CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar
Conceito pioneiro no Transplante do Estado do Ceará
Black Green Blue Red Gold
RSS
  • Home PageHome
  • Dr. Márcio
  • Centro de Implante e Transplante Capilar

Posts Tagged ‘DHT’

Cosbeauty LLLT – Xiaomi inventa boné inteligente que trata calvície

Mundo, Queda de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

Tecnologia do Cosbeauty LLLT obteve resultado positivo em 80,9% dos pacientes.

A Xiaomi lançou pela Youpin, plataforma de financiamento coletivo, uma touca que promete um crescimento de cabelo saudável em 12 semanas. O produto leva o nome de Cosbeauty LLLT e tem o design parecido com um boné. No esquema de crowdfunding, a gigante chinesa propõe que os consumidores interessados em participar da captação de recursos desembolsem a quantia de 1.499 yuans, equivalente a R$ 1.060 no câmbio de hoje.

O motivador a iniciativa foi uma pesquisa realizada pela Comissão de Saúde da China, que revelou que o número de pessoas com queda de cabelo na China ultrapassou 250 milhões. Na prática, 1 em cada 6 pessoas tiveram queda de cabelo.

A tecnologia teve certificação do Conselho de Estilistas da América do Norte e do órgão de controle norte-americano, a Administração de Alimentos e Remédios (FDA em inglês). Estes são indicadores da credibilidade do produto, já que atende totalmente aos requisitos técnicos para dispositivos médicos usados em tratamentos para crescimento capilar.

Numa rodada de testes feitos num hospital de Pequim, 80,9% dos pacientes conseguiram crescimento significativo de cabelo.

O wearable conta com 81 feixes de luz a laser para obter uma cobertura total do couro cabeludo, e opera em duas formas: pelo bloqueio de andrógenos que destroem os folículos capilares e através do fornecimento de moléculas de energia para reativar esses mesmos folículos.

Na primeira etapa, a conversão da dihidrotestosterona (DHT) do hormônio masculino, principal fator da calvície, é feita pela tampa que protege os cabelos, bloqueando a ligação da DHT ao receptor de folículos capilares, evitando o processo de danificação.

O wearable em formato de boné conta com 81 feixes de luz a laser — Foto: Reprodução/GizmoChina

O segundo momento é voltado para os folículos em si. Eles são divididos naturalmente em fases de crescimento, degenerativa e repouso. Mais uma vez, a tampa de crescimento capilar a laser Cosbeauty LLLT age, usando um laser médico de 650 nm para alcançar com precisão as raízes dos folículos capilares de 3-5mm e assim ativar os folículos capilares nas fases degenerativa e de repouso e entrar novamente na fase de crescimento saudável.

O produto está disponível via financiamento coletivo no Xiaomi Youpin. Tem disponibilidade para compra apenas na China e, até então, não há informações sobre chegada do boné ao mercado brasileiro.

Nova Clínica – Referência Internacional na medicina do cabelo.
Para saber mais, clique no anúncio acima


março 26th, 2020  
Tags: Boné, Cabelo, Calvície, Cosbeauty LLLT, Couro Cabeludo, crescimento capilar., DHT, Dihidrotestosterona, Folículos Capilares, Queda de Cabelo, Xiaomi



Cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem com a calvície

Alopecia, Alopecia universal, Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Dúvidas, Fue - Folicular Unit Extraction, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Técnicas, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

Conheça as principais dúvidas sobre calvície masculina

A calvície afeta cerca de metade dos homens até os 50 anos de idade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso acontece com grande contribuição da genética, ou seja, se já existem casos na família em que os pais ou avós, por exemplo, são calvos, outras gerações podem passar pelo mesmo processo, porém, é importante entender que a hereditariedade contribui muito, mas nem sempre é um fator determinante.

Um dado divulgado pela Sociedade Brasileira do Cabelo no segundo semestre deste ano, mostra que cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem com a calvície, dentro deste contexto, um número que chamou bastante atenção foi a quantidade de jovens com idade entre 20 e 25 anos que estão sofrendo com a queda de fios. Nessa faixa etária, 25% das pessoas são afetadas com a perda de cabelo, estimulados por problemas emocionais e genéticos.

Como detectar se meu cabelo está caindo mais do que deveria?

Em homens os primeiros sinais surgem na área frontal ou superior da cabeça. É perceptível o formato M na parte frontal, conhecido como “entradas” mais acentuadas nessa região. Além dessas regiões afetadas é possível notar o afinamento dos fios. A queda em forma de coroa (na parte superior da cabeça) também pode surgir. Hoje o paciente consegue ver com evidência os sinais da calvície por meio das fotos (selfie) o que facilita na busca por tratamentos ou implantes em estado inicial da queda capilar.

Quais as principais causas da calvície masculina? Como cada uma das causas provoca a queda?

Por questões hormonais. Os homens possuem uma quantidade maior de hormônios masculinos, principalmente a testosterona. A princípio os fios ficam com aspecto ralo, apresentando um afinamento progressivo e a posterior queda. Os folículos capilares masculinos têm mais avidez pelo hormônio DHT que provoca a queda dos fios, consequentemente a incidência de calvície é maior.

Porque os homens têm mais pré-disposição a calvície?

A principal causa de calvície masculina é a alopecia androgenética, que é uma predisposição genética associada a um componente hormonal.

Há como evitar ou retardar a calvície?

Quando detectada no início a calvície pode ser retardada ou mesmo interrompida com o uso de medicações como vasodilatadores e bloqueadores hormonais, onde já existe a calvície somente o transplante capilar pode resolver, porém nas áreas onde só existe um afinamento dos fios, o processo pode ser retardado ou revertido.

A técnica mais usada é o micro transplante de fio a fio?

A técnica mais usada hoje é a FUE (Follicular Unit Extraction), em português (Extração de Unidades Foliculares). O procedimento consiste na remoção fio a fio diretamente da área doadora. Entre as vantagens podemos citar é a ausência de incisão (corte), sendo assim, não possui cicatriz.

Quem pode fazer?

O transplante capilar é indicado a todos que possuem calvície, seja homem ou mulher, desde que haja uma boa área doadora.

Passo a passo (desde anestesia até a sutura)

O transplante capilar é realizado da seguinte forma: primeiramente o paciente é encaminhado ao centro cirúrgico já com a área doadora e a área receptora previamente marcada, com o desenho da linha frontal já realizado. O paciente vai ficar de barriga para baixo na maca, devidamente monitorado o tempo todo durante a cirurgia, e vai receber uma anestesia local nesta região doadora. No caso da Técnica FUT, vai ser retirada uma faixa de couro cabeludo que tem em média uma largura de 1 a 2 centímetros e o cumprimento é variável em relação a circunferência da cabeça do paciente, mas geralmente ela vai da região da orelha esquerda até a direita. Posteriormente é realizada uma sutura que difere um pouco das suturas convencionais, ela é feita de uma forma para que no meio da cicatriz nasçam fios de cabelo no futuro, diminuindo um pouco a percepção da cicatriz, e assim ela fica coberta pelos fios remanescentes na parte de cima e de baixo, além de ter fios no meio da cicatriz.

Após isso o paciente é virado de barriga para cima, e recebe a anestesia local na área receptora, que é a área de calvície. Nós implantamos unidades foliculares uma a uma, seguindo um padrão de distribuição que é semelhante a de um couro cabeludo normal, sem calvície, ou seja, a linha frontal que será a nova frente do paciente irá receber unidades foliculares somente de um fio, distribuídas de uma forma irregular, mas um irregular já programado para que tenha sutileza e naturalidade no começo desta linha frontal. Posterior a esta linha, nós faremos uma área de alta densidade com unidades de dois fios, reconstruiremos o topete, que é a região central, com unidades de dois a três fios de cabelo e iremos distribuindo as unidades maiores, de três e quatro fios, conforme vamos percorrendo o escalpe em direção à coroa.

Uma vez terminado este processo, o transplante capilar está completo e o paciente irá receber um pequeno curativo, uma faixa pegando somente a região doadora, então os fios transplantados não receberão curativo nenhum e no outro dia o paciente retorna à clínica para a remoção deste curativo da área doadora e também para fazer a primeira lavagem deste couro cabeludo com a equipe, que vai demonstrar como ele deve realizar estas próximas lavagens, mesmo sendo um processo bem simples. O paciente será medicado para que não haja dor, porém, este é um procedimento extremamente tranquilo do ponto de vista da dor e geralmente no segundo dia do pós-operatório o paciente já está sem dor, mesmo na ausência do uso de medicações.

Nos próximos três meses vai haver a queda do fio de cabelo, ficando somente o bulbo capilar inserido ali no couro cabeludo. Após estes 90 dias é que se iniciará este crescimento dos fios, com a média de um centímetro ao mês, sendo que em seis meses nós vamos ter em média 40 a 50% dos fios já crescendo, e nos nove meses 80% das unidades foliculares já geraram um novo fio e existe uma diferença muito grande em relação à calvície. Com 12 meses já temos a totalidade das unidades com seus fios formados, preenchendo a área de calvície do paciente.

Quantas sessões são indicadas e intervalo entre elas

O número de sessões vai depender do grau de calvície e da qualidade área doadora, em calvícies iniciais ou médias geralmente uma sessão é suficiente. Com as técnicas combinadas que utilizamos hoje em dia podemos fazer 2 cirurgias em dias consecutivos e com isso o paciente não necessita mais aguardar entre uma sessão e outra que anteriormente eram necessários 1 ano de intervalo entre uma e outra cirurgia.

Qual o resultado e quando aparece?

Nos próximos três meses vai haver a queda do fio de cabelo, ficando somente o bulbo capilar inserido ali no couro cabeludo. Após estes 90 dias é que se iniciará este crescimento dos fios, com a média de um centímetro ao mês, sendo que em seis meses nós vamos ter em média 40 a 50% dos fios já crescendo, e nos nove meses 80% das unidades foliculares já geraram um novo fio e existe uma diferença muito grande em relação à calvície. Com 12 meses já temos a totalidade das unidades com seus fios formados, preenchendo a área de calvície do paciente.

Como é a manutenção? É necessária?

Como trata-se de cabelo do próprio paciente, nenhuma manutenção é necessária além dos cuidados normais que temos com os cabelos.

Quais cuidados devo ter com os fios no pós-cirúrgico?

Os principais cuidados que o paciente deve ter no pós-operatório são principalmente em relação à higiene do local, a lavagem. Nós solicitamos que o paciente não entre direto na ducha, pelo menos nos primeiros sete dias, que ele utilize uma duchinha ou recipiente plástico para jogar água na cabeça e fazer lavagens diárias do couro cabeludo. Após o sexto dia, nós indicamos ao paciente a utilização de um óleo, para que as crostinhas que são formadas comecem a se desprender. Pedimos ao paciente que fez a cirurgia com a técnica FUT, que é a técnica que retira a faixa do couro cabeludo e tem sutura, que ele evite musculação e esporte de contato por 30 dias. E no caso da técnica FUE (fio a fio), o paciente pode voltar a musculação em sete dias, em ambas as técnicas nós autorizamos a realização de atividades aeróbicas após o sétimo dia, mas sempre pedimos que o paciente evite exposições solares, piscina, praia, por no mínimo sete dias também.

Não ficará textura diferente? Posso tingi-los normalmente?

Por tratar-se dos cabelos do próprio indivíduo sendo transplantados, não haverá diferença entre os fios, e após 1 mês a tonalização já está liberada.


março 12th, 2019  
Tags: Alopecia Androgenética, Cabelo, Calvície, DHT, Entradas, Follicular Unit Extraction, FUE, Transplante Capilar



Queda de Cabelos: Por que isso acontece?

Alopecia, Brasil, Cabelo, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos 0 Comment »

São diversos os fatores que podem acometer o organismo com a queda de cabelos. Dentre as possibilidades, podemos mencionar o stress, condição comum atualmente. Isto porque a vida cotidiana tem causado modificações dos hormônios que desencadeiam as quedas dos fios. Esta perda ocorre todos os dias, para todos. Contudo, deixa de ser normal, quando o quantitativo de fios perdidos ultrapassa os 100.

Uma opção viável e benéfica, que tem sido procurada por muitos são os implantes capilares. Estas alternativas são capazes de solucionar uma condição que não só atrapalha a estética, mas a própria autoestima de quem perde os fios. Consistem em uma espécie de transplante dos fios do cabelo, fazendo com que se remova uma parte capilar e a transfira para a região sem cabelo.

Razões para que a queda de cabelos aconteça
Esta queda de cabelos é uma das principais procuras por médicos dermatologistas. Ainda que seja uma situação que se apresenta com frequência entre os brasileiros, a começar já em fase jovem do indivíduo, existem determinados questionamentos em relação a este problema que acaba gerando dúvidas.

Cientificamente, chama-se alopecia e tem desenvolvimento na adolescência, ao passo que o estímulo do hormônio faça com que, continuamente, o fio capilar fique cada vez mais fino. Trata-se do sintoma inicial desta condição. Após algum tempo, o cabelo fica ralo e aí, então, ocorre a exposição do couro cabeludo.

Surgimento
Uma média de 50% do público masculino e 40% do público feminino maior que 50 anos apresenta alopecia, ainda que seja possível o problema surgir ainda na juventude.

Esta condição é proporcionalmente maior para estes, em razão dos desencadeadores da calvície, que são relativos a testosterona – hormônio masculino – que, ao ter a conversão em derivado denominado DHT, atua no bulbo capilar, proporcionando fios mais finos.

O público feminino também apresenta a produção da testosterona, porém em quantidades menores. Portanto, sofrem da calvície de maneira menor.

Faixa Etária
No público masculino, a calvície é capaz de surgir em quaisquer pessoas, a contar a puberdade. Porém, 90% daqueles que apresentam o gene da patologia revelam sinais depois dos 40 anos de idade. A razão que predomina nesta idade é desconhecida.

Síndrome do Ovário Policístico
A condição da alopecia feminina tem manifestação pontualmente. Os sintomas iniciais acometem o corpo na juventude, em razão de desequilíbrios dos hormônios. Esta é a situação do público feminino com síndrome de ovários policísticos. Este problema aumenta o nível de testosterona no corpo e, portanto, auxilia a tornar a pele mais oleosa, elevando a quantidade de pelos no corpo.

Menopausa
Ao se aproximar da menopausa, ao passo que a produção hormonal feminina tem sua queda e a testosterona age de forma mais intensa, grande parte do público feminino que apresenta predisposição genética inicia as manifestações.

Fazer o diagnóstico precoce é essencial para dar início ao tratamento coerente e evitar que a condição lhe deixe totalmente sem cabelos. O que acontece com frequência é o consumo de remédios tópicos e demais procedimentos estéticos como microagulhamento, laser, implante capilar e afins.

Estes tratamentos são aliados a excelentes resultados. Basta seguir à risca as orientações dos médicos. Portanto, não deixe de procurar um especialista e fazer sua consulta!


fevereiro 27th, 2019  
Tags: Autoestima, DHT, Hormônios, Queda de Cabelos, quedas dos fios, Testosterona



Mitos sobre “cuidados com o cabelo”!!!

Alimentos, Brasil, Cabelo, Calvície, Caspa, Mundo, Nutrientes, Oleosidade, Pontas duplas, Problemas Capilares 0 Comment »

O cuidado com o cabelo é fundamental para manter seu estilo, mas existem muitos mitos. Confira alguns!

Quando o assunto é cabelo, provavelmente você já escutou algumas informações que nem sempre eram verdadeiras, sem saber se elas eram reais ou falsas. Entre elas, estão os mitos de que a caspa é necessariamente resultado de um couro cabeludo seco, de que cortar o cabelo faz ele crescer mais rápido e de que usar boné faz você ficar careca, entre outros. Assim, buscando te informar de modo que você cuide corretamente do seu cabelo, quebramos alguns mitos sobre o assunto. Confira abaixo!

VOCÊ NÃO DEVE ENXAGUAR O CONDICIONADOR DO CABELO IMEDIATAMENTE

Após fazer a limpeza do couro cabeludo e dos fios com shampoo, é comum que muitos homens apliquem o condicionador e o enxaguem imediatamente dos fios. Mas esse raciocínio é errado, pois o condicionador possui ingredientes que hidratam os fios, portanto, é preciso deixá-lo por alguns minutos no cabelo, para que ele receba os benefícios do produto. Outra observação é que você concentre o condicionador nas pontas e não no couro cabeludo, a não ser que possua um condicionador apropriado para isso.

USAR BONÉ NÃO TE TORNA CALVO DE UMA HORA PARA OUTRA

Essa é outra lenda comum entre a população masculina. No entanto, usar boné não te torna calvo de uma hora para outra. Até porque a calvície é uma consequência de falhas genéticas e/ou hormonais, principalmente. Ou então por uma tração excessiva dos fios, que ocorre em penteados trançados. O máximo que pode ocorrer é que o boné pode amassar os fios, causando certo atrito no couro cabeludo e pode, também, causar o acúmulo de suor e sujeiras que podem irritar a pele do couro. Mas, a soma destes fatores pode ocasionar somente a queda do cabelo, dificilmente causando, isoladamente, a calvície.

CORTAR O CABELO NÃO FAZ COM QUE ELE CRESÇA MAIS RÁPIDO

Cortar o cabelo não faz com que ele cresça mais rápido. O que ocorre é que, ao eliminar as pontas do cabelo que possam estar mais finas e até mesmo com pontas duplas, o seu cabelo aparenta ser mais grosso e mais cheio, já que o fio permanece íntegro e bem cuidado. O que pode acelerar o crescimento do seu cabelo é a ingestão de nutrientes, como vitaminas, que servem como combustível e estímulo ao crescimento capilar.

O GENE DA CALVÍCIE NEM SEMPRE É HERDADO DO LADO MATERNO DE SUA FAMÍLIA

Apesar de alguns homens acreditarem que o gene da calvície é herdado do lado materno da família, isso nem sempre é verídico. Então, você não pode determinar se será calvo apenas observando os membros de sua família materna. O que ocorre é que alguns homens, por volta dos seus 40 anos, sofrem de calvície por conta da ação da testosterona que, somada a uma enzima, forma um composto chamado DHT, responsável pela queda dos fios. A solução é notar a queda dos fios prematuramente, buscando soluções e ações preventivas com um dermatologista.

A CASPA NÃO É RESULTADO DE UM COURO CABELUDO SECO

Ao contrário do que muitos homens pensam, a caspa não é resultado de um couro cabeludo seco. Os pontos brancos que descamam do couro são resultado da ação de fungos presentes nessa área, que podem levar ao desenvolvimento da caspa, principalmente, por estresse ou mudanças bruscas no tempo. Assim, a solução é visitar a/o dermatologista, para que ele recomende um shampoo antifúngico que elimine a causa da caspa, deixando seu couro cabeludo equilibrado.


outubro 30th, 2018  
Tags: Boné, Cabelo, Calvície, Couro Cabeludo, DHT, falsas, Fios, informações, reais, Shampoo



Queda dos cabelos – Causas e tratamentos

Alimentos, Alopecia, Alopecia universal, Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Dúvidas, Implante Capilar, Minoxidil, Nutrientes, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

A queda de cabelos, vem aumentando ano após ano e é um dos grandes vilões da saúde, não só física como psicológica, causando constrangimento e baixa autoestima no individuo portador, ela também pode ser sinal de algo sério.
A queda de cabelo é um problema que atinge grande parte da população mundial, tanto homens, quanto mulheres.

Existem várias causas para a queda acentuada de cabelo, porém é importante entender que existe uma grande diferença entre queda de cabelos e calvície.

Na maioria das vezes, uma acentuada queda dos fios está diretamente ligada a um dos seguintes fatores: desequilíbrio hormonal, nutrição e stress, depressão e ansiedade. Outro caso é o fator genético
Cerca de 70% da população masculina é acometida de calvície ou alopécia androgenética. Normalmente, a queda de cabelos, fica mais evidenciada durante o banho, ao escovar os cabelos e ao acordar, aonde o paciente pode observar os fios caídos, no travesseiro.

Essa propensão genética acontece principalmente com homens, a testosterona produz o DHT (di-hidrotestosterona), que ataca a raiz do cabelo, até que o bulo capilar morra, sabotando a fase de crescimento dos fios. Isso também ocorre em mulheres, com as variações hormonais, que podem acontecer por uso de anticoncepcionais, gravidez e outros.

A queda de cabelos pode acontecer de uma hora para a outra e é conhecida como alopecia areata, nesse caso, não ataca só o couro cabeludo, podendo aparecer em diversas partes do corpo.

A queda dos fios é normal, são cerca de 50 até 100 fios que caem diariamente, pode parecer muito, mas não é nada em comparação a quantidade de fios existentes na cabeça , que gira em torno de 100 mil.
Vários fatores que interferem na saúde do cabelo, prejudicando a saúde capilar e provocando a queda dos fios, no caso das mulheres as causas mais comuns são :

Uso de Anticoncepcional;
Problemas de tireoide;
Excesso de hormônio testosterona;
Desequilíbrio de hormônios femininos
Distúrbios emocionais e psicológicos;
Reações da amamentação e pós-parto;
Excesso de uso de química nos cabelos (tinturas, progressivas, dupla escova);
Eflúvio telógeno;
Calvície feminina.
Baixa imunidade;
Deficiência de vitaminas e minerais, como zinco e ferro;
Anemia;

Já nos homens os causadores ais comuns são:
Calvície masculina;
Calvície Areata;
Sensibilidade à testosterona (DHT);
Dermatite Seborreica;
Fungos e bactérias;
Excesso de oleosidade
Distúrbios emocionais e psicológicos;
Baixa imunidade;
Deficiência de vitaminas e minerais, como zinco e ferro;
Doenças infecciosas;
Anemia.

Alguns causadores podem ser olhados de maneira mais específica:

Estresse
Uma das principais causas de queda de cabelo é o estresse, tanto físico como mental. Isso acontece, porque o choque do estresse, após um evento traumático ou sobre um processo de pressão, pode causar uma troca o ciclo dos fios do cabelo, fazendo-os cair.
Em alguns casos, o estresse pode não ser a causa principal da queda , mas pode trabalhar em conjunto com outros fatores existentes para piorar a perda de cabelos.
Participar de atividades físicas e de lazer, pode trazer uma melhor qualidade de vida e evitar outros problemas mais graves que podem surgir através do estresse como a depressão.

Uso de antidepressivos e outros medicamentos
Alguns tipos de medicamentos, como os antidepressivos, os anticoagulantes ou os remédios para pressão alta, podem ter como efeito colateral a queda de cabelo, isso é normalmente evidenciado no início do tratamento ou na utilização por longos períodos. Alguns remédios que podem causar queda, a exemplo, o metotrexato, o lítio e o ibuprofeno. No caso de suspeita de que a queda de cabelo está sendo causada por remédio, deve-se contatar seu médico, para avaliar a possibilidade de trocar para outro medicamento.

Alterações hormonais
As alterações hormonais são uma importante causa de queda de cabelo , acontecem durante a transição hormonal da adolescência, na utilização de pílula anticoncepcional e no excesso de testosterona, através do DHT.

Hipotireoidismo
Quando a tireoide não está funcionando bem, vários tipos de hormônios não são produzidos corretamente ou na quantidade correta. Esses hormônios atuam diretamente em nosso metabolismo e portanto no crescimento dos fios de cabelo , por isso, quando estão em falta podem causar queda de cabelo. Em caso de suspeita de uma alteração na tireoide deve-se consultar um endocrinologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento indicado.

Gravidez
A queda de cabelo é comum em mulheres após o parto, isso acontece devido às alterações hormonais que acontece durante a gravidez, e também pelo estresse do parto. Geralmente, acontece nos primeiros 3 meses pós-parto e pode durar até 2 meses, isso pode acontecer também durante a gestação, relacionado ao aumento do hormônio progesterona que pode deixar os cabelos mais fracos e quebradiços. Como é um processo natural, normalmente irá melhorar com o tempo.

Anemia
A anemia é outro fator que também pode causar a queda de cabelo, já que os fios recebem menos sangue e por consequência menos nutrientes e oxigênio, tornando-se mais fracos e quebradiços. Em geral, a anemia é causada pela falta de ferro, mas também pode surgir por outros fatores, como a falta de vitamina B12. Normalmente o tratamento consiste no uso de suplementos de ferro e uma dieta balanceado para compensar a falta de minerais e vitaminas.

Fatores Nutricionais
A falta de uma nutrição adequada, pode enfraquecer os cabelos a ponto de causar queda. A alimentação deve ser rica em vitaminas e minerais essenciais como zinco, vitamina A, E e do complexo B entre outros. Um couro cabeludo bem nutrido é sinal de cabelos fortes e saudáveis.

São inúmeras as causas da queda de cabelos, por isso é importante realizar todos os exames acompanhados de um médico. Em certos casos o tratamento pode acontecer de maneira bem simples.

Hoje no mercado existem diversas formas de tratamento, seja por implantes ou de uso tópico como minoxidil, entre outros. Se sentir que está perdendo cabelos, procure um médico e faça uma diagnose, assim você previne e combate o problema de maneira segura.


outubro 23rd, 2018  
Tags: Alopecia Areata, Ansiedade, baixa autoestima, Depressão, desequilíbrio hormonal, DHT, di-hidrotestosterona, fator genético, Homens, Mulheres, nutrição e stress, Queda de Cabelos, Testosterona



Careca: saiba como evitar a queda do seu cabelo

Alimentos, Brasil, Brasília, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Ceará, Dúvidas, Fortaleza 0 Comment »

Um dos maiores pesadelos masculinos, pelo menos para a maioria, é a possibilidade de ficar careca algum dia. Mas, de acordo com estudiosos sobre o assunto, não é só porque seu pai ou seu avô perderam os cabelos que você, necessariamente, vai ser o próximo careca da família.

Na verdade, conforme estudos recentes, muita coisa pode influenciar na perda dos cabelos. O estresse, o sedentarismo e até mesmo uma alimentação desregrada e pobre em proteínas podem colaborar para sua calvície, sabia?

Cigarro x hormônios da calvície

Alguns outros hábitos negativos, como o tabagismo, também podem deixar um homem careca. Um estudo recente, por exemplo, analisou amostras de tecido de 1241 voluntários do sexo masculino, dentre eles fumantes e não fumantes.

O que os pesquisadores perceberam foi que o hormônio DHT, ligado diretamente à calvície, apareceu em toses até 13% superiores entre os adeptos do cigarro.

Prevenção é fundamental

Tenso, não? Na lista abaixo você você vai ver que muitos outros fatores podem colorar com a queda de cabelo ou, simplesmente, prevenir que isso aconteça de forma tão acelerada.

Portanto, se você tem notado que o cabelos estão caindo e que as entradinhas no topo da testa estão ficando proeminentes, não perca tempo: leia essa lista a seguir e comece agora mesmo a mudar seu modo de vida.

Saiba como evitar ficar careca:

1. Coma carne
Embora vá contra tudo o que você já leu por aí sobre ser mais saudável, é o consumo frequente de carne vermelha que ajuda a prevenir a queda do cabelo. Mas, claro, é preciso uma dieta enriquecida de cereais, legumes e sementes ricos em ferro, zinco e cobre que garante melhores resultados.

Sem esses nutrientes, em conjunto com a proteína da carne, que dão aquele empurrãozinho para evitar que você fique careca.

2. Pare de fumar
As substâncias presentes do cigarro não só contaminam seu sistema respiratório, como também comprime seus vasos sanguíneo, prejudicando a circulação.

O resultado disso é que deixam de chegar ao couro cabeludo as quantidades necessárias de oxigênio e de nutrientes para fazer os fios crescerem. Se isso acontece, não demora muito para que o fio morra sem chance de ressuscitação.

3. Cuide de seus cabelos
Dormir de cabelo molhado, por exemplo, é um perigo para quem não quer ficar careca. Quando você dorme com os fios úmidos, fungos podem proliferar no couro cabeludo e enfraquecer os fios.

Se você não conseguir lavar os cabelos mais cedo, para que ele consiga secar sozinho, use o secador, mas com moderação. O uso excessivo desse equipamento pode acabar enfraquecendo e quebrando seus cabelos.

Esse efeito, aliás, vale também para penteados muito apertados, como os famosos choques samurai e os dreadlocks.

4. Cuide de sua saúde
Sabia que excesso de testosterona, o hormônio masculino, tende deixar você careca? Segundo especialistas, isso acontece porque a testosterona deixa os fios mais fracos.

Esse é um problema que pode ser tratado por um dermatologista, por meio de indicações de remédios a base de finasterida, por exemplo.

5. Não tenha medo da genética
Sim, a calvície é algo genético, mas o grau desse problema depende muito de quantos desses genes você herdou de seu avô ou de seu pai, por exemplo.

Além disso, um tratamento preventivo pode muito bem aliviar o peso dessa sua herança.

6. Proteja sempre a cabeça
A não ser que você esteja com os cabelos molhados (pelo mesmo motivo pelo qual você não deve dormir com os fios úmidos), bonés e chapéus são grandes aliados na hora de proteger o couro cabeludo do calor do sol e do fio.

Embora sejam fatores naturais, se você não cobre seus fios devidamente, as temperaturas extremas e os raios ultravioletas fragilizam a raiz dos cabelos.

E aí, gostou das dicas? Claro que se você já está careca não existe muita coisa a se fazer sobre o problema, a não ser um bom implante. Mas, claro, como acabamos de dizer, os bonés e chapéus podem ser de grande ajuda, já que disfarçam bem a calvície.


novembro 7th, 2017  
Tags: Careca, Carne vermelha, DHT, Estresse, Hormônio, o sedentarismo, Perda dos Cabelos, Proteínas, Testosterona



Calvície – Segundo dados, 25% das brasileiras entre 35 e 40 anos sofrem algum grau de calvície

Alopecia, Alopecia universal, Brasil, Calvície Feminina, Ceará, Fortaleza, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos 0 Comment »

A alopecia feminina é uma condição que atinge 5% das mulheres. Segundo dermatologistas, a doença pode ser causada por hipersensibilidade dos receptores hormonais no couro cabeludo, e por genética. Apesar de esses serem alguns dos fatores mais comuns, muitos outros podem desencadear a calvície, que tem como característica afinar os fios de cabelo até obstruir completamente os folículos capilares.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, 25% das mulheres brasileiras entre 35 e 40 anos e 50% das que já possuem idade acima dos 40 anos sofrem algum grau de calvície. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a calvície não afeta somente os homens.

Estudos feitos em pacientes mostram que nas mulheres a calvície se comporta de modo diferente, começa a faltar fios na parte de cima da cabeça, na região da testa, e, dependendo do grau, é possível ver o couro cabeludo. As áreas não chegam a ficar completamente calvas, os fios ficam finos e não crescem como antes.

É comum notar que devido a calvície em mulheres não chamar a atenção, e nem ser percebida tão facilmente quanto a calvície masculina, muitas vezes, as mulheres não buscam tratamento antes de o grau piorar. Porém, a perda dos fios pode representar um sofrimento para as mulheres, pois os cabelos estão diretamente ligados à autoestima.

Os dados apontam que a calvície feminina começa a se manifestar por volta dos 30 anos e também após a menopausa. Em 20% dos casos o principal fator é o genético, herdado de um familiar do sexo feminino. O primeiro sinal da alopecia feminina é o afinamento do cabelo, quando os fios criam transparência, permitindo a visão do couro cabeludo e ficam frágeis e quebradiços, revelando que a calvície já está em progresso.

Os cabelos vão diminuindo de maneira lenta e progressiva. A enzima 5-alfa redutase transforma o hormônio masculino (testosterona), que toda mulher tem, em di-hidrotestosterona (DHT), substância responsável pela rarefação dos fios. Entre as mulheres, a condição atinge uma porcentagem baixa, e por esse motivo é possível controlar a doença e até mesmo reverter um quadro de alopecia, segundo os dermatologistas.

Profissionais especializados em tratamentos de calvície indicam que o estresse e a ansiedade também podem ser fatores que provocam a queda dos cabelos em excesso. Assim como penteados que fazem uma forte amarração nos fios e tendem a deixá-los mais fracos e propensos a quebra e queda em grandes quantidades. Em contrapartida, alguns casos de queda de cabelo excessiva em mulheres podem não ser quadros de alopecia feminina . Por esse motivo, ao notar uma grande perda de cabelo, recomenda-se passar por uma avaliação profissional para diagnosticar o problema e as possíveis causas.  Há diversos tratamentos inovadores disponíveis para calvície feminina e masculina, somente após a avaliação ser feita e o grau de alopécia diagnosticado, é que se identifica o tratamento mais adequado para cada paciente.


agosto 3rd, 2017  
Tags: Alopecia Feminina, Autoestima, Calvície, Dermatologistas, DHT, di-hidrotestosterona, enzima 5-alfa-redutase, Folículos Capilares, frágeis, Homens, Mulheres, Quebradiços, Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, transparência



Calvície – Causas e os tratamentos

Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Calvície Infantil, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Tratamento 1 Comment »

A calvície é, talvez,o terror de grande parte dos homens. Pode ser definida como a perda progressiva e gradual dos cabelos e está relacionada com fatores hereditários. A calvície mais comum e que atinge cerca de 50 por cento dos homens é a chamada alopecia androgenética, ou AAG. Este tipo de calvície é um padrão basicamente masculino. A calvície masculina é causada devido a alterações genéticas que são herdadas através de uma substância natural que recebe o nome de DHT. A idade em que a pessoa começa a desenvolver a calvície e até mesmo o grau que a calvície terá depende muito da quantidade de genes que foi herdado dos familiares paternos, familiares maternos ou de ambos os lados.

Normalmente, o estágio inicial da calvície é representado por um encurtamento, por uma rarefação e até mesmo por uma afinação dos fios de cabelo. Os locais mais afetados são, geralmente, as regiões fronto-temporais da cabeça do homem. Com o tempo a perda de cabelo vai aumentando e vai evoluindo até que ocorre a morte de folículos capilares. As áreas laterais e posteriores da cabeça costumam ser preservadas.

O diagnóstico de calvície não é muito difícil de ser notado. Ele deve ser, entretanto, realizado segundo a supervisão de um dermatologista ou de um cirurgião plástico. Somente estes especialistas poderão lhe dizer se a queda e a perda de cabelos na região é algo normal ou se é já um indício de calvície. Através de um exame visual o médico especialista já estará apto a lhe dizer o que ocorre e ele irá prescrever o tratamento ideal para cada caso.
O tratamento da calvície

Para o tratamento da calvície existem dois tipos de procedimentos. A pessoa pode escolher entre um tratamento clínico ou um tratamento cirúrgico. O tratamento cirúrgico mais conhecido é o procedimento de transplante capilar. O resultado conseguido é bem natural e eficiente. Já o tratamento clínico mais conhecido é com base em medicamentos como o finasterida e o minoxidil. Estes medicamentos devem ser recomendados por um dermatologista e normalmente garantem um resultado satisfatório. Este é o método mais comum de tratamento da calvície e também o mais barato, já que os medicamentos se encontram também em fórmulas manipuladas.

Independente da escolha que você for fazer consulte sempre um médico antes. É muito importante avaliar corretamente o que está acontecendo com você antes que qualquer providência seja tomada. Qualquer coisa que aconteça com o seu corpo, consulte sempre um médico.


maio 25th, 2012  
Tags: Alopecia Androgenética, Calvície, Causas, DHT, Fios de Cabelo, Folículos Capilares, Homens, Masculino, Tratamentos



Propecia – Remédio para calvície – Homens se queixam de impotência após tomar o medicamento

Brasil, Calvície, Ceará, Fortaleza, Queda de Cabelo, Remédio 1 Comment »

A França vive uma forte polêmica na área da saúde. Vários homens se queixaram de perda de libido e impotência depois de tomar o Propecia, do laboratório americano Merck Sharp & Dohme, um remédio utilizado no tratamento da calvície.

Há mais de 20 anos no mercado internacional, inclusive no Brasil, o medicamento tem no seu princípio ativo a finasterida, molécula que bloqueia a testosterona masculina do DHT, responsável pela queda dos cabelos.


março 14th, 2012  
Tags: Calvície, DHT, Finasterida, França, Homens, Impotência, Medicamento, Perda de libido, Propecia, Queda dos Cabelos, Remédio, Saúde, Testosterona, Tratamento



O que é Dihidrotestosterona (DHT)

Dúvidas, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Uncategorized 0 Comment »

A dihidrotestosterona (DHT) é um metabólito biologicamente ativo do hormônio testosterona, formado principalmente na próstata, testículos, folículos capilares e glândulas adrenais.

A dihidrotestosterona (DHT) pertence à classe dos andrógenos, também chamados de hormônios androgênicos. Andrógenos são parte biológica das características sexuais masculinas, as estimulando, desenvolvendo e mantendo. Dihidrotestosterona (DHT) é três vezes mais potente que a testosterona, a qual é 5-10 vezes mais potente do que os andrógenos adrenais.

DHT é responsável já no útero pela formação das características específicas masculinas. A dihidrotestosterona (DHT) também é importante para as características geralmente atribuídas a homens, como voz grossa e pelos na face e corpo. Dihidrotestosterona (DHT) também desempenha papel crucial no desejo sexual e crescimento do tecido muscular (efeitos anabolizantes).

Dihidrotestosterona câncer de próstata, calvície e acne

A dihidrotestosterona é o principal fator que contribui para o padrão de calvície masculino. Diferente de homens com padrão de calvície masculino, mulheres com padrão de calvície feminino são caracterizadas pelo aumento da produção de testosterona, mas não de dihidrotestosterona.

Mulheres com elevados níveis de dihidrotestosterona podem desenvolver características masculinas, como voz grossa e pelos faciais. Dihidrotestosterona também desempenha papel na hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata ao aumentar a glândula próstata. A dihidrotestosterona também participa no desenvolvimento da acne.

Tratamento

Os medicamentos pertencentes ao grupo conhecido como inibidores da 5?-reductase são usados no tratamento de problemas relacionados à dihidrotestosterona. Esse grupo inclui finasterida (comercializado com o nome de propecia para tratamento da calvície) e duasterida (comercializada com o nome de Avodart). A duasterida é 3 vezes mais potente que a finasterida para inibir o tipo II e 100 vezes mais potente para inibir o tipo I da enzima produtora de dihidrotestosterona. Duasterida não é aprovada pela FDA (órgão americano que regula medicamentos) para tratamento da calvície, mas sim para o aumento da próstata. Atualmente a suplementação com dihidrotestosterona não é usada no tratamento para deficiência de DHT/andrógeno.


novembro 4th, 2011  
Tags: 5?-reductase, acne, andrógenos, andrógenos adrenais, DHT, Dihidrotestosterona, Finasterida, Folículos Capilares, glândulas adrenais, Hormônio, próstata, sexuais masculinas, testículos, Testosterona



Previous Entries
  • Posts recentes

    • Transplante de cabelo: quais cuidados devo tomar?
    • Batman careca? – Maldição do Batman? Ben Affleck e Robert Pattinson estão ficando carecas; veja
    • Quais são as causas que o seu cabelo para de crescer, fica fraco e acontece a queda dos fios
    • Dicas do Instituto Crisóstomo: Cuidados que você deve ter ao chegar em casa para se proteger da COVID-19
    • Em tempo de COVID-19 o Instituto Crisóstomo indica como lavar as mãos corretamente
  • Categorias

    • Alimentos
    • Alopecia
    • Alopecia universal
    • Anamnese
    • Apresentador de TV
    • Ator
    • Atriz
    • Brasil
    • Brasília
    • Cabelo
    • Cabelos Brancos
    • Cabelos Ressecados
    • Calvície
    • Calvície Esporádica
    • Calvície Feminina
    • Calvície Infantil
    • Cantor
    • Cantora
    • Caspa
    • Ceará
    • Celebridades
    • Cirurgias
    • Cútis Seca
    • Dermatite
    • Dúvidas
    • Empresário
    • Entrevista
    • Estresse
    • Estudos
    • Finasterida
    • Fortaleza
    • Fue – Folicular Unit Extraction
    • GIGASESSÃO
    • Hiperidrose
    • Implante Capilar
    • Implante de barba
    • Implante de Cabelo
    • Jogador de Basquete
    • Jogador de Futebol
    • Jogador de Futebol Americano
    • Minoxidil
    • Modelo
    • Mundo
    • Nutrientes
    • Oleosidade
    • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
    • Político
    • Pontas duplas
    • Presidente
    • Príncipe
    • Problemas Capilares
    • Queda de Cabelo
    • Queda dos Cabelos
    • Remédio
    • Repórter
    • Seborréia
    • Sobrancelha
    • Sobrancelhas
    • Técnicas
    • Tenista
    • Tiradentes
    • Transplante Capilar
    • Transplante de Cabelo
    • Tratamento
    • Tricotilomania
    • Tricotilomania
    • Uncategorized
    • vitaminas
  • Tags

    Alopecia Alopecia Androgenética Alopecia Areata Ator Cabelo Cabelos Cabeça Calvície Calvície Feminina Calvície Masculina Careca Carecas Causas Cirurgia Couro Cabeludo DHT Doença Dr. Márcio Crisóstomo Estresse Ferro Finasterida Fios Fios de Cabelo Folículos Capilares Folículos Pilosos foto Genética Homens Imagem Implante Capilar Implante de Cabelo Medicamentos Minoxidil Mulheres Perda de Cabelo Problema Queda Queda de Cabelo Queda de Cabelos Queda dos Cabelos Saúde Testosterona Transplante Capilar Tratamento Tratamentos
Categorias
  • Alimentos
  • Alopecia
  • Alopecia universal
  • Anamnese
  • Apresentador de TV
  • Ator
  • Atriz
  • Brasil
  • Brasília
  • Cabelo
  • Cabelos Brancos
  • Cabelos Ressecados
  • Calvície
  • Calvície Esporádica
  • Calvície Feminina
  • Calvície Infantil
  • Cantor
  • Cantora
  • Caspa
  • Ceará
  • Celebridades
  • Cirurgias
  • Cútis Seca
  • Dermatite
  • Dúvidas
  • Empresário
  • Entrevista
  • Estresse
  • Estudos
  • Finasterida
  • Fortaleza
  • Fue – Folicular Unit Extraction
  • GIGASESSÃO
  • Hiperidrose
  • Implante Capilar
  • Implante de barba
  • Implante de Cabelo
  • Jogador de Basquete
  • Jogador de Futebol
  • Jogador de Futebol Americano
  • Minoxidil
  • Modelo
  • Mundo
  • Nutrientes
  • Oleosidade
  • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
  • Político
  • Pontas duplas
  • Presidente
  • Príncipe
  • Problemas Capilares
  • Queda de Cabelo
  • Queda dos Cabelos
  • Remédio
  • Repórter
  • Seborréia
  • Sobrancelha
  • Sobrancelhas
  • Técnicas
  • Tenista
  • Tiradentes
  • Transplante Capilar
  • Transplante de Cabelo
  • Tratamento
  • Tricotilomania
  • Tricotilomania
  • Uncategorized
  • vitaminas
Dr. Márcio Crisóstomo
Médico formado há mais de 15 anos, com residência de cirurgia geral no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e Pós-graduação em Cirurgia Plástica no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (Rio de Janeiro), um dos centros de formação mais prestigiados do mundo... Continue lendo
Copyright © 2021 CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar All Rights Reserved XHTML CSS THEME by I SOFTWARE REVIEWS