CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar
Conceito pioneiro no Transplante do Estado do Ceará
Black Green Blue Red Gold
RSS
  • Home PageHome
  • Dr. Márcio
  • Centro de Implante e Transplante Capilar

Posts Tagged ‘Calvície Masculina’

Finasterida: medicamento não contribui para câncer grave de próstata

Cabelo, Finasterida, Tratamento 0 Comment »

Em altas doses, finasterida é indicada para tratar aumento de câncer de próstata; em pequenas doses, droga trata calvície (Foto: Charles Dharapak/AP)

Pesquisa anterior mostrou que droga usada contra calvície tinha efeito contraditório: ela diminuía a chance de forma comum de câncer de próstata, mas poderia aumentar risco de tipo letal.

Acompanhamento de longo prazo com homens que utilizaram a finasterida mostra que a droga não aumenta risco de forma letal de câncer de próstata. O achado é particularmente importante porque um estudo de 2003 mostrou que o medicamento poderia ter um efeito paradoxal: ele diminuía a chance do câncer de forma geral, mas aumentava risco de um tipo específico e letal. Pesquisa mais profunda apresentada no sábado (19), no entanto, diz que o resultado não procede.

Os resultados foram divulgados em encontro anual da Associação Americana de Urologia. A finasterida é um medicamento comum usado para tratar os sintomas do aumento da próstata (em altas doses) e da calvície masculina (em baixas dosagens). O medicamento impede que a testosterona vire a diidrotestosterona, forma do hormônio que tem uma ação sobre a perda do cabelo de homens e sobre o crescimento da próstata.

A polêmica com o medicamento, contudo, começou em 2003 com pesquisa publicada no “New England Journal of Medicine“. A pesquisa com 18.882 homens mostrou que, ao mesmo tempo em que a finasterida poderia ter um resultado positivo significativo (reduzia o câncer de próstata em 25%), ela também aumentava em 68% a chance de tumores de alto grau e letalidade.

O achado levou o FDA a incluir um alerta no rótulo do medicamento. O FDA (Food And Drug Administration) é um órgão americano similar à Anvisa nos Estados Unidos e é responsável pela regulação de medicamentos e pela garantia de boas práticas da indústria farmacêutica.

O estudo era inicial e pesquisadores tomaram para si a tarefa de analisar se o resultado era consistente ao longo do tempo. A pesquisa apresentada em 2003 avaliou homens de 1993 a 1997; a equipe do estudo atual voltou a esse banco de dados e o comparou com um outro banco: o de óbitos nacionais americanos.

Com a comparação entre esses dois bancos de dados, chegou-se às seguintes conclusões:

1 – Pesquisadores encontraram 42 mortes por câncer de próstata em homens que utilizaram o medicamento por um tempo médio de 18,4 anos;
2 – No entanto, cientistas também encontraram 56 óbitos também por câncer de próstata no grupo que usou placebo (pílula sem efeito, usada em pesquisa para tentar tirar a influência “psicológico” do tratamento sobre os resultados);
3 – Ambos os homens (os que utilizaram medicamento ou placebo) viveram a mesma quantidade de tempo.

“Não encontramos risco aumentado de morte por câncer de próstata em homens que tomaram finasterida em comparação com homens que não utilizaram o medicamento”, diz Ian Thompson, pesquisador que coordenou o estudo.

Thompson é professor emérito da Universidade do Texas e coordena todas as pesquisas em urologia no SWOG, uma rede de oncologistas que recebe financiamento do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos para pesquisas.

Ele explica que o câncer de próstata é o câncer mais diagnosticado em homens. Ele acredita ser o medicamento, inclusive, uma forma eficaz de prevenir o câncer.

Thompson diz ainda que a pesquisa demonstrou que o medicamento aumentou a chance de detecção de câncer de próstata em triagens e biópsias — inclusive os de maior grau.

Contudo, a droga não está livre de outros efeitos colaterais, apontam pesquisadores. Ela pode levar à impotência em alguns casos, também há relatos de crescimento anormal das mamas e dor nos testículos. A maior parte dos efeitos desaparecem, segundo a bula, depois que a terapia é interrompida.


maio 21st, 2018  
Tags: Calvície, Calvície Masculina, Câncer de Próstata, Droga, Finasterida, Homens, Testosterona



WAY-316606 cloridrato – Remédio para osteoporose pode ser a “cura” da calvície

Cabelo, Calvície, Estudos, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Mundo, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Tratamento 0 Comment »

Cientistas ingleses descobriram os efeitos inovadores do WAY-316606 cloridrato

Cientistas descobriram que a calvície pode ser combatida com um medicamento experimental originalmente desenvolvido para tratar a osteoporose, doença que deixa os ossos frágeis. Segundo o estudo realizado pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, a droga apresentou um efeito importante sobre os folículos capilares, estimulando-os a germinar pelos. Em nível molecular, o composto, conhecido como WAY-316606 cloridrato, tem como alvo uma proteína que atua como um “freio potente” no crescimento do cabelo e desempenha papel fundamental na calvície.

A descoberta, publicada na revista científica Public Library of Science Biology, ainda precisa passar por ensaios clínicos, mas representa uma nova abordagem no tratamento da perda de cabelo em homens e mulheres, acreditam os pesquisadores. “O fato desse novo agente, que nunca havia sido considerado no contexto da calvície, promover o crescimento do cabelo humano é excitante devido ao seu potencial de transformação. Claramente, porém, um ensaio clínico é necessário para nos dizer se a droga ou compostos semelhantes são eficazes e seguros em pacientes com perda de cabelo“, comenta o pesquisador Nathan Hawkshaw, principal autor do estudo, em comunicado enviado à imprensa.

Atualmente, apenas duas drogas – minoxidil e a finasterida – estão disponíveis no mercado para o “tratamento” da calvície masculina (alopécia androgenética), que é o tipo clássico de queda de cabelo nos homens. Ambas têm efeitos colaterais moderados e, geralmente, produzem resultados “decepcionantes”. A única opção amplamente usada por pacientes calvos é a cirurgia de transplante de folículo capilar.

Para chegar ao teste do remédio contra osteoporose no tratamento da calvície, os cientistas da Universidade de Manchester se basearam numa antiga droga imunossupressora, a ciclosporina A (CsA), usada desde a década de 1980 para prevenir a rejeição de órgãos transplantados e reduzir os sintomas de doenças autoimunes. Um efeito colateral bem conhecido da CsA é que ela aumenta o crescimento indesejado de pelos. Para tanto, ela reduz a atividade de uma proteína chamada SFRP1, um importante regulador de crescimento que afeta muitos tecidos, incluindo os folículos capilares.

No entanto, por causa de seus efeitos colaterais, a CsA seria bastante inadequada no tratamento da queda de cabelo. A equipe inglesa, então, passou a procurar outro agente que tivesse como alvo a SFRP1 e descobriu que o composto WAY-316606 cloridrato era ainda melhor na supressão da proteína.

Nos testes, os folículos, doados por mais de 40 pacientes submetidos à cirurgia de transplante capilar, foram tratados com o medicamento experimental durante seis dias. Os componentes do cabelo rapidamente entraram na fase ativa de crescimento e começaram a germinar os pelos. Após dois dias, a taxa de produção de haste capilar aumentou significativamente nos folículos tratados.

Nathan Hawkshaw afirma que a pesquisa é “clinicamente muito relevante”, já que a maioria dos estudos anteriores se baseava em culturas de células.


maio 9th, 2018  
Tags: Alopecia Androgenética, Calvície, Calvície Masculina, Cientistas, Finasterida, Folículos Capilares, Medicamento, Minoxidil, osteoporose, Perda de Cabelo, Tratamento, WAY-316606 cloridrato



Dr. Márcio Crisóstomo, cirurgião plástico especializado em transplante capilar, explica tudo o que você precisa saber sobre a queda de cabelo

Alopecia universal, Brasil, Calvície, Ceará, Dúvidas, Entrevista, Fortaleza, Fue - Folicular Unit Extraction, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Técnicas, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

A Calvície é um assunto delicado para muitos homens. Não é raro ver, por aí, muita procura sobre tratamentos revolucionários – e muitas dúvidas sobre o tema.

Para resolver seus problemas, procuramos o Dr. Márcio Crisótomo, cirurgião plástico especializado em transplante capilar, para dar dicas para evitar a calvície – e entender um pouco melhor este fenômeno tão comum.

1. A maioria dos casos de calvície masculina é de origem hereditária, ou seja, vem dos pais. Se você tem histórico de carecas na família, deve se preocupar desde cedo com os primeiros sinais. O diagnóstico precoce e acompanhamento favorece muito ao tratamento.

2. Cerca de 100 a 150 fios caem por dia. Não é necessário se preocupar, pois o cabelo passa por um ciclo de crescimento, estabilidade (cerca de 6 anos) e queda temporária. Ou seja, estes fios retornarão. Se a queda for maior que este número, isto pode ser um sinal de alerta.

3. Aos primeiros sinais de calvície – como queda mais acentuada, aparecimento de “entradas” ou áreas de rarefação – o ideal é procurar um médico dermatologista, de preferência um profissional com mais interesse e foco na área capilar, para realizar alguns exames e iniciar o tratamento, se indicado.

4. No homem existem outros motivos para a queda de cabelo. São elas alterações hormonais, perda de peso importante, dietas muito restritivas, anemia, entre outros. Alguns exames podem ser solicitados para esclarecer a causa da queda.

6. Períodos de intenso estresse podem causar uma queda de fios de forma temporária, chamada de eflúvio. A boa notícia é que a grande maioria é reversível.

7. Nas clínicas médicas especializadas existem exames que medem a massa capilar, e microfotografias com análise em software específico que são capazes de detectar uma diminuição na quantidade de fios, mesmo antes que seja perceptível a olho nu. Isso ajuda na hora de trabalhar com tratamentos preventivos.

8. A cirurgia de transplante capilar pode ser muito eficaz para eliminar o risco da cabeça completamente lisa. Se realizada quando a calvície não for muito extensa, os fios implantados vão se misturar aos fios existentes e, quando o processo natural de queda dos fios não implantados acontecer, você não apresentará os sinais de calvície. Mas atenção: a cirurgia não impede e evolução natural da calvície.

9. A cirurgia de forma preventiva pode ser feita levando fios da região posterior da cabeça – que são definitivos – e implantando as raízes na área calva. Estes fios podem ser obtidos por dois métodos principais: a retirada de uma fina faixa de couro cabeludo para que os fios sejam separados ao microscópio (mais ou menos a usada por Donald Trump). No outro método, chamado de FUE, sigla em inglês para Follicular Unit Extraction, as unidades de cabelo são retiradas uma a uma da parte de trás da cabeça, deixando pequenas cicatrizes puntiformes.


junho 29th, 2017  
Tags: Calvície, Calvície Masculina, Dr. Márcio Crisóstomo, Estresse, Homens, massa capilar, microfotografias, Tratamento, tratamentos preventivos



T- regulatórias( ou Tregs) – Calvície pode ser explicada por mecanismos celular que envolve célula imunológicas

Alopecia universal, Cabelo, Calvície, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos 0 Comment »

Células imunológicas conhecidas como T-regulatórias (ou Tregs) têm, na pele, uma função que vai além do controle da inflamação: elas estimulam diretamente células-tronco que promovem o crescimento dos pelos. Este mecanismo de “simbiose” entre células imunológicas e tronco foi revelado nesta quinta-feira por cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF), nos Estados Unidos, em pesquisa publicada no periódico “Cell“.

A descoberta do importante papel das Tregs neste processo resultou de experimentos em camundongos, onde foi constatado que, sem a “parceria” destas células, as células-tronco não conseguem regenerar os folículos — levando, por exemplo, à calvície.

— Nossos folículos capilares estão se reciclando constantemente; quando um fio de cabelo cai, todo o folículo do cabelo tem que crescer de novo — explica Michael Rosenblum, professor na UCSF e um dos autores do estudo. — Pensou-se que este era um processo inteiramente dependente da célula, mas a verdade é que as Tregs são essenciais. Se você desliga este tipo de célula imunológica, o cabelo simplesmente não cresce mais.

O estudo sugere que falhas nas Tregs podem ser responsáveis pela alopecia areata, um tipo comum de doença autoimune que leva à queda de cabelo, além da calvície masculina.

Normalmente, as Tregs funcionam como “negociadores da paz” e diplomatas: informam ao resto do sistema imunológico sobre amigos e inimigos que adentram o corpo. Como a maior parte das células imunológicas, as Tregs ficam alocadas nos linfonodos — mas, como no caso da pele, algumas delas residem permanentemente em outros tecidos, onde aparentemente evoluíram de forma a dar assistência em funções metabólicas, além de cumprir seu papel principal, o anti-inflamatório.

LINHA DIRETA ENTRE CÉLULAS

Imagem microscópica da pele de um camundongo mostra as Tregs (na cor vermelha) em volta de folículos de cabelo (verde) – Rosenblum lab / UCSF

Imunologista e dermatologista, Rosenblum, em conjunto com seus colegas, desenvolveu uma técnica para remover temporariamente as Tregs da pele. Uma vez que eles rasparam os pelos dos camundongos, disseram uma descoberta surpreendente.

— Rapidamente, notamos que os blocos de pelos cortados nuncam mais cresceram, e pensamos: ‘Hmm, isso é interessante — lembra Rosenblum.

Análises a partir de imagens microscópicas revelaram também que as Tregs e células-tronco se comunicam por um sistema de comunicação celular conhecida como o Via de sinalização Notch.

— É como se as células-tronco da pele e as Tregs tivessem evoluído juntas, de modo que as Tregs não apenas protegem as células-tronco contra a inflamação, mas também participam do seu trabalho regenerativo — aponta Rosenblum. — Agora, as células-tronco dependem totalmente das Tregs para saber qual é o momento de começar a regeneração.


maio 25th, 2017  
Tags: Alopecia Areata, Calvície, Calvície Masculina, Cell, células imunológicas, Células-Tronco, fio de cabelo, Folículos, Folículos Capilares, Pêlos, Queda de Cabelo, simbiose, T-regulatórias, Tregs



Calvície masculina pode estar ligada ao câncer de próstata

Calvície, Implante de Cabelo, Problemas Capilares 0 Comment »

Segundo artigo publicado no Journal of Clinical Oncology, um dos principais periódicos científicos em oncologia, a calvície masculina e o câncer de próstata podem possuir mecanismos fisiopatológicos comuns, embora resultados de estudos anteriores tenham sido inconsistentes.

Para comprovar essa relação, os pesquisadores investigaram a associação da calvície masculina em homens de 45 anos com riscos gerais de câncer de próstata.Foram incluídos na pesquisa 39.070 homens que não tinham câncer (excluindo o câncer de pele não melanoma) no início do acompanhamento e que tinham perda de cabelo com 45 anos.

Durante a pesquisa, que durou uma média de 2 anos e meio, 1.138 casos de câncer de próstata foram diagnosticados, sendo que 571 eram agressivos. Comparados com os homens não calvos, os que têm calvície moderada frontal aos 45 anos foram significativamente associados com o aumento do risco de câncer de próstata agressivo. Essa conclusão sustenta a possibilidade de mecanismos fisiopatológicos comuns.

“Este achado pode abrir uma nova linha de pesquisa em oncologia, na qual podem ser identificadas alterações genéticas comuns de diferentes doenças, além de ampliar as possibilidades de estimar o risco individual de cada paciente”, afirma Daher Chade, urologista do Instituto do Câncer de São Paulo e do Hospital Sírio Libanês.


outubro 10th, 2014  
Tags: Calvície Masculina, Câncer de Próstata, Homens



Tratamento da calvície – IGrow, o capacete a laser usado no tratamento da alopécia androgenética

Alopecia, Cabelo, Calvície, Mundo, Queda de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

foto-aparelho-capacete-a-laser-tratamento-capilar-calvicie-igrow

O iGrow, que não é da Apple, é um capacete para tratar calvície através de lasers. Ele vem sendo desenvolvido há anos e acaba de receber a aprovação da FDA, a agência norte-americana que regula tudo relacionado a comida, drogas e carecas.

Ele é usado no tratamento da alopécia androgenética, doença que causa a calvície masculina, mas que também acomete mulheres em menor escala. Ela pode começar a aparecer no final da adolescência e afeta mais da metade dos homens acima dos 50 anos de idade. Nas mulheres é mais comum após a menopausa.

O iGrow utiliza 51 lasers vermelhos de baixa intensidade e LEDs para, essencialmente, re-energizar as células dos folículos capilares. Ele demonstrou aumentar o crescimento do cabelo em 39 % após 16 semanas de tratamento. A empresa Apira Science, criadora do produto, afirma que o capacete consegue o dobro do resultado que seus similares no mercado.

Ele foi aprovado especificamente para o tratamento da calvície em homens com alopécia androgenética e apenas com receita médica, mas o CEO da Apira disse em uma entrevista que a empresa está trabalhando para conseguir estender a aprovação para o uso por mulheres.

O uso do iGrow não apresenta nenhum efeito colateral e vem com fones de ouvido que permitem ouvir música enquanto é utilizado.

O maior problema, por enquanto, é o preço, de 695 dólares, com dinheiro de volta garantido por um período de 6 meses.


agosto 7th, 2013  
Tags: Alopecia Androgenética, Calvície, Calvície Masculina, capacete, Folículos Capilares, iGrow, Menopausa



Fios em queda – Conheça as principais causas da queda de cabelos depois dos 50 e seus tratamentos

Alimentos, Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Ceará, Fortaleza, Nutrientes, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos 0 Comment »

Quem tinha as madeixas longas, cheias e brilhantes durante a juventude tende a se decepcionar ao entrar na maturidade. É normal os fios ficarem mais finos, quebradiços e opacos, sem falar na queda, que representa o terror dos mais vaidosos. Mas nem tudo está perdido. Cuidar da saúde do corpo e da mente ajuda a manter os cabelos saudáveis por mais tempo, mesmo após os 50.

Quando se trata de corpo, muita coisa muda após os 50 anos para homens e mulheres. “com o passar dos anos, os cabelos tendem a diminuir de espessura, ficando cada vez mais finos, apresentam crescimento mais lento e há uma discreta redução no número dos folículos pilosos. Além disso, os melanócitos (células responsáveis pela cor dos cabelos) diminuem de número, resultando no cabelo grisalho. Pelo menos metade da população no final da quinta década de vida tem cerca de 50% dos cabelos grisalhos”.

O crescimento e a força dos cabelos estão diretamente relacionados aos hormônios produzidos pelo nosso corpo. Na menopausa, portanto, a qualidade dos fios tende a cair drasticamente. Após a menopausa os níveis sanguíneos de estrogênio (um dos principais hormônios femininos) podem diminuir mais de 90%. Essa diminuição na produção dos hormônios femininos gera o enfraquecimento dos folículos pilosos do couro cabeludo. Os fios ficam finos e passam a crescer mais lentamente. Outra característica da menopausa é que há também uma diminuição da atividade das glândulas sebáceas, diminuindo assim a oleosidade do couro cabeludo.

Um problema comum com o envelhecimento, especialmente nos homens, é a calvície. A calvície em homens não é uma doença, e sim uma reação fisiológica, que ocorre naturalmente devido à ação dos hormônios androgênios em homens geneticamente predispostos, ou seja, aqueles apresentam essa característica por hereditariedade. Na calvície masculina o afinamento dos cabelos começa antes dos 40 anos, sendo que metade dos homens terá algum grau de calvície por volta dos 50 anos e esse número aumenta para aproximadamente 80% aos 70 anos.

Engana-se quem pensa que a calvície só acontece com os homens. Vários fatores podem levar à calvície feminina. As causas de calvície nas mulheres, referida no meio médico como alopecia, são numerosas. Fatores como a alimentação inadequada, perda de peso acentuada, uso de alguns tipos de medicamentos, estresse, hereditariedade, gestação, pós-parto ou amamentação podem resultar em alopecia. Outros fatores como doença aguda ou crônica, hospitalização, doença da tireoide, que é relativamente comum em nosso meio, também são causas importantes de queda de cabelo”.

A saúde dos fios é reflexo da saúde do corpo. Por isso, cuidar da saúde física é essencial para manter os cabelos saudáveis em todas as fases da vida. É possível manter um couro cabeludo saudável tendo uma alimentação equilibrada, mantendo peso corporal adequado, tratando as doenças crônicas como o hipotireoidismo e a anemia, além dos cuidados com o fio do cabelo, evitando o excesso de tratamentos químicos, como alisamento e tinturas. Caso o cabelo esteja caindo mais do que o normal, é recomendado consultar um dermatologista para avaliar o grau de calvície, determinar a causa da queda e, assim, estabelecer o tratamento adequado, que deve ser iniciado tão logo se observe o afinamento do cabelo.


janeiro 10th, 2012  
Tags: Calvície, Calvície Masculina, Causas, Fios, Queda dos Cabelos, Tratamento



Dicas para tratar a Calvície Masculina

Alopecia, Brasil, Cabelo, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Problemas Capilares, Técnicas, Tratamento, vitaminas 1 Comment »

A calvície é um dos acontecimentos mais periclitantes para os homens em geral. A alopecia (queda do cabelo devido às hormônios masculinas) é a causa da calvície masculina, mas não só isso. Outros fatores influenciam diretamente como stress, má alimentação, ingestão de esteroides, doenças como Lúpus e diabetes, e outros.

Algumas recomendações são dadas para aqueles que suspeitam estar perdendo cabelos em ritmo acelerado. Vamos aqui citar algumas delas:

Primeiramente, você deve consultar um dermatologista. Este profissional vai avaliar seu tipo de queda, seu grau de calvície e detectar qual a melhor forma de tratamento. Muitas vezes o tratamento não precisa ser oral, sendo apenas aplicado na região e massageado.

Tente ficar mais calmo. O estresse é uma das principais causas da calvície, e possivelmente o fator que mais acelera este processo. Tratar a parte emocional pode afetar diretamente na queda de cabelo.

Durma o suficiente, pelo menos 8 horas por dia. O cabelo precisa deste repouso do seu corpo, e essas horas são fundamentais.


julho 30th, 2011  
Tags: Alopecia, Calvície Masculina, Homens, Má-Alimentação, Stress



Fumo x Calvície – Fumar aumenta risco de calvície em homens, diz estudo

Alopecia, Cabelo, Calvície, Estudos, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Tratamento 0 Comment »

Um estudo feito por cientistas em Taiwan sugere que homens fumantes correm mais risco de ficarem carecas.

O estudo, realizado pelo Far Eastern Memorial Hospital, em Taipei, indica que homens que fumam 20 ou mais cigarros por dia têm duas vezes mais chance de ter queda de cabelos moderada ou severa do que aqueles que nunca haviam fumado.

A pesquisa observou 740 homens em Taiwan com idade entre 40 e 90 anos e analisou o histórico da calvície na família, a intensidade com a qual fumavam e a idade com a qual começaram a perder cabelo.

Os cientistas descobriram também que homens caucasianos têm chances maiores de ficarem calvos do que os de ascendência asiática.

Publicada na revista científica Archives of Dermatology, a pesquisa indica ainda que o risco de calvície permanece elevado mesmo entre os ex-fumantes.

Segundo os cientistas, fumar danifica a estrutura genética dos folículos capilares, responsável pelo crescimento dos fios. O fumo pode ainda afetar as raízes das células necessárias para a circulação de sangue e hormônios.

A calvície masculina, conhecida cientificamente como alopecia androgênica, atinge dois terços dos homens adultos e entre suas principais causas estão fatores genéticos e hormonais.


maio 9th, 2011  
Tags: Alopecia androgênica, Calvície, Calvície Masculina, Calvos, Carecas, caucasianos, Crescimento, ex-fumantes, Fumar, Fumo, Genéticos, Homens, Hormonais, Hormônios, Queda de Cabelos



Calvície masculina – Especialista esclarece dúvidas sobre queda de cabelo

Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Calvície Infantil, Caspa, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Seborréia 1 Comment »

Ao longo dos anos, uma grande diversidade de informações vem sendo transmitida no sentido de trazer maior ou menor conforto aos calvos.

Muito se fala nos dias de hoje sobre queda de cabelos, calvície e etc. Mas o que é verdade e o que é mito nesta doença tão polêmica e popular?

Tires suas dúvidas sobre alopecia androgenética, mais conhecida como calvície.

Estresse provoca queda de cabelos

VERDADE. O estresse, seja físico ou emocional, provoca alterações hormonais que podem levar à queda dos fios.
Lavar os cabelos diariamente aumenta a queda

MITO. A detergência do shampoo pode ressecar os fios, mas jamais levar à queda.
O que leva à perda de cabelo é o excesso de testosterona; logo os carecas são mais potentes

MITO. Infelizmente, para os calvos, a perda de cabelo não é provocada por um aumento na produção de hormônios masculinos, mas sim pela quantidade maior da enzima 5-alfa-redutase, que é determinada geneticamente e não tem nada a ver com virilidade.
Usar gel causa queda de cabelo

MITO. Usar gel não favorece a queda dos fios, mas é bom evitar dormir com gel nos cabelos, pois ficam endurecidos e podem quebrar com mais facilidade.
Os cabelos caem mais no inverno

VERDADE. Nos meses frios, sensores de luz localizados na pele recebem menos luminosidade. Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz.

O resultado: além de os fios caírem mais rápido, eles também nascem mais devagar. É também nessa época de mudanças climáticas que aumenta a incidência de dermatite seborréica  a caspa.
Alguns esportes danificam os cabelos e levam à queda

MITO. Atletas que tiverem tendência à calvície ficarão calvos independentemente do esporte ou atividade física.
A caspa favorece a queda

MITO. Ela pode ser um coadjuvante da queda, mas não a desencadeadora. A confusão se dá porque cerca de 70% dos calvos têm dermatite seborréica (oleosidade e descamação do couro cabeludo).
Cortar os cabelos interfere na queda dos fios

MITO. Cortar o fio do cabelo não interfere em nada com o seu crescimento e nem provoca a sua alteração. As causas de queda de cabelo de origem hormonal ou hereditária abrangem apenas a parte das raízes, onde o cabeleireiro não exerce influência.
Usar boné faz cair os cabelos

MITO. O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode interferir em algumas pessoas que exageram no uso do boné. Pois pode agravar doenças como a dermatite seborréica, que pode ser um coadjuvante da queda.
Perco mais cabelos se penteá-los ou escová-los

MITO. Caem apenas os cabelos que já completaram o seu ciclo de vida. Sendo assim, não faz diferença se isso ocorre durante a escovação ou mais tarde, espontaneamente.
Condicionador pode causar a queda dos cabelos

MITO. O condicionador não causa a queda de cabelos, o que ocorre é que os fios que já estão na fase de queda cairão com mais facilidade. Mas o ideal é que o condicionador seja utilizado apenas nos fios e não diretamente no couro cabeludo, pois pode agravar a dermatite seborréica e favorecer a queda.
Oleosidade faz o cabelo cair

VERDADE. A oleosidade é outro fator geralmente associado à queda de cabelos em homens. Isto ocorre porque os estímulos que fazem os cabelos caírem são os mesmos que elevam a produção do sebo no couro cabeludo.
Anabolizantes diminuem a queda capilar

MITO. Homens que tomam medicações anabolizantes, que agem de forma parecida à testosterona, ou mesmo aqueles que usam variações da própria testosterona como reposição hormonal ou para ganhos na massa muscular, poderão experimentar queda de cabelos aumentada e aceleração da calvície.
Calvície tem tratamento

VERDADE. Quanto mais cedo começar o tratamento contra calvície, melhor. Somente o dermatologista poderá prescrever o tratamento mais adequado.


abril 18th, 2011  
Tags: 5-alfa-redutase, Alopecia Androgenética, atividade física, Atletas, Calvície Masculina, Calvos, Caspa, condicionador, Dúvidas, Especialista, Estresse, Hormônios Masculinos, oleosidade, Queda de Cabelo, Queda dos fios, Shampoo, Testosterona



Previous Entries
  • Posts recentes

    • Transplante de cabelo: quais cuidados devo tomar?
    • Batman careca? – Maldição do Batman? Ben Affleck e Robert Pattinson estão ficando carecas; veja
    • Quais são as causas que o seu cabelo para de crescer, fica fraco e acontece a queda dos fios
    • Dicas do Instituto Crisóstomo: Cuidados que você deve ter ao chegar em casa para se proteger da COVID-19
    • Em tempo de COVID-19 o Instituto Crisóstomo indica como lavar as mãos corretamente
  • Categorias

    • Alimentos
    • Alopecia
    • Alopecia universal
    • Anamnese
    • Apresentador de TV
    • Ator
    • Atriz
    • Brasil
    • Brasília
    • Cabelo
    • Cabelos Brancos
    • Cabelos Ressecados
    • Calvície
    • Calvície Esporádica
    • Calvície Feminina
    • Calvície Infantil
    • Cantor
    • Cantora
    • Caspa
    • Ceará
    • Celebridades
    • Cirurgias
    • Cútis Seca
    • Dermatite
    • Dúvidas
    • Empresário
    • Entrevista
    • Estresse
    • Estudos
    • Finasterida
    • Fortaleza
    • Fue – Folicular Unit Extraction
    • GIGASESSÃO
    • Hiperidrose
    • Implante Capilar
    • Implante de barba
    • Implante de Cabelo
    • Jogador de Basquete
    • Jogador de Futebol
    • Jogador de Futebol Americano
    • Minoxidil
    • Modelo
    • Mundo
    • Nutrientes
    • Oleosidade
    • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
    • Político
    • Pontas duplas
    • Presidente
    • Príncipe
    • Problemas Capilares
    • Queda de Cabelo
    • Queda dos Cabelos
    • Remédio
    • Repórter
    • Seborréia
    • Sobrancelha
    • Sobrancelhas
    • Técnicas
    • Tenista
    • Tiradentes
    • Transplante Capilar
    • Transplante de Cabelo
    • Tratamento
    • Tricotilomania
    • Tricotilomania
    • Uncategorized
    • vitaminas
  • Tags

    Alopecia Alopecia Androgenética Alopecia Areata Ator Cabelo Cabelos Cabeça Calvície Calvície Feminina Calvície Masculina Careca Carecas Causas Cirurgia Couro Cabeludo DHT Doença Dr. Márcio Crisóstomo Estresse Ferro Finasterida Fios Fios de Cabelo Folículos Capilares Folículos Pilosos foto Genética Homens Imagem Implante Capilar Implante de Cabelo Medicamentos Minoxidil Mulheres Perda de Cabelo Problema Queda Queda de Cabelo Queda de Cabelos Queda dos Cabelos Saúde Testosterona Transplante Capilar Tratamento Tratamentos
Categorias
  • Alimentos
  • Alopecia
  • Alopecia universal
  • Anamnese
  • Apresentador de TV
  • Ator
  • Atriz
  • Brasil
  • Brasília
  • Cabelo
  • Cabelos Brancos
  • Cabelos Ressecados
  • Calvície
  • Calvície Esporádica
  • Calvície Feminina
  • Calvície Infantil
  • Cantor
  • Cantora
  • Caspa
  • Ceará
  • Celebridades
  • Cirurgias
  • Cútis Seca
  • Dermatite
  • Dúvidas
  • Empresário
  • Entrevista
  • Estresse
  • Estudos
  • Finasterida
  • Fortaleza
  • Fue – Folicular Unit Extraction
  • GIGASESSÃO
  • Hiperidrose
  • Implante Capilar
  • Implante de barba
  • Implante de Cabelo
  • Jogador de Basquete
  • Jogador de Futebol
  • Jogador de Futebol Americano
  • Minoxidil
  • Modelo
  • Mundo
  • Nutrientes
  • Oleosidade
  • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
  • Político
  • Pontas duplas
  • Presidente
  • Príncipe
  • Problemas Capilares
  • Queda de Cabelo
  • Queda dos Cabelos
  • Remédio
  • Repórter
  • Seborréia
  • Sobrancelha
  • Sobrancelhas
  • Técnicas
  • Tenista
  • Tiradentes
  • Transplante Capilar
  • Transplante de Cabelo
  • Tratamento
  • Tricotilomania
  • Tricotilomania
  • Uncategorized
  • vitaminas
Dr. Márcio Crisóstomo
Médico formado há mais de 15 anos, com residência de cirurgia geral no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e Pós-graduação em Cirurgia Plástica no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (Rio de Janeiro), um dos centros de formação mais prestigiados do mundo... Continue lendo
Copyright © 2021 CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar All Rights Reserved XHTML CSS THEME by I SOFTWARE REVIEWS