CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar
Conceito pioneiro no Transplante do Estado do Ceará
Black Green Blue Red Gold
RSS
  • Home PageHome
  • Dr. Márcio
  • Centro de Implante e Transplante Capilar

Posts Tagged ‘Calvos’

Drogas experimentais, a RCGD423 e UK5099, conseguiram fazer crescer cabelos

Alopecia, Cabelo, Calvície, Estudos, Mundo, Queda de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

Um novo estudo acaba de renovar a esperança para todos os calvos, carecas, e jovens que estão a começar a perder os cabelos.

Cientistas da Universidade da Califórnia encontraram duas drogas experimentais, a RCGD423 e UK5099, que conseguiram fazer crescer cabelos. Foram testadas em cobaias, que recuperaram a capacidade de crescimento de pelos no corpo – o que aconteceu porque os fármacos conseguem activar as células dormentes dos folículos capilares.

Ao contrário do que acontece nos restantes órgãos e tecidos, nos quais as células estão em atividade constante, as células dos cabelos só são ativadas quando necessário. Elas escolhem “o momento certo para trabalhar”, e é apenas durante esse período que o cabelo de facto cresce.

Ter problemas nesse mecanismo do ciclo capilar prejudica a renovação dos cabelos, e faz com que a pessoa fique careca. Ao fim de alguns anos, o corpo deixa de conseguir ativar as células responsáveis por repor o volume capilar.

Após um novo estudo, publicado a semana passada na revista Cell Biology, uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia descobriu que o metabolismo destas células estaminais funciona de uma forma especial, diferente da que acontece em outras células da pele.

Quando nos alimentamos, a digestão “parte” os alimentos em partículas menores, que podem ser absorvidas pelas células, entre as quais a principal é a glicose, da qual as células retiram a energia que usam para crescer e se multiplicar.

Após produzir glicose, as células estaminais que estão nos folículos capilares podem por vezes gerar um subproduto – como se fosse um dejecto resultante do processo.

A substância, chamada ácido pirúvico, pode seguir dois caminhos: ou volta para a mitocôndria da célula, onde também se transforma em energia, ou se transforma em outro subproduto, o famoso ácido lático que as células musculares produzem quando se passa tempo demais a fazer exercício ou desporto.

Os cientistas resolveram então testar num grupo de cobaias a hipótese de que seja o ácido láctico a coordenar o processo. O primeiro passo foi bloquear a produção de ácido láctico nas células de alguns dos animais.

A mudança impediu a activação das células-tronco capilares, e o crescimento do pelo dos roedores – sinal de que efectivamente é o ácido láctico que coordena a função.

Isso foi comprovado em um outra experiência. Cobaias geneticamente modificadas para produzir mais ácido láctico, mantiveram as células capilares mais activas – como se esperava – e o crescimento de pelos mais constante.

Depois de desvendar todo o mecanismo, o desafio era encontrar um fármaco que tivesse o mesmo efeito. Os cientistas tiveram sucesso com dois deles: o RCGD423 e UK5099, que resolvem o problema de formas diferentes.

Enquanto o primeiro se foca em aumentar a produção de ácido lático, o segundo dá uma volta maior, bloqueando a entrada de piruvato nas mitocôndrias e forçando a célula a produzir a substância sozinha.

Apesar de ainda não terem sido testados em humanos, espera-se agora que estes fármacos sejam usados no futuro em medicamentos para tratamento de calvície ou alopecia – nome dado à perda de cabelo por envelhecimento ou factores como o stress, desequilíbrio hormonal e quimioterapia.


agosto 22nd, 2017  
Tags: Alopecia, Calvos, Careca, Carecas, desequilíbrio hormonal, Jovens, Medicamentos, Quimioterapia, RCGD423, Stress, Tratamento, UK5099



Calvície x Câncer da Próstata – Pesquisa em homens negros americanos revela que os calvos têm 69% mais chances de ter a doença

Cabelo, Calvície 0 Comment »

A calvície foi associada com um risco maior de desenvolvimento de câncer de próstata entre os homens negros americanos, e o risco para o câncer no órgão em estágio avançado aumentou entre os mais jovens com certo tipo de calvície, de acordo com informações publicadas na revista “Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

– Demos foco nos negros americanos porque eles têm maior risco de desenvolver câncer de próstata que outros grupos nos Estados Unidos – disse Charnita Zeigler-Johnson, pesquisadora e professora do Centro de Epidemiologia Clínica e Bioestatísticas na Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia. – Apesar de este grupo ter maior risco de um câncer de próstata, ainda não havia sido feito um estudo com foco na relação entre os calvos dentro deste corte populacional.

Zeigler-Johnson e seus colegas identificaram 318 homens com câncer de próstata e 219 em um grupo para comparação, entre os participantes que se inscreveram entre 1998 e 2010. Todos eles eram afro-descendentes e tiveram diferentes graus de calvície. Eles obtiveram informações sobre o tipo de calvície (nenhuma, na testa ou topo da cabeça) e o histórico médico através de um outro questionário.

Os investigadores encontraram calvos de qualquer tipo foram associados com um aumento de 69% do risco de câncer da próstata. Em particular, os negros americanos com calvície frontal e sem calvície no topo da cabeça (vértex) tinham mais do que duas vezes mais chances de terem sido diagnosticados com câncer de próstata em estágio avançado. Esta associação foi ainda mais forte entre os homens que foram diagnosticados com menos de 60 anos, com um aumento de seis vezes para o câncer em estágio avançado e quatro vezes para a forma mais agressiva.

– Início precoce da calvície pode ser um fator de risco para início precoce do câncer de próstata em homens negros americanos, especialmente os homens mais jovens – disse Ziegler-Johnson.


março 27th, 2013  
Tags: americanos, Calvície, Calvos, Câncer de Próstata, homens negros, Jovens, risco



Fumo x Calvície – Fumar aumenta risco de calvície em homens, diz estudo

Alopecia, Cabelo, Calvície, Estudos, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Tratamento 0 Comment »

Um estudo feito por cientistas em Taiwan sugere que homens fumantes correm mais risco de ficarem carecas.

O estudo, realizado pelo Far Eastern Memorial Hospital, em Taipei, indica que homens que fumam 20 ou mais cigarros por dia têm duas vezes mais chance de ter queda de cabelos moderada ou severa do que aqueles que nunca haviam fumado.

A pesquisa observou 740 homens em Taiwan com idade entre 40 e 90 anos e analisou o histórico da calvície na família, a intensidade com a qual fumavam e a idade com a qual começaram a perder cabelo.

Os cientistas descobriram também que homens caucasianos têm chances maiores de ficarem calvos do que os de ascendência asiática.

Publicada na revista científica Archives of Dermatology, a pesquisa indica ainda que o risco de calvície permanece elevado mesmo entre os ex-fumantes.

Segundo os cientistas, fumar danifica a estrutura genética dos folículos capilares, responsável pelo crescimento dos fios. O fumo pode ainda afetar as raízes das células necessárias para a circulação de sangue e hormônios.

A calvície masculina, conhecida cientificamente como alopecia androgênica, atinge dois terços dos homens adultos e entre suas principais causas estão fatores genéticos e hormonais.


maio 9th, 2011  
Tags: Alopecia androgênica, Calvície, Calvície Masculina, Calvos, Carecas, caucasianos, Crescimento, ex-fumantes, Fumar, Fumo, Genéticos, Homens, Hormonais, Hormônios, Queda de Cabelos



Calvície masculina – Especialista esclarece dúvidas sobre queda de cabelo

Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Calvície Infantil, Caspa, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Seborréia 1 Comment »

Ao longo dos anos, uma grande diversidade de informações vem sendo transmitida no sentido de trazer maior ou menor conforto aos calvos.

Muito se fala nos dias de hoje sobre queda de cabelos, calvície e etc. Mas o que é verdade e o que é mito nesta doença tão polêmica e popular?

Tires suas dúvidas sobre alopecia androgenética, mais conhecida como calvície.

Estresse provoca queda de cabelos

VERDADE. O estresse, seja físico ou emocional, provoca alterações hormonais que podem levar à queda dos fios.
Lavar os cabelos diariamente aumenta a queda

MITO. A detergência do shampoo pode ressecar os fios, mas jamais levar à queda.
O que leva à perda de cabelo é o excesso de testosterona; logo os carecas são mais potentes

MITO. Infelizmente, para os calvos, a perda de cabelo não é provocada por um aumento na produção de hormônios masculinos, mas sim pela quantidade maior da enzima 5-alfa-redutase, que é determinada geneticamente e não tem nada a ver com virilidade.
Usar gel causa queda de cabelo

MITO. Usar gel não favorece a queda dos fios, mas é bom evitar dormir com gel nos cabelos, pois ficam endurecidos e podem quebrar com mais facilidade.
Os cabelos caem mais no inverno

VERDADE. Nos meses frios, sensores de luz localizados na pele recebem menos luminosidade. Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz.

O resultado: além de os fios caírem mais rápido, eles também nascem mais devagar. É também nessa época de mudanças climáticas que aumenta a incidência de dermatite seborréica  a caspa.
Alguns esportes danificam os cabelos e levam à queda

MITO. Atletas que tiverem tendência à calvície ficarão calvos independentemente do esporte ou atividade física.
A caspa favorece a queda

MITO. Ela pode ser um coadjuvante da queda, mas não a desencadeadora. A confusão se dá porque cerca de 70% dos calvos têm dermatite seborréica (oleosidade e descamação do couro cabeludo).
Cortar os cabelos interfere na queda dos fios

MITO. Cortar o fio do cabelo não interfere em nada com o seu crescimento e nem provoca a sua alteração. As causas de queda de cabelo de origem hormonal ou hereditária abrangem apenas a parte das raízes, onde o cabeleireiro não exerce influência.
Usar boné faz cair os cabelos

MITO. O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode interferir em algumas pessoas que exageram no uso do boné. Pois pode agravar doenças como a dermatite seborréica, que pode ser um coadjuvante da queda.
Perco mais cabelos se penteá-los ou escová-los

MITO. Caem apenas os cabelos que já completaram o seu ciclo de vida. Sendo assim, não faz diferença se isso ocorre durante a escovação ou mais tarde, espontaneamente.
Condicionador pode causar a queda dos cabelos

MITO. O condicionador não causa a queda de cabelos, o que ocorre é que os fios que já estão na fase de queda cairão com mais facilidade. Mas o ideal é que o condicionador seja utilizado apenas nos fios e não diretamente no couro cabeludo, pois pode agravar a dermatite seborréica e favorecer a queda.
Oleosidade faz o cabelo cair

VERDADE. A oleosidade é outro fator geralmente associado à queda de cabelos em homens. Isto ocorre porque os estímulos que fazem os cabelos caírem são os mesmos que elevam a produção do sebo no couro cabeludo.
Anabolizantes diminuem a queda capilar

MITO. Homens que tomam medicações anabolizantes, que agem de forma parecida à testosterona, ou mesmo aqueles que usam variações da própria testosterona como reposição hormonal ou para ganhos na massa muscular, poderão experimentar queda de cabelos aumentada e aceleração da calvície.
Calvície tem tratamento

VERDADE. Quanto mais cedo começar o tratamento contra calvície, melhor. Somente o dermatologista poderá prescrever o tratamento mais adequado.


abril 18th, 2011  
Tags: 5-alfa-redutase, Alopecia Androgenética, atividade física, Atletas, Calvície Masculina, Calvos, Caspa, condicionador, Dúvidas, Especialista, Estresse, Hormônios Masculinos, oleosidade, Queda de Cabelo, Queda dos fios, Shampoo, Testosterona



Informações sobre a calvície

Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Mundo, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Tratamento 0 Comment »

Qual a causa da calvície?

Quase sempre é genética.


Há exceções?

Há casos temporários com fundo emocional.


Quando surgem os primeiros sinais?

Em 80% dos casos, entre 24 e 26 anos.


Quantos adultos calvos há no Brasil?

Cerca de 40 milhões são ou serão.


E no mundo?

Cerca de 2 bilhões de pessoas.


Quantos por cento são homens?

Cerca de 95%.


Por quê?

Culpa da testosterona, que pode provocar a morte ou a redução das células capilares.


março 19th, 2011  
Tags: Calvície, Calvos, células capilares, emocional, Genética, Testosterona



Cientistas alemães criam folículos capilares a partir de células tronco

Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Cirurgias, Fortaleza, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

Cientistas alemães do Hospital Universitário Charité conseguiram desenvolver folículos capilares a partir de células tronco. Isso, para alegria de homens traumatizados por tantas gozações que denominam a sua bela calvície de aeroporto de mosquito, nos aproxima bastante da tão esperada “cura” para os calvos. É necessário lembrar que as células empregadas nos experimentos foram de animais de laboratório, mas se funcionou com quadrúpedes… por que não vai funcionar também em bípedes que usam toalha de banho para secar o rosto, devido ao prolongamento da testa?

De fato, os pesquisadores estão tão esperançosos que esperam conseguir folículos pilosos a partir de células tronco humanas em menos de um ano. Como sabem as células tronco pluripotentes têm a habilidade de se transformar em qualquer tipo de célula especializada: epidérmica, óssea, sanguínea, etc. Ainda que seja considerada a grande esperança da medicina futura, até o momento os avanços são mais bem lentos.

No entanto o professor Roland Lauster, da instituição alemã, acha que este trabalho poderia supor uma esperança no tratamento de 80% das pessoas que sofrem de calvície em todo mundo.

Chega de entupir-se de hormônios que podem evitar a calvície, mas que te deixam com a cara da Elza Soares. Chega de banha de galinha ou de porco, pó de bunda de tanajura frita, suor de cavalo manco e coisas do gênero. Ainda que no tratamento não vai se livrar das agulhas. Provavelmente terá que implantar os folículos na cabeça um a um, como se faz agora com os cultivos do próprio doador, mas felizmente já não terá que ceder parte da nuca para escavação das raízes.

Se tudo correr bem, em 5 anos a coisa poderia começar a funcionar. Ainda que sempre seja bem vinda uma boa dose de ceticismo já que desde 1950 até nossos dias, os testes de cosméticos em animais para o crescimento de pelos multiplicaram-se por 500, de modo que o quanto antes encontrarmos a solução, mais felizes serão os coitados animais de laboratório.

Mas como antes advertia, melhor lermos a notícia com razoáveis e devidas reservas. Basta recordar que em 2004 uma equipe da Universidade da Pensilvânia também mostrou evidências de que a pesquisa com células tronco poderia evitar a calvície, e desde então até agora, todos permanecem luzindo a mesma careca.


dezembro 21st, 2010  
Tags: Calvície, Calvos, Careca, Células-Tronco, doador, Folículos Capilares, Homens, Nuca, traumatizados



Tratamentos disponíveis – Cerca de 80% dos homens apresentam calvície em algum momento da vida

Alimentos, Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Implante Capilar, Nutrientes, Queda de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

Cerca de 80% dos homens apresentam calvície em algum momento da vida
O problema também pode afetar as mulheres, só que em proporções menores; para ambos os casos há tratamentos disponíveis.

A calvície é um problema que incomoda e até de certa forma amedronta, especialmente a ala masculina que apresenta maiores chances de ter o problema, cerca de 80% dos homens e 50% das mulheres podem ter algum grau de calvície.

A “falta de cabelo” é um processo com base genética que afina o fio capilar. Em algumas pessoas a queda ocorre com mais frequência e em outras pode levar um tempo maior, mas geralmente. quando há predisposição, a situação começa na puberdade: “Tem rapazes que podem ficar calvos aos 20 anos, por exemplo, isso é relativo, a única certeza é que o problema existe e precisa de tratamento adequado”.

Nos homens, o diagnóstico da calvície é fácil, pois as “famosas” entradas logo aparecem na região frontal, já nas mulheres o padrão não é o mesmo, normalmente as falhas ou rarefação no cabelo surgem no topo da cabeça. Com elas a avaliação deve ser ainda mais completa, já que um distúrbio hormonal pode ocasionar quedas de cabelo ou até mesmo a falta de ferro. Este último, aliás, é muito comum.

Existem tratamentos para a calvície feitos com drogas, uma delas é a finasterida. Esse medicamento é muito utilizado no caso dos homens e consegue barrar o processo de afinamento do cabelo, revertendo o processo: “É importante ressaltar que para aqueles fios já perdidos não há mais jeito, uma possibilidade seria implantar cabelos da parte de trás da cabeça na região da falha, e eles se manterão, porque nenhum fio é igual o outro”.

Problema sério: O afinamento dos fios capilares e sua consequente queda, dando origem à calvície, são mais comuns entre o público masculino

Feminino
Para as mulheres não há uma droga específica, principalmente pelos fatores diferentes que causam os problemas de origem capilar, mas também tem tratamento. Grandes avanços foram feitos para a prevenção da calvície e que, hoje, existe um teste genético para ver se a pessoa tem predisposição para desenvolver o problema.

Apenas um profissional pode diagnosticar a calvície, uma vez que conseguem saber a diferença entre o problema e a queda de cabelo. O cabelo tem ciclos, podendo encontrar-se na fase de crescimento ou em repouso. Cerca de 85% dos fios estão crescendo e 15% caem depois de ficarem em repouso por cerca de três meses, o que é considerado normal, mas quando aumenta a porcentagem é necessário checar a causa. Estresse, problemas de tireóide, pessoas que fizeram determinadas cirurgias ou emagreceram muito podem perder mais cabelo do que o normal.

Fonte MOGI NEWS


outubro 18th, 2010  
Tags: afinamento do cabelo, Cabeça, Calvície, Calvos, distúrbio hormonal, Entradas, Estresse, Falhas, falta de cabelo, Ferro, Finasterida, fio capilar, Genética, Grau de Calvície, Homens, Masculina, Mulheres, predisposição, Problema, Puberdade, rarefação no cabelo, região frontal, teste genético, Tratamentos disponíveis



Mitos e verdades sobre a calvície

Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Queda de Cabelo, Remédio, Tratamento 0 Comment »

Estresse provoca queda de cabelos.
Verdade. O estresse, seja físico ou emocional, provoca alterações hormonais que podem levar à queda dos fios.

Lavar os cabelos diariamente aumenta a queda.
Mito. A detergência do xampu pode ressecar os fios, mas jamais levar à queda.

O que leva à perda de cabelo é o excesso de testosterona; logo os carecas são mais potentes.
Mito. Infelizmente, para os calvos, a perda de cabelo não é provocada por um aumento na produção de hormônios masculinos, mas sim pela quantidade maior da enzima 5-alfa-redutase, que é determinada geneticamente e não tem nada a ver com virilidade.

Usar gel causa queda de cabelo.
Mito. Usar gel não favorece a queda dos fios, mas é bom evitar dormir com gel nos cabelos, pois ficam endurecidos e podem quebrar com mais facilidade.

Os cabelos caem mais no inverno.
Verdade. Nos meses frios, sensores de luz localizados na pele recebem menos luminosidade. Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. O resultado: além de os fios caírem mais rápido, eles também nascem mais devagar. É também nessa época de mudanças climáticas que aumenta a incidência de dermatite seborréica – a caspa.

O secador e uso da “chapinha” aumentam a queda.
Mito. A queda de cabelo está relacionada a problemas no couro cabeludo. O que pode acontecer é a quebra do fio devido à alta temperatura dos aparelhos.

Alguns esportes danificam os cabelos e levam à queda.
Mito. Atletas que tiverem tendência à calvície ficarão calvos independentemente do esporte ou atividade física.

A caspa favorece a queda.
Mito. Ela pode ser um coadjuvante da queda, mas não a desencadeadora. A confusão se dá porque cerca de 70% dos calvos têm dermatite seborréica (oleosidade e descamação do couro cabeludo).

Os cabelos crescem mais rápido no verão.
Verdade. O sol estimula a atividade de alguns hormônios, como a prolactina e a melatonina, que induzem o bulbo capilar a “trabalhar” mais, acelerando o crescimento dos fios.

Cortar os cabelos interfere na queda dos fios.
Mito. Cortar o fio do cabelo não interfere em nada com o seu crescimento e nem provoca a sua alteração. As causas de queda de cabelo de origem hormonal ou hereditária abrangem apenas a parte das raízes, onde o cabeleireiro não exerce influência.

Usar boné faz cair os cabelos.
Mito. O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode interferir em algumas pessoas que exageram no uso do boné. Pois pode agravar doenças como a dermatite seborréica, que pode ser um coadjuvante da queda.

Perco mais cabelos se penteá-los ou escová-los.
Mito. Caem apenas os cabelos que já completaram o seu ciclo de vida. Sendo assim, não faz diferença se isso ocorre durante a escovação ou mais tarde, espontaneamente.

Condicionador pode causar a queda dos cabelos.
Mito. O condicionador não causa a queda de cabelos, o que ocorre é que os fios que já estão na fase de queda cairão com mais facilidade. Mas o ideal é que o condicionador seja utilizado apenas nos fios e não diretamente no couro cabeludo, pois pode agravar a dermatite seborréica e favorecer a queda.

Técnicas de alisamento e tingimento podem causar queda dos fios.
Mito. A tintura e alisamento agem nos fios e não na raiz dos cabelos, e quando usadas corretamente e com intervalos de 30 dias, não influenciam na queda. O que pode ocorrer é o enfraquecimento da haste dos cabelos, resultando fios mais fracos, ressecados, com pontas duplas e com tendência a quebra.

Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido.
Mito. O uso de hormônios femininos não faz os cabelos crescerem mais rápido, muito menos desta maneira, pois a absorção dos hormônios, se ocorrer, será mínima.

Os cabelos caem mais após o parto.
Verdade. Cerca de quatro meses após o parto (ou outro tipo de estresse físico ou emocional), muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda, levando à perda de mais fios por dia do que o normal. Chama-se eflúvio
telógeno e estes pêlos voltarão a crescer normalmente após algum tempo.

Cortar os cabelos os faz ganhar força.
Mito. O fato de cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento.

Cortar os cabelos durante a lua crescente os faz crescer mais rápido.
Mito. O fato de cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento.

Calvície tem tratamento.
Verdade. Quanto mais cedo começar o tratamento contra calvície, melhor. Somente o dermatologista poderá prescrever o tratamento mais adequado.

Fonte Terra


julho 15th, 2010  
Tags: Calvície, Calvos, Carecas, Caspa, Dermatite Seborréica, Estresse, Hormônios Masculinos, Mitos, Queda de Cabelos, Queda dos fios, raiz, ressecar, Seborréica, Testosterona, Verdades



Calvície precoce, queda capilar, pode indicar menor risco de câncer de próstata

Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Queda de Cabelo 0 Comment »

Homens que apresentam sinais de calvície antes dos 30 anos podem ter menos chance de desenvolver câncer de próstata, segundo um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e divulgado na publicação especializada Cancer Epidemiology.

Os pesquisadores estudaram 2 mil homens entre 40 e 47 anos de idade e notaram uma aparente ligação entre o alto nível do hormônio masculino testosterona – presente nos homens que se tornam calvos mais cedo – e um risco mais baixo de ter a doença.

Metade dos homens que participaram do estudo sofreu de câncer de próstata. Os pesquisadores compararam a incidência de tumores entre aqueles que disseram ter começado a perder cabelo antes dos 30 e aqueles que não relataram ter sofrido queda.

Aqueles que começaram a ficar calvos até os 30 apresentavam um risco entre 29% e 45% menor de desenvolver câncer de próstata.

Raiz da calvície

Os pesquisadores acreditam que entre 25% e 30% dos homens apresentam sinais de calvície até os 30 anos de idade. Metade dos homens terá sofrido significativa queda de cabelo até os 50 anos de idade.

A calvície ocorre quando os folículos capilares são expostos a uma quantidade muito grande de dihidrotestosterona (DHT) – uma substância produzida pela testosterona.

Especialistas acreditam que homens com níveis mais altos de testosterona estão mais propensos a perder cabelo, especialmente se houver casos de calvície na família.

É comum que pacientes de câncer de próstata façam terapia para reduzir os níveis de testosterona porque o hormônio pode acelerar o crescimento de alguns tumores, uma vez que eles apareçam.

Mas este estudo sugere que os altos níveis de testosterona desde uma tenra idade podem, na verdade, proteger contra a doença.

“Claramente, a idade em que um homem começa a perder o cabelo é, infelizmente, (indicador de) um fator de risco para o câncer de próstata sobre o qual não temos nenhum controle”, disse Helen Rippon, chefe da administração de pesquisas da fundação britânica The Prostate Cancer.

“Se os resultados (da pesquisa) estiverem corretos, eles podem ser úteis para aumentar nossa compreensão sobre como a testosterona se comporta no corpo humano e como pode afetar diferentes tecidos.”

Alison Ross, da fundação de pesquisa britânica Cancer Research UK, disse que a ligação entre o câncer de próstata e a calvície ainda é desconhecida, porque estudos anteriores apresentaram um resultado exatamente oposto a este.

“Os resultados (do novo estudo americano) são baseados em perguntar a homens com idade entre 40 e 70 anos se eles se lembram se começaram a ficar calvos aos 30 anos, o que não significa uma medida muito confiável”, disse ela.


junho 9th, 2010  
Tags: Calvície, Calvície precoce, Calvos, Câncer de Próstata, DHT, Dihidrotestosterona, Doença, Especialistas, Folículos Capilares, Homens, hormônio masculino testosterona, Perder Cabelo, Raiz da calvície, Testosterona



Causa da queda de cabelo – Fumar acelera o aparecimento da calvície nos homens

Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Fortaleza, Queda de Cabelo, Transplante Capilar, Tratamento 0 Comment »

O vício de fumar pode causar o aceleramento da calvície masculina. A calvície é um problema genético, porém, pode ser manifestada pelas substâncias presentes no cigarro, que aceleram o processo de queda capilar.

Se o tratamento for feito logo no início da queda, é possível controlar a diminuição dos fios. “Existem a possibilidade de tratamentos que tentem frear o processo. Já reverter a situação é difícil. Em casos onde a calvície se instalou é possível apenas transplantes de cabelos“.

A calvície está ligada ao envelhecimento e por isso, se um homem é fumante e tem parentes calvos, a chance de ficar careca é ainda maior.


maio 22nd, 2010  
Tags: Acelera, Calvície, Calvos, Careca, Causa, Cigarro, envelhecimento, Fios, fumante, Fumar, Homens, problema genético, queda capilar, Queda de Cabelo, Tratamento, vício de fumar



Previous Entries
  • Posts recentes

    • Transplante de cabelo: quais cuidados devo tomar?
    • Batman careca? – Maldição do Batman? Ben Affleck e Robert Pattinson estão ficando carecas; veja
    • Quais são as causas que o seu cabelo para de crescer, fica fraco e acontece a queda dos fios
    • Dicas do Instituto Crisóstomo: Cuidados que você deve ter ao chegar em casa para se proteger da COVID-19
    • Em tempo de COVID-19 o Instituto Crisóstomo indica como lavar as mãos corretamente
  • Categorias

    • Alimentos
    • Alopecia
    • Alopecia universal
    • Anamnese
    • Apresentador de TV
    • Ator
    • Atriz
    • Brasil
    • Brasília
    • Cabelo
    • Cabelos Brancos
    • Cabelos Ressecados
    • Calvície
    • Calvície Esporádica
    • Calvície Feminina
    • Calvície Infantil
    • Cantor
    • Cantora
    • Caspa
    • Ceará
    • Celebridades
    • Cirurgias
    • Cútis Seca
    • Dermatite
    • Dúvidas
    • Empresário
    • Entrevista
    • Estresse
    • Estudos
    • Finasterida
    • Fortaleza
    • Fue – Folicular Unit Extraction
    • GIGASESSÃO
    • Hiperidrose
    • Implante Capilar
    • Implante de barba
    • Implante de Cabelo
    • Jogador de Basquete
    • Jogador de Futebol
    • Jogador de Futebol Americano
    • Minoxidil
    • Modelo
    • Mundo
    • Nutrientes
    • Oleosidade
    • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
    • Político
    • Pontas duplas
    • Presidente
    • Príncipe
    • Problemas Capilares
    • Queda de Cabelo
    • Queda dos Cabelos
    • Remédio
    • Repórter
    • Seborréia
    • Sobrancelha
    • Sobrancelhas
    • Técnicas
    • Tenista
    • Tiradentes
    • Transplante Capilar
    • Transplante de Cabelo
    • Tratamento
    • Tricotilomania
    • Tricotilomania
    • Uncategorized
    • vitaminas
  • Tags

    Alopecia Alopecia Androgenética Alopecia Areata Ator Cabelo Cabelos Cabeça Calvície Calvície Feminina Calvície Masculina Careca Carecas Causas Cirurgia Couro Cabeludo DHT Doença Dr. Márcio Crisóstomo Estresse Ferro Finasterida Fios Fios de Cabelo Folículos Capilares Folículos Pilosos foto Genética Homens Imagem Implante Capilar Implante de Cabelo Medicamentos Minoxidil Mulheres Perda de Cabelo Problema Queda Queda de Cabelo Queda de Cabelos Queda dos Cabelos Saúde Testosterona Transplante Capilar Tratamento Tratamentos
Categorias
  • Alimentos
  • Alopecia
  • Alopecia universal
  • Anamnese
  • Apresentador de TV
  • Ator
  • Atriz
  • Brasil
  • Brasília
  • Cabelo
  • Cabelos Brancos
  • Cabelos Ressecados
  • Calvície
  • Calvície Esporádica
  • Calvície Feminina
  • Calvície Infantil
  • Cantor
  • Cantora
  • Caspa
  • Ceará
  • Celebridades
  • Cirurgias
  • Cútis Seca
  • Dermatite
  • Dúvidas
  • Empresário
  • Entrevista
  • Estresse
  • Estudos
  • Finasterida
  • Fortaleza
  • Fue – Folicular Unit Extraction
  • GIGASESSÃO
  • Hiperidrose
  • Implante Capilar
  • Implante de barba
  • Implante de Cabelo
  • Jogador de Basquete
  • Jogador de Futebol
  • Jogador de Futebol Americano
  • Minoxidil
  • Modelo
  • Mundo
  • Nutrientes
  • Oleosidade
  • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
  • Político
  • Pontas duplas
  • Presidente
  • Príncipe
  • Problemas Capilares
  • Queda de Cabelo
  • Queda dos Cabelos
  • Remédio
  • Repórter
  • Seborréia
  • Sobrancelha
  • Sobrancelhas
  • Técnicas
  • Tenista
  • Tiradentes
  • Transplante Capilar
  • Transplante de Cabelo
  • Tratamento
  • Tricotilomania
  • Tricotilomania
  • Uncategorized
  • vitaminas
Dr. Márcio Crisóstomo
Médico formado há mais de 15 anos, com residência de cirurgia geral no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e Pós-graduação em Cirurgia Plástica no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (Rio de Janeiro), um dos centros de formação mais prestigiados do mundo... Continue lendo
Copyright © 2021 CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar All Rights Reserved XHTML CSS THEME by I SOFTWARE REVIEWS