CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar
Conceito pioneiro no Transplante do Estado do Ceará
Black Green Blue Red Gold
RSS
  • Home PageHome
  • Dr. Márcio
  • Centro de Implante e Transplante Capilar

Posts Tagged ‘Dr. Márcio Crisóstomo’

Referencia mundial em Transplante Capilar, o cirurgião plástico Márcio Crisóstomo alia a experiência médica à sintomia com os pacientes para ter bons resultados nos procedimentos

Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Cirurgias, Entrevista, Fortaleza, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo 0 Comment »

Sensibilidade precisa

REFERÊNCIA MUNDIAL EM TRANSPLANTE CAPILAR, O CIRURGIÃO PLÁSTICO MÁRCIO CRISÓSTOMO ALIA A EXPERIÊNCIA MÉDICA À SINTONIA COM OS PACIENTES PARA TER BONS RESULTADOS NOS PROCEDIMENTOS.

A preocupação estética é uma característica bastante evidente logo ao primeiro contato com o cirurgião plástico Márcio Crisóstomo. A começar pelo Instituto de Medicina Capilar que leva o nome dele, instalado em um prédio de decoração suntuosa e requintada em Fortaleza, com uma elegante sala de recepção construída em uma espécie de porão. Distribuídos pelo espaço estão os diversos diplomas nacionais e internacionais do médico; várias câmeras fotográficas antigas – referência a um dos Hobbies dele – cuidadosamente dispostas juntos de livros. além de diversas obras de arte, com destaque para as peças de Sérvulo Esmeraldo, de quem ele era amigo pessoal. Impecável no vestir e com a fala embalada pela música clássica que sonoriza toda a clínica, Crisóstomo é sempre preciso no que diz. “Eu sou, antes de mais nada, um médico. Ou seja, aquela pessoa que atende alguém com um sofrimento e que vai buscar ajudá-lo a melhorar ou pelo menos não piorar”, define.

Talvez mais que isso. Um dos poucos médicos no mundo com mestrado em transplante capilar para casos de calvície avançada, o Dr. Márcio Crisóstomo é autor da chamada Técnica Combinada de Transplante Capilar, na qual é possível levar um número maior de fios de cabelo para as regiões afetadas e, assim, reverter casos de calvície nos quais já havia sido colocado um ponto final. “O conhecimento que estamos criando aqui no Estado chama muita atenção em outros lugares, fora do País principalmente”, pontua ele, que viaja constantemente ao redor do mundo, participando de congressos e apresentando a técnica que desenvolveu.

O rigor estético e a precisão cirúrgica, contudo, convivem junto de uma preocupação constante no trabalho de Márcio – e que, certamente, define o diferencial dele: o empenho em “ler a alma” dos pacientes e, assim, alcançar o melhor resultado em cada procedimento médico. “A alteração anatômica é simples, a gente olha e já sabe o que fazer. Agora, saber se o que é pra ser feito tecnicamente é apropriado para aquela pessoa, você vai captar durante a consulta médica, que é o ato sagrado da relação médico-paciente”, estabelece, acrescentando que esse entendimento às vezes acontece nos cinco primeiros minutos de consulta, e às vezes precisa de três ou mais visitas à clínica.

“Qualquer procedimento de cirurgia, principalmente plástica, mexe muito com a alma da pessoa. Você tem que captar o perfeito timing da pessoa, porque uma cirurgia bem indicada em um momento errado pode trazer um resultado insatisfatório”, conclui, consciente de que a especialidade dele não é a que essencialmente salva vidas, mas as transforma por completo.

O DISCÍPULO E O MESTRE

Parte dessa sensibilidade para entender os pacientes foi herdada do convívio com o professor e também cirurgião plástico Ivo Pitanguy, referência internacional em cirurgia plástica e de quem Márcio foi discípulo, no Rio de Janeiro. “O professor Pitanguy era, além de um profissional completo, um ser humano diferenciado. Ele tinha o lado humanístico muito forte e, com isso, sabia ver a importância de casa pessoa”, diz, reproduzindo os ensinamentos que absorveu. Outro aprendizado com o professor foi sobre a urgência em partilhar conhecimento. “Ele sempre enfatizou a necessidade de, quem detém o conhecimento, ter a obrigação de repassar, porque assim você multiplica e permite que mais pessoas sejam beneficiadas daquele conhecimento partilhado”, lembra. Essa lição, aliás, não é apenas exercitada diariamente por Márcio, como já ganhou uma assinatura dele.

Há quase dez anos, o cirurgião recebe, na própria clínica, especialistas de vários países que buscam aprender sobre as técnicas de transplante capilar a partir do trabalho de Márcio. Este ano, inclusive, ele fez uma expansão em seu Instituto de modo a ampliar as salas de procedimentos, implantar uma biblioteca com auditório e áreas de convivência para quem participa do intercâmbio para médicos estrangeiros, ou fellowship “Naturalmente, isso foi se moldando dentro da minha atividade profissional, depois eu percebi a semelhança que tinha com o professor Pitanguy”, relaciona.

“Se há uma necessidade muito grande de mostrar algo diferente, a gente viaja para transmitir; se há uma necessidade de aprender, a gente procura receber; se essa necessidade se amplia, a gente amplia a estrutura para receber melhor, produz conteúdos, outras formas de apresentação.”

FRUTO DO TRABALHO

Se o legado do “professor Pitanguy’ é claro na carreira de Márcio Crisóstomo, o cirurgião plástico não reconhece com o mesmo peso a atividade que ele próprio vem realizando, desde a intensa agenda de cirurgias e acompanhamento de intercambistas, as viagens difundindo o conhecimento, até o aperfeiçoamento de técnicas e a constante pesquisa na área. “Não, não, eu estou apenas fazendo o meu trabalho”, ressalva. Trabalho esse que já foi publicado em três livros norte-americanos, apresentado em mais de 15 países e reconhecido, entre outras honrarias, com o prêmio de melhor trabalho científico da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar, durante um congresso mundial de transplante na Malásia, em 2014.

“A minha atividade é a cirurgia e dela decorrem esses desmembramentos. Se há uma necessidade muito grande de mostrar algo diferente, a gente viaja para transmitir ; se há uma necessidade de aprender, a gente procura receber; se essa necessidade se amplia, a gente amplia a estrutura para receber melhor, produz conteúdos, outras formas de apresentação. Mas tudo isso decorre da base, que é a cirurgia”, pondera ele, que é membro titular e especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

As abordagens aperfeiçoadas ou desenvolvidas pelo cirurgião são trabalhadas em dois contextos. Um deles é o das pesquisas controladas, quando é seguindo um protocolo para validar respostas a uma pergunta, a exemplo do que foi feito durante o mestrado de Márcio, quando ele pesquisou os meios de conservação e alterações celulares em cirurgias plásticas. “A outra maneira é que, com a atividade muito intensa, você tem uma necessidade sentida que te faz visualizar novos meios de solucionar problemas. Aí é a criatividade cirúrgica que faz a gente criar conhecimento novo’, explica ele, que realiza as maiores cirurgias de transplante capilar do País, considerando o número de fios.

Márcio, é, ainda, um dos cirurgiões que está participado da pós-graduação Surgical Leadership da Harvand Medical School, nos Estados Unidos. O treinamento de alto nível, ofertado pela primeira vez na universidade, é voltado para profissionais da área, oriundos de 23 países, e que ocupam cargos de liderança, como diretores de institutos e chefes de serviços.

No momento certo

Certa vez, ao chegar em um restaurante acompanhado da esposa, Dr. Márcio Crisóstomo foi surpreendido pelo garçom, que levou até a mesa deles uma garrafa de champanhe enviada por um cliente que estava sentado ali próximo. O cirurgião agradeceu a gentileza e, depois de jantar, foi falar com a pessoa que o havia presenteado. “Ele disse que tinha se consultado comigo há um ano, querendo fazer a cirurgia, e eu tinha dito que não era o momento de operar. Ele falou que aquilo o impactou de forma positiva, porque realmente não era a hora, ele estava com outras questões. Depois, mantivemos contato e, em janeiro, fiz a cirurgia dele, mas no momento certo”, conta o cirurgião.

A RAIZ NA CAPITAL

O currículo extenso e a experiência única de Márcio Crisóstomo o credenciam para atender não apenas os mais diversos tipos de pacientes, como em vários lugares – rotina que ele já segue. Além do consultório na Capital, ele atende regulamente em São Paulo e já fez consultas e cirurgias em Portugal, onde tem o diploma médico revalidado. “Mas eu sou muito família. Uma das razões para eu estar aqui em Fortaleza, inclusive, é que minha família é daqui”, revela ele, complementando que , nas viagens para os congressos, sempre que possível, leva junto a esposa – a requisitada dermatologista Manoela Crisóstomo, com quem ele divide o espaço da clínica-,  os dois filhos, o pai e a mãe. “O período que eu tenho mais aproveitamento com eles é nas viagens. Agora vai diminuir um pouco a possibilidade porque a Marina está numa idade escolar e não pode faltar tanto”, diz citando a filha mais velha, de seis anos.

A ligação familiar, aliás, vai além do laço afetivo e abrange o aspecto de inspiração: foi acompanhando as pesquisas do pai na área genética que Márcio começou a se interessar pela ciência, ainda na juventude. “Até hoje, a maioria dos escritos importantes que faço, capítulos de livro, meu pai revisa todos, faz sugestões da parte técnica. A experiência técnica e de vida é muito grande”, constata. Para os filhos, a preocupação do médico é estar presente, ainda que seja numa simples reunião escolar. “Todas as atividades na escolinha, eu faço o possível e o impossível, mas tudo isso encaixado dentro de uma agenda muito intensa”, esclarece, enquanto olha o relógio se apressando para ir encontrar a esposa na abertura de uma exposição de arte, e já checando com a secretária os pacientes do dia seguinte.

Nova Clínica – Referência Internacional na medicina do cabelo.
Para saber mais, clique no anúncio acima


fevereiro 29th, 2020  
Tags: Calvície, Clínica, Dr. Márcio Crisóstomo, Fios de Cabelo, Fortaleza, Instituto de Medicina Capilar, Ivo Pitanguy, Márcio Crisóstomo, Técnica Combinada, Transplante Capilar



Amanhã teremos uma LIVE SOBRE FUE com o Dr. Márcio Crisóstomo – Participem!!!

Brasil, Fue - Folicular Unit Extraction, Tratamento 0 Comment »

 

Gostaríamos de comunicar que amanhã(18/05/2019), sábado, as 10:30h da manhã, Dr. Márcio Crisóstomo fará uma Live no seu Instagram sobre a Técnica FUE!

Para acompanhar, siga o Instagram @dr.marciocrisostomo


maio 17th, 2019  
Tags: Dr. Márcio Crisóstomo, FUE, Instagram, Live



Dr. Márcio Crisóstomo, participará do World Live Surgery Workshop na Polônia, falando sobre a Técnica FUE

Brasil, Calvície, Cirurgias, Fue - Folicular Unit Extraction, Tratamento 0 Comment »

O Dr. Márcio Crisóstomo participará do Word Live Surgery Workshop, em Polanica-Zdrój/Polônia, um evento de Imersão na Técnica FUE, método que o Dr. Crisóstomo foi um dos pioneiros no Brasil. Na ocasião falará sobre a Técnica Combinada (FUE+FUT), incluindo fios do corpo (BHT) para a obtenção de melhores resultados em calvícies avançadas e casos de correção.


setembro 30th, 2017  
Tags: Dr. Márcio Crisóstomo, Técnica FUE



Fue – Transplante em dose dupla – Método de transplante capilar

Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Fortaleza, Fue - Folicular Unit Extraction, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

O cirurgião plástico Márcio Crisóstomo, de Fortaleza-CE, criou uma maneira de conjugar os dois métodos de transplante de cabelo mais modernos em um único procedimento. Ele une o FUE ( sigla em inglês para extração da unidade folicular), que envolve retirar os bulbos capilares da área doadora por meio de uma micropinça, com a técnica Strip, em que o médico corta faixas do couro cabeludo da parte de trás da cabeça e seleciona no microscópio quais bulbos serão reimplantados.

A cirurgia, que leva mais de oito horas e requer uma equipe de dezenas de profissionais, ganhou destaque internacional e surge como alternativa para os casos de calvície severa. “Dessa maneira, podemos transplantar mais de 20 mil fios para a região afetada, número muito superior ao que conseguíamos antes”, revela o cirurgião plástico especializado no tratamento da calvície Dr. Márcio Crisóstomo.


julho 4th, 2017  
Tags: Dr. Márcio Crisóstomo, FUE, técnica Strip, Transplante Capilar



Dr. Márcio Crisóstomo, cirurgião plástico especializado em transplante capilar, explica tudo o que você precisa saber sobre a queda de cabelo

Alopecia universal, Brasil, Calvície, Ceará, Dúvidas, Entrevista, Fortaleza, Fue - Folicular Unit Extraction, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Técnicas, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

A Calvície é um assunto delicado para muitos homens. Não é raro ver, por aí, muita procura sobre tratamentos revolucionários – e muitas dúvidas sobre o tema.

Para resolver seus problemas, procuramos o Dr. Márcio Crisótomo, cirurgião plástico especializado em transplante capilar, para dar dicas para evitar a calvície – e entender um pouco melhor este fenômeno tão comum.

1. A maioria dos casos de calvície masculina é de origem hereditária, ou seja, vem dos pais. Se você tem histórico de carecas na família, deve se preocupar desde cedo com os primeiros sinais. O diagnóstico precoce e acompanhamento favorece muito ao tratamento.

2. Cerca de 100 a 150 fios caem por dia. Não é necessário se preocupar, pois o cabelo passa por um ciclo de crescimento, estabilidade (cerca de 6 anos) e queda temporária. Ou seja, estes fios retornarão. Se a queda for maior que este número, isto pode ser um sinal de alerta.

3. Aos primeiros sinais de calvície – como queda mais acentuada, aparecimento de “entradas” ou áreas de rarefação – o ideal é procurar um médico dermatologista, de preferência um profissional com mais interesse e foco na área capilar, para realizar alguns exames e iniciar o tratamento, se indicado.

4. No homem existem outros motivos para a queda de cabelo. São elas alterações hormonais, perda de peso importante, dietas muito restritivas, anemia, entre outros. Alguns exames podem ser solicitados para esclarecer a causa da queda.

6. Períodos de intenso estresse podem causar uma queda de fios de forma temporária, chamada de eflúvio. A boa notícia é que a grande maioria é reversível.

7. Nas clínicas médicas especializadas existem exames que medem a massa capilar, e microfotografias com análise em software específico que são capazes de detectar uma diminuição na quantidade de fios, mesmo antes que seja perceptível a olho nu. Isso ajuda na hora de trabalhar com tratamentos preventivos.

8. A cirurgia de transplante capilar pode ser muito eficaz para eliminar o risco da cabeça completamente lisa. Se realizada quando a calvície não for muito extensa, os fios implantados vão se misturar aos fios existentes e, quando o processo natural de queda dos fios não implantados acontecer, você não apresentará os sinais de calvície. Mas atenção: a cirurgia não impede e evolução natural da calvície.

9. A cirurgia de forma preventiva pode ser feita levando fios da região posterior da cabeça – que são definitivos – e implantando as raízes na área calva. Estes fios podem ser obtidos por dois métodos principais: a retirada de uma fina faixa de couro cabeludo para que os fios sejam separados ao microscópio (mais ou menos a usada por Donald Trump). No outro método, chamado de FUE, sigla em inglês para Follicular Unit Extraction, as unidades de cabelo são retiradas uma a uma da parte de trás da cabeça, deixando pequenas cicatrizes puntiformes.


junho 29th, 2017  
Tags: Calvície, Calvície Masculina, Dr. Márcio Crisóstomo, Estresse, Homens, massa capilar, microfotografias, Tratamento, tratamentos preventivos



Prof. Ivo Pitanguy, hoje, no dia da sua partida deste mundo, reforço as palavras ditas e o compromisso de manter os seus ensinamentos vivos.

Brasil, Celebridades, Cirurgias, Mundo 0 Comment »

Dr-Marcio-Crisostomo-orador-da-formatura-cirurgiao-plastico-ivo-pitanguy-foto-imagem
Tive a honra de ser o orador na formatura da minha turma de cirurgia plástica no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy. Reproduzo aqui alguns trechos do meu discurso.

“Há cirurgiões que são admirados pelo seu gênio criativo, outros pela sua habilidade e outros ainda pelo talento em ensinar e criar escola. Mas, de tempos em tempos, a humanidade assiste a cirurgiões que reúnem todas essas qualidades. Professor Ivo Pitanguy, um médico que transformou seu nome em sinônimo da especialidade, e que, seguindo a filosofia de sempre transmitir o conhecimento, abriu as portas de sua casa para que nós, jovens ávidos por aprender, compartilhássemos de sua experiência.

ivo-pitanguy-e-dr-marcio-crisostomo-cirurgiao-plastico-especialista-implante-capilar

Prof. Pitanguy, nosso muito obrigado.”
“…nos sentimos agora dispostos a retribuir à sociedade nossos anos de formação. Mantemos a disposição de propagar não somente o conhecimento técnico, ampliando as fronteiras da cirurgia plástica em seu sentido amplo: estética e reparadora, mas também, a praticar a humildade, o humanismo, a doação e a fidalguia como herança maior da nossa escola.”

Prof. Ivo Pitanguy, hoje, no dia da sua partida deste mundo, reforço as palavras ditas e o compromisso de manter os seus ensinamentos vivos.


agosto 7th, 2016  
Tags: Cirurgia Plástica, Dr. Márcio Crisóstomo, Ivo Pitanguy



Técnica FUE – Dr. Márcio Crisóstomo falando sobre a sua técnica combinada de transplante capilar

Cabelo, Dúvidas, Entrevista, Fue - Folicular Unit Extraction, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Transplante de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

Vídeo com a entrevista do Dr. Márcio Crisóstomo no Programa Saúde e Vida – TV O Povo, falando sobre a sua técnica combinada de transplante capilar


março 26th, 2014  
Tags: Dr. Márcio Crisóstomo, técnica, Transplante Capilar, Vídeo



FUE – Follicular Unit Extraction – Dr. Márcio é pioneiro no Brasil em MEGASESSÕES de FUE e é referência internacional nesta técnica de transplante capilar

Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Cirurgias, Fortaleza, Fue - Folicular Unit Extraction, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

“Dr. Márcio Crisóstomo – pioneiro em megasessões de FUE no Brasil”.

No transplante capilar convencional (também conhecido como técnica clássica, Strip ou FUT)

uma faixa de couro cabeludo é retirada e dividida em unidades foliculares por técnicas munidas de microscópios apropriados.

No Follicular Unit Extraction (FUE), não é realizada a incisão para a retirada da área doadora, logo não há cortes e não existe a cicatriz linear presente na técnica clássica.

O princípio do Follicular Unit Extraction (FUE) é relativamente simples: o cirurgião retira as unidades foliculares uma a uma da área doadora. Para isto, utilizando um micropunch que pode variar em média de 0,7 a 1,2 milímetros faz uma pequena incisão ao redor da unidade folicular e aprofunda na mesma direção de nascimento do pelo, para evitar a transecção, soltando-a da pele do couro cabeludo. Após isto, com uma pinça de microcirurgia retira cuidadosamente uma a uma as unidades foliculares. Todo o procedimento é realizado com lentes de aumento.


Incisão e retirada da unidade folicular intacta

desenho-esquematico-da-retirada-de-unidades-foliculares-pelo-metodo-fue-foto

Desenho esquemático da retirada de unidades foliculares pelo método FUE

Como o orifício gerado é muito pequeno, geralmente menor que um milímetro, a cicatrização é muito rápida, não há a necessidade de pontos e praticamente não se vê a cicatriz resultante. Esta é uma das principais vantagens do Follicular Unit Extraction (FUE), a possibilidade de o paciente usar o cabelo no estilo raspado se houver desejo, pois não há uma cicatriz linear visível e as múltiplas cicatrizes circulares de menos de um milímetro são muito discretas para serem percebidas.

Aspecto no primeiro dia após uma megasessão de F.U.E. Observar as incisões com menos de um milímetro

Aspecto da cicatrização completa após 15 dias, permitindo que o paciente use o cabelo com corte à máquina

À esquerda um exemplo das cicatrizes puntiformes que mal se percebem e à direita um close-up com setas indicando algumas das cicatrizes.

Por seu caráter minimamente invasivo, atualmente o FUE é a técnica de transplante capilar que mais cresce no mundo. O Gráfico abaixo, com dados da ISHRS, mostra a tendência na última década do Strip (técnica clássica) e do FUE, mostrando uma tendência em que em um futuro próximo o FUE tende a superar a técnica clássica em número de procedimentos realizados.

grafico-tendencia-para-o-futuro-o-uso-da-tecnica-fue-extracao-de-unidade-folicular

PIONEIRISMO NO BRASIL E DESTAQUE INTERNACIONAL EM FUE:

O FUE é uma técnica que não é dominada por todos e que requer grande habilidade manual para dominá-la. O Dr. Márcio Crisóstomo percebeu que a técnica FUE teria papel importante no futuro transplante capilar e começou a especializar-se no assunto há vários anos e foi um dos primeiros cirurgiões a realizar e defender o FUE no Brasil.

O Dr. Márcio Crisóstomo participou dos principais congressos de transplante capilar nos últimos anos, a maioria como palestrante convidado, como pode ser conferido nos links de agendas científica deste e dos anos anteriores 2010, 2011, 2012 e 2013 . Durante esses eventos, dedicou especial atenção aos workshops de especialização e aperfeiçoamento em FUE.

Cirurgia demonstrativa de FUE no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy:

O Dr. Márcio Crisóstomo, realizou a primeira cirurgia demonstrativa de FUE ao vivo realizada no Brasil, a convite do Serviço do Prof. Ivo Pitanguy.

Saiba mais

dr-marcio-demonstrando-a-tecnica-fue-no-centro-cirurgico-do-prof-ivo-pitanguy-primeira-demonstracao-cirurgica-ao-vivo-no-brasilDr. Márcio demonstrando a técnica FUE no Centro Cirúrgico do Serviço do Prof. Ivo Pitanguy, na primeira demonstração cirúrgica ao vivo da técnica FUE no Brasil.

Criação do FUE RESEARCH COMMITTEE (comitê de pesquisa em FUE) da ISHRS:

Com o visível crescimento da técnica FUE, a ISHRS (Sociedade Internacional de Transplante Capilar) criou em 2012 um comitê reunindo alguns dos mais conceituados experts no assunto para pesquisar, desenvolver e divulgar no meio médico e entre os pacientes a técnica FUE.

O FUE Research Committee teve o seu primeiro encontro oficial de fundação no congresso anual nas Bahamas, em 2012. Este é o mais importante comitê do mundo para pesquisa e desenvolvimento do FUE.

Entre os 17 membros fundadores de países como Estados unidos, Austrália, Israel, Bélgica e Espanha, o Dr. Márcio Crisóstomo foi o único cirurgião convidado da América Latina a participar como membro fundador, um reconhecimento ao pioneirismo no Brasil e à dedicação ao FUE, especialmente no desenvolvimento das técnicas combinadas.

reuniao-de-fundacao-do-fue-research-committee-membro-dr-marcio-crisostomo

Reunião de fundação do FUE Research Committee,
com todos os membros fundadores
(Bahamas, 2012 – foto da esquerda)
Reunião do FUE Research Committee, com José Lorenzo, Jean Devroye, Parsa Mohebi, Bijan Feriduni, Alex Ginzburg e Jim Harris
(Madrid / Espanha, 2013 – Foto da direita)

outras-modalidades-de-fue

Existe muita divulgação sobre o FUE mas, como toda técnica cirúrgica, esta tem suas indicações bem específicas e não se aplica a todos os casos de calvície. Vamos analisar de forma pessoal algumas vantagens e desvantagens do FUE em relação à técnica clássica.

quadro-comparativo-follcular-unit-extraction-fue-tecnica-classica

Indicações do FUE:

Inicialmente indicávamos a técnica FUE apenas para casos pequenos ou moderados de calvície, porém, com a possibilidade de realizar megasessões de FUE, em pacientes selecionados indicamos este método inclusive para calvícies mais avançadas.

Contudo, a avaliação individual é fundamental e fatores como densidade e qualidade da área doadora; expectativa individual e objetivos do paciente; área calva entre outros, devem ser levados em consideração para a indicação da melhor técnica cirúrgica.

foto-cirurgia-plastico-especializado-em-cirurgia-de-implante-capilar-dr-marcio-crisostomo

“Acredito que o especialista em transplante capilar deve dominar todas as técnicas para oferecer ao paciente uma solução adequada e individualizada ao seu caso.

Não há uma técnica que seja ideal para todos os pacientes, tanto o FUE como a Técnica Clássica têm suas indicações bem precisas, limitações, vantagens e desvantagens e muitas vezes o ideal para o paciente pode ser a combinação de procedimentos.”

Dr. Márcio Crisóstomo

 

 

Entrevista: Vídeo com o Especialista em Transplante Capilar Dr. Márcio Crisóstomo – Nova técnica no tratamento da calvície – Fue( Follicular Unit Extraction)

1ª Parte

Duranção: 18min 06seg

2ª Parte


Duração: 12min 45seg

RESULTADOS:

Resultados de cirurgias realizadas pelo Dr. Márcio Crisóstomo pela técnica FUE, assim como pelas técnicas Clássica e Combinada Untouched Strip (FUE + Clássica) podem ser visualizados na página RESULTADOS


setembro 26th, 2013  
Tags: Brasil, Dr. Márcio Crisóstomo, extração de unidades foliculares, Follicular Unit Extraction, FUE, Internacional, Megasessão, Megasessões, pioneiro



Dr. Márcio Crisóstomo, entrevistado na Revista PODER / Joyce Pascowitch

Brasil, Cabelo, Ceará, Entrevista, Estudos, Fortaleza 0 Comment »

 DO CEARÁ PARA O MUNDO

Depois de anos de estudos e pesquisas, o cirurgião plástico Márcio Crisóstomo desenvolveu uma técnica de transplante capilar e hoje opera pacientes de todo o Brasil e do exterior

A perda dos cabelos é um dos maiores temores masculinos e um problema mais comum do que se imagina, já que atinge mais da metade dos homens na idade adulta. A boa notícia é que os tratamentos para a calvície atuais têm resultados excelentes que deixaram definitivamente no passado o terrível aspecto de “cabelo-de-boneca”. O Brasil conta com cirurgiões plásticos reconhecidos internacionalmente na área de implante capilar. Um deles é o dr. Márcio Crisóstomo, de Fortaleza, no Ceará. Ele desenvolveu uma técnica que permite o aumento do número de fios implantados em uma única cirurgia. Com isso, se tornou um dos profissionais mais requisitados de sua área, já que sua técnica tem alcançado importante repercussão não só no Brasil, mas também em outros países do mundo.

Entre uma viagem internacional e outra, Crisóstomo recebeu PODER em seu apartamento para falar sobre seu trabalho. Ele tinha acabado de retornar de uma conferência em Lisboa. Seguiu depois rumo a Paris a fim de participar de outro congresso científico. Esse fato é comum na agenda do médico que, nos últimos dois meses esteve em cinco países diferentes, como palestrante convidado, com o objetivo de apresentar sua técnica a colegas do mundo todo.

“A calvície mexe não só com a vaidade, mas também com o aspecto psicológico. Alguns pacientes até entram em depressão por sua causa”

PAIXÃO POR PESQUISA

O interesse de Crisóstomo por transplantes capilares começou quando ele ainda estava no Rio de Janeiro, fazendo um curso de pós-graduação com um dos cirurgiões plásticos mais conceituados do mundo: Ivo Pitanguy. Depois de três anos de aprendizado com o mestre e já de volta à Fortaleza, decidiu dedicar-se à área. Buscou no exterior o know-how necessário e até fez um mestrado sobre o assunto na Universidade Federal do Ceará como parte de sua especialização. “No Brasil, temos dificuldade de acesso a treinamentos para realizar o transplante de cabelos. Nos Estados Unidos, essa cirurgia é considerada uma especialidade”, explica.

Em uma cirurgia de transplante capilar utilizam-se os fios da parte de trás e da lateral da cabeça, que não caem. A ideia é fazer a transferência dos fios dessas regiões, que são chamadas de áreas doadoras, para a parte calva. Ao atender pacientes em sua clínica, Crisóstomo notou que os pedidos eram mais ou menos parecidos: os homens queriam mais cabelo do que os implantes tradicionais tinham capacidade de oferecer. Por isso, decidiu pesquisar o assunto. E aqui, vale fazer parênteses, porque a curiosidade científica de Crisóstomo é algo que vem “de família”: seu pai, João, um cientista com doutorado em Genética pela USP, ia fazer pesquisas na biblioteca da universidade e levava o filho com ele.

Depois de muitos estudos, Crisóstomo chegou a uma técnica inédita de transplante capilar indicada para casos de calvície avançada. Batizada de Untouched Strip – “faixa intocada”, em português –, o procedimento consiste no aprimoramento e na combinação das duas técnicas já conhecidas e utilizadas. Na técnica mais tradicional e consagrada, o cirurgião remove uma faixa do couro cabeludo para extrair os fios. Em seguida, eles são preparados em microscópio antes do implante. Esse procedimento fornece uma quantidade maior de cabelo, resultando em um implante de maior porte. Conhecida como Folicular Unit Extraction (FUE), o outro tipo de implante capilar utilizado atualmente, tem um processo mais artesanal, já que os fios são retirados um a um. A principal vantagem é evitar uma cicatriz na parte de trás da cabeça. Por outro lado, por render menos material, a FUE é ideal para pacientes com pequenas falhas ou graus mais leves de falta de cabelo.

Geralmente, essas duas técnicas são utilizadas de forma isolada. O dr. Crisóstomo padronizou uma maneira de unir as duas para obter mais fios da área doadora. “Com essa combinação, potencializamos a área doadora do paciente e, ainda, a preservamos para uma utilização futura, se houver necessidade”, explica. Mas a metodologia desenvolvida por Crisóstomo vai muito além da simples combinação dos dois procedimentos. Primeiro, porque, depois de realizar a cirurgia tradicional, ele utiliza a FUE para aumentar em média 30%, podendo chegar a mais de 40% o número de fios implantados, o que torna possível preencher zonas de calvície avançadas que apenas uma das técnicas não daria conta de corrigir.

O grande diferencial da Untouched Strip fica por conta de um detalhe fundamental: a preservação de uma área logo abaixo da faixa de couro cabeludo extraída inicialmente, que funciona como uma espécie de reserva para ser utilizada caso seja preciso fazer um segundo implante. “Com o tempo, alguns pacientes podem sentir necessidade de passar por um novo procedimento e a preservação dessa área é fundamental para que a realização de uma nova cirurgia seja possível”, diz.

“A Untouched Strip combina duas técnicas e aumenta em média 30% o número de fios implantados”

SEM FRONTEIRAS

Com o sucesso de sua técnica no meio médico e acadêmico e, claro, entre os pacientes, Crisóstomo comanda uma das maiores equipes cirúrgicas do Brasil para transplantes capilares. Segundo ele, com a introdução da Untouched Strip,houve uma inversão do fluxo do capital intelectual. “Muitas vezes, os avanços médicos vêm de fora do Brasil, mas procuramos criar algo novo aqui no país”, afirma o cirurgião que, além da clínica em Fortaleza, atende com freqüência uma clientela selecionada em Brasília.

Pacientes espalhados em todo o país e publicação da técnica em importantes revistas científicas fizeram com que a Untouched Strip se tornasse conhecida no exterior. O novo procedimento também lhe rendeu o convite para integrar o seleto Comitê de Pesquisa em FUE da ISHRS – sigla em inglês para Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar – que conta com apenas 15 membros no mundo, sendo que Crisóstomo é o único representante da América Latina.

Atualmente, o médico tem seu passaporte carimbado com frequência por causa dos vários convites que recebe para realizar apresentações fora do Brasil. Ele já fez em países como Itália, Áustria, Alemanha, Portugal, França, Suíça e Bahamas. E, em alguns congressos, chegou a levar pacientes operados a fim de apresentar a Untouched Strip ao vivo e em cores para colegas do mundo inteiro.

NADA ACIDENTAL

Engana-se quem pensa que Márcio Crisóstomo é monotemático e só sabe falar sobre medicina e cirurgias de transplante capilar. Nada disso, já que ele tem vários outros interesses. Seu gosto musical, por exemplo, é dos mais ecléticos e ele é também um cinéfilo de carteirinha – gosta de clássicos franceses a filmes modernos – toca flauta e saxofone e passa horas na biblioteca de sua casa, que tem estantes forradas de livros de arte, arquitetura, cinema, fotografia e de obras da literatura brasileira e estrangeira.


dezembro 6th, 2012  
Tags: Dr. Márcio Crisóstomo, Jornalista, Joyce Pascowitch, Poder, Revista



TV DN entrevista o cirurgião plástico Márcio Crisóstomo: Nova técnica de Implante Capilar intitulada Untouched Strip

Brasil, Cabelo, Calvície, Entrevista, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo 0 Comment »

Veja entrevista do Cirurgião Plástico e Especialista em Transplante Capilar Dr. Márcio Crisóstomo na “TV DN”, falando sobre “Nova Técnica Untouched Strip“

Link para a Entrevista: Nova Técnica Untouched Strip


novembro 7th, 2012  
Tags: Cirurgião Plástico, Dr. Márcio Crisóstomo, Entrevista, Implante Capilar, nova técnica, TV DN, UNTOUCHED STRIP



Previous Entries
  • Posts recentes

    • Transplante de cabelo: quais cuidados devo tomar?
    • Batman careca? – Maldição do Batman? Ben Affleck e Robert Pattinson estão ficando carecas; veja
    • Quais são as causas que o seu cabelo para de crescer, fica fraco e acontece a queda dos fios
    • Dicas do Instituto Crisóstomo: Cuidados que você deve ter ao chegar em casa para se proteger da COVID-19
    • Em tempo de COVID-19 o Instituto Crisóstomo indica como lavar as mãos corretamente
  • Categorias

    • Alimentos
    • Alopecia
    • Alopecia universal
    • Anamnese
    • Apresentador de TV
    • Ator
    • Atriz
    • Brasil
    • Brasília
    • Cabelo
    • Cabelos Brancos
    • Cabelos Ressecados
    • Calvície
    • Calvície Esporádica
    • Calvície Feminina
    • Calvície Infantil
    • Cantor
    • Cantora
    • Caspa
    • Ceará
    • Celebridades
    • Cirurgias
    • Cútis Seca
    • Dermatite
    • Dúvidas
    • Empresário
    • Entrevista
    • Estresse
    • Estudos
    • Finasterida
    • Fortaleza
    • Fue – Folicular Unit Extraction
    • GIGASESSÃO
    • Hiperidrose
    • Implante Capilar
    • Implante de barba
    • Implante de Cabelo
    • Jogador de Basquete
    • Jogador de Futebol
    • Jogador de Futebol Americano
    • Minoxidil
    • Modelo
    • Mundo
    • Nutrientes
    • Oleosidade
    • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
    • Político
    • Pontas duplas
    • Presidente
    • Príncipe
    • Problemas Capilares
    • Queda de Cabelo
    • Queda dos Cabelos
    • Remédio
    • Repórter
    • Seborréia
    • Sobrancelha
    • Sobrancelhas
    • Técnicas
    • Tenista
    • Tiradentes
    • Transplante Capilar
    • Transplante de Cabelo
    • Tratamento
    • Tricotilomania
    • Tricotilomania
    • Uncategorized
    • vitaminas
  • Tags

    Alopecia Alopecia Androgenética Alopecia Areata Ator Cabelo Cabelos Cabeça Calvície Calvície Feminina Calvície Masculina Careca Carecas Causas Cirurgia Couro Cabeludo DHT Doença Dr. Márcio Crisóstomo Estresse Ferro Finasterida Fios Fios de Cabelo Folículos Capilares Folículos Pilosos foto Genética Homens Imagem Implante Capilar Implante de Cabelo Medicamentos Minoxidil Mulheres Perda de Cabelo Problema Queda Queda de Cabelo Queda de Cabelos Queda dos Cabelos Saúde Testosterona Transplante Capilar Tratamento Tratamentos
Categorias
  • Alimentos
  • Alopecia
  • Alopecia universal
  • Anamnese
  • Apresentador de TV
  • Ator
  • Atriz
  • Brasil
  • Brasília
  • Cabelo
  • Cabelos Brancos
  • Cabelos Ressecados
  • Calvície
  • Calvície Esporádica
  • Calvície Feminina
  • Calvície Infantil
  • Cantor
  • Cantora
  • Caspa
  • Ceará
  • Celebridades
  • Cirurgias
  • Cútis Seca
  • Dermatite
  • Dúvidas
  • Empresário
  • Entrevista
  • Estresse
  • Estudos
  • Finasterida
  • Fortaleza
  • Fue – Folicular Unit Extraction
  • GIGASESSÃO
  • Hiperidrose
  • Implante Capilar
  • Implante de barba
  • Implante de Cabelo
  • Jogador de Basquete
  • Jogador de Futebol
  • Jogador de Futebol Americano
  • Minoxidil
  • Modelo
  • Mundo
  • Nutrientes
  • Oleosidade
  • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
  • Político
  • Pontas duplas
  • Presidente
  • Príncipe
  • Problemas Capilares
  • Queda de Cabelo
  • Queda dos Cabelos
  • Remédio
  • Repórter
  • Seborréia
  • Sobrancelha
  • Sobrancelhas
  • Técnicas
  • Tenista
  • Tiradentes
  • Transplante Capilar
  • Transplante de Cabelo
  • Tratamento
  • Tricotilomania
  • Tricotilomania
  • Uncategorized
  • vitaminas
Dr. Márcio Crisóstomo
Médico formado há mais de 15 anos, com residência de cirurgia geral no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e Pós-graduação em Cirurgia Plástica no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (Rio de Janeiro), um dos centros de formação mais prestigiados do mundo... Continue lendo
Copyright © 2021 CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar All Rights Reserved XHTML CSS THEME by I SOFTWARE REVIEWS