CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar
Conceito pioneiro no Transplante do Estado do Ceará
Black Green Blue Red Gold
RSS
  • Home PageHome
  • Dr. Márcio
  • Centro de Implante e Transplante Capilar

Posts Tagged ‘Auto-Estima’

Quando a queda de cabelo se torna uma doença

Alopecia, Brasil, Cabelo, Ceará, Fortaleza, Problemas Capilares, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos, Seborréia 0 Comment »

A queda de cabelo é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres, no caso dos homens o problema começa a se manifestar normalmente na zona frontal da cabeça, e nas mulheres o problema começa a apresentar redução de volume. Devido a esse motivo homens e mulheres acabam ficando com a auto-estima baixa, porém não desanime porque há solução para a queda dos cabelos.

As causas para a queda de cabelo podem ser tanto internas quanto externas, ou por motivo de alguma doença.

As principais causas pra a queda de cabelo são: má alimentação, anemia, falta de zinco, magnésio no organismo, stress, tabaco, pós-parto, calvície genética e muitos outros fatores que podem contribuir para a queda de cabelo.

Má alimentação: É muito importante manter uma alimentação rica em vitaminas e proteínas para ajudar no fortalecimento dos fios. Procure seguir uma dieta equilibrada que contenha: zinco (encontrado nas carnes vermelhas, frango e peixe); aminoácidos lisina, cisteína e prolina (presente em carnes); beta caroteno (encontrado nas folhas de cor verde e nos vegetais alaranjados) e vitaminas do complexo B (presente em grãos, nozes, legumes e cereais integrais).

Pós-parto: É muito comum ocorrerem casos de queda de cabelo após o parto, geralmente queda de cabelo nesse período é absolutamente normal. Essa queda de cabelo começa a se normalizar naturalmente no prazo de 1 a 6 meses após o parto. Durante esse período é importante seguir alguns cuidados especiais, como evitar tomar banhos quentes e escovar excessivamente os cabelos.

Micoses no couro cabeludo: Muito comum em crianças, além de ser uma infecção contagiosa. Inicialmente formam-se pequenas áreas de descamação, onde a região pode acabar ficando vermelha devido à inflamação, inchaço e infiltração. O trabalho pode ser feito através de medicação oral.

Tratamento para câncer: Alguns tratamentos para câncer, como quimioterapia e radioterapia, podem fazer com que as células responsáveis pelo crescimento capilar parem de funcionar. Ou seja, os cabelos começam a ficar finos e quebradiços, ocorrendo à queda capilar. Nesses casos, após o tratamento para câncer, normalmente o crescimento capilar reinicia-se novamente.

Calvície genética: É a causa mais freqüentes em pacientes que apresente a queda de cabelo, sendo que essa tendência pode ser herdada tanto pelo lado materno, quanto do lado paterno da família.

Alopecia Areata: Nesse caso a queda de cabelo leva apenas a uma determina área pequena e arredondada sem a presença de cabelos.


fevereiro 28th, 2012  
Tags: Auto-Estima, Cabeça, Causas, Doença, Homens, Mulheres, Principais causas, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos



Transplante de sobrancelas

Brasil, Ceará, Cirurgias, Dúvidas, Fortaleza, Sobrancelha 0 Comment »

Com os avanços da medicina estética atualmente é possível corrigir falhas nas sobrancelhas através de um transplante de sobrancelhas realizado em um consultório médico. A cirurgia de Transplante de Sobrancelhas melhora a aparência e a auto-estima do paciente. Se os olhos são o espelho da alma, traduzindo com suas expressões o estado de espírito da pessoa. Na realidade são as sobrancelhas que traduzem as expressões atribuídas aos olhos, tais como surpresa, raiva, espanto.

A procura pela correção de alopécia de sobrancelhas através do transplante capilar ainda é pequena. Este fato é atribuído principalmente ao desconhecimento dos avanços nas técnicas do transplante capilar, que hoje possibilita a correção das alopécias de sobrancelhas com total naturalidade.

Com o uso dos microscópios estereoscópicos para o preparo das unidades foliculares é possível obter enxertos muito finos. Por isso é possível realizar orifícios também pequenos e muito próximos, possibilitando maior densidade, além de seguir exatamente a direção e angulação da sobrancelha natural. Hoje os cabelos já são implantados com o comprimento de 0,5 a 1 cm nas sobrancelhas, permitindo a implantação do fio com a curvatura no sentido correto.

Veja abaixo quais são as indicações para o transplante de sobrancelhas :

– Ausência congênita de sobrancelhas.

– Reconstrução após perdas por acidentes, doenças dermatológicas ou queimaduras.

– Após cirurgia oncológica ou irradiação.

– Aumento da densidade em sobrancelhas perdidas após anos de depilação ou arrancamento.

– Tornar mais naturais as sobrancelhas tatuadas por maquiagem definitiva.


abril 13th, 2011  
Tags: Auto-Estima, Sobrancelhas, Técnicas, Transplante de sobrancelas



Queda ou Perda de Cabelo – Cuidados

Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Fortaleza, Queda de Cabelo, Queda dos Cabelos 0 Comment »

Qualquer alteração sofrida pelos cabelos e couro cabeludo, especialmente quando muda a aparência física também pode afetar a auto-estima e personalidade da pessoa. A perda de cabelo em mulheres, especialmente, pode ser causada pelas conseqüências emocionais, e pode também causar outras graves conseqüências emocionais. Além de fornecer proteção ao contra traumatismos, e radiação solar, os cabelos representam simbolizam um adorno sexual importante e podem prejudicar na aparência de uma pessoa.

A queda de cabelo ou alopecia é conseqüência de alterações no folículo piloso, se essas mudanças não forem destrutivas ocorre um novo crescimento, caso contrário, os resultados são formação de feridas ou atrofia, produzindo alopecia permanente. A razão para a queda de cabelo são inúmeras e muito complexas e existem várias causas para esse mal que é tão prevalente em nossa sociedade.

Características da Perda de cabelo

– Afeta todo o couro cabeludo, com queda de cabelo generalizada.
– O paciente observa a maior perda na escova ou pente, e ao aplicar o xampu ou outro produto.
– A perda varia de menos de 100 para mais de 1.000 fios por dia.
– Se o estresse não for repetido, a regeneração é completo, espontâneo, invariavelmente, dentro de alguns meses.
– Algumas mulheres costumam reclamar que o comprimento do cabelo nunca mais foi o mesmo que antes da gravidez.
– Febre alta prolongada ou pode destruir alguns folículos completamente, de modo que apenas uma recuperação parcial é possível.

O tratamento para queda de cabelo em mulheres :

– A história médica sobre o uso de medicamentos e exames laboratoriais (ex. excesso de vitamina A).
– Doenças como diabetes, câncer, infecções, anemia, etc.
– Alterações hormonais – hipo e hipertireoidismo.
– Dieta e regimes alimentares.
– Atualmente, não há um tratamento a laser para estimular o crescimento do cabelo.

Cada doença tem um número de características que ajudam na investigação para chegar ao diagnóstico, onde uma vez diagnosticada a causa, fica mais fácil de indicar o tratamento adequado.


dezembro 29th, 2010  
Tags: Alopecia, Aparência Física, Auto-Estima, Couro Cabeludo, Folículo Piloso, Mulheres, Perda de Cabelo, Queda, Tratamento



Calvíce Feminina – Tratamentos

Alimentos, Brasil, Cabelo, Calvície, Calvície Feminina, Ceará, Fortaleza, Nutrientes, Transplante Capilar, Tratamento 0 Comment »

A calvíce feminina ou alopécia androgênica é um problema que deixa a mulher com auto-estima em baixa , com ansiedade e muita depressão. Afinal os cabelos são a moldura do rosto.É muito importante procurar imediatamente tratamento e recuperar novamente o crescimento do cabelo.

A calvíce é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas que também pode afetar as mulheres. A calvíce aparece devido à uma herança genética e o histórico de calvíce pode vir tanto do lado da mãe como do pai.

O processo acontece devido a ação da enzima 5-alfa-redutase sobre o hormônio testosterona (a mulher também apresenta este tipo de hormônio, porém em menor quantidade que o homem) resultando no subproduto DHT (dihidrotestosterona). Este último age sobre os folículos pilosos, provocando o seu afinamento e miniaturização.

A calvíce feminina também pode aparecer por outros motivos como; anemia e alterações tireoideanas,porém a manifestação ocorre de forma diferente, também provocando rarefação dos cabelos mas sem o afinamento característico da alopécia androgênica.

A calvíce feminina pode ser mais intensa se a mulher apresentar alterações hormonais, como a síndrome do ovário policístico ou o hirsutismo. Em algumas mulheres, a alopécia androgênica só começa a se manifestar após a menopausa, quando ocorre uma diminuição da produção dos hormônios femininos.

Quais são os Tratamentos para a calvíce feminina?

O tratamento visa evitar a ação hormonal sobre os folículos, revertendo o processo de afinamento e miniaturização e é feito com o uso de anti-andrógenos (combatem a ação dos androgênios: hormônios masculinos).

Podem ser utilizados por via oral ou sob a forma de loções aplicadas no couro cabeludo. A finasterida, medicamento utilizado com sucesso no tratamento dos homens, não é indicada para o tratamento de mulheres, mas outros produtos podem obter resultados semelhantes.

Além disso é feito o estímulo ao crescimento dos cabelos, com suplementação vitamínica e substâncias de uso local.
O tratamento é contínuo e os resultados podem demorar um pouco a aparecer.É necessário ter paciência e perseverança. Muitas vezes é necessária a troca do medicamento até que se obtenha o melhor resultado. Se o tratamento for interrompido, o processo se reinicia e a queda voltará a acontecer.

Pode ser necessária uma avaliação hormonal e a realização de exames que excluam outras causas da queda dos cabelos, como o eflúvio telógeno e a alopécia areata. A indicação do melhor tratamento depende de cada caso e deve ser determinada pelo médico dermatologista.

No caso da alopécia areata, uma opção no tratamento são as injeções locais de corticóides e outras drogas que atacam as células que inibem o crescimento dos fios. As aplicações são realizadas em intervalos de 15 dias.

Geralmente, o tratamento da calvície feminina combina o uso de drogas tópicas e orais. A aplicação diária de loção de minoxidil, em concentrações de 2% a 5%.Shampoo à base de jaborandi e cisteína, também podem auxiliar no tratamento em conjunto com os medicamentos.

No tratamento oral, dependendo da história clínica e do resultado laboratorial, o médico também pode acrescentar alguns suplementos vitamínicos (principalmente aqueles à base de biotina, piridoxina e aminoácidos). Por exemplo: o acetato de ciproterona neutraliza os efeitos dos hormônios androgênios. Já a flutamida bloqueia o receptor andrógeno, diminuindo a quantidade do hormônio masculino na raiz do folículo capilar.

Outra opção no tratamento da calvície feminina é a iontoforese uma vez por semana. Ela consiste na introdução nos tecidos, por meio de corrente galvânica (elétrica), de uma fórmula à base de adstringentes, aminoácidos, vasodilatadores, vitaminas e outros medicamentos contra calvície.

Nota: As informações contidas neste blog e em seus artigos não substituem, em hipótese alguma, sua visita regular ao seu médico. Somente ele está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde.

Fonte  Dermatologia.net


junho 28th, 2010  
Tags: Alopecia androgênica, Alopecia Areata, anti-andrógenos, Auto-Estima, Cabelos, Calvíce Feminina, cisteína, Depressão, Eflúvio Telógeno, enzima 5-alfa-redutase, Finasterida, Folículos, Folículos Pilosos, Herança Genética, Hormônios Masculinos, jaborandi, Minoxidil, suplementação vitamínica, Tratamento, Tratamentos, Via Oral



Calvície: Causas e tratamentos para queda capilar

Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Cirurgias, Dúvidas, Fortaleza, Implante Capilar, Mundo, Queda de Cabelo, Remédio, Transplante Capilar, Tratamento 1 Comment »

A calvície é um problema que afeta cerca de 50% dos homens até a 5ª década de vida. Normalmente começa na fase final da adolescência e início da fase adulta. Apesar disto podem ser observados casos de calvícies que se iniciam após os 20, 30, 40 a até mesmo 50 anos de vida.

Uma das características mais importantes da calvície é a forma variada com que a mesma se manifesta. Pode-se apresentar com aumento da perda capilar perceptível através da queda ou apenas por uma rarefação dos cabelos, sem que o paciente perceba queda. A área afetada é a de topo da cabeça iniciando-se normalmente nas regiões de linha frontal do couro cabeludo ou na coroa.

É quase um consenso a queixa por parte dos pacientes de que seus fios afinam e ficam mais fracos. É também comum a percepção de oleosidade importante ou aumentada no couro cabeludo.

A velocidade de aparecimento e evolução varia de caso a caso podendo ser mais acelerada de acordo com a genética ou estilo de vida do paciente. No que diz respeito ao estilo de vida é sabido que os fumantes, etilistas, pacientes mais estressados, ansiosos, os que dormem mal, se alimentam de maneira inadequada e não fazem atividades físicas, costumam perceber velocidade maior de progressão da calvície.

Uma vez que a calvície começa a se instalar é muito comum percebermos que questões psicológicas também aparecem. Os pacientes, à medida que perdem cabelos, se tornam mais ansiosos, preocupados, deprimidos, inseguros e desenvolvem quadro de baixa auto-estima. Esta situação citada em alguns textos como complexo de Sansão, figura da mitologia que perdia suas forças quando tinha seus cabelos cortados, é uma realidade frequente nos consultórios de tricologia (medicina capilar).

Atualmente, os tratamentos medicamentosos são as principais opções e costumam ser mais efetivos quando os pacientes começam a ser tradados logo no início do quadro. Calvícies moderadas também podem ter benefícios com o uso de medicamentos. Para os casos mais avançados são indicações os transplantes capilares ou próteses.

É fato que a calvície é uma manifestação que causa desconforto, mas as possibilidades terapêuticas do mercado atual são inúmeras e permitem a redução da velocidade de evolução do quadro, a interrupção do processo de calvície e, naqueles que se adequam melhor ao tratamento e o seguem com disciplina, é esperado melhora do quadro com recuperação parcial ou total dos cabelos.


maio 21st, 2010  
Tags: ansiosos, atividades físicas, Auto-Estima, Cabelos, Calvície, coroa, Couro Cabeludo, deprimidos, dormem mal, etilistas, fumantes, Homens, inseguros, medicina capilar, pacientes mais estressados, preocupados, Problema, próteses, Queda, Rarefação, Transplantes Capilares, Tratamentos medicamentosos, Vida



Implante Capilar – Homens mais vaidosos, auto-estima elevada

Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Fortaleza, Implante de Cabelo, Transplante Capilar 0 Comment »

Implante capilar – Na busca por um aparência melhor e mais aceita no meio em que vive, os homens também estão buscando a cirurgia plástica. Mais vaidosos, o implante capilar é hoje o procedimento mais procurado pelo sexo masculino, que também busca a cirurgia para corrigir imperfeições no nariz e das pálpebras.

Os homens estão se cuidando mais. A proporção de homens que procuram os consultórios dos cirurgiões plásticos passou de 8% para 20% nos últimos cinco anos. Para melhorar o visual, eles estão corrigindo imperfeições no nariz, afastando a papada e a incômoda barriguinha por meio da lipoaspiração. Mas e a vontade de barrar a calvície que mais leva o homem ao consultório do cirurgião plástico. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostram que o sexo masculino respondeu por 19% das plásticas estéticas feitas em 2004.

Márcio Crisóstomo, preceptor da Residência Médica em Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará(UFC), observa que houve um aumento considerável na procura de pessoas do sexo masculino pela plástica, o que desmistificou a questão da vaidade masculina. “O homem quer se sentir melhor”. Além do implante de cabelo, o homem também recorre à plástica para correções das pálpebras, nariz e ainda faz lipoaspiração para eliminar as gorduras localizadas na barriga.

Um detalhe aparentemente simples, pode interferir na auto-estima da pessoa. É o caso da careca. Esse problema é apontado por muitos homens como fator que deixa a aparência mais velha. A origem geralmente é genética e alguns homens muito cedo começam a apresentar sinais de calvície. Outros fatores podem provocar a queda temporária de cabelos como estresse, tratamentos com medicamentos.

O advogado Joaquim Souza(nome fictício), 26 anos, decidiu barrar o processo de calvície antes que ficasse acentuada. “Era muito pouco, mas me deixava com a aparência mais velha”. Ele até chegou a fazer tratamentos paliativos, mas temendo que a “entrada” (calvície na testa) aumentasse partiu para a cirurgia. Ele diz que ficou mais confiante no procedimento porque o médico explicou que o implante é definitivo.

A grande inovação do transplante capilar, desenvolvido há mais de 15 anos, é que se transplanta toda a unidade folicular (estão presente fios, as raízes e toda a estrutura do folículo piloso). A técnica consiste na retirada de cabelos da área posterior da cabeça(nuca) que são transplantados na região calva “fios a fio”. Segundo Dr. Márcio, por ser geneticamente diferente esse cabelo não cai novamente. A intervenção, feita com uso de anestesia local e sedação, em ambiente hospitalar, dura em torno de cinco horas. A recuperação é em dois dias.

Depois da cirurgia, o cabelo cresce normalmente em três meses e no período de 10 a 12 meses pode ser verificado o resultado final. Em média podem ser transplantados de 3 mil a 4 mil fios por cirurgia. Mas ele esclarece que não existe uma receita pronta e que cada paciente apresenta um resultado próprio. Nos casos de calvície mais acentuada, pode ser necessário mais de uma cirurgia para se chegar ao resultado desejado. Para se submeter a essa técnica, o homem precisa ter uma área doadora.

Os avanços registrados no tratamento da calvície permitem um resultado mais natural. Cada enxerto tem de um a quatro fios de cabelos. Antigamente, o paciente ficava com o aspecto de cabelo de “boneca”. Porém, o implante capilar não é uma coisa simples e deve ser feito por quem domina esse procedimento.

O cirurgião lembra que é possível retardar o processo de alopecia androgenética (cabelos vai afinando e caindo) com aplicação a laser, mas não faz crescer o cabelo. Se a “careca” está se instalando e isso incomoda, o primeiro passo é recorrer a um especialista para avaliar e indicar a melhor teraêutica. Dr. Márcio Crisóstomo diz que o microimplante capilar é indicado para outros fins que não seja a calvície, como para pacientes com seqüelas de traumas.

Fonte O Povo


março 22nd, 2010  
Tags: Alopecia Androgenética, Aparência, Área doadora, Auto-Estima, Cabelo de Boneca, Calvície, Careca, Cirurgia, Cirurgia Plástica, Cresce, Dr. Márcio Crisóstomo, Estresse, fios de cabelos, Homens, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Laser, Medicamentos, microimplante capilar, Natural, técnica, transplantados, Tratamentos, Tratamentos Paliativos



Queda de Cabelo – Dúvidas sobre problema capilar? Saiba mais sobre a calvície

Alimentos, Alopecia, Brasil, Calvície, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Nutrientes, Queda de Cabelo 0 Comment »

Hoje em dia, numa sociedade em que se valoriza cada vez mais a aparência física, é importante ter vários cuidados com a sua imagem. Um dos aspectos incontornáveis é a calvície, popularmente designada por careca. Nos últimos anos o interesse para a combater tem vindo a aumentar (cada vez mais) e parece que não vai ficar por aqui. Existem cada vez mais pessoas à procura de soluções para este problema. Neste “Blog” você vai poder encontrar boas informações e orientações para que consiga resolver ou pelo menos diminuir este problema.

Muitas vezes é só associada ao sexo masculino, no entanto é um problema que afeta tanto homens como mulheres embora de forma diferente. Nos homens começa por se manifestar na zona frontal e no caso das mulheres representa uma redução do volume e densidade do cabelo, sobretudo na parte superior. Embora esteja provado que os homens têm maior predisposição genética para a calvície, são as mulheres quem mais sofre com este problema, pois têm tendência a escondê-la essencialmente por vergonha. As mulheres estão mais expostas a problemas do foro psicológico do que os homens, mas vai ver que não vale a pena. Várias pessoas nos tem dito que não se sentem bem consigo próprias e tem uma auto-estima muito baixa devido a este problema. O nosso primeiro conselho é não se deixar abater por isto, até porque… não é o único(a). Milhões de pessoas estão na sua situação. Por isso anime-se, porque mesmo que não haja solução para tudo, para a falta de cabelo há.

O ciclo do cabelo é composto pelo crescimento, repouso e queda. Uma queda dita normal pode ir até à volta dos 100 cabelos por dia e quando ultrapassa este valor e começamos a verificar uma perda acentuada dos cabelos, devemos consultar um dermatologista. Aqui começa a primeira batalha contra este problema.

Os cabelos são pelos que nascem na cabeça do ser humano, e são formados pela raiz em forma de bolbo e a haste composta por três camadas concêntricas. Uma cabeleira normal tem cerca de 120000 cabelos e cresce cerca de 1cm por mês. A cor é determinada pela melanina e difere com a idade e de pessoa para pessoa, o embranquecimento deve-se à redução progressiva dos melanócitos. Os cabelos podem ainda ser rijos, frisados ou finos. Ou seja existem vários tipos como pode ver na página dedicada a este assunto.

A sua vitalidade pode também depender do estado de saúde do indivíduo, algumas doenças podem afetar negativamente o seu cabelo, bem como os antibióticos e as tintas que podem levar à queda do cabelo ou alopecias. A alopecia distingue-se da calvície por ser definitiva e pelas suas causas, tais como doenças infecciosas, parasitas, doenças dermatológicas, perturbações endócrinas, por medicação e psico-neuroses. O tratamento é do fórum dermatológico.

São várias as causas para a queda como uma má alimentação, anemia, deficiência de Zinco ou Magnésio no organismo, stress, tabaco, período pós-parto, mas a principal é a calvície androgenética ou seja a predisposição genética herdada dos pais. Muito raramente, uma pessoa com pais e/ou tios com calvicie não sofrem do mesmo problema. Mas se antigamente as alternativas não abundavam e a sociedade não dava muito valor a este problema, atualmente pode fazer algo por si.

Hoje em dia são várias as opções para tratamento ou redução da queda de cabelo, e podem ser tantas e tão variadas, como produtos cosméticos de venda ao público, tratamentos com medicação via oral ou localmente receitadas pelos médicos ou tratamentos cirúrgicos tais como o transplante capilar, mas para estas deverá sempre consultar o seu dermatologista.

Existem soluções mais simples, que passam por ter simples cuidados diários. Verá resultados ao fim de algum tempo e quanto mais depressa actuar, melhor serão os resultados. Se estiver ainda na altura de “evitar” estas soluções mais simples são uma boa alternativa. Se já estiver mesmo calvo terá de consultar um dermatologista para o ajudar.

Qualquer que seja o seu caso existirá uma solução para si. O objetivo deste site, é ser um guia, e orientá-lo para que possa resolver este problema que tanto o(a) atrapalha. Aumente a sua auto-estima e verá que tudo correrá pelo melhor. Agora está na hora de ver o que pode fazer por si!


março 8th, 2010  
Tags: alopecias, Antibióticos, Aparência Física, Auto-Estima, Cabelo, Calvície, calvície androgenética, Careca, Dúvidas, Homens, informações, Masculino, Mulheres, orientações, Predisposiçao Genética, Problema, Problema Capilar, Queda de Cabelo, Saúde



Causas da queda de cabelo feminino

Alimentos, Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície Feminina, Ceará, Dúvidas, Fortaleza, Nutrientes, Queda de Cabelo, Tratamento 0 Comment »

Toda e qualquer alteração sofrida pelos cabelos e couro cabeludo que altere sobretudo sua aparência física, pode afetar também a auto-estima e a personalidade da pessoa. A queda de cabelo feminino, sobretudo, pode ser originada por consequências emocionais, assim como pode originar outras sérias consequências também emocionais. Além de oferecer a proteção ao crânio contra traumatismos, e radiações solares, os cabelos representam um adorno sexual importante e afetam diretamente na aparência de uma pessoa.

A perda de cabelos, ou alopecia, é conseqüência de alterações no folículo piloso, se essas alterações forem não forem destrutivas ocorre um novo crescimento, caso contrário, resulta na formação de feridas ou atrofia, produzindo alopecia permanente. Os motivo da queda de cabelo são inúmeros e muito complexos, havendo diversas causas para esse mal que é tão comum em nossa sociedade. As alterações do cabelo podem ser as mais variadas como: mudanças na cor, na estrutura, consistência, aspecto ou a temida queda de cabelo.
Características da queda de cabelos:

* Afeta todo o couro cabeludo, com queda de cabelo generalizada.
* O paciente nota a perda aumentada na escova ou pente, e durante a aplicação do xampú ou outro produto.
* A perda varia de menos de 100 a mais de 1000 fios por dia.
* Se o estresse não for repetido, o recrescimento completo, espontâneo, se dará, invariavelmente, dentro de poucos meses.
* Freqüentemente, as mulheres se queixam que o comprimento do cabelo nunca volta a ser o mesmo que o presente antes da gravidez.
* Febres prolongadas ou altas podem destruir alguns folículos completamente, de modo que apenas uma recuperação parcial é possível.

Tratamento para queda de cabelos em mulher

Investigar a causa da queda através:
* da história clínica sobre o uso de medicamentos e exames laboratoriais (ex. excesso de vitamina A).
* doenças como diabetes, câncer, infecções, anemia etc.
* alterações hormonais – hipo e hipertireoidismo.
* regimes alimentares.
* atualmente, existe tratamento a laser para estimular o crescimento de cabelo.

Cada patologia tem uma série de características próprias que ajudam na investigação para chegar ao diagnóstico, onde uma vez diagnosticada a causa, deve ser feito o tratamento adequado.

Fonte Dicas de Mulher


dezembro 18th, 2009  
Tags: Alopecia, anemia, Aparência Física, Auto-Estima, cabelo feminino, Cabelos, Câncer, Couro Cabeludo, diabetes, Estresse, Folículo Piloso, Hipertireoidismo, hipo, Infecções, Perda de cabelos, queda de cabelo feminino, regimes alimentares, Tratamento, Vitamina A



Implante Capilar – Homens mais vaidosos

Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Cirurgias, Dúvidas, Fortaleza, Implante Capilar, Queda de Cabelo, Técnicas, Transplante Capilar, Tratamento 0 Comment »

Cabelos-Homem-Cabeleira

Implante capilar – Na busca por um aparência melhor e mais aceita no meio em que vive, os homens também estão buscando a cirurgia plástica. Mais vaidosos, o implante capilar é hoje o procedimento mais procurado pelo sexo masculino, que também busca a cirurgia para corrigir imperfeições no nariz e das pálpebras.

Os homens estão se cuidando mais. A proporção de homens que procuram os consultórios dos cirurgiões plásticos passou de 8% para 20% nos últimos cinco anos. Para melhorar o visual, eles estão corrigindo imperfeições no nariz, afastando a papada e a incômoda barriguinha por meio da lipoaspiração. Mas e a vontade de barrar a calvície que mais leva o homem ao consultório do cirurgião plástico. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostram que o sexo masculino respondeu por 19% das plásticas estéticas feitas em 2004.

Márcio Crisóstomo, preceptor da Residência Médica em Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará(UFC), observa que houve um aumento considerável na procura de pessoas do sexo masculino pela plástica, o que desmistificou a questão da vaidade masculina. “O homem quer se sentir melhor”. Além do implante de cabelo, o homem também recorre à plástica para correções das pálpebras, nariz e ainda faz lipoaspiração para eliminar as gorduras localizadas na barriga.

Um detalhe aparentemente simples, pode interferir na auto-estima da pessoa. É o caso da careca. Esse problema é apontado por muitos homens como fator que deixa a aparência mais velha. A origem geralmente é genética e alguns homens muito cedo começam a apresentar sinais de calvície. Outros fatores podem provocar a queda temporária de cabelos como estresse, tratamentos com medicamentos.

O advogado Joaquim Souza(nome fictício), 26 anos, decidiu barrar o processo de calvície antes que ficasse acentuada. “Era muito pouco, mas me deixava com a aparência mais velha”. Ele até chegou a fazer tratamentos paliativos, mas temendo que a “entrada” (calvície na testa) aumentasse partiu para a cirurgia. Ele diz que ficou mais confiante no procedimento porque o médico explicou que o implante é definitivo.

A grande inovação do transplante capilar, desenvolvido há mais de 15 anos, é que se transplanta toda a unidade folicular (estão presente fios, as raízes e toda a estrutura do folículo piloso). A técnica consiste na retirada de cabelos da área posterior da cabeça(nuca) que são transplantados na região calva “fios a fio”. Segundo Dr. Márcio, por ser geneticamente diferente esse cabelo não cai novamente. A intervenção, feita com uso de anestesia local e sedação, em ambiente hospitalar, dura em torno de cinco horas. A recuperação é em dois dias.

Depois da cirurgia, o cabelo cresce normalmente em três meses e no período de 10 a 12 meses pode ser verificado o resultado final. Em média podem ser transplantados de 3 mil a 4 mil fios por cirurgia. Mas ele esclarece que não existe uma receita pronta e que cada paciente apresenta um resultado próprio. Nos casos de calvície mais acentuada, pode ser necessário mais de uma cirurgia para se chegar ao resultado desejado. Para se submeter a essa técnica, o homem precisa ter uma área doadora.

Os avanços registrados no tratamento da calvície permitem um resultado mais natural. Cada enxerto tem de um a quatro fios de cabelos. Antigamente, o paciente ficava com o aspecto de cabelo de “boneca”. Porém, o implante capilar não é uma coisa simples e deve ser feito por quem domina esse procedimento.

O cirurgião lembra que é possível retardar o processo de alopecia androgenética (cabelos vai afinando e caindo) com aplicação a laser, mas não faz crescer o cabelo. Se a “careca” está se instalando e isso incomoda, o primeiro passo é recorrer a um especialista para avaliar e indicar a melhor teraêutica. Dr. Márcio Crisóstomo diz que o microimplante capilar é indicado para outros fins que não seja a calvície, como para pacientes com seqüelas de traumas.

Fonte O Povo


outubro 28th, 2009  
Tags: Alopecia Androgenética, Aparência, Área doadora, Auto-Estima, Cabelo de Boneca, Calvície, Careca, Cirurgia, Cirurgia Plástica, Cresce, Dr. Márcio Crisóstomo, Estresse, fios de cabelos, Homens, Implante Capilar, Implante de Cabelo, Laser, Medicamentos, microimplante capilar, Natural, técnica, transplantados, Tratamentos, Tratamentos Paliativos



Calvície tem solução – Entenda a cirurgia de transplante capilar

Alopecia, Brasil, Cabelo, Calvície, Ceará, Cirurgias, Dúvidas, Entrevista, Fortaleza, Implante Capilar, Queda de Cabelo, Técnicas, Transplante Capilar, Transplante de Cabelo, Tratamento 1 Comment »

Já existem solução definitiva para a calvície, garante o cirurgião plástico Márcio Crisóstomo, referência em restauração capilar

Calvicie-tem-solucao-fotos

A CALVÍCIE – PERDA DEFINITIVA DOS FIOS DE CABELO – Sempre foi motivo de preocupação para homens e mulheres. Muito mais que um problema estético, ela pode causar sérios danos à auto-estima e atrapalhar não só a vida pessoal, mas também a profissional. Para se ter noção da dimensão do problema, a calvície atinge – mesmo que de forma branda – metade dos homens com menos de 50 anos e, mesmo sendo menos comum em mulheres, chega ainda a afetar 15% delas.

Por esse motivo, entre 2006 e 2008 , a procura por tratamento aumentou 26%, segundo pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar – ISHRS, referência mundial no assunto. A pesquisa mostra ainda que os estudos na área capilar evoluem cada vez mais, buscando responder perguntas a respeito do surgimento da calvície e dos melhores tratamentos nas esferas clínicas e cirúrgica, tornando a restauração capilar mais precisa e detalhada.

“A calvície pode ser causada por problemas hormonais e nutricionais, mas na maioria dos casos é resultante de fatores genéticos“, quem afirma é Márcio Crisóstomo, especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar e da ISHRS. O Dr. Crisóstomo especializou-se em cirurgia plástica com o Prof. Ivo Pitanguy, um dos mais renomados cirurgiões plásticos do mundo, e fez mestrado específico na área de transplante capilar. Com este curriculum e após visitar clínicas de referência no Brasil e no exterior, criou um centro que é referência quando o assunto é transplante capilar.

De acordo com ele, estágios iniciais ou intermediários de calvície podem ser revertidos com tratamentos clínicos, utilizando comprimidos e loções. Em casos mais avançados, quando há uma rarefação mais acentuada dos fios, o tratamento mais recomendado é o cirúrgico. A operação consiste na retirada de uma faixa de couro cabeludo da parte posterior e lateral da cabeça, já que “os fios dessa região são mais resistentes e não caem com o passar do tempo”, explica  o Dr. Crisóstomo. Depois, “o couro cabeludo é dividido em finas unidades foliculares, contendo de um a quatro fios de cabelo cada, que são implantadas nas áreas calvas através de pequenas incisões que não deixam cicatriz”, garante o cirurgião.

ENTENDA A CIRURGIA DE TRANSPLANTE CAPILAR

Infografico-implante-capilar-cirurgiao-plastico-dr-marcio-crisostomo-fortaleza-cearaO procedimento é feito com anestesia local, associada a uma leve sedação, e dura em torno de cinco horas, dependendo do grau de calvície. “Em cirurgias corretoras, onde a área doadora já foi manipulada, o processo é um pouco mais demorado”, esclarece o Dr. Crisóstomo. Após 48 horas, o paciente é liberado a voltar às atividades normais.

Os fios transplantados começam a crescer entre três e quatro meses após a cirurgia e, passado este período, o cabelo cresce em média um centímetro por mês, segundo o especialista. O resultado final é visto de oito meses a um ano depois. O mais importante é que o cabelo transplantado não cai mais e, por isso, o resultado é definitivo.

Já o aspecto natural conseguido, o Dr. Crisóstomo atribui a fatores como a técnica utilizada e, principalmente, a uma equipe de alto nível. “O cirurgião deve fazer um desenho natural para a linha de implantação, mantendo as chamadas ‘entradas‘ do paciente, e simular a linha anterior de uma pessoa não operada”, argumenta ele.

Segundo o cirurgião, os folículos mais finos são colocados nesta linha de frente, bem próximos uns aos outros, observando a direção natural dos fios para que o implante fique imperceptível.


outubro 18th, 2009  
Tags: anestesia local, áreas calvas, Auto-Estima, Calvície, Cirurgia, Cirurgião Plástico, Couro Cabeludo, Entradas, Fios, Fios de Cabelo, Folículos, Homens, implantadas, Mulheres, problema estético, profissional, Solução, Transplante Capilar, vida pessoal



Previous Entries
  • Posts recentes

    • ABCRC divulga resultados de pesquisa realizada com médicos no Brasil: Estudo mapeou a área de transplante capilar, que também envolve barba e sobrancelhas
    • Queda de Cabelos: Por que isso acontece?
    • Queda de cabelo nas mulheres – Causas principais
    • As 8 cirurgias plásticas mais procuradas pelos homens – Implante Capilar é uma delas!!!
    • Arrepios podem ajudar contra a calvície
  • Categorias

    • Alimentos
    • Alopecia
    • Alopecia universal
    • Anamnese
    • Apresentador de TV
    • Ator
    • Atriz
    • Brasil
    • Brasília
    • Cabelo
    • Cabelos Brancos
    • Cabelos Ressecados
    • Calvície
    • Calvície Esporádica
    • Calvície Feminina
    • Calvície Infantil
    • Cantor
    • Cantora
    • Caspa
    • Ceará
    • Celebridades
    • Cirurgias
    • Cútis Seca
    • Dermatite
    • Dúvidas
    • Empresário
    • Entrevista
    • Estresse
    • Estudos
    • Ex-presidente
    • Finasterida
    • Fortaleza
    • Fue – Folicular Unit Extraction
    • GIGASESSÃO
    • Hiperidrose
    • Implante Capilar
    • Implante de barba
    • Implante de Cabelo
    • Jogador de Basquete
    • Jogador de Futebol
    • Jogador de Futebol Americano
    • Minoxidil
    • Modelo
    • Mundo
    • Nutrientes
    • Oleosidade
    • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
    • Político
    • Pontas duplas
    • Presidente
    • Príncipe
    • Problemas Capilares
    • Queda de Cabelo
    • Queda dos Cabelos
    • Remédio
    • Repórter
    • Seborréia
    • Sobrancelha
    • Sobrancelhas
    • Técnicas
    • Tenista
    • Tiradentes
    • Transplante Capilar
    • Transplante de Cabelo
    • Tratamento
    • Tricotilomania
    • Tricotilomania
    • Uncategorized
    • vitaminas
  • Tags

    Alopecia Alopecia Androgenética Alopecia Areata Ator Cabelo Cabelos Cabeça Calvície Calvície Feminina Calvície Masculina Careca Carecas Causas Cirurgia Couro Cabeludo DHT Doença Dr. Márcio Crisóstomo Estresse Finasterida Fios Fios de Cabelo Folículos Capilares Folículos Pilosos foto Genética Homens Imagem Implante Capilar Implante de Cabelo Medicamentos Minoxidil Mulheres Perda de Cabelo Problema Queda Queda de Cabelo Queda de Cabelos Queda dos Cabelos Remédios Saúde Testosterona Transplante Capilar Tratamento Tratamentos
Categorias
  • Alimentos
  • Alopecia
  • Alopecia universal
  • Anamnese
  • Apresentador de TV
  • Ator
  • Atriz
  • Brasil
  • Brasília
  • Cabelo
  • Cabelos Brancos
  • Cabelos Ressecados
  • Calvície
  • Calvície Esporádica
  • Calvície Feminina
  • Calvície Infantil
  • Cantor
  • Cantora
  • Caspa
  • Ceará
  • Celebridades
  • Cirurgias
  • Cútis Seca
  • Dermatite
  • Dúvidas
  • Empresário
  • Entrevista
  • Estresse
  • Estudos
  • Ex-presidente
  • Finasterida
  • Fortaleza
  • Fue – Folicular Unit Extraction
  • GIGASESSÃO
  • Hiperidrose
  • Implante Capilar
  • Implante de barba
  • Implante de Cabelo
  • Jogador de Basquete
  • Jogador de Futebol
  • Jogador de Futebol Americano
  • Minoxidil
  • Modelo
  • Mundo
  • Nutrientes
  • Oleosidade
  • Plasma Rico em Plaquetas – PRP
  • Político
  • Pontas duplas
  • Presidente
  • Príncipe
  • Problemas Capilares
  • Queda de Cabelo
  • Queda dos Cabelos
  • Remédio
  • Repórter
  • Seborréia
  • Sobrancelha
  • Sobrancelhas
  • Técnicas
  • Tenista
  • Tiradentes
  • Transplante Capilar
  • Transplante de Cabelo
  • Tratamento
  • Tricotilomania
  • Tricotilomania
  • Uncategorized
  • vitaminas
Dr. Márcio Crisóstomo
Médico formado há mais de 15 anos, com residência de cirurgia geral no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC e Pós-graduação em Cirurgia Plástica no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (Rio de Janeiro), um dos centros de formação mais prestigiados do mundo... Continue lendo
Copyright © 2019 CIC – Centro de Implante e Transplante Capilar All Rights Reserved XHTML CSS THEME by I SOFTWARE REVIEWS