontade inconsciente de arrancar os fios.

Uso de apliques pode fazer o cabelo cair?
Sim, pois o fio fica mais fino e fraco.

Estresse faz cabelo cair?
Sim. O organismo tende a focar no combate ao descontrole emocional e deixa de suprir o cabelo com os nutrientes necessários para se manter saudável.

Uso de boné faz cabelo cair?
Não. Apenas em casos extremos de uso constante com o cabelo molhado podem aumentar a seborreia e, consequentemente, a queda.

Cortar as pontas do cabelo ajuda no crescimento?
Não. Os fios já são proteínas mortas. O corte traz apenas a ilusão de ótica que os cabelos estão mais cheios e saudáveis por tirar a parte mais agredida.

Dormir com o cabelo molhado pode ocasionar quedas?
Sim, pois aumenta a seborreia.

Escova de cabelo pode transmitir doenças?
Sim, principalmente por fungos.

Caspa se passa?
Não. A chamada dermatite seborreica é algo do próprio organismo. Quando mais oleoso o couro cabeludo, maior a tendência. É algo que não tem cura, mas tem tratamento.

Tesouras e lâminas podem transmitir hepatite?
Sim, pois se trata de objetos cortantes


junho 6th, 2018  
Tags: apliques, Cabelos, Caspa, Estresse, Mitos, Queda, Verdades



Careca: saiba como evitar a queda do seu cabelo

Alimentos, Brasil, Brasília, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Ceará, Dúvidas, Fortaleza 0 Comment »

Um dos maiores pesadelos masculinos, pelo menos para a maioria, é a possibilidade de ficar careca algum dia. Mas, de acordo com estudiosos sobre o assunto, não é só porque seu pai ou seu avô perderam os cabelos que você, necessariamente, vai ser o próximo careca da família.

Na verdade, conforme estudos recentes, muita coisa pode influenciar na perda dos cabelos. O estresse, o sedentarismo e até mesmo uma alimentação desregrada e pobre em proteínas podem colaborar para sua calvície, sabia?

Cigarro x hormônios da calvície

Alguns outros hábitos negativos, como o tabagismo, também podem deixar um homem careca. Um estudo recente, por exemplo, analisou amostras de tecido de 1241 voluntários do sexo masculino, dentre eles fumantes e não fumantes.

O que os pesquisadores perceberam foi que o hormônio DHT, ligado diretamente à calvície, apareceu em toses até 13% superiores entre os adeptos do cigarro.

Prevenção é fundamental

Tenso, não? Na lista abaixo você você vai ver que muitos outros fatores podem colorar com a queda de cabelo ou, simplesmente, prevenir que isso aconteça de forma tão acelerada.

Portanto, se você tem notado que o cabelos estão caindo e que as entradinhas no topo da testa estão ficando proeminentes, não perca tempo: leia essa lista a seguir e comece agora mesmo a mudar seu modo de vida.

Saiba como evitar ficar careca:

1. Coma carne
Embora vá contra tudo o que você já leu por aí sobre ser mais saudável, é o consumo frequente de carne vermelha que ajuda a prevenir a queda do cabelo. Mas, claro, é preciso uma dieta enriquecida de cereais, legumes e sementes ricos em ferro, zinco e cobre que garante melhores resultados.

Sem esses nutrientes, em conjunto com a proteína da carne, que dão aquele empurrãozinho para evitar que você fique careca.

2. Pare de fumar
As substâncias presentes do cigarro não só contaminam seu sistema respiratório, como também comprime seus vasos sanguíneo, prejudicando a circulação.

O resultado disso é que deixam de chegar ao couro cabeludo as quantidades necessárias de oxigênio e de nutrientes para fazer os fios crescerem. Se isso acontece, não demora muito para que o fio morra sem chance de ressuscitação.

3. Cuide de seus cabelos
Dormir de cabelo molhado, por exemplo, é um perigo para quem não quer ficar careca. Quando você dorme com os fios úmidos, fungos podem proliferar no couro cabeludo e enfraquecer os fios.

Se você não conseguir lavar os cabelos mais cedo, para que ele consiga secar sozinho, use o secador, mas com moderação. O uso excessivo desse equipamento pode acabar enfraquecendo e quebrando seus cabelos.

Esse efeito, aliás, vale também para penteados muito apertados, como os famosos choques samurai e os dreadlocks.

4. Cuide de sua saúde
Sabia que excesso de testosterona, o hormônio masculino, tende deixar você careca? Segundo especialistas, isso acontece porque a testosterona deixa os fios mais fracos.

Esse é um problema que pode ser tratado por um dermatologista, por meio de indicações de remédios a base de finasterida, por exemplo.

5. Não tenha medo da genética
Sim, a calvície é algo genético, mas o grau desse problema depende muito de quantos desses genes você herdou de seu avô ou de seu pai, por exemplo.

Além disso, um tratamento preventivo pode muito bem aliviar o peso dessa sua herança.

6. Proteja sempre a cabeça
A não ser que você esteja com os cabelos molhados (pelo mesmo motivo pelo qual você não deve dormir com os fios úmidos), bonés e chapéus são grandes aliados na hora de proteger o couro cabeludo do calor do sol e do fio.

Embora sejam fatores naturais, se você não cobre seus fios devidamente, as temperaturas extremas e os raios ultravioletas fragilizam a raiz dos cabelos.

E aí, gostou das dicas? Claro que se você já está careca não existe muita coisa a se fazer sobre o problema, a não ser um bom implante. Mas, claro, como acabamos de dizer, os bonés e chapéus podem ser de grande ajuda, já que disfarçam bem a calvície.


novembro 7th, 2017  
Tags: Careca, Carne vermelha, DHT, Estresse, Hormônio, o sedentarismo, Perda dos Cabelos, Proteínas, Testosterona



Dr. Márcio Crisóstomo, cirurgião plástico especializado em transplante capilar, explica tudo o que você precisa saber sobre a queda de cabelo

Alopecia universal, Brasil, Calvície, Ceará, Dúvidas, Entrevista, Fortaleza, Fue - Folicular Unit Extraction, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Técnicas, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

A Calvície é um assunto delicado para muitos homens. Não é raro ver, por aí, muita procura sobre tratamentos revolucionários – e muitas dúvidas sobre o tema.

Para resolver seus problemas, procuramos o Dr. Márcio Crisótomo, cirurgião plástico especializado em transplante capilar, para dar dicas para evitar a calvície – e entender um pouco melhor este fenômeno tão comum.

1. A maioria dos casos de calvície masculina é de origem hereditária, ou seja, vem dos pais. Se você tem histórico de carecas na família, deve se preocupar desde cedo com os primeiros sinais. O diagnóstico precoce e acompanhamento favorece muito ao tratamento.

2. Cerca de 100 a 150 fios caem por dia. Não é necessário se preocupar, pois o cabelo passa por um ciclo de crescimento, estabilidade (cerca de 6 anos) e queda temporária. Ou seja, estes fios retornarão. Se a queda for maior que este número, isto pode ser um sinal de alerta.

3. Aos primeiros sinais de calvície – como queda mais acentuada, aparecimento de “entradas” ou áreas de rarefação – o ideal é procurar um médico dermatologista, de preferência um profissional com mais interesse e foco na área capilar, para realizar alguns exames e iniciar o tratamento, se indicado.

4. No homem existem outros motivos para a queda de cabelo. São elas alterações hormonais, perda de peso importante, dietas muito restritivas, anemia, entre outros. Alguns exames podem ser solicitados para esclarecer a causa da queda.

6. Períodos de intenso estresse podem causar uma queda de fios de forma temporária, chamada de eflúvio. A boa notícia é que a grande maioria é reversível.

7. Nas clínicas médicas especializadas existem exames que medem a massa capilar, e microfotografias com análise em software específico que são capazes de detectar uma diminuição na quantidade de fios, mesmo antes que seja perceptível a olho nu. Isso ajuda na hora de trabalhar com tratamentos preventivos.

8. A cirurgia de transplante capilar pode ser muito eficaz para eliminar o risco da cabeça completamente lisa. Se realizada quando a calvície não for muito extensa, os fios implantados vão se misturar aos fios existentes e, quando o processo natural de queda dos fios não implantados acontecer, você não apresentará os sinais de calvície. Mas atenção: a cirurgia não impede e evolução natural da calvície.

9. A cirurgia de forma preventiva pode ser feita levando fios da região posterior da cabeça – que são definitivos – e implantando as raízes na área calva. Estes fios podem ser obtidos por dois métodos principais: a retirada de uma fina faixa de couro cabeludo para que os fios sejam separados ao microscópio (mais ou menos a usada por Donald Trump). No outro método, chamado de FUE, sigla em inglês para Follicular Unit Extraction, as unidades de cabelo são retiradas uma a uma da parte de trás da cabeça, deixando pequenas cicatrizes puntiformes.


junho 29th, 2017  
Tags: Calvície, Calvície Masculina, Dr. Márcio Crisóstomo, Estresse, Homens, massa capilar, microfotografias, Tratamento, tratamentos preventivos



Cabelhos brancos – Ficar grisalho cedo demais pode ser indício de doenças cardíacas

Cabelo, Cabelos Brancos, Problemas Capilares 0 Comment »

Os mais otimistas encaram como fruto da experiência. Outros, mais conformados, atribuem ao estresse cotidiano. Os primeiros cabelos brancos costumam anteceder a famosa crise de meia-idade nos homens, e são parte do processo natural de envelhecimento. No entanto, uma cobertura grisalha que chega cedo demais pode ser sinal de que a saúde não vai tão bem. É o que sugere um estudo conduzido na Universidade de Cairo, que relacionou a ocorrência de cabelos brancos a incidência de problemas cardiovasculares.

Segundo a pesquisa, o processo biológico que torna os cabelos grisalhos é o mesmo que determina o surgimento de doenças como a aterosclerose – acúmulo de gordura e colesterol na parede das artérias, que prejudica a distribuição de sangue e oxigenação de todo o corpo. Nesse processo, estão envolvidos vários problemas em nível celular: dificuldade de reparação do DNA, inflamações, alterações hormonais, estresse oxidativo (excesso de radicais livres) ou senescência (envelhecimento involuntário de células saudáveis).

Para determinar essa relação, a equipe estudou 545 homens adultos por meio de tomografia computadorizada. Os voluntários foram divididos em grupos, de acordo com os estado de suas artérias e o número de fios brancos que traziam na cabeça. Eles foram classificados a partir de uma escala de 1 a 5, que ia do cabelo totalmente preto ao totalmente branco. Os participantes foram previamente analisados e classificados por dois observadores independentes.

Um maior risco de doenças no sistema circulatório foi observado em pacientes classificados a partir do nível 3, representado pelo equilíbrio entre fios brancos e pretos. Da mesma forma, homens com as artérias mais comprometidas, pressão alta e mais gordura corporal eram, via de regra, apontados como mais grisalhos. “O envelhecimento é um fator de risco para problemas circulatórios, e, associado a sinais dermatológicos [como a perda de cabelo], podem significar risco acentuado”, pontua Irini Samuel, uma das responsáveis pelo estudo.

Para a médica, novas pesquisas em parceria com dermatologistas se fazem necessárias, antes que se passe a usar o número de fios brancos como forma de prever a ocorrência de problemas no coração. “É preciso um estudo maior, que envolva homens e mulheres, para confirmar a associação entre cabelos grisalhos e riscos de problemas cardiovasculares, em pacientes sem quaisquer outros fatores de risco”, completa. A pesquisa foi apresentada na Eurovent 2017, evento promovido pela Associação Europeia de Cardiologia Preventiva, em Málaga, na Espanha.


abril 13th, 2017  
Tags: Alterações Hormonais, aterosclerose, Cabelos Brancos, cabelos grisalhos, DNA, envelhecimento, Estresse, Estresse oxidativo, experiência, Homens, inflamações, processo biológico



Calvície feminina – Por que a calvície atinge mais de 40% das Mulheres no Mundo?

Alopecia, Brasil, Calvície, Calvície Feminina 0 Comment »

A busca pela saúde dos cabelos é algo presente na vida das mulheres praticamente todos os dias. Ter cabelos com aspecto macio, leve e com brilho. Mas nenhuma delas está sujeita a perder alguns fios de cabelo, logo após a interrupção do crescimento , que acaba por levar à queda. A forma mais comum de perda de cabelo entre as mulheres é a queda difusa, que afeta todo o couro cabeludo. A queda de cabelo difusa ocorre quando a raiz do cabelo já não cumpre sua função natural por estar privada de elementos fundamentais para os processos metabólicos. A raiz diminui e a fase de crescimento do cabelo se reduz.

Sabe-se que a calvície também atinge mais de 40% das mulheres, a alopecia feminina pode se manifestar em três níveis. No primeiro grau, observa-se uma leve rarefação na risca no centro do couro cabeludo. No segundo, o grau intermediário, já é possível visualizar o couro cabeludo. No terceiro, o couro já fica bem mais evidente. Segundo a Academia Americana de Dermatologia, a calvície assola 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Em outros casos, a queda é hereditária; em outros, ela é deflagrada pelo estresse, por dietas não balanceadas ou doenças. A única coisa que elas têm em comum é o resultado: a perda de cabelo. Outra forma é a queda de cabelo em forma de círculo (alopecia areata), que produz áreas isoladas de calvície claramente delimitadas.


fevereiro 10th, 2017  
Tags: Alopecia Areata, Alopecia Feminina, Cabelos, Couro Cabeludo, dietas não balanceadas, Doenças, Estresse, Fios de Cabelo, Hereditária, Mulheres, queda difusa



Calvície feminina tem causas mais diversas do que a masculina – Estima-se que 15% das mulheres irão apresentar alguns grau do problema durante a vida

Alimentos, Alopecia, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Implante Capilar, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Transplante Capilar, vitaminas 0 Comment »

Estima-se que 15% das mulheres irão apresentar algum grau de calvície durante a vida. Em busca de uma solução, muitas procuram por tratamentos com médicos especialistas, vitaminas ou produtos específicos que ajudam a fortificar os fios para evitar a queda de cabelo. Outra opção é a cirurgia de transplante capilar única opção dependendo do grau de calvície.

— Muitas mulheres não a procuram por pura falta de informação ou por acharem que é indicada somente para homens. Quando bem indicada os resultados são excelentes e devolvem a autoestima e o prazer de viver em sociedade.

A maioria dos casos que ocorrem com o público masculino é por causa de algum tipo de origem genética. No entanto, no público feminino, as causas são mais diversas. Segundo Korn, menstruar, engravidar, tomar anticoncepcional e fazer regimes frequentes trazem consequências ao corpo, incluindo o couro cabeludo.

Até mesmo o estresse do dia-a-dia da mulher moderna interfere na queda dos fios. Como prevenção, uma alimentação rica em proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como zinco, cobre e ferro é importante, além de exercícios físicos e lazer.

— O cabelo é basicamente queratina, que é uma proteína. Portanto dietas pobres em proteínas ou de baixo valor biológico afetam e muito a vitalidade dos cabelos, o que geralmente ocorre em regimes sem supervisão médica.


setembro 28th, 2012  
Tags: Alimentação, Autoestima, Calvície, Cirurgia, Couro Cabeludo, Estresse, Fios, Grau de Calvície, Homens, médicos especialistas, Mulheres, Queda de Cabelo, Transplante Capilar, Tratamentos, Vida



Causas da Calvície – Bebida alcoólica pode causar queda dos cabelos?

Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Dúvidas, Estudos, Fortaleza, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos 0 Comment »


Uma pesquisa realizada pela Universidade Western Reserve, nos Estados Unidos, aponta que o consumo em excesso de bebidas alcoólicas é responsável pela queda de cabelos. Nos homens, além da predisposição genética, fatores como o cigarro, estresse e exposição ao sol contribuem para a queda de cabelo. Já para as mulheres, perder o marido ou se divorciar são os fatores de principal influência.

Os autores analisaram os hábitos de 90 homens e 98 mulheres com irmãos gêmeos e concluíram que se gêmeos são geneticamente destinados a ter o mesmo número de fios de cabelo e um tem menos quantidade do que o outro irmão é por interferência de fatores externos.

Sabemos que a queda dos cabelos, em especial a calvície, tem como grande causa fatores genéticos individuais relacionados a fatores hormonais.

A associação destas duas causas é a grande responsável pela calvície. Fatores externos como os considerados na pesquisa, em especial o estresse, podem funcionar em algumas situações como coadjuvantes.

Mas afirmar que estes fatores são decisivos para a calvície vai uma grande distância. Novos estudos sempre são úteis, mas devemos sempre avaliá-los com muito cuidado para não tirarmos conclusões precipitadas.


outubro 11th, 2011  
Tags: Bebida alcoólica, causar, Causas da Calvície, Cigarro, Estresse, exposição ao sol, fatores hormonais, Queda dos Cabelos



Calvície: medicina tem boas notícias para quem está em busca dos fios de cabelos perdidos

Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Cirurgias, Dúvidas, Estudos, Fortaleza, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo, Tratamento 1 Comment »

A popular marchinha de Carnaval escrita em 1942 por Roberto Roberti e Arlindo Marques Jr. pregava que “é dos carecas que elas gostam mais”. Mesmo que a frase seja simpática, pouco adianta para amenizar o efeito da calvície na autoestima masculina. A verdade é que é difícil encontrar um homem que se contente ao ver seu patrimônio capilar rarear.

Muitos, para disfarçar as falhas no couro cabeludo, fazem verdadeiros malabarismos tentando redistribuir as madeixas remanescentes. E a notícia não é nada animadora: invariavelmente, metade dos homens ficará calvo entre a puberdade e os 50 anos. Destes, 10% se incomodam tanto com a característica que saem em busca de tratamentos e poções miraculosas. Alternativas não faltam. Vão desde:

– Comprimidos;
– Aplicações de laser;
– Loções;
– E transplante capilar.

O problema ataca também as mulheres. Elas têm o problema na mesma proporção, porém em menor intensidade do que se pode ver nos homens.

— Elas não chegam a ficar completamente carecas, apenas com menos cabelos .

A explicação é que a mulher é protegida por uma enzima do couro cabeludo chamada aromatase, que não permite que a testosterona disponível no organismo se transforme em dihidrotestosterona, hormônio que faz com que os folículos pilosos geneticamente propensos se debilitem à medida que passam mais tempo expostos a essa substância. Por consequência, os cabelos duram menos tempo e crescem cada vez mais fracos, até que a raiz morra.

— Os medicamentos preventivos atuam bloqueando a ação da dihidrotestosterona,permitindo que os cabelos durem mais .

Nem todo careca pode ser chamado de calvo. Calvície é a alopecia androgenética, que está ligada a fatores hereditários. Existem outras causas que também podem derrubar os fios temporariamente. Uma das mais comuns está ligada ao estresse.

— Quem passa por um estresse intenso e tem perda de cabelo, se não tiver o gene para a calvície, recupera todo os fios perdidos

Um dos medicamentos mais adotados por quem trata do problema é uma loção que provoca vasodilatação do couro cabeludo e melhora em 30% dos casos: o aporte sanguíneo na região, tornando mais efetivo o transporte de nutrientes. Há ainda opções com medicações orais, injeções na cabeça (intradermoterapia), uso de laser frio no couro cabeludo para estimular a circulação, xampu para oleosidade. Geralmente, espera-se que em dois anos surta algum efeito no tratamento.

Segundo especialistas, apesar de não haver métodos cem por cento eficazes de prevenção, quanto mais cedo se procura ajuda, mais chances têm de minimizar a evolução do quadro.

— A raiz que morreu não pode ser mais recuperada, exceto com transplante capilar. O tratamento é para toda a vida — alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Gustavo Pinto Corrêa.

Transplante é boa alternativa

Método existente há mais de sete décadas, a cirurgia de transplante capilar já foi alvo de desapontamentos ao longo dos anos pela aparência nada natural que conferia aos pacientes. De 10 anos para cá, aprimoramentos na técnica permitem copiar a natureza e reabastecer a careca de forma sutil, numa espécie de artesanato, onde os fios são aplicados um a um.

— Antigamente, faziam retalhos para implantar e ficava aquela aparência de cabeça de boneca ou plantação de cebola. Agora não há mais necessidade de levantar o couro cabeludo para aplicar o cabelo.

Dentre as cirurgias plásticas, essa é a mais artesanal e a mais distante da perfeição. Ela pode ser feita em ambos os sexos, mas não sem antes avaliar a progressão da calvície. É a segunda cirurgia plástica mais realizada no homem. A primeira é a lipoaspiração.


setembro 13th, 2011  
Tags: Alopecia Androgenética, Alternativas, Área doadora, aromatase, Autoestima, Calvície, Calvo, Capilar, Careca, Carecas, Cirurgia Plástica, Couro Cabeludo, Dihidrotestosterona, enzima, Estresse, Folículos Pilosos, homem, Hormônio, Masculina, Mulheres, Perda de Cabelo, Testosterona, Transplante Capilar



Previous Entries
  • Posts recentes

    • Transplante de cabelo: quais cuidados devo tomar?
    • Batman careca? – Maldição do Batman? Ben Affleck e Robert Pattinson estão ficando carecas; veja
    • Quais são as causas que o seu cabelo para de crescer, fica fraco e acontece a queda dos fios
    • Dicas do Instituto Crisóstomo: Cuidados que você deve ter ao chegar em casa para se proteger da COVID-19
    • Em tempo de COVID-19 o Instituto Crisóstomo indica como lavar as mãos corretamente
  • Categorias

    • Alimentos
    • Alopecia
    • Alopecia universal
    • Anamnese
    • Apresentador de TV
    • Ator
    • Atriz
    • Brasil
    • Brasília
    • Cabelo
    • Cabelos Brancos
    • Cabelos Ressecados
    • Calvície
    • Calvície Esporádica
    • Calvície Feminina
    • Calvície Infantil
    • Cantor
    • Cantora
    • Caspa
    • Ceará
    • Celebridades
    • Cirurgias
    • Cútis Seca
    • Dermatite
    • Dúvidas
    • Empresário
    • Entrevista
    • Estresse
    • Estudos
    • Finasterida
    • Fortaleza
    • Fue – Folicular Unit Extraction
    • GIGASESSÃO
    • Hiperidrose
    • Implante Capilar
    • Implante de barba
    • Implante de Cabelo
    • Jogador de Basquete
    • Jogador de Futebol
    • Jogador de Futebol Americano
    • Minoxidil
    • Modelo
    • Mundo
    • Nutrientes
    • Oleosidade
    • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
    • Político
    • Pontas duplas
    • Presidente
    • Príncipe
    • Problemas Capilares
    • Queda de Cabelo
    • Queda dos Cabelos
    • Remédio
    • Repórter
    • Seborréia
    • Sobrancelha
    • Sobrancelhas
    • Técnicas
    • Tenista
    • Tiradentes
    • Transplante Capilar
    • Transplante de Cabelo
    • Tratamento
    • Tricotilomania
    • Tricotilomania
    • Uncategorized
    • vitaminas
  • Tags

    Alopecia Alopecia Androgenética Alopecia Areata Ator Cabelo Cabelos Cabeça Calvície Calvície Feminina Calvície Masculina Careca Carecas Causas Cirurgia Couro Cabeludo DHT Doença Dr. Márcio Crisóstomo Estresse Ferro Finasterida Fios Fios de Cabelo Folículos Capilares Folículos Pilosos foto Genética Homens Imagem Implante Capilar Implante de Cabelo Medicamentos Minoxidil Mulheres Perda de Cabelo Problema Queda Queda de Cabelo Queda de Cabelos Queda dos Cabelos Saúde Testosterona Transplante Capilar Tratamento Tratamentos
Categorias
  • Alimentos
  • Alopecia
  • Alopecia universal
  • Anamnese
  • Apresentador de TV
  • Ator
  • Atriz
  • Brasil
  • Brasília
  • Cabelo
  • Cabelos Brancos
  • Cabelos Ressecados
  • Calvície
  • Calvície Esporádica
  • Calvície Feminina
  • Calvície Infantil
  • Cantor
  • Cantora
  • Caspa
  • Ceará
  • Celebridades
  • Cirurgias
  • Cútis Seca
  • Dermatite
  • Dúvidas
  • Empresário
  • Entrevista
  • Estresse
  • Estudos
  • Finasterida
  • Fortaleza
  • Fue – Folicular Unit Extraction
  • GIGASESSÃO
  • Hiperidrose
  • Implante Capilar
  • Implante de barba
  • Implante de Cabelo
  • Jogador de Basquete
  • Jogador de Futebol
  • Jogador de Futebol Americano
  • Minoxidil
  • Modelo
  • Mundo
  • Nutrientes
  • Oleosidade
  • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
  • Político
  • Pontas duplas
  • Presidente
  • Príncipe
  • Problemas Capilares
  • Queda de Cabelo
  • Queda dos Cabelos
  • Remédio
  • Repórter
  • Seborréia
  • Sobrancelha
  • Sobrancelhas
  • Técnicas
  • Tenista
  • Tiradentes
  • Transplante Capilar
  • Transplante de Cabelo
  • Tratamento
  • Tricotilomania
  • Tricotilomania
  • Uncategorized
  • vitaminas
Dr. Márcio Crisóstomo
Médico formado há mais de 15 anos, com residência de cirurgia geral no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e Pós-graduação em Cirurgia Plástica no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (Rio de Janeiro), um dos centros de formação mais prestigiados do mundo... Continue lendo
Copyright © 2021 CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar All Rights Reserved XHTML CSS THEME by I SOFTWARE REVIEWS